segunda-feira, 21 de maio de 2012

No mundo das Ultramaratonas

O termo Ultramaratona serve para identificar corridas a pé que tenha uma distância superior a 42,195 quilômetros, que é a distância oficial da Maratona. Fora a distância da prova, utiliza-se um segundo critério na definição de ultramaratona: O tempo. Existe Ultramaratonas por exemplo de 06 horas, 12 horas, 24 horas ou 48 horas.


Muitas pessoas me perguntam o que me levou a correr Ultramaratonas??? como muitos já sabem, já fui obeso e graças à Deus com força, determinação, dieta e as corridas voltei a minha forma normal e não precisei fazer nenhuma cirurgia, em 2008 cansado das pequenas corridas entrei para o mundo das Ultramaratonas, o que me levou a correr essas provas "loucas" foi o poder da Superação, pois na minha primeira Ultra de 50 Km quando cheguei no 15 Km após uma subida que levei 20 minutos para subir, eis que minha panturrilha estoura, senti uma dor, diminui a velocidade e me superei terminando a mesma em 04 horas, também descobri mais uma coisa os Ultramaratonistas são solidários a uns aos outros.


O ultramaratonista é uma essência, um ser vivo que gosta de desafios, que gosta de sair da zona de conforto. Quando todos falam ser impossível, que não temo como, que não vale a pena, muitos discordam e querem realizar novos desafios.


A prova de 24 horas não é uma competição para novatos. Por mais que seja possível correr por tanto tempo e ter até um bom desempenho, ela é indicada para quem tem muitos quilômetros rodados, mas não é impossível de se correr pois levei um amigo para correr ano retrasado à sua primeira maratona em Julho e em Novembro ele experimentou a sua primeira Ultramaratona de 24 horas, se saindo muito bem que ficou fascinado pelas longas distâncias.


A preparação: A preparação de um ultra é treinar, treinar e treinar, seja de manhã, tarde, noite ou madrugada é treinando, alimentando, hidratando e descansando bem, pois o máximo possível. A maioria dos Ultramaratonistas que conheço, inclusive eu trabalha e divide os horários de treinos com o que sobre de tempo livre.

A boa dica é complementar a corrida com outras atividades como por exemplo: Musculação, Natação ou Pedalar.

Normalmente os meus treinos diários quando estou treinando para uma Ultra nos dias de semana chegam  à 04 horas divididos em 02 períodos mais nos finais de semana costuma a chegar  à  06 horas direto.


Seja nos treinos ou no dia da competição a parte mental tem que estar em ordem. É uma prova de paciência e esta modalidade vem crescendo a cada dia.


Algumas dicas para quem quer correr uma Ultramaratona


* Foco Médico
- Mesmo sendo uma prova com corredores experientes, infelizmente o check-up antes de iniciar a preparação para um grande desafio como esse, é feito por poucos. É fundamental que todos realizem um: Ergoespirométrico de Esforço e Hemograma Completo com Triglicerídeos e Colesterol.

* Foco Material
- Apesar de todos já terem realizados provas longas (várias meias, algumas maratonas e pelo menos uma prova acima de maratona, podendo ser 50Km ou 06h) a utilização do material no dia (tênis, roupas e outros) sempre pode dar problema ainda mais que estamos falando de uma prova com duração de um dia. Teste tudo nos treinos longos e leve materiais reservas que também devem estarem testados. O Ultramaratonista tem que estar preparado para tudo, pois tem que levar para uma prova o Plano A (o que a organização oferece) e o Plano B (Caso alguma coisa falte).


*Foco Alimentação
- Esse é outro ponto muito importante!!! Além de testar tudo que você pensa ingerir nos treinos longos (consulte nutricionista) em de marcas, sabores, nutrientes e intervalos, tudo será bem absorvido e aproveitado se o atleta acertar o seu ritmo de corrida e caminhada durante a prova. Caso contrário, o alimento tende a ficar parado no estômago, saindo pela via oral ou anal, podendo deixar o atleta fraco. Leve a sua alimentação testada e aprovada nos treinos, deixando a alimentação  oferecida pela organização em momentos pontuais. Opte em ingerir somente aquilo que você está acostumado.


* Foco Estratégia
- Numa prova dessa, ter algumas estratégias "na manga" é muito importante. Saber quanto tempo você vai correr, quanto você vai caminhar, quando você pensa realizar paradas para se recompor e outros devem estar bem programados. Outra idéia numa prova quente, é aproveitar mais o período noturno onde a temperatura estará mais fresca para correr mais. O principal independente das opções, é saber que a sua corrida deve ser trabalhada quase na totalidade da prova na casa do Limiar 1 e a caminhada deve ser um "trekking" bem feito.

* Foco descanso

- A regra "quanto mais longa a prova, mais vale o descanso" é fundamental para um bom resultado. Evite outros desgastes na semana pré prova principalmente e tenha um sono constante e duradouro.


* Foco Saúde

- O corpo humano estará em situações nunca vividas antes ou vividas esporadicamente. Quantas vezes você correu às 02h da madruga??? Por isso, qualquer sinal de mal estar que esteja agravando a sua normalidade, pare e procure o posto médico da prova.


* Foco Mente
- Com certeza o corpo de todos os participantes estão bem preparados. O que diferenciará nos resultados é a mente. Uma prova dessa, parece muito com um jogo de tênis, onde você perde e ganha o tempo todo. Em certos momentos você pode achar que o mundo acabou. Nesses momentos, descanse, reduza o ritmo, converse com alguém, distraia à mente, pense em coisas positivas e tenha certeza que o mundo voltará a abraça-lo em alguns minutos depois.


* Foco Prazer
- Alguns corredores correm algumas provas pela beleza arquitetônica do percurso (Maratona de Paris), outros pela energia do público na rua (Maratona de NY), outros para recordes pessoais (Maratona de Berlim), outros pelas belezas da natureza que cerca a prova (Cruce de Los Andes), outros pela gastronomia que envolve o pós prova (Meia de Lisboa) e por aí vai. Agora quando você chegar ao ponto de fazer uma prova única e exclusivamente pelo prazer de correr sem nenhuma influência externa direta, bem vindo ao mundo das Ultramaratonas. Quem faz este tipo de prova, só correndo ao lado de várias pessoas em nossa comunidade já é um(a) campeão.


Vamos com tudo, bons treinos e nos vemos na linha de largada!!!

12 comentários:

  1. Falou e disse, JOrge! E vamos para a casa dos 200 na próxima 24 horas...estarei torcendo por você.

    ResponderExcluir
  2. Jorge gostei muito desta auto entrevista. Bacana demais!!

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Jorge,
    Sua história de corredor é um grande exemplo para aqueles que acham que correr é só mais uma coisa de gente maluca.
    Ser ultramaratonista é uma vitória particular, mas que orgulha muita gente em sua volta.
    Obrigado pelas dicas.
    Parabéns e sucesso!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  4. Hei meu querido...

    Que bom pois me enquadrei no último item... Correr literalmente
    por prazer por longas horas.
    Adorei esse relato e as todas as dicas que você postou com carinho.

    Bjks e até a próxima

    Meire/BH-MG

    ResponderExcluir
  5. Olá conselheiro número 1, muito bom esse post... tudo registrado para a minha primeira 24hs...

    Outra coisa, muda o nome do meu blog ai na sua lista que está atrasado, está como futuramaratonista ainda é já virou futuraultra.blogspot.com faz tempo rs.

    Bjs e bons treinos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Jorge! Seu blog é show. Muito variado e atualizado... parabéns
    Rosalia

    ResponderExcluir
  7. VALEU JORGE !!!
    ÓTIMAS DICAS TENHO VONTADE DE UM DIA, SER UM ULTRAMARATONISTA TAMBÉM E ESSAS DICAS SÃO VERDADEIRAS AULAS .
    UM FORTE ABRAÇO
    LUIZ BITTENCOURT

    ResponderExcluir
  8. DEU A LETRA TODA !!!! KKKKK GRANDE ABRAÇO MAN

    ResponderExcluir
  9. Mais uma das boas dicas do professor Jorge. Muito boas essas dicas. Vou encarar a minha 1ª maratona agora em SP, mas com certeza tenho em foco uma ultra.
    Abraço Jorge e boa sorte.

    PauloBH

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. É isso ai Jorge, foi uma excelente escolha partir para o atletismo e ser hoje um atleta Ultramaratonista. Abraço companheiro.

    ResponderExcluir
  12. Fala Jorge !!!
    Certamente daqui há alguns anos estreio em uma ultra.
    Até lá vou treinando e acumulando kms e experiências para não fazer feio.
    Abraço.
    Teddy.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista