terça-feira, 26 de julho de 2011

Projeto Nova Vida - Geração Saúde

O amigo Cristiano Fetter de Porto Alegre entrou em contato comigo solicitando ajuda para divulgação de um projeto que ele está a frente...Solicitei que me mandasse o projeto e depois que li achei o máximo e se cada um de nós ajudarmos o próximo este mundo se tornará melhor...Cristiano excelente projeto, que DEUS abençoe vocês e continuem firme ajudando a quem precisa, Parabéns!!!
Histórico
Este projeto tem como proposta a utilização do exercício físico, mas precisamente a corrida, como um facilitador no processo de recuperação de dependentes químicos residentes na comunidade terapêutica Acolher para a sociedade. A idéia surgiu depois de alguns membros do grupo de oração Nova Geração terem participado de uma prova de corrida de rua e criarem o projeto: "Correndo contra o Crack". A idéia foi posta em prática a partir da escolha de duas provas de revezamento (Paquetá e Maratona de POA) para inscrever os "atletas", uma em cada semestre, sempre visando à participação e à união do grupo.
Foi constatado que a referida  atividade provocou a melhora na auto-estima e no bem estar dos internos, bem como auxiliou na prevenção de várias doenças, ajudando-os no retorno à sua vida normal. Sabe-se, mediante estudos, que o consumo de cocaína, crack, maconha, tabaco e álcool resultam em alterações nas principais vias nervosas do organismo humano. Com o aumento da exigência metabólica dessas vias nervosas em razão da atividade física, são gerados vários benefícios à saúde, destacando-se, principalmente, a normalização dos níveis de áreas da atenção, memória e do controle motor, sem falar na melhora quanto ao controle da ansiedade. O sucesso do projeto “Correndo contra o Crack” motivou a Comunidade Terapêutica Acolher a inserir no seu programa de recuperação o exercício físico como um instrumento importante no tratamento. Com isso, os membros do Grupo Nova Geração, formados e estudantes em Educação Física, e membros da equipe Gohl Running criaram o projeto “Nova Vida: Geração Saúde”. Durante dois meses foram realizados exercícios físicos orientados por professores de Educação Física, duas vezes por semana, durante 1h 30min em cada aula. Nesse curto período de tempo, foi possível perceber diversos benefícios. Alguns  internos pararam de fumar. Outros, ao verem o exemplo daqueles que cessaram o tabagismo, bem como ao constatarem os benefícios dessa decisão, passaram, também a  tentar deixar o vício. Foi notado que, após o exercício, eles se encontravam mais motivados a continuarem o seu tratamento e com novas perspectivas para vencerem a  drogadição.
Muitos deles, inclusive, introduziram o hábito da caminhada e da corrida em seus cotidianos. O presente projeto, portanto, é um instrumento ao nosso alcance que ajudará esses “meninos-homens” a terem uma segunda chance em suas vidas e a encontrarem  mais um motivo na retomada de sua dignidade como seres humanos. Somos instrumentos desse ideal e queremos levar o BEM e a VIDA a todos que procuram viver melhor. OBRIGADO SENHOR por nos dar essa oportunidade.
Na segunda edição da Maratona de Revezamento o projeto cresceu:
Vale salientar que sempre corríamos com duas equipes: Uma do Grupo Nova Geração e outra com dependentes químicos em recuperação. E a idéia seguiu adiante...
Para o desenvolvimento do projeto, buscamos a sua participação na recuperação  de homens. Objetivamos, para tanto, mediante patrocínio, disponibilizar espaços nos  utensílios a serem utilizados no projeto (camisetas, bonés, tendas etc) para a veiculação da sua marca, aliando-a ao Nova Vida: Geração Saúde. Temos certeza de que, juntos nesta parceria, poderemos levar uma vida nova  para mais de 40 internos da Comunidade Acolher e 15 graduados em fase de  ressocialização.
Hoje contamos com 3 patrocinadores: Carpena advogados, Sulcopy e Auxiliadora Predial ag Higienópolis.
E já estamos ampliando e desenvolvendo o projeto, e já contamos, além das aulas na Comunidade Terapêutica Acolher, com aulas de musculação e de corrida para 5 graduados de comunidades terapêuticas. Para isso contamos com o apoio da academia Gohl Running do Prof Daniel Gohl. Os responsáveis pelas aulas são os professores da própria academia: Marcus Vinicius Vargas e Cristiano Fetter Antunes.
Ainda precisamos de ajuda!!
Então se você pode ajudar entre em contato


Professor Marcus Vinicius Vargas
Email para contato: vinnivargas@hotmail.com
Telefone: (51) 9103-8255
Ou
Cristiano Fetter Antunes
Email para contato: vgalemao@hotmail.com
Telefone: (51) 9954-0054

8 comentários:

  1. Muito boa a ideia e a corrida tem tudo a ver. Vício do bem.

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    ResponderExcluir
  2. Este projeto vai muito além de melhoras fisiológicas e sociais, ela promove uma elevação da auto-estima fundamental para retirar de vez os participantes da dependência química. Muito legal, parabéns a equipe responsável! Muito bonito ver iniciativas como esta.
    Sucesso a todos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Jorge, por ajudar a divulgar um projeto tão bonito como esse... E a essas pesoas que criaram esse projeto, meus agradecimentos por fazer algo tão especial por essas pessoas, fiquei muito emocionada e vou divulgar tbm... Parabéns a vcs.. que Deus possa estar abençoando. tenho essa frase na capa da minha bíblia... "Jesus era um exemplo moral... Tudo o que falava, vivia. E, como exemplo perfeito para nós. devemos imitá-lo" Vcs estão fazendo a parte de vcs...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa grande Jorge,

    Você como sempre ajudando a quem precisa, divulgando diversos projetos que precisam de uma atenção especial.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Amigo Jorge,
    É com muito orgulho que parabenizo esta maravilhosa iniciativa.
    A inclusão social no esporte é uma ferramenta de verdadeira recuperação e resgate do ser humano.
    Vou divulgar isso amigo.
    Parabéns mesmo amigo!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o projeto! Tomara que eles consigam muitos colaboradores! Parabéns pela divulgação!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal o projeto. Show. Tomara que consigam apoio. Estou torcendo...O esporte é uma ferramento poderadosa paraa mudar o ser humano. UM dia o governo brasileiro vai perceber isso. UM abraço

    ResponderExcluir
  8. Parabens, jorge pelo projeto e iniciativa, que tude de certo.
    http://www.tenisoakley.com.br

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista