domingo, 4 de novembro de 2012

Competição nº 285 - 5ª Ultramaratona 24 horas correndo esteira

Distância: 157 Kms e 47 metros;
Tempo: 24 Horas;
Local: Barra Shopping Sul - Porto Alegre;
Colocação Geral: 04;
Total de Corredores Masculino Individual: 08;
Total de Corredoras Feminino Individual: 03; e
Total de Equipes Revezamento: 03.
Aconteceu neste final de semana que passou nos dias dia 02 e 03.11.2012, dentro do Barra Shopping Sul - Porto Alegre a 5ª Ultramaratona de 24 horas correndo em esteira, além de ter corredores correndo Solo (individual) como eu, também teve Equipes de corredores correndo em revezamento. A cada dia que passa as corridas me surpreende cada vez mais, jamais me imaginava correndo 24 horas em cima de uma esteira, para esta Ultra não deu tempo para treinar como se deveria, pois o convite veio em cima da hora só dando para realizar apenas 07 treinos de no máximo até 20 Kms para minha preparação. Para esta prova fui cauteloso, pois correr Ultras em outros terrenos é uma coisa, mas em cima de uma esteira muda totalmente, para ficar horas e horas em cima de uma esteira correndo no mesmo lugar a pessoa tem que estar psicologicamente muito bem. Ainda mais que dos 08 inscritos, eu era o único que não tinha competido ainda em esteira (assista o vídeo).
Cheguei em Porto Alegre no dia 01 Nov 2012, juntamente com os amigos Márcio Villar e Carla Goulart, sendo muito bem recebido pelo organizador da prova Paulo Ayres (Cara muito obrigado por tudo, foi showww), deu para dar uma descansada antes da competição. A noite fomos jantar em uma churrascaria local e depois fomos descansar.
Eu, Tomiko, Flávia, Carla e Márcio, Paulão só faltou vc na foto...hehehe
Já no dia 02 Nov 2012 (feriado), chegamos no local da competição por volta das 12:30 horas da tarde, almocei com alguns amigo(a)s dentro do shopping e pude conhecer e reencontrar grandes amigos, os caras são cascas grossas nas Ultras: Márcio Villar, Jaime Rocha, Luciano Prado, Herói Fung, Elson de Jesus, Carlos Dias, Herói Fung, Carla Goulart, Tomiko Eguchi e Magda Chagas.
Após tudo preparado a competição começou às 14:10 horas no setor de convenção do Shopping, desta vez não utilizei o meu MP4, pois o organizador colocou música durante todo evento e o estilo era dance/eletrônica que ajudou bastante. Inicialmente coloquei na velocidade 10 como tinha feito nos treinos, depois de algumas horas o amigo Luciano Prado deu uma parada de correr e verificou a minha velocidade e disse que estava indo muito rápido, daí disse para ele que foi a velocidade indicada por ele nos treinos, que tinha feito, mas como ele é um grande amigo Ultra e experiente achei por bem ouvi-lo e baixei para a velocidade 8, continuei correndo durante todo evento também compareceram vários amigo(a)s conhecidos pela internet e outros que foram lá assistir, isso foi muito estimulante para nós corredores que ajudou bastante.
Antes da largada
Para este evento levei 04 pares de tênis para ir trocando durante às 24 horas, mas só utilizei apenas 03...Comecei correndo com o Asics Gel Blur Azul, depois de 02 horas percorrendo 20 Kms, fui informado que estava em 4º colocado na geral, dei uma parada super rápida de uns 5 minutos trocando o tênis colocando o Sprint Tênis azul voltando a correr na esteira.
Correndo na esteira e logo atrás os fiscais nos auxiliando e anotando quantos Kms nós corríamos
Depois corri mais 05 horas precisamente às 20 horas da noite, senti que as meias estavam molhadas, resolvi dar uma nova parada (20 minutos), passando um novo creme chamado Zero Atrito (cedido pela patrocinadora da amiga Ultra Magda Chagas - Múltipla Escolha para não dar bolhas produto muito bom e recomendo - obrigado) troquei as meias e coloquei desta vez o tênis Asics Cumulus 12 amarelo, pedi para o amigo Herói Fung fazer um alongamento em mim e voltei a correr...Fiquei sabendo que tinha passado para a sexta posição. Depois correndo mais 04 horas precisamente à meia noite comecei a sentir uma dor debaixo do pé esquerdo e na junta fiz novamente mais uma parada, falei com o Herói Fung que passou o creme gelol no local da dor fazendo uma massagem, daí ele me perguntou se eu não tinha um tênis com a ponta mais larga daí lembrei do Sprint Tênis calçando ele novamente e voltando a correr e não é que as 14 horas restante da prova corri com o Sprint Tênis e com a base mais larga a dor do pé não voltou mais graças à Deus prossegui em frente. Devido a uma semana atrás ter feito uma duríssima Ultramaratona de 08 horas fui para esta prova cansado, mas missão dada tem que ser cumprida e assim foi feita, pois corria alguns Kms com a velocidade 8 e depois fazia 01 Km caminhando na velocidade 05. Percebi na madrugada que alguns Ultras foram dormir, aproveitei para correr mais para tentar alcançá-los, não sei da onde as forças surgiram, mas elas apareceram e consegui ganhando mais 02 posições voltando a ficar em 04 colocado no geral.
Às 04 horas da manhã do dia 03.11.2012 após 14 horas de prova completei 100 Kms, já muito exausto, foi daí que deu vontade de ir no banheiro fazer o número 1 foi quando cheguei no banheiro o chão estava um pouco molhado acabei escorregando e levando um tombo, graças à Deus não foi nada grave, mas doeu um pouco hehehe...retornei para a esteira bem cansado mas não esmoreci intercalava fazendo 01 Km correndo na velocidade 08 e 01 Km caminhando na velocidade 05. 
O amigo Elson voltou para a esteiraa travando uma disputa pela quarta colocação até o final da prova, às vezes em vez de correr 01 Km e caminhar mais 01 Km, corria 02 Kms e caminhava 01 Km assim fomos correndo, faltando duas horas finais fiquei sabendo que o  amigo Elson tinha colocado a esteira em maior velocidade para tentar me alcançar, mas não dei mole e alguns momentos colocava a velocidade 8, 10 e 11 e ao chegar no final das 24 horas comemorei a beça porque nunca tinha competido numa Ultra de 24 horas em esteira, ainda mais que uma semana antes tinha corrido uma Ultra de 8 horas e finalizando esta Ultra de 24 horas na quarta posição no geral correndo 157 Kms e 47 metros foi bom demais e fiquei feliz pacas. Ao final da prova todos nós comemoramos um abraçando o outro pela superação de todos.
Mais um pódio...Obrigado meu Deus...Showww...
Segue abaixo os resultados:
Colocação Atletas Masculino - Individual
1º Colocado: Márcio Villar - Rio de Janeiro com 201 Kms;
2º Colocado: Francisco Tito - Porto Alegre com 185 Kms e 88 metros;
 Colocado: Jaime Rocha - Caxias do Sul com 174 Kms e 63 metros;
4º Colocado: Jorge Cerqueira - Rio de Janeiro com 157 Kms e 47 metros;
5º Colocado: Elson Jesus - São Paulo com 156 Kms e 26 metros;
6º Colocado: Carlos Dias - São Paulo com 109 Kms e 80 metros; e
7º Colocado: Luciano Prado - São Paulo com 91 Kms e 18 metros.

Colocação Atletas Feminino - Individual
 Colocada: Carla Goulart - Belo Horizonte com 174 Kms;
 Colocada: Tomiko Eguchi - São Paulo com 154 Kms e 30 metros; e
 Colocada: Magda Chagas - Porto Alegre com 121 Kms e 81 metros.


Colocação Equipes - Revezamento
 Colocada: Equipe Base Academia com 302 Kms e 10 metros;
 Colocada: Equipe Zoom Assessoria com 238 Kms e 10 metros; e
 Colocada: Equipe Cia Athlética com 214 Kms e 93 metros.

Não importa quantos Kms nós corremos...Todos estão de parabéns pelo desafio concluído...
Seção Amigo(a)s Virtuais que viraram Reais
Amiga Marinês Pereira
Amigo Ultra Luciano Prado obrigado por ter lembrado de mim, você foi fundamental para que eu corresse esta Ultra,  também te agradeço por ter me auxilando nos treinos e os Gatorade valeu mesmo irmão Ultra, parabéns.
Amigo(a)s gauchos Jorge Goebel e Stephanie Perrone, obrigado pela presença de vocês no evento
Elson de Jesus bom te conhecer amigo, parabéns
Amigo Ultra Jaiminho parabéns, obrigado pela ajuda e agradeça também a sua família que foi muito fundamental para que eu terminasse esta ultra.
Amiga Ultra Magda Chagas, adorei te conhecer obrigado por tudo parabéns
Amigo e Dr. Luis Daniel obrigado pela sua presença e pelas camisas pois as mesmas deu sorte fui para o pódio
Amigo Herói Fung gostei de ter lhe conhecido, pois você estava inscrito na prova, como não deu para treinar foi para a prova assim mesmo não correndo, mas nos ajudando com suas palavras de forças nos incentivando a todo momento, nos servindo com alimentos e nos fazendo um excelente alongamento que Deus te abençoe também mestre, muito obrigado.
Amiga Rosangela Barbieri adorei te conhecer, pela sua história de vida e de superação você é exemplo para todos nós, gostei de ver a sua garra na prova tanto auxiliando os amigos e também você correndo, meus parabéns...Muito obrigado.
Amiga Ingrid Rambo adorei te conhecer, obrigado por você e sua família pela força.

João Pedro obrigado por ter ido na prova nos prestigiar por duas vezes.
Amiga Ana Cristina muito obrigado pela força você é demais 
João Maciel adorei te conhecer cara você também tem uma história de superação bacana, parabéns por ter corrido no revezamento
Roberto Pacheco, Paulo Roberto e Rogério Souto muito obrigado pela força...Parabéns!!! 
Amiga Laís Pimentel obrigado pelo carinho e parabéns por ter corrido no revezamento
Amigo Júlio muito obrigado 
Leandro você é incrível durante às 24 horas não parava um minuto, nos servindo com hidratação e indo de um canto a outro animando a festa com suas palavras e inclusive correu durante a madrugada muito bem por uma equipe...Parabéns amigo.
AVALIAÇÃO DA PROVA:
=>Inscrição: R$ 750,00 reais (A minha foi gratuita obrigado Paulo Ayres);
=>Kit: Somete 01 Camisa do evento, sendo que após a competição recebemos do organizador mais 4 blusas showww;
=>Guarda Volumes: Não precisamos usar, pois os nossos pertences colocamos ao lado da esteira sem problemas nenhum;
=>Altimetria da prova: Plana;
=>Percurso: Feito na esteira;
=>Posto de Hidratação: Excelente - durante todo evento, quando precisávamos solicitávamos aos Staffs os mesmos nos serviam com rapidez água e powerade a vontade e gelado;
=>Alimentação: Cada competidor teve que levar a sua, mas fez falta um bom macarrão e um purê de batatas;
=>Posto Médico: Durante todo evento teve 02 médicos no evento nos acompanhando, mas não precisamos utilizarmos;
=>Banheiros: Excelente - Foi usado do próprio Shopping e bem limpo;
=>Premiação: O organizador fez a premiação da seguinte forma: 1º Colocado 700 reais mais 01 troféu, 2º Colocado 600 reais mais 01 troféu; 3º Colocado 400 reais mais 01 troféu; 4º Colocado 200 reais mais 01 troféu e 5º, 6º e 7º Colocados 01 troféu...Na categoria por equipes 1º, 2º e 3º colocados receberam 01 troféu.
=>Medalha de Participação: Apenas os atletas que participaram do Revezamento por Equipes receberam 01 medalha, pois a mesma é feita de metal e com um logo/adesivo da prova. Como sobraram algumas medalhas solicitei uma ao organizador que e foi prontamente atendido;
=>Troféu: Rebemos um troféu de vidro com o logo da prova;e
=>A Prova: Para mim foi show, durante o evento o organizador colocou  03 telões: 01 maior que toda hora nos informava o resultado, 01 telão para qualquer pessoa que fosse ao evento tirar fotos na hora e enviar para os respectivos e-mails e outro que passava com as fotos tiradas, como disse lá em cima foi a minha primeira ultra realizada em esteira, consegui outra superação correndo 24 horas em esteira para os kms que consegui e ainda por cima ficando em quarto colocado na geral fiquei bastante contente com este resultado.

Agradecimentos:
- A DEUS, devemos agradecê-los todos os dias pois sem ele nós não somos nada;
- E também não poderia de deixar o meu agradecimento ao grande amigo e organizador desta prova Paulo Ricardo Ayres e toda sua equipe, pelo excelente evento organizado neste final de semana em Porto Alegre, adorei correr o seu evento e espero outras vezes correr este desafio novamente e quem sabe você não cria um Circuito Nacional correndo 24 horas em esteira em todos os estados do Brasil. Muito obrigado amigo o que você fez por mim nesta prova foi demais, que Deus te abençoe e te ilumine;
- Também agradeço a todos os amigos que estiveram no local da prova e até aqueles mesmos que não puderam ir no evento mais torceram de longe por todos nós.

Mais fotos do evento podem ser acessada por AQUI.

Nos vemos na próxima linha de largada!!!

24 comentários:

  1. Parabéns! Uma prova de grande superação e apesar da falta de treinamento específico com um maior volume, você se saiu muito bem.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Jorge!
    Que exemplo, que momento, que história!
    Fiquei emocionada, honrada em participar, ver de pertinho a superação e cada um!
    Fiquei muito feliz em te conhecer, parabéns pela sua garra e determinação, vou lembrar de vc em cada prova, treino..vc é um grande exemplo!!!
    Postei alguns fotos no blog, amanhã farei outro post.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, amigo, por tanta expressão bonita aqui ... Por tanta emoção e histórias de superação ... Fiquei, verdadeiramente, emocionada ao ler teu relato e de outros amigos ... Uma lástima eu não ter participado, desta vez, mas oportunidades não faltarão ! Parabéns a todos os integrantes e a ti, por nos ter proporcionado esta bela leitura. Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Grande Jorge!
    Parabéns pela prova! Esse time aí só tem feras e você não poderia estar em lugar melhor.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Que inusitado uma ultra em esteira, mas pelo visto foi muito legal! Tive até vontade de correr também! parabéns Jorge!

    Boa semana para vc e bons treinos

    ResponderExcluir
  6. Grande Jorge ., show de bola sua participação nessa modalidade ., correr em esteira é pra quem é realmente corredor porque é osso cara ., me enche os olhos vê vc se aprofundando cada vez mais nesse mundo intrigante das Ultras ...

    Parabéns amigo

    Romildo

    ResponderExcluir
  7. Caro Jorge. Gostei demais da notícia e história de sua participação nesse evento no Rio Grande do Sul. É o seu valor sendo reconhecido. Sua determinação abrindo portas para eventos significativos. Você é uma lenda meu caro, escancare as portas do mundo, vá experimentar tudo o que a corrida pode te oferecer. Seu valor é inestimável. Parabéns pelo brilhante 4º lugar. Ouse, acredite, você não é bom, você é muito bom!! Abraço do Mundo Baleias. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  8. Amigo Ultra Jorge,

    Excelente relato. Ler uma experiência destas na segunda-feira pela manhã só nos anima a continuar na estrada. Parabéns pelo excelente resultado. Achei sensacional.

    Boa semana
    Rebeca

    ResponderExcluir
  9. Jorge,

    Aprendi a gostar de longas distâncias lendo seus relatos, sem dúvidas, vc é o cara!!! Parabéns e continue inspirando as pessoas!! Abs
    Gustavo Granado

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Campeão, mais uma prova de muita resistência, show de bola, tem que estar bem psicologicamente também para ficar tento tempo em um local fechado, correndo na esteira.

    Você é show !!

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Grande estreia e grande resultado, Jorjão! Parabéns pelo desempenho nessa verdadeira "briga de cachorro grande". Sempre bacana demais acompanhar as suas aventuras. Torcemos muito por você.

    Abração!

    ResponderExcluir
  12. Muito sensacional Jorge.
    Fiquei muito feliz por você.
    Parabéns mesmo, uma alegria imensa ver a sua superação e a sua conquista.
    Deus te abençoe cada vez mais!

    ResponderExcluir
  13. Jorge Ultra mesmo hein! Meus parabéns pelo resultado, seu saco é maior que o do papai noel, para aguentar esse tempo todo em cima de uma esteira.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, bom dia meu amigo!
    Mais uma prova dura, aliás desafio é com voce mesmo, parabéns!!
    Belo relato, e como sempre bem detalhado, valeu!!
    Um forte abraço.
    Everaldo

    ResponderExcluir
  15. Meu Ultra amigo! Fiquei maravilhada como sempre como o seu depoimento! Parabens pela nova etapa de sua vida e pela humildade de sempre tem! Muita conquista pela frente...vamos q vamos.... Sempre na torcida \0/ (Alexandra e Tj)

    ResponderExcluir
  16. Tadinho de você, Jorge! rsrs 24 horas correndo na esteira... Isso é tarefa para campeão! Meus parabéns pela força guerreiro! Beijão

    ResponderExcluir
  17. Parabens Jorge pela dedicação e por estar sempre esperimentando novos desafios. Acho interessante participarmos de todo tipo de prova,principalmente nos que nao vivemos disso, eu em uma escala muito menor, tambem gosto de participar de todos os tipos de prova que posso. Bons treinos
    dalton

    ResponderExcluir
  18. Grande Jorge!

    Parabéns pela participação e melhor ainda se vier com pódio!!!

    Abtaços!!

    ResponderExcluir
  19. Grande jorjão!
    Parabéns por sua performance.
    Ainda mais quando se trata de um estreante na modalidade.

    ResponderExcluir
  20. Muito orgulho de ti Jorge, tu sabes que és meu herói, te admiro muito e te respeito muito mesmo, és um corredor, atleta e ser humano impar.
    abs e bj amigooooo!

    ResponderExcluir
  21. Sensacional Jorge. Correr uma ulta de 24h em pista acredito que já não seja uma tarefa das mais fáceis e fazer isso na esteira então, nem se fala né? Parabéns.
    Grand abraço e sucesso.


    tutta/Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Salve Jorge! Que grata surpresa vê-lo na tela do vamos correr na ESPN. Como diz o ditado, “esteja entre os bons e seja um deles!”. Pelo que percebo você deixou muito “casca grossa” para trás, mais é óbvio que neste tipo de competição todos saem vencedores. Considerei o valor da inscrição muito elevado (talvez até inviável a não ser que cada corredor leve sua própria esteira. Ai sim ficará barato e popular rsrsrs ), brincadeiras inscrição e premiação a parte, acredito que tenha sido um ganho muito grande para você Jorge principalmente em termos psicológicos! Serás um ultra mentalmente mais resistente após esta experiência com toda certeza!

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista