domingo, 6 de maio de 2012

Competição nº 269 - K21 Rio Half Adventure Marathon Series

Distância: 21 Kms;
Tempo: 02 horas 10minutos e 49 segundos;
Local: Arraial do Cabo - Rio de Janeiro;
Colocação Geral: 40;
Colocação Faixa Etária: Aguardando o resultado da Empresa TAGCHIP; e
Total de Corredores: 1.000.
Aconteceu neste Sábado dia 05.05.2012 à 1ª edição da K21 Rio Half Adventure Marathon Series, 21 Kms de pura emoção e adrenalina. Correr neste local paradisíaco me fez  lembrar o ano de 2010, quando corri neste mesmo local a 1ª Ultra de Arraial do Cabo. Pois inicialmente estava inscrito correr o revezamento, mas os organizadores me contemplaram me enviando uma inscrição free para correr solo (Obrigado Marcelo Duarte e Francisco).
Fui pela rodoviária com os amigos Ozéias, Murilo e Sandro, pois nem lembramos de comprar a passagem pela internet e só conseguimos comprar na hora para às 16:00 horas chegando na Ponte de Niterói eis que pegamos um baita engarrafamento e a porra do motorista era um escamão danado e a viagem que era para demorar umas 03 horas demorou 04 horas e alguns minutos, chegando em Arraial do Cabo fomos para a pousada deixamos nossos pertences lá e fomos pegar o Kit abaixo, onde no local também tinha uma       feira com material esportivo com vários estandes, devido ao engarrafamento que pegamos  perdemos o Congresso Técnico.
Após termos pegado o kit fomos fazer um lanche e retornamos para a pousada para descansar.
Acordamos por volta das 06:30 horas, opa acordamos nada eu já estava acordado desde às 05:00 horas da manhã e tomamos café às 07:00 horas e partimos para a Praia Grande local da largada, chegando lá foi a maior festas encontrado amigo(a)s de várias partes do Brasil e amigo(a)s que conhecia somente virtualmente, me preparei, guardei a minha mochila no guarda-volumes e fui dar uma aquecidinha com os feras.
Valeu Franco, MuriloSandro Ozéias  
Com os amigo(a)s Baleias: Ricardo Hoffman e Elis Mattos(Só faltou você Miguel Delgado)
Às 08 horas em ponto deu-se à largada no calçadão da praia, liguei o MP4 e lá fomos nós, pois corremos por cerca de uns 200 metros no calçadão e logo em seguida pegamos a areia da praia onde corremos um certo pedaço e logo de cara começamos a subir uma pesada subida, daí veio as lembranças de novo da Ultra de 2010, praticamente esses 21K eu corri em 2010, esta subida era tão íngreme que fez muita gente caminhar até pegarmos um paralelepípedo que começamos a correr novamente, veio algumas descidas e subidas na rua e pegamos várias trilhas descendo com uma rasteira vegetação e de repente percebo no chão um chip descartável e pronuncio para os corredores que estavam correndo na trilha "alguém perdeu o chip" e mais adiante o 2º chip e 3º  chip, com isso comecei a ficar preocupado e de vez em quando olhava para o meu pé para ver se não tinha perdido o meu chip e graças à Deus que não perdi...Pegamos uma estrada de barro que tinha algumas poças de lama até retornava os corredores de ponta e descemos por uma descida bem íngreme e perigosa até a praia onde corríamos por uma certa parte da areia e retornávamos por outra trilha pesada que não tinha como correr, após subirmos corremos pela mesma estrada de barro com poças e damos de cara com vários corredores lentos que teve uma hora que quase aconteceu um acidente, eu vinha numa direção e o outro corredor que vinha contra mim, ficou indeciso em qual direção ir e se trombamos e olha que gritei para ele ir em outra direção, mas tudo bem.
Após esse percurso de terra batida, pegamos um outro percurso de paralelepípedo que dava em uma trilha de pedras que praticamente não dava para correr e era perigosa que até o amigo Edicarlos de São Paulo levou um baita tombo e ralou as costas toda e por sorte não bateu com a cabeça nas pedras como na foto abaixo e fora outros corredores que caíram também como a amiga Lucia daqui do Rio e ralou o joelho.
Após várias subidas e descidas íngremes e correr algumas partes na areia segue algumas parciais do tempos que fiz nesta prova, da para notar que o tempo foi alto, mas tinha lugares que eram impossível de se correr, somente andando:
01 Km=> 05 min 00 seg;
05 Km=> 04min 41 seg - 30 min;
10 Km=> 06min 11 seg - 58 min;
15 Km=> 04min 50 seg - 01 hora 30 min; e
21 Km=> 09min 13 seg - 2 horas 10 min 49 seg (Prova duríssima).
Passando pela 2 metade da prova
Foi difícil, mas consegui completar mais uma prova...show
Seção amigos Virtuais que viraram Reais
A Ivana e seu esposo eu já conhecia, mas acabei conhecendo o amigo Claudio Dundes
Grande amiga Mara Marathon

Amigo Edicarlos Rodrigues

Amigo Diego Cabral
Amigo Renato
Amigos da Equipe O Treino: Diego, Sérgio e Leandro
Amigo Glaucio
Amigo Marcos
Amigo Eduardo
Amigo José
Amiga Jaqueline
Avaliação da Prova:
=>Inscrição:  R$ 110,00 reais, mas a minha foi gratuita (Obrigado Marcelo e Francisco);
=>Kit: Muito bom (01 Sacola de pano, 01 número, 01 chip descartável, 01 camiseta, 01 número, 01 viseira e mais 02 pulseiras: 01 para largar no pelotão por ritmo e outra para participar da festa)
=>Guarda volumes: Os organizadores disponibilizaram um caminhão para guardar nossos pertences onde os mesmos era colocado dentro de uma sacola plástica;
=>Altimetria da prova: Muito difícil;
=>Percurso: Foi de asfalto, areia e trilhas, teve placas de Kilometragem, o percurso por onde passamos o trânsito foi fechado pela Guarda Municipal local e onde não tinha Staffs e Guarda Municipal, tinha fitas indicando a direção;
=>Posto de hidratação: Muito bom, os organizadores colocaram de 03 em 03 Kms posto de água gelada e mais 01 de Gatorade na metade da prova;
=>Banheiro: Teve os famosos banheiros químicos no evento, mas não precisei usar;
=>Ambulância: Não reparei se teve, mas no local da prova tinha uma tenda com médicos e enfermeiros;
=>Lanche: Muito bom. Ao completar a prova os organizadores disponibilizaram umas mesas com água, gatorade e fartamente melancias, bananas e maçãs;
=>Premiação: Os organizadores premiaram os 03 primeiros colocados na Geral (Masculino e Feminino) e os primeiros também ganharam inscrições para a K42 em Bombinhas - SC, também foram premiados às 03 primeiras equipes de revezamento, teve  premiação para os corredores em suas respectivas faixas etárias e todos ganharam uma linda medalha de metal;
=>Prova: Esta prova é uma prova muito técnica em que se os corredores não treinarem em percurso desse tipo vai sentir muito, apesar de não ter treinado em trilhas para esta prova, gostei muito deste desafio, pois lembrei de duas provas a da Ultra que participei neste mesmo local em 2010 e da prova Endurance X Terra 80K em Ilha Bela pois tinha parte do percurso que parecia do X Terra. Detalhe sobre o chip descartável é muito bom que não precisamos devolver, mais alguns corredores perderam seus chips nas trilhas. Também o ponto positivo para os organizadores desta prova que na chegada colocaram 02 piscinas com gelo para a galera se recuperarem. A premiação e a festa de encerramento começou mais tarde mais não deu para participar porque tive que retornar antes para casa. Parabenizo os organizadores desta prova (Adevan, Francisco e Isaac) e espero que ano que vem tenha de novo.
=>Ao passar pela última subida íngreme fui selecionar umas músicas no meu MP4 e não percebi que o dinheiro que eu carregava 20 reais caiu e o atleta Rafael Cidade daqui do Rio de Janeiro vinha atrás de mim, viu a cena e me entregou os 20 reais...Muito obrigado Rafael te agradeço de coração.


Nos vemos na linha de largada!!!

15 comentários:

  1. Parabens por mais esta prova, pela sua colocação no geral da para ver que a prova é muito competitiva.
    Bons treinos
    dalton

    ResponderExcluir
  2. parabéns, Jorge!
    foi um imenso prazer te encontrar por lá!

    a prova foi maravilhosa!
    muitos trechos bem difíceis, e um visual lindo!

    quanto ao chip... eu não confiei muito naquele modo de prender... fiquei o tempo todo achando que o chip poderia se enganchar no mato, então fiquei o tempo todo conferindo se o chip continuava preso no tênis...

    valeu muito ter ido lá curtir o desafio!
    prova espetacular!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A premiação foi para os cinco primeiros.

    ResponderExcluir
  4. Se o Jorge achou a altimetria muito difícil, o que nós vamos dizer?? Cara, que prova!! Parabéns pela ótima conclusão.

    ResponderExcluir
  5. Grande Jorge!!!

    Muito bom ter te encontrado por lá!!!

    Realmente a prova foi bem difícil, mas com certeza faria novamente.

    Pena que não pude levar a placa pra casa...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. o atleta anônimo sou eu.
    um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Jorge!! Parabéns pela premiação e tamanha dedicação, deve ser comemorada com louvor mesmo!! Este momento é único e mágico, só um corredor pode sentir essa sensação. Irei fazer minha primeira meia em Julho ai no Rio. Pretendo encontrar com você e Elis, viu??
    Torça por mim.
    Abraço, Karinne.

    ResponderExcluir
  8. Essa eu já tinha achado show de bola pelo relato da Elis, agora depois do seu texto, fiquei ainda mais interessado em conhecer nas próximas edições... Encrenca das boas, daquelas pra curtir a valer. Parabéns pela sua participação e resultado, meu amigo! Fazer um tempo desses num percurso osso duro de roer como esse foi mostra que você realmente é o cara!

    Abraço, boa semana e bons treinos.

    ResponderExcluir
  9. Jorge tudo correu mto bem para vcs elite, mas nós os mais lentos sofremos...os 2km iniciais eu completei em 1hora ou seja 30minutos por km tá bom pra vc?? engarrafou geral.. a largada deveria ter sido em blocos o que facilitaria bem... completei em 2hs15, sendo q a primeira hora eu gastei em 2km...qto a hidratação não tinha água para nós mortais e normais no km 4 nem no 6km como informado pela organização...eu quebrei feio pois sou movida a água e levei apenas 1garrafa no cinto e utilizei toda a água nos primeiros 3kms e com aquele sol e calor ficar sem hidratação para mim é a morte... e esse fato se repetiu no 2º trecho pois dois alunos da MP o Leandro Duarte e o Rodrigo Aguirre Brasileiro BrasileiroTb ficaram sem água até o 16km..inclusive na chegada tiveram q comprar água no quiosque pois Tb não tinha mais...acho q a organização se fiou no climatempo q informava chuva e frio para aquela manha.. e qto a blusa mal cortada, mal estampada qualidade péssima..mtos atletas chegaram com manchas azul da camisa lamentável Tb esse item... mas para mim o mais grave foi sim a falta de água nos postos de hidratação..nem em provas da Yescom acontece isso...

    Isabel Scisinio

    ResponderExcluir
  10. Cara, que bacana esta prova hen... Muita aventura ! Recentemente conversei com o Ricardo Hoffmann para realizar a Maratona Cross-Country de Buzios, mas pensando bem uma meia desta da K-Series seria o ideal. Eu não sabia dela, vou ficar mais de olho no site deles. Parabéns pela sua participação e pelo post, cheio de detalhes.
    Abraço, Michel
    http://bmw-runner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. De Claudio Dundes: Jorge, ter te conhecido antes da prova foi bacana demais, saber que vc chegou quase tres horas antes de mim, é motivo de saudá-lo muito, amigo. Parabéns pela desenvoltura. E me diga aí? Como foi subir o correndo a subida que tinham degraus. As pernas não chiaram, não????

    Mega abraço!!!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, Jorge! Esta prova deve ter sido muito divertida, não? Exceto alguns acidentes que em provas como estas devem acontecer mesmo, a galera que participou dela foi demais, não? Cada blogueiro conta sobre a prova sob um ângulo diferente e eu, só de ler, fico sabendo de muuuita coisa! Muito obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir
  13. Olá Jorge,

    Muito legal o seu relato e as fotos, parabéns pela prova, para você e todos os participantes! Se um dia eu ficar menos desastrado (acho difícil) talvez encare um desafio destes sem me ralar todo.

    Grande abraço!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Jorge!
    A prova foi bem difícil!! Mas a diversão, a organização e as belezas da região compensaram todo o esforço!
    To muito ansioso para as próximas etapas da série K21!
    Bacana te conhecer, parceiro!
    Um grande abraco e parabéns pelo ótimo resultado!
    Diego Cabral

    ResponderExcluir
  15. Jorge, acabei de ler no seu blog a descrição sobre o K-21 de Arraial do CABO !!!
    MARAVILHOSO !!!! Alguns dias atrás, quando eu comentava com amigos sobre a minha estreia na distância de 21 K e que esta seria feita logo em Montanha, por acaso, descobri essa K-21 em Arraial do Cabo. Não sei onde fica, mas quando soube que é no Extado do Rio (com sotaque carioquês - rs), achei que seria po$$ível dela participar. Não sabia da dificuldade do trajeto, mas, claro, imaginava. Sua descrição foi ótima e nos coloca na cena do crime (rs)... E o seu tempo foi ótimo !!! Prá vc ter uma ideia, na única vez em que ganhei um trofeu, como 3º colocado na Categoria Master (começando pelo lugar mais baixo do podium, como deve ser), quando corri 15 K na Mamanguá TRAIL RUN, de PARATY/RJ, fiz uns 2h25 !!! MAIS DO QUE VOCÊ E nos 21 K !!! KKKKKK. Mas não desisti(rs). Fiquei ainda com mais vontade. Na verdade, esse "acaso" que me fez "descobrir" essa prova (haja vista que vc já havia postado e falado sobre ela, assim como as revistas afins já haviam tb a abordado), foi o mesmo "acaso" que me fez descobrir o Desafio das Montanhas em Campos do Jordão, no qual vou correr/estrear em 21 K. Enfim, adicionaram-me a um Grupo de Montanha, fiquei sabendo da Corrida de Campos e tb da de Arraial do Cabo. Como CAMPOS DO JORDÃO é ao lado de Taubaté, 45min de carro, é claro que não hesitei: inscrevi-me na hora, lá pelas 23h30 de uma noite dessas, parcelando no cartão. Bem, nesse Grupo tem uma excursão para a prova de Arrail do CABO, com preço tb não impo$$ível. Somando inscrição (se der prá parcelar no cartão, como em Campos, melhor ainda !), além de alimentação, acho que daria para encarar. Tudo, claro, dependendo de alguns fatores, tais como: meu desempenho lá em Campos (já corri 18 K na Mountain Do lá, em 2010 e fui bem!!); $$$$$, claro; e tb tenho que pensar no CALENDÁRIO, pq, sabemos que o desgaste é grande. Vontade e empenho não me faltam. Depois de ler sua descrição fiquei ainda mais interessado. Mas, obviamente, tenho que amadurecer o assunto e discuti-lo com minhas bases aqui em casa (KKKK). De qq forma, vc é o cara !!! Inscrição/convite para a prova !!! Só fera mesmo !!! Eu já estou me sentindo muito feliz por ter sido convidado por amigos corredores diferentes para ser pacer deles !!! E orgulhoso !! Domingo passado corri os 12 K de TRAIL RUN em Pindamonhagaba/SP, aqui do ladinho de Tbté (20 min), fui pacer para meu amigo William. E desempenhei bem o meu papel, um misto de "pacer" com "cheerleader" (rs), mas, claro, sem encher o saco dele; sabendo animá-lo, "puxá-lo", respeitá-lo e extrair dele aquilo que ele poderia se dar, ao mesmo tempo em que pudemos curtir a prova e a natureza ao nosso redor. Foi ótimo !!! Amanhã corro em CUNHA, a 1h mais ou menos de Tbté, outros 12 K TRAIL RUN e pretendo sentar a bota !! E, no domingo, vou estrear em "dobradinha" (rs). É que fui convidado para ser pacer de um outro amigo, que, por acaso, tb é meu sub chefe (rs). Se estiver em condições irei, mas acho que irei de qq jeito. Acho ótimo ser hoje uma referência por uma causa tão boa !! Já o fui para o mal, acredite !! Deus me deu a oportunidade de me renovar e trilhar o "Caminho do bem..." (como cantava o saudoso TIM MAIA, na fase de RACIONAIS). Amigo; falei demais. Mas é isso. Vou olhar o calendário, ver todos os fatores dessa equação e, se der, pedir-lhe dicas (lembrando que sairei de Taubaté, via Dutra, ou Paraty, se melhor). De qq forma, continuo daqui, de pertinho, mas, na verdade, de longe (rs), seguindo e curtindo seus passos, aventuras, dicas e orientações. Bom fds, Ultra Man !!! Abçs, GIBA

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista