domingo, 22 de janeiro de 2012

Competição nº 259 - Corrida da Rocinha de Braços Abertos 2012

Distância: 10 Kms;
Tempo: 01 hora 03 Minutos 45 Segundos;
Local: Rocinha - Rio de Janeiro;
Colocação Geral: 174;
Colocação Faixa Etária: Não teve; e
Total de Corredores: 2.500.
Pela primeira vez, como parte integrante do processo de pacificação da Comunidade, aconteceu hoje dia 22.01.2012(Domingo). O Desafio Rocinha de Braços Abertos. Aonde 2.500 pessoas reuniram para a  tão esperada disputa nas mais dificieis ladeiras, becos e vielas da maior comunidade da América Latina, a Rocinha, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Esta prova foi tão divulgada que teve a participação de 17 estados Brasileiros. A prova contou com a participação de Adultos nas seguintes distâncias: 05 Km, 10 Km e provas para as crianças.

Pois fui de carona com o amigo Cláudio Tavares (Obrigado) e também a Fernanda de São Paulo foi junto conosco, chegamos no local da prova cedo por volta das 06:40horas da manhã nos aprontamos e ficamos conversando com os amigo(a)s que chegavam, onde também tive o prazer de conhecer alguns amigo(a)s virtuais que viraram reais.
Antes da largada com a nova camisa personalizada
A temperatura estava agradável para uma boa corrida(tempo nublado). Pois a largada deu-se às 08 horas em ponto em frente ao Complexo Esportivo da Rocinha onde corremos mais ou menos uns 500 metros no plano e logo em seguida começamos a subir às ladeiras da Rocinha, foi um dia histórico para nós corredores onde pudemos correr com toda segurança da Polícia Militar, pois fui no sapatinho ainda sentindo um pouco de dor da lesão, às vezes nas descidas tentavam impor um ritmo mais forte para recuperar o tempo perdido da subidas, mas a perna doía mais quando descia e me segurava na velocidade.
A grande largada
Durante o trajeto pudemos ver como é a Rocinha, cheias de ruas, vielas e pudemos constatar que os traficantes perderam mesmo a boca enorme que tinha na Zona Sul, nunca vi tanto policial naquela favela aonde passavamos tinha um ou dois, chegamos num parte da ladeira onde tinha duas placas indicando para onde os corredores de 05 Km e 10Km tinham que ir.
Começando a brincadeiro subindo
Sempre avante morro acima a população local nos davam bom dia e nos aplaudiam com uns 12 minutos de prova rolando percebi os corredores que estavam a minha frente caminhando pois uma ladeira bastante íngreme que todos começaram a caminhar no vídeo que postar aqui vocês terão uma noção de como foi este desafio, ora caminhava e ora trotava, o amigo Adriano Molinaro foi comigo correndo e perguntei quanto já tinhamos corrido ele viu no GPS dele e disse que já tinhamos corrido 4,8Kms olhei para ver o tempo no relógio e já tinha 35 minutos de duração de prova, para vocês verem como a ladeira era bem íngreme, também fui filmando e tirando fotos da galera o tempo tinha que ser alto mesmo, chegamos numa escada que só dava para passar em fila indiana e começou haver engarrafamento de corredores.
Corredores caminhando

Engarramento de corredores
Após subir essa escada veio um parte plana  e começamos a correr diante da natureza, como não vinha nenhuma corredora, pois fui numa beira do mato e fiz o number one e voltei a correr, passamos por uma fonte dágua e vi 2 PMs abaixados pensei que os mesmos estavam pegando água da fonte para beber, mas estavam fazendo uma massagem nos pés de um amigo corredor que agora não lembro o nome que tinha torcido uns dos pés, pois em alguns locais da mata tínhamos que tomar cuidado porque estava bem escorregadio. 
Jamais pensei que iria passar por esse local 
Saímos da mata e pegamos o asfaltos e descemos e começamos a subir o asfalto de novo onde chegamos num local que tinha que entrar num dos milhares becos da Rocinha bem íngremes e toda a população nos dando força, chegamos num ponto onde subíamos e descíamos, subiamos e desciamos eram becos que pareciam que não iria acabar mais...hehehe...Chegamos num ponto onde o beco se encontravam os corredores de 5kM e 10KM e neste becos estava bastante escorregadio e tinha lugares que mesmo descendo não tinha como correr porque os becos eram apertados e os corredores estavam com medo de escorregar este desafio foi bem mais punk do que a corrida da Paz que teve ano passado no morro do alemão.
Um dos muitos becos na Rocinha
Como era a primeira vez correndo naquele local eu não sei dizer ao certo o local por onde passavamos mas vi num video do Blog Pulso os seguintes nomes que percorremos: 
- Estrada da Gávea;
- Curva do S;
- Subida da Divinéia;
- Parque Ecológico;
- Ladeira do Laboriux;
- Mirante do Laboriux;
- Trilha X Terra;
- Volta da Estrada da Gávea;
- Rua Sérgio Porto;
- Beco do 119 onde subimos mais de 300 degraus;
- Estrada da Gávea;
- Rua 1;
- Via Apia; e
- Passarela.

Ou seja ao passar por 14 pontos da Rocinha quase concluindo a prova tivemos que percorrer a passarela para chegar ao local da prova onde começamos mesmo com dor dei um sprint um pouco rápido e fechei os 10KMs com 1hora 3minutos, tempo bem alto mas com todas aquelas subidas bem íngremes e vielas escorregadias o tempo teria que ser alto mesmo, mas me dei por satisfeito por estar com dor e completado mais um desafio.
Feliz da vida por mais um desafio concluído 
 Depois da prova dos adultos foi a vez das crianças correrem
Valeu Claudio e Fernanda 

Amigo Miguel Delgado com seus pupilos...valeu Elis

Amigos do Quartel do PAMA-AF
 

Valeu primo Ivan Blaz
Valeu Dantas

 Seção amigos Virtuais que viraram Reais
Amiga Gaucha Fabiani Dutra...valeu querida
Valeu amiga Zezé Lopes
   Clauson e Carolina de BH, valeu Anderson
 Marcia Therezinha e seu esposo...Valeu amigos

Marcão da Rocinha valeu meu amigo

 É isso ae Patricia Quaresma
 Valeu Bernardo Fonseca a festa na Rocinha foi showww


Avaliação da Prova:
=>Inscrição: R$ 40,00 (Mas a minha foi gratuita - Obrigado Sgt Dantas);
=>Kit: Bom - 01 Sacola plástica bem grande da Nike, 01 camisa de bom tecido, 01 número, 01 chip descartável;
=>Guarda Volumes: A organização disponibilizou um local, mas não precisei porque a minha bolsa ficou no carro do amigo Cláudio;
=>Banheiro: Foi disponibilizado vários, banheiros químicos onde alguns ainda encontravam-se lacrados, eu só precisei fazer o number one;
=>Altimetria da prova e Percurso: Bastante íngreme e bem díficil onde vários atletas caminharam bastante. O percurso foi de: asfalto, paralelepípedo e terra batida. Durante o percurso não houve placas de Kms;
=>Posto de hidratação:  Bom... a organização colocou no percurso 04 posto de água e na chegada colocou mais 01 posto de hidratação e mais 01 de Gatorade;
=>Posto Médico: Praticamente em toda a parte da corrida tinha ambulâncias com médicos e enfermeiros da PM;
=>Lanche: Não teve, pois tinha maçãs pequenas para os corredores mirins;
=>Premiação: Os organizadores premiaram os 03 primeiros colocados (homens e mulheres) com troféus e todos os corredores receberam uma linda medalha de participação feita de metal com um um desenho de um corredor, sendo que as medalhas eram diferenciadas para quem correu 5Km e 10Kms vinha escrito a distância e atrás a seguinte frase: Muito mais que uma corrida com a data impressa da corrida.
=>Prova: Mesmo sentindo dores na perna para mim foi um grande orgulho correr na Rocinha, com uma vista maravilhosa lá de cima. Todos os moradores de lá e os organizadores estão de parabéns, deixamos um marco na história da maior comunidade da América Latina.
A minha recomendação para o organizador desta prova que mude o trajeto dos 5K e 10Km pois ao chegarmos no ponto de um beco lá em cima nós acabamos encontrando com os corredores de 5Kms então engarrafa tudo e a demora mais ainda porque neste local o chão estava bem escorregadio e os corredores que estavam a frente os de 05Km mesmo na descida caminhavam e com isso atrasava mais ainda ou então que acabe com uma das 2 distâncias só ficando apenas 1.

15 comentários:

  1. Grande Jorge,

    Foi pesada, mas super divertida.
    Ótimo texto.

    Anderson Jungle Man

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jorge! Feliz 2012!
    Parabéns por esta prova. Pareceu-me bem difícil, não foi? Ruas estreitas, subidas íngremes...
    Ah, quanto a rap do Branca, a vó Lucina não apareceu porque ela estava em Floripa! Eu apareço, mas bem rapidamente! Pode assistir de novo! Rsrrs.
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  3. Jorge, estava muito interessada em saber como tinha sido essa corrida, muito obrigada pelo excelente texto com tantos detalhes e fotos. Parabéns à todos os corredores e participantes que acredito eu, não fosse por esse evento nunca saberiam como era correr numa comunidade, deve ser sido uma experiência muito interessante. Muito obrigada e estimo melhoras na sua recuperação. Abs.

    ResponderExcluir
  4. Fala aí Jorge, só você mesmo para fazer o nº 1 no meio da prova! rs... Vai ser preso hein! rs... Houve sim colocação por faixa etária e você ficou em 17º, PARABÉNS! Quanto à lesão, sugiro que você procure um ortopedista e um fisioterapeuta que trabalhe com aquelas bandagens, aquelas que os jogadores de futebol usam, eu já fiz este tratamento e deu certo!

    ResponderExcluir
  5. Grande Jorge !!
    Show de bola essa corrida ., Estou embarcado agora e na sala de controle Eu e o pessoal da equipe P47 estava vendo seu blog e realmente vc agusou nossa curiosidade , estamos nos organizando desde já para correr aí no próximo ano !!!
    A medalha é linda hein !!!
    E esse ano vamos repetir a dupla na meia faz um 21 ?

    Abraçoss e melhoras aí da lesão !!

    Romildo
    Valeu abraçoss !!

    ResponderExcluir
  6. MARCIO LOBO PAMA-AF

    Jorge parabens, blog esta muito legal, muitas fotos da corrida, bastante animação. No final da corrida, vc ficou na area vip, só diretoria. kkkkkkk. vlwww parabens. Que venha a proxima corrida.

    ResponderExcluir
  7. Jorge
    Parabéns por mais um desafio. Percurso bem diferente e pelo que relatou com um grau de dificuldade grande.
    Abçs
    Cris

    ResponderExcluir
  8. Bacana demais, Jorge!!!!Se houver uma segunda, estarei aí com vcs!!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  9. Ae Jorge, muito bacana a idéia de se fazer uma corrida na Rocinha. Apesar do percurso complicado, vale mesmo a inserção da comunidade no esporte. Parabéns pela participação e cuida desta lesão ae amigo. melhoras.

    Abrx, Michel - Vinac
    http://bmw-runner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Meu irmão,

    Parabéns pelo texto e fotos. Quanto a prova, foi uma das mais difíceis que já fiz.Mas se ano que vem tiver estarei presente e indicarei para os demais amigos.

    Um forte abraço e uma bos semana,
    Cláudio Tavares

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jorge!

    parabéns pelo relato!
    pelas fotos e pela descrição que você fez, dá pras pessoas que não estiveram lá terem uma ideia do que foi esse desafio!

    uma dos percursos mais difíceis que já vi!
    uma prova muito especial, por todo o significado que teve!

    só não gostei mesmo do congestionamento bem no km2 da corrida, na subida da primeira escadaria! como a largada pros 5km e pros 10km foi uma só, os que optaram por largar mais atrás (como eu rsrsrs) acabaram ficando muito tempo parados! eu levei uns 30min pra percorrer 100m!!!

    muito legal te encontrar por lá!

    tomara que organizem mais desafios como esse! espero poder participar da próxima edição!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Uma corrida com dificuldades desde o começo. Uma subida que parecia não ter fim. E não tem essa de que 'pra baixo todo santo ajuda'. Descidas entre becos apertados, algumas vezes solo molhado (e o medo de escorregar).
    Achei ótima a idéia do nome do corredor em destaque. Muitos moradores nos apoiavam gritando o nosso nome. E foi contagiante!
    A corrida foi a oportunidade que tive para conhecer a comunidade e ver que eles precisam de muito mais além da pacificação.
    Nós participamos de uma corrida em uma parte da manhã de um domingo. Eles estão lá diariamente. E só de imaginar subir tudo aquilo todos os dias...muitos senhores e senhoras ali são guerreiros e merecem medalhas!

    ResponderExcluir
  13. É isso aí Jorge, parabéns por mais uma conquista, e essa parece que foi bem difícil em?!!!
    Já estou te seguindo também. Obrigado por fazer parte do meu blog. Abração,

    Paulo BH.

    ResponderExcluir
  14. Fala Jorge!
    Parabéns pelo desafio concluído! Voltando de lesão e num percurso desses, só você mesmo, guerreiro!

    Eu fui de café com leite, corri só 5km e estou todo moído, imagino o que vocês passaram lá.

    Ae, sua camisa personalizada ficou show de bola, mega profissa!

    Grande abraço!
    Carlos Magno.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista