sexta-feira, 29 de maio de 2015

Curso de Treinamento de Emergências Cardiovasculares - Parte 02

No dia 11 de maio 2015 noticiei aqui no Blog que tinha me inscrito no Curso de Treinamento de Emergências Cardiovasculares e hoje 5ᵃ feira dia 28 de maio 2015 fui na Sociedade Brasileira de Cardiologia - Rio de Janeiro realizar o curso.

Cheguei no local às 07:50 horas da manhã, onde na portaria do prédio foi feito um cadastro para entrar no edifício, recebi um cartão magnético a primeira aluna a chegar no 3° andar foi uma aluna estrangeira do Canadá que reside aqui no Rio de Janeiro e logo em seguida o pessoal do curso chegou sendo recepcionado pelo Leonardo.

Ao entrar na sala assinamos os nossos nomes e preenchemos nossos dados pessoais e ficamos aguardando na sala o restante do pessoal chegar. Nessa turma da parte da manhã foram inscritos 28 alunos, somente apareceu 14 alunos, não sei porque as pessoas faltam o curso foi gratuito e as inscrições esgotaram rapidamente e muita gente queria fazer o curso e não conseguiu.

As Professoras Débora e Cristina vieram de São Paulo administrar o curso e os Professores Elza e Rocha que administraram também o curso ambos são daqui do Rio de Janeiro, pois o curso iniciou lá pelas 08:30 horas da manhã com a Professora Débora falando do curso em si e solicitou que nos apresentassem...Apresentações feitas e foram abordados os assuntos abaixos:

1) Ressuscitação Pulmonar.
- Certificar-se de que o local esteja seguro;
- Chegar a responsabilidade: chamando em voz alta e tocando os ombros da vítima;
- Se a vítima não responder, solicitar ajuda de outra pessoa para ligar para o SAMU, ligando 192 e solicitar um DEA, solicitando o desfibrilador externo automático.
- Realizar a ressuscitação cardiopulmonar.
Todos aluno(a)s aprenderam e realizaram a prática da Ressuscitação Cardiopulmonar: As compressões torácicas devem ser realizadas imediatamente após o reconhecimento do evento em uma frequência mínima de 100 compressões por minuto. 
Lá pelas 09:00 horas da manhã nós fomos surpreendidos com um belo café da manhã oferecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia...Tava uma delícia.
2) Após o break para o café da manhã nos foi ensinado a respiração via máscara
Ressuscitação via máscara e com o oxigênio manual
Obs: Caso não conheça a vítima não deve fazer respiração boca a boca, caso tenha fazer com a máscara.


3) Ressuscitação com o desfibrilador:
É um equipamento de desfibrilação portátil desenvolvido para ser utilizado por leigos treinados, pois interpreta o ritmo, seleciona o nível de energia e recomenda ou não o choque. Vale ressaltar que na hora que for da o choque ninguém pode tocar o paciente.
Obs: Caso o paciente queira vomitar o socorrista deve virar o paciente para que o mesmo vomite.

4) Obstrução de vias aéreas por corpo estranho (engasgo).
- Reconhecer e socorrer uma vítima adulta em situação de engasgo é fundamental
- Adulto consciente geralmente apresenta o sinal universal de asfixia.
- Realizar a manobra de Heimlich (compressões abdominais) na vítima conscientes e ressuscitação cardiopulmonar nas vítimas inconscientes.
Passo a Passo.
a) Ficar de pé ou ajoelhar atrás da vítima (se esta for de baixa estatura) e envolver os braços em torno da cintura da vítima.
b) Fechar uma das mãos.
c) Colocar o lado do polegar da mão fechada contra o abdome da vítima, na linha média, ligeiramente acima do umbigo e abaixo do esterno.
d) Agarrar a mão fechada com a outra mão e pressioná-la contra o abdome, aplicar compressões rápidas e fortes para cima e para dentro.
e) Repetir as compressões até que o objeto seja expelido das vias aéreas ou a vítima pare de responder.
f) Aplicar cada nova compressão com um movimento distinto e separado para aliviar a obstrução.

Obs: Se a vítima estiver grávida ou for obesa, deve-se aplicar compressões torácicas ao invés da manobra de Heimlich (compressões abdominais).

Após todas as técnicas ensinadas acima os aluno(a)s realizamos uma prova prática e avaliamos o curso.
Turma reunida após o curso, muito bom...Parabéns a todos e que possamos salvar vidas quando for necessário.
Com o Certificado
Nota: Bom apesar desse blog ser sobre corridas o assunto abordado aqui tem tudo haver com corridas também, pois já vi várias pessoas passando mal durante as corridas, essas técnicas abordadas aqui deveria ser obrigatório em todos as escolas e quartéis.

Parabenizo a Sociedade Brasileira de Cardiologia por nos proporcionar a todos nós esses ensinamentos. E espero que ninguém precise, mas caso precisa com certeza estarei pronto para ajudar. Agradeço também aos professores: Débora, Cristina, Elza e Rocha pelos ensinamentos.

Obs: Devido esse curso ser gratuito as vagas esgotaram rapidamente, perguntei se este ano iriam abrir mais, me foi informado que o curso está analisando para ver se abrem vagas extras, então galera fiquem de olho no site abaixo:

Acesse:
Telefone: (21) 3478-2759

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista