terça-feira, 20 de maio de 2014

Tempo: 24 horas;
Local: Santa Maria - Rio Grande do Sul;
Colocação Geral: 01;e
Total de Corredores: 39 (34 Homens e 05 Mulheres).
Foi realizado neste final de semana dias 17 e 18 Maio 2014 à 7ª edição da Ultramaratona Internacional de 24 horas de Santa Mariaorganizada pela UCRSM (União dos Corredores e Rua de Santa Maria - RS).

Foi tanta coisa que aconteceu nesse último final de semana que nem sei por onde começar...rsss...Mas vamos lá, para correr essa prova tem que ter um bom planejamento, ainda mas para quem é de fora de Santa Maria e não conhece a cidade, mas como tenho bons amigos fui auxiliado pelos amigos William Wiltigen e Antônio Reis que arrumaram hotel em Santa Maria e uma van para nos transportar a de Porto Alegre para Santa Maria (Obrigado). Saí na última 6ª feira do Rio embarcando do Aeroporto do Galeão às 07:25h da manhã e chegando por volta das 09:30h da manhã em Porto Alegre onde já se encontra o amigo William, tivemos que aguardar o amigo Djacir que estava vindo de Fortaleza e por volta das 11:30h da manhã embarcamos na Van, paramos em Canoas por volta das 13 horas para almoçarmos e embarcamos rumo a Santa Maria, chegando lá por volta das 17 horas no local da prova para pegarmos nosso kit.

Embarcando...rumo a Porto Alegre
Na entrega do kit
Após ter pego o kit fomos para o hotel, onde nos hospedamos e a noite eu e os amigo(a)s Neivarlete e Vargas fomos a uma lanchonete, fizemos um lanche  e retornamos para o hotel, preparando logo a roupa que iria correr. Já no dia da competição saímos do hotel às 06:15h da manhã, indo para o local largada, manhã fria demais em Santa Maria que nos obrigou a irmos de roupa de frio, chegamos no local da prova por volta das 06:40h onde já se encontravam-se vários atletas, peguei as minhas bolsas na van e peguei um bom local para armar a minha barraca para o meu apoio, fiz isso porque dessa vez fiquei sem apoio, mas deu tudo certo...Barraca arrumada, alguns atletas foram tomar café da manhã em uma padaria local, preferir não ir, tomando apenas uma suco e um biscoito salgado, o frio tava que tava...hehehe...O organizador nos presenteou com um pequeno colchão para quem quisesse usar na ultra, não precisei usá-lo e todos os ultras tiveram que se pesar (ao final da Ultra acabei perdendo 06 Kilos). Enquanto não chegava a hora da largada a galera ficou registrando várias fotos.
Arrumando as coisas dentro da barraca
Após tudo pronto chegou a hora de alinharmos para largarmos para mais uma batalha, o organizador da prova nos falou um pouco da prova. Dessa vez me concentrei o máximo para esta prova, não queria que nada me atrapalhasse, ainda mais que tinha alguns atletas bons lá, daí só dei a primeira volta filmando o trajeto e deixei  com o amigo Mazola a máquina digital para ele registrar todo o evento. Deu 8 horas da manhã e foi dada à largada, não sei qual a temperatura que estava fazendo mas na largada estava bem frio e com muita cerração, muitos correram com seu casaco, mas iniciei correndo somente de camiseta.
Aguardando à largada
E foi dada à largada
A minha estratégia para essa prova era ficar um pouco atrás seguindo os primeiros colocados para irem estudando como estava a situação, para poder tentar depois realizar algumas ultrapassagens e ficar na final entre os primeiros colocados e não é que deu certo...Alguns atletas iniciaram as primeiras voltas rápidas demais, fui acompanhando os atletas, a primeira volta do primeiro Km bateu no Garmin com 5 min 46 seg e era o 5º colocado, inclusive falei com os amigos que estavam na frente correndo muito rápido que eles estavam muito acelerados e que eles não iriam aguentar o ritmo por muito tempo, não quiseram ouvir e acabaram quebrando (Para uma prova dessa tem que saber dosar nas primeiras horas de prova).
E lá íamos e voltamos
Não sei precisar em qual momento mas um corredor mais novo do que eu, em um determinado momento parou para falar com o staff dele, fui aí que acelerei e ultrapassei ficando em 4º lugar, sendo que ele não queria perder a posição, voltou para a prova acelerando demais e me ultrapassou como estava no início das primeiras horas de prova não esquentei deixei ele ir, correu forte demais e acabou saindo mais tarde da prova.

O percurso dessa prova começa no plano e tem uma leve descida e depois no retorno tem uma leve subida, sendo que após ficar correndo várias horas nessa subidinha a mesma vai te minando as forças dos atletas. Até o Km 27 eu corri no ritmo de 4min 36seg a 04min 54seg...Depois do Km 28 a volta corria entre 5min 14seg a 5min 30seg...Por volta do meio dia e meio, saiu o almoço (macarrão com carne moída), vários atletas pegaram a comida e foram caminhando almoçando, preferi não parar para comer, aumentei o meu ritmo e ultrapassei algumas voltas o primeiro colocado, foi quando peguei a cambuca de comida e saí correndo comendo (alguns se impressionaram com a velocidade que tinha feito...rsss)...Por volta das 13:30h já era o 3º colocado, fiz uma parada super rápida que nem demorou 2 minutos para trocar o tênis e retornei a correr. Por volta das 15:30h vi que o primeiro colocado foi para sua barraca, dando mais algumas voltas fortes em cima dos primeiros, consegui pegar a primeira colocação, no período da tarde me lembro que estava a 2 Km a frente dos demais e indo e voltando de olho nos corredores para não dar chance para perder novamente o posto, quando a camiseta/camisa molhava e devido o frio que estava fazendo, quando passava em frente a minha barraca pegava a outra camisa e saía correndo trocando a blusa pelo meio do percurso.

A partir do Km 47 os Km dava entre 06min 05 seg a 06min 30seg foi aí que bateu 68,2 Km e a bateria do garmin acabou, peguei rapidamente o outro meu relógio (sem GPS) na minha barraca e voltei a correr (Preciso de um Garmin Fenix URGENTE - com esse a bateria dura 50 horas). A partir do momento que a bateria do Garmin se foi, não deu para ver como estava indo o pace por Km, daí só de meia em meia hora que ficava de olho no relógio para hidratar e comer alguma coisa. Por volta das 15 horas o sol apareceu, mas não veio com força total.

Sol aparecendo um pouco
Por volta das 17 horas e alguns minutos, percebi que tinha completado 100Km mais um recorde pessoal correndo os 100 Km abaixo das 10 horas (09h 30min), foi daí que fiz umas contas comigo mesmo e percebi que se fosse no mesmo ritmo daria para chegar a casa dos 200Km, fui correndo e voltando. Chegou à noite, por volta das 18:30 horas o jantar saiu (purê de batatas), deixei a galera ir comendo e resolvi depois de algumas voltas pegar a cambuca e comendo rápido. Adentramos à noite alguns como eu correndo a noite inteira, outros corredores preferiram ir descansar em suas barracas, a madrugada bem gelada e com muita neblina que nem dava para enxergar muito a frente os outros corredores...Não percebi o horário, mas na madrugada alguns caras da night chapado de álcool na cabeça ficaram nos assistindo e um deles mais afoito entrou no clima e começou a correr conosco e num determinado momento ele começou a me seguir dizendo que iria me ajudar ele falava tanto que teve um momento que parei e virei para ele dizendo: Olha estou liderando a prova e estou concentrado, você fazendo isso vai me desconcentrar e ele parou de correr, sendo que quando veio outros corredores em direção a ele, ele começou a zoar, alguém falou com a organização que o cara estava atrapalhando e a Polícia local foi chamada aparecendo uma viatura rapidamente que deu uma dura nos moleques.
Correndo na gelada madrugada de Santa Maria
Bom amigo(a)s não tenho muito que escrever nesse relato, porque todos já sabem que fui o campeão da prova, concentrei o máximo para ela e depois que assumir a ponta da prova liderei até o final, sendo o campeão da prova, quebrando o meu recorde do ano passado, correndo 208 Km nas 24 horas, mas um feito que conquistei nessa prova.
Quebrando o recorde da prova que antes era de 206 Km e agora é 208 Km...Showww...
Realizando a última volta
Além de ter ganho na geral, ganhei mais 7 troféus por correr a cada hora, mas Km do que os outros corredores show.
Subindo ao pódio...bom demais
01° Colocado:  Jorge Cerqueira Souza Filho com 208 Km;
02° Colocado:  Marciel Soares com 192 Km;
03° Colocado:  Neimar Antonio Dornelles com 182 Km;
04° Colocado:  Antonio Martins dos Reis com 175 Km; e
05° Colocado: Waldemar Bruno Lauer com 166 Km.

Segue o resultados das 05 primeiras no Feminino
01ª Colocada: Siria Bitencourt da Costa com 144 Km;
02ª Colocada:  Maria das Graças Bernardino com 123 Km;
03ª Colocada:  Magda Esterlis Alves Chagas com 110 Km;
04ª Colocada:  Neivarlete Santos Lima com 80 Km; e
05ª Colocada: Sandra Maria dos Reis Grisi com 65 Km.
Seção amigos Virtuais que viraram Reais
Amigos organizadores: Marcos, Juliana, Fábio e Leandro vocês são demais...valeu.
Amigo Marcelo
Amiga Isis...valeu querida
 Avaliação da prova:
=>Inscrição: R$ 400,00 reais (A minha foi gratuita - obrigado Sprint Tênis);
=>Kit: Retiramos sem nenhum problemas, recebemos: 01 camisa, 02 números, 08 alfinetes, 01 pulseira de código de barras e um colchonete;
=>Guarda volumes: Não precisou porque nesta competição os Ultras levam suas barracas;
=>Altimetria da prova: Moderada com uma leve descida/subida;
=>Percurso: O percurso foi em frente ao Ginásio Eureco da Prefeitura de Santa Maria, onde os organizadores, juntamente com a Prefeitura fecharam uma parte da rua com fitas zebradas, pois o percurso é no asfalto, ultra duríssima porque o asfalto não é todo plano o percurso começa no plano e vai descendo e como temos que correr 500 metros descendo, depois os outros 500 metros de subida e daí durante a duração dessa Ultra, esta subida vai minando as forças dos corredores, por isso o corredor se não tiver bem preparado mentalmente vai acabar não correndo bem;
=>Posto de hidratação: O organizador disponibilizou um posto de hidratação com água, isotônico e refrigerante;
=>Alimentação: O organizador disponibilizou 02 mesas com biscoitos doces e salgados, balas, várias frutas (banana, maçã, laranja), ao meio dia e meio foi servido almoço (macarrão com carne moída). Por volta das 18:30h foi servido o jantar (purê de batatas), também foi servido a noite pizza, na madrugada chocolate quente, na parte da manhã foi servido café com pão;
=>Posto médico: A organização disponibilizou um posto médico com médicos e várias enfermeiras, dessa vez corri com cautela e não caí que nem ano passado e ainda bem que não precisei usar;
=>Banheiro: Foi disponibilizado o banheiro do ginásio local;
=>Premiação: A organização premiou os 05 primeiros na geral Masculino/Feminino com lindos troféus de madeira grande, medindo 55 cm de altura x 38 cm de largura, os 05 primeiros também ganharam um belo par do Sprint Tênis, os 05 primeiros ganharam algumas garrafas de isotônico powerade, o primeiro colocado no masculino/feminino ganhou um relógio digital de pulso, a prova também premiou com 24 troféus de hora em hora o corredor que corria mais Kms com um troféu de madeira medindo 28 cm de altura x 15 cm de largura (trouxe para casa 7 troféus desses) e premiou também os atletas em suas respectivas faixas etárias;
=>Medalha: Todos atletas que completaram esta Ultramaratona também receberam uma linda medalha de metal vindo escrito na frente o nome da prova e atrás escrito U.C.S.R.M (União dos Corredores de Rua de Santa Maria RS e a data do evento... Show; e
=>Prova: Bom o que falar dessa prova, só posso agradecer a Deus pela vitória alcançada e aos amigos que torceram por mim, adorei correr esta Ultramaratona, foi difícil, mas valeu a pena correr cada Km e ganhar mais um título para minha carreira esportiva, ainda mais conseguindo quebrar o me recorde pessoal e da prova, bom demais e recomendo a todos irem no próximo ano...Show.
AGRADECIMENTOS:
- Aos amigos: Ana Paula e Roberto FIlho da Sprint Tênis pelo apoiio;
- Aos amigos amigos Marcos, e Leandro da União de Corredores de Rua de Santa Maria - RS que são dois batalhadores que fazem de tudo para a realização deste grande evento;
- Aos amigos Antonio Reis e ao Onofre pela condução do ônibus; e
- E a todos amigo(a)s que mesmo de longe sempre estão torceram por mim.

Obs: Independentemente de ter ganhado esta prova, informo que todos os corredores que correram essa prova são todos campeões e todos estão de parabéns!!!

Deixe seu comentário é muito importante para mim e todos que acessarem o Blog...Obrigado!!!