quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Local: Praça do Mendanha - Campo Grande - Rio de Janeiro;
Colocação Geral:  Pela minha contagem 18;
Colocação Faixa Etária:  Não teve; e
Total de Corredores:  100.
Foi realizada na última 3ª feira do ano dia 31 Dez 2013, a XI Corrida de Confraternização à Torre do Mendanha, realizada pelos amigos: Carlinhos Vilanova, Claudionor, Jorge Durães e Valdemir Féli, na zona oeste bairro do Mendanha - Campo Grande.

Enquanto o mundo todo comemora esta data, particularmente não gosto de comemorar nesta data, porque há 40 anos atrás perdi o meu pai em um acidente de trabalho e esta corrida foi dedicada a ele. Bom dois dias antes também tivemos a Corrida de Confraternização do Cristo que também é um pouco pesada e estava cansado e tinha decidido que não iria nesta do Mendanha para descansar, mas o amigo Luis Casini insistiu (obrigado), a adrenalina subiu e lá fomos nós para mais uma bela corrida.

Chegamos no local da corrida por volta das 07 horas da manhã, onde na praça já encontrava-se alguns corredores, cumprimentei os amigos e fomos realizar a inscrição, o bom que poderia fazer na hora e foi super barata e rapidinho. Me aprontei e ficamos aguardando a largada, enquanto isso eu ia tirando fotos e filmando com os amigos. No dia anterior à noite choveu pacas e todos pensaram que iria correr com muita lama, mas enganou-se tinha pouquíssimas poças dágua com lama, a temperatura estava agradável, tempo nublado, mas depois o sol saiu que esquentou pacas, o bom desta subida que é recheada de natureza e mesmo quente lá em cima não esquentou tanto e inclusive estava ventando.
Primeiro foi as mulheres que largaram às 08:15h e depois às 08:20h foi a largada dos homens, pois como estava cansado devido a Corrida do Cristo e como esta corrida é uma corrida de confraternização, resolvi indo curtindo o belo visual do percurso e fui tirando fotos e filmando eu e a galera, os corredores gostaram, acabei é fazendo um treino de morro acima de fartleck, indo e voltando tirando fotos e filmando os corredores, pois os organizadores precisam criar uma categoria para premiação pois sempre divulgo as provas deles e acabo as vezes não indo ao pódio por indo registrando e filmando a prova...rsss..Mesmo esta corrida sendo de confraternização tem uns caras fominhas que mete o pau na velocidade e manda ver...rsss...Dada a largada liguei o meu mp4 recheada de músicas eletrônicas e lá fomos nós, corremos mais ou menos 01 km no plano no asfalto, depois começou ainda no asfalto a subirmos, passando para uma grande área verde de terra batida que beleza.
Largada das mulheres
Largada dos Homens
Com 2,97Km veio o primeiro posto de hidratação, peguei somente um copo bebendo a metade e o restante jogando na cabeça para refrescar, durante o percurso fomos ultrapassando algumas corredoras que não aguentaram a subida e começaram a caminhar, ia passando por ela e ia falando para elas darem um tchauzinho para câmera e continuamos de morro acima, acho que mais ou menos no Km 6 apareceu outro ponto de hidratação, mas desta vez não tinha ninguém distribuindo copos dágua e sim a mãe natureza, uma bela fonte dágua com água geladinha, vindo a me refrescar e bebendo um água desta fonte, que delícia...E após 08 Km 670 metros em 01 hora e 09 minutos eis que chego as Torres do Mendanha, completando a primeira parte do desafio, recebendo a minha medalha, registramos algumas fotos e o amigo Zico chamou todos que estavam lá em cima para realizar uma oração em agradecimento a Deus e assim foi feito. O lance legal desta corrida que vários corredores que tinham chegado lá em cima, descia alguns Kms e subiam novamente incentivando os amigos corredores mais lentos, por mim eu até faria isso, mas aproveitei a descida para fazer mais um treino de velocidade para a BR 217 que acontecerá neste mês, imprimi uma velocidade forte até a Praça do Mendanha fechando a segunda parte do desafio os 18 Km em 01 hora 48 minutos e 51 minutos, mas no meu GPS GARMIN registrou 16 Km e 200 metros.
Começando a subir...
Segue os meu paces por Km:
=>01 Km: 04 min 44 seg;
=>05 Km: 07 min 14 seg;
=>08 Km: 11 min 14 seg;
=>10 Km 940 metros: 06 min 10 seg em 01 hora 48 minutos e 51 segundos.
Mais uma montanha conquistada...Pai esta é para o Senhor.
Bom como foram mais de 500 fotos registradas neste evento e ficaria difícil de postar todas aqui, informos que todas as fotos estão postadas no meu Facebook, segue o link:

=>Inscrição: Apenas R$ 05 reais, isso mesmo o preço tá certo;
=>Kit: Apenas 01 camiseta da prova e todos foram obrigado a correrem com a camisa da prova, porque a mesma já vinha com o número estampado na camiseta;
=>Guarda volumes: Não teve, mas guardamos nos carros os nossos pertences;
=>Altimetria da prova:  Difícil;
=>Percurso:  Foi  de 10% de asfalto, 90% terra batida, subidas íngremes;
=>Posto de hidratação:  A organização colocou 01 ponto de hidratação no Km 2,97, a d0 06 Km foi da fonte natural do próprio local que vem das montanhas e mais 01 nas Torres do Mendanha;
=>Posto Médico: Não houve;
=>Banheiros: A organização disponibilizou no local do evento o banheiro do bar local;
=>Lanche: Antes da largada e após concluirmos tinha uma farta mesa a vontade para nós corredores com melancia, banana, melão, banana, laranja e também churrasco;
=>Premiação: Os organizadores premiaram os 03 primeiros colocados na geral masculino e feminino com troféus;
=>Medalha de participação:  Todos os atletas que chegaram a Torre do Mendanha, receberam uma linda medalhas de acrílico, vindo na frente escrito o nome da prova, a foto da torre do mendanha e uma foto de uma corredora chegando lá em cima;
=>Prova:  Prova dedicada ao meu saudoso pai, apesar de estar cansado vindo de uma dura competição da Subida do Cristo, adorei correr esta prova, principalmente porque fomos tratados bem, subida difícil e ainda mas correndo nas montanhas e respirando ar puro...Showww...Parabenizo os Organizadores (Carlinhos Vilanova, Claudionor, Jorge Duráes e Valdemir Félix) pela brilhante festa proporcionada a nós corredores. E quer dizer que os corredores não precisam pagar provas caras para correrem, pois esta prova foi apenas cinco reais, dá para notar que tem certos organizadores de corrida ganhando muito dinheiro realizando corrida. Para quem não foi perdeu uma bela festa e recomendo que corram ela no final do ano.

Nos vemos na próxima linha de largada!!!