quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Nike multada!!!

Nike pagará US$ 1 milhão a indonésios por horas extras não pagas

Um grupo de trabalhadores da fábrica da Nike da Indonésia, ganhou uma batalha jurídica contra a empresa americana e receberá US$ 1 milhão por horas extras não pagas, segundo divulgou nessa 4a feira a ONG Educating for Justice. O grupo de 4.437 trabalhadores da fábrica PT Nikomas, localizada em Serang, capital da província de Banten, receberá os fundos para cobrir cerca de 600 mil horas extras nos últimos 2 anos, de acordo com a informação do site BNO NEWS.

O acordo entre o Serikat Pekeria Nasional (Sindicato Nacional dos Trabalhadores) a Nike chega depois de uma investigação de quase um ano. Os trabalhadores receberão o pagamento em duas parcelas. Apesar da vitória, a ONG reiterou que anos de trabalho forçado e não pagos ainda permanecem em aberto.

"Enquanto os trabalhadores estão satisfeitos com o resultado, na realidade eles deveriam ganhar milhões de dólares a mais", disse o diretor da Educating for Justice. Jim Keady. "A prática de forçar trabalhadores a fazer horas extras sem o pagamento estava acontecendo por 18 anos, mas a lei indonésia só permite corrigir os últimos 2 anos", acrescentou Keady ao BNO News.

Apesar disso, tanto o diretor da ONG quanto o representante do Serikat Pekeria Nasional. Bambang Wirahyoso, concordaram que o significado do acordo tem um potencial de "lanár ondas de choque" no movimento trabalhista da Indonésia.


Fonte: Portal Terra

Nota: Esse lance de praticar trabalho escravo existe em vários lugares do mundo, um absurdo isso acontecer, e esse 1 milhão de dólares que a Nike pagou de multa não é nada em visto do que ela ganha mundialmente vendendo seus materiais esportivos.

5 comentários:

  1. Parece mentira que ainda aconteça isso em pleno Sec. XXI.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena, viu!!! mas é fato mais comum do que podemos imaginar a exploração do homem pelo homem...

    Bjs, Jorge!

    ResponderExcluir
  3. 1 MILHÃO DE DÓLARES É QUASE QUE UMA ASSINATURA NUM TRATADO DE CONIVÊNCIA DO GOVERNO LOCAL COM A ATITUDE DA EMPRESA. E REALMENTE, NADA ANORMAL. ESSE TIPO DE ATITUDE É QUASE REGRA EM PAÍSES COMO INDIA, CHINA, INDONÉSIA. UMA PENA, MAS É A MAIS PURA VERDADE. INCLUSIVE, SE A MODA PEGAR, DENTRO EM BREVE VEREMOS DIVERSAS DE OUTRAS EMPRESAS SENDO PROCESSADAS PELO MESMO MOTIVO. ABCS.

    ResponderExcluir
  4. Olha, a Nike é só a bola da vez. Vi na TV um documentário sobre as fábricas da Asics na China - as condições de trabalho eram tenebrosas.

    Pessoalmente acho todos os produtos feitos na Ásia suspeitos. Mas como praticamente todos os calçados são feitos lá não tem muito como evitar.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza um valor muito baixo para tudo o que ela deve ter feito com esse povo e na China então, que eles também tem ajuda do Governo pra escravizar as pessoas...

    Uma empresa que por um lado busca trabalhos sociais e por outro escraviza e meio contraditória...

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista