segunda-feira, 18 de julho de 2011

Competição nº 236 - Maratona do Rio de Janeiro 2011

Distância: 42 Kms 195 metros;
Tempo: 3h 33min;
Local: Recreio ao Aterro do Flamengo - Rio de Janeiro
Colocação Geral: 404;
Colocação Faixa Etária: 48;
Total de Corredores: Ainda não informado.

Aconteceu neste Domingo dia 17.07.2011 a Maratona do Rio de Janeiro, pois hoje tinha tudo para ser uma perfeita corrida, mas infelizmente não foi, continue lendo que você entenderá...Foi nesta Maratona que eu estreava em 2003 em Maratonas para mim é a melhor que tem, pois só em correr neste belo visual é showww, pois marquei com o amigo Estivison (parabéns pela sua 1a de muitas maratonas amigo) para irmos juntos e chegamos no local da largada por volta das 06 horas da manhã no Recreio dos Bandeirantes.
Não estava fazendo muito frio o tempo estava muito bom e estava clareando, como sempre me aprontei e fiquei conversando com vários amigo(a)s e olha que foram muitos, lembrar de todos os nomes é fogo...rsss..., logo em seguida guardei o meus pertences no guarda volumes e fui para a largada. Como todos sabem a mesma foi em conjunto com os 5º Jogos Mundiais Militares só tinha feras de toda as partes dos países do mundo, antes da largada foi tocado o Hino Nacional e às 07:30 horas em ponto foi dada à largada, liguei rapidamente o meu MP4 e apertei o start de meu relógio e lá fomos nós para mais uma batalha. Segue abaixo os meus tempos parciais por Kms:


01º Km=> 03 min 28 seg (Larguei forte para cumprir o objetivo); 


05º Km=> 17 min (Novo Recorde nos 05 Km); 


10º Km=> 38 min 53 seg (Conseguido mais um Sub 40min);


15º Km=> 59 min 03 seg; (Outro recorde nessa distância);


21º Km=> 01 hora 24 min (Ainda inteiro nesses 21 Kms); 


30º Km=> 02 horas 05 min (Ainda estava inteiro e fiz as contas rápido se continuasse mantendo o pace de 03min 40 a 4min vi que poderia fechar os 42K entre 2h 46min a 2h 50min);


33º Km=> Nesse Km foi fatal para mim, pois treinei pacas para conseguir um sub 3 horas nessa maratona, pois tava tudo dando certo nos Kms acima, tudo planejado conforme os treinos que o meu técnico me passou, cheguei nesse Km com 02 horas e 17 min chegando no início de Copacabana foi quando me deu  câimbras e uma dor estomacal terrível, pois nunca tinha me dado essa dor que me fez parar e andar por alguns minutos, logo em seguida tive que procurar um banheiro para fazer o número 2, o engraçado que pela primeira vez encontrei um banheiro químico limpo e com papel...com isso perdi uns 20 minutos e corpo esfriou e não acreditei o que estava acontecendo pela primeira vez vi todo o esforço realizado dos treinos ir por água abaixo, retornei para a prova com muita raiva, peguei uma tangerina que estava sendo distribuído na prova e continuei andando por alguns minutos os torcedores batiam palmas e nos dando incentivos  para continuar, até que passei por uma estrangeira falando um pouco de português me dando palavaras de incentivos e daí continuei correndo devagar, quando cheguei em Botafogo caminhei por alguns minutos e o amigo Denison passa por mim e me da uma força para continuar e alguns minutos corríamos e alguns minutos caminhavamos e chegando no Km 40 o amigo Lúcio Lampert passa por mim dando incentivo, pois Eu, ele e o Denilson fomos correndo devagar e fechamos a prova os 42 Km em 03 horas 33 minutos e 16 segundos, pois não deu para realizar o objetivo, para mim foi o pior tempo realizado em Maratonas o meu recorde nessa prova foi de 02horas 53 minutos em 2005. Ahhh alguns amigos me disseram que aconteceu isso porque eu larguei forte, pois informo a todos que não foi por isso e sim as dores estomacais que senti durante o percurso, foi uma pena não ter conseguido o Sub 3 horas, mas agora é levantar a cabeça e seguir em frente treinando para às 24 horas dos Fuzileiros. 


Algumas fotos abaixo foram tiradas pelos amigo(a)s: Alexandre, Mary e Verinha obrigado.
Aguardando a largada
Depois de alguns Kms percorridos no Recreio dos Bandeirantes
Passando por Copacabana
Faltando 01 Km para terminar, valeu amigos Lúcio e Denison valeu amigos pelos força.

Registro feito pelo Tião, valeu amigo
Final da Maratona

Amigos Virtuais que viraram Reais, como foram inúmeros amigo(a)s se eu colocar aqui o post ficará muito grande farei isso em um post separados, mas adorei conhecer vocês.

Quero parabenizar aos amigos Cristiano Marcelino, Nilton Amaral e Roberto Ribeiro  que veio especialmente de Salvador e correram a Double Maratona, pois eles correram 84 Kms nesta maratona
Também quero parabenizar um grande amigo Andrade que recentemente sofreu um acidente caindo em um bueiro e mesmo assim com muita luta e superação  correu a maratona do Rio com muletas depois eu posto a fotos deles aqui. 

Avaliação da Prova


=>Inscrição: Ganhei da organização da prova, mas a organização nos solicitou que doassemos um cobertor para fazer uma doação para um orfanato, comprei um e doei.


=>Kit: Excelente - 01 sacola de pano, 01 camiseta, 01 número, 01 chip descartável,  01 boné, 01 isotônico em garrafa; 


=>Guarda volumes: Muito bom, pois foi usado vários ônibus para guardar os nossos pertences e a organização nos forneceu 01 saco de plástico grande para que nós colocassemos nossos pertences e os mesmos eram lacrados com uma fita crepe;


=>Altimetria da Prova: e Percurso: Plano e com 2 subidas leves, o piso foi de asfalto, com placas de Kms em Kms e nos Km 10 e 21 tinha em cima das placas um um placar eletrônico informando o pace e o horário o trânsito foi fechado pela CET Rio.


=>Posto de hidratação: Excelente - Durante o percurso teve vários postos de hidratação com água gelada não sei precisar quantos foram porque corri concentrado, 02 com hidratação isotônico Powerade, 02 de distribuição de gel Exceed, 01 posto com distribuição de biscoito e bananas e na chegada teve mais 01 posto de hidratação de água; 


=>Posto médico: Teve vários na largada, durante o percurso e na chegada com várias ambulâncias, aliás os médicos trabalharam pacas pois durante o percurso e principalmente na chegada observei que teve vários corredores passando mal e sendo carregados em macas, ouvi dizer de muitos corredores que o sol estava forte eu não senti isso;


=>Banheiros: Teve vários banheiros químicos na largada, durante o percurso e na chegada e mais 01 banheiro móvel na chegada, como dito acima os de Copacabana me surpreendeu estavam limpos;


=>Lanche: Muito bom - Agua a vontade, 01 powerade, uma sacola plástica contendo 01 barra de cereal, 02 bananas e 02 tangerinas;


=>Medalha de Participação: Excelente - feita de metal, com desenho alusivo a cidade do Rio de Janeiro e grande;


=>Prova: A Maratona do Rio é excelente para se correr, pois tem um belo visual e não tenho que reclamar de nada e recomendo a todos a correrem, quem não participou de uma das 03 modalidades perdeu uma ótima prova, pois quero agradecer ao João Traven pela inscrição gratuita e por ter cedido também 10 inscrições que foram sorteadas aqui no Blog para a Family Run. Parabéns a todos que completaram a Family Run, Meia Maratona e a Maratona do Rio, espero que todos tenham conseguido realizar os seus objetivos e se teve alguém que não conseguiu, não desista, lute e persista que na próxima vez conseguirá, pois eu não desisti e com certeza na próxima eu conseguirei.

Nos vemos na linha de largada!!!

44 comentários:

  1. Meu grande amigo.

    Parabéns por mais esta batalha vencida... um Abraço

    ResponderExcluir
  2. Grande Jorge

    Apesar das dificuldades fez um excelente tempo. Acredito que um dia chegarei perto dessas suas 3h33min que para mim será o máximo.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns...Não foi nessa, mas tenho certeza q na próxima o seu rendimento será conforme o seu planejamento.
    + 1 vez Parabéns...acho que foi um excelente tempo.
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Salve Jorge !
    Cara, fiz a mesma coisa do ano passado e voltei a pé para casa na expectativa de encontrar contigo. Te esperei por algum tempo no mesmo lugar, até pensei que vc pudesse ter passado por mim no túnel.
    MAs, enfim, triste a notícia. Mas, a certeza da sua luta e como vc luta meu camarada é a certeza do dever cumprido.
    Forte abraço.
    Xampa.
    www.96pes.net

    ResponderExcluir
  5. Querido, sei que não foi o seu melhor tempo, que não foi aquilo que vc esperava, mais vc deu o melhor de si, isso que importa! Na vida as vezes acontece umas coisas dessas, vai entender! O importante é nunca desanimar (ainda bem que eu sei que vc não vai fazer isso... rs) Eu acredito, que quando andamos pelo caminho certo, Deus ira fazer o melhor por nós, continue firme no seu caminho, que o mais ele fará! Eu corri (brinquei a Family Run, com o meu filho) mais foi assistindo essa Maratona,que ganhei mais força para ir no meus objetivos, Maratonista de muleta, cego, idosos e um homem cruzando a linha de chegada se arrastando, eles são mais fortes do que esses 42 km... isso mostra que podemos tudo basta lutarmos para isso!
    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi Jorge,
    Parabéns por mais uma maratona em sua vida! Não fique triste, pois cada dia é um dia, mesmo você não ter batido seu recorde na distância dos 42, você teve vários pontos felizes durante a corrida como mencionou.
    Estes acontecimentos fazem parte e você deve voltar o olhar para eles como uma aprendizagem e mais uma experiência para as outras provas.
    Parabéns mais uma vez!!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Jorge, apesar das dificuldades, a superação, parabéns, Maratona é apaixonante por isso, no dia tudo pode acontecer.

    ResponderExcluir
  8. Jorjão, é sempre um prazer lhe encontrar. Parabéns por mais uma...nem sempre é como imaginamos, mas prazer de cruzar a linha de chegada é maior do que qq tempo que venhamos a fazer. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns,xará!!
    Lamento pelo ocorrido,e com certeza nas próximas oportunidades voce consegue o planejado,capacidade para isso é que não te falta.
    Abraço.
    Jorge Monteiro

    ResponderExcluir
  10. Olá Jorge, bom dia!!
    Parabéns!!
    É duro treinar para uma corrida que acontece uma vez por ano e no dia acontecer um imprevisto, mas faz parte da vida de todo maratonista.
    Um forte abraço,
    Everaldo

    ResponderExcluir
  11. JORGE AGORA JÁ SEI COMO CHEGAR NA SUA FRENTE EM UMA MARATONA, BRINCADEIRA,


    valeu Marcelo

    ResponderExcluir
  12. Eu fuim mais lenta em 42 segundos, mas fiquei bastante feliz com o resultado. Aquelas subidas exigem muito, temos que começar a treinar com inclinação.

    Mas é isso aí Jorge, bola para frente, vc é capaz de fechar sub-3, mas naquele dia o seu corpo não contribuiu. Vc é fera!

    Como vc é rápido demais, não conseguimos torcer por vc na orla, quando chegamos para fotografar os amigos maratonistas vc já havia passado.

    Grande abraço! Até a próxima!!!

    ResponderExcluir
  13. Valeu combatente:
    Mesmo não atingindo o seu objetivo sempre ficam as suas impressões e experiências para o restante dos corredores. Ainda não tive o prazer de completar uma maratona. Quem me dera, mesmo quebrando terminar uma no tempo que você terminou! Prá mim foi uma tremenda de uma vitória! Abraços e boas corridas!

    ResponderExcluir
  14. Vamos treinando que outras viram !!!

    foi a melhor corrida que eu já fui.
    showwwww !!!!!!

    muito sucesso e muita saúde !!!
    um abração e até breve !!!

    http://estivison.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. oi, jorge!!!

    que chato isso que te aconteceu!!!
    você estava indo super bem, pronto pra quebrar mais um recorde!!!

    ainda bem que a dor passou, e você conseguiu continuar!
    mesmo com dores e caimbras, jorge, o seu resultado foi sensacional!

    muito legal esse apoio que você recebeu de seus amigos!

    a maratona do rio está na minha lista de desejos pra 2012;)

    parabéns pra todos os guerreiros que enfrentaram esse desafio lindo na cidade maravilhosa!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Jorge, parabens pela prova, pena nao ter conseguido seu objtivo, porem so de ter conseguido este tempo eu pessoalmente acho muito bom. Eu participei da Meia e realmente é uma prova excelente, com uma otima organização desde a entrega dos kits ate as orintações na area de disperção. Com relação a minha prova fui para faze la em 1h50 e consegui termina la em 1h46 o que para mim foi presente. Pena nao termos podido conversar, mas com certeza fica para uma proxima prova.
    Um abraço
    dalton

    ResponderExcluir
  17. Pena que você não tenha, por conta desses problemas, atingido os seus objetivos, meu amigo. Mas não vão faltar oportunidades para que isso aconteça. Satisfação em revê-lo na entrega dos kits e antes da largada. Na próxima, você paga o café que ficou devendo, hehehe... Se cuida aí, bom retorno aos treinos e ótimas corridas pra você, sempre.

    Abração!

    ResponderExcluir
  18. Os problemas são passageiros querido, ano que vem tem mais e qm sabe vem um novo recorde.
    Parabens pela garra e dedicação!!

    ResponderExcluir
  19. OLá. Parabéns pela prova.não fez o tempo que queria nesta prova, mas vai ter outras corridas que você irá conseguir fazer....um abraço


    http://nerdcorredor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela prova Jorge.
    Apesar dos contra tempos você ainda foi muito bem.
    Abraço e sucesso a você.


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá JOrge

    Gostei muito de ter lhe conhecido pessoalmente. Você é um "cabra bom" como se diz por estas bandas de cá, mesmo sem ter conseguido atingir o objetivo traçado esbanjava forças e palavras de encorajamento a todos que o rodeavam.
    Obrigado pela vibração positiva e fica tranquilo você tem capacidade de sobra para fazer muitas sub-3 por aí, imprevistos acontecem.
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Grande Jorge,
    Apesar dos percalços, é sempre uma vitória e fará parte da sua história.
    Quem sabe ano que vêm não estarei na largada com vc!!!
    Parabéns,
    Thiago Melo
    http://corredoraprendiz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Pô Jorjão.

    Uma pena hein. Foi por isso que o Wanderley Cardoso não me incomodou no domingo. Ele tava ocupado contigo.

    Da próxima vez eu faço um acordo pra ele ficar batendo um papo mais tempo comigo. Falei que não era pra vc ter encarado aquela buchada no Sábado...

    O importante é que vc não se lesionou e está pronto pra próxima. Cabeça pra cima e bola pra frente.

    Vc continua sendo o cara!

    Abs, Shigueo

    ResponderExcluir
  24. Salve jorge!
    Ano que vem é sub-3
    Se eu não aposentar vou treinar direitinho e volto para correr bem.
    Abraço

    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  25. Apesar dos inesperados Jorge, Parabéns!. Tem dias que não saem como planejado, por forçar maiores que nós.
    Bons treinos e que venha a 24 horas dos fuzileiros.
    Bom trabalho.

    Abraços
    Marcos Siqueira

    ResponderExcluir
  26. Pode ter sido algo que você comeu, uma virose, etc. Mas também pode ter sido por sair mais forte do que seu corpo aguenta, sim. Nunca aconteceu algo semelhante comigo em competições. Já em treinos longos, sim.

    Fica para a próxima.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. E aí Jorge, blz, cara vc voou na primeira metade, tbm não acho que quebrou por ter forçado, pois quem corre maiores distâncias está mais acostumado. De qualquer forma parabéns pela prova. Eu também participei deste evento, mas fiz a meia, nós do MS, quase combinamos de ir com o Estivison na sua casa, mas, o deslocamento para quem é de fora aí, é mto difícil. Mas na próxima a gente se vê. Valeu, bons treinos para nós.

    corridaderuams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Jorge,não estou cobrando não.mas gostaria de reforçar o meu pedido aproveitando o seu blog.É sobre abrir uma pág. p/q. agente de fora do estado q. corre possa montar duplas p/ as corridas da EMBRATEL,eu gostaria de correr em PARATY,mas p/ inscrever fica dificil procurar um par aqui no ESP.SANTO.Parabéns a vc. por seus resultados tenho acompanhado.Estou treinando p/ 10milhas garoto,espero q. venhas.Grato.Julio -Vila Velha-Es

    ResponderExcluir
  29. Que sacanagem amigo Jorge !!
    Essa dor estomacal #@**##"¢ !! se fosse comigo eu viraria uma fera ., mas o importante que vc manteve o espirito esportivo efechou mais uma batalha e essa vai entrar para a historia !!

    Valeu Big Jorge até , continue firme nos treinos !!

    Abraçoss

    Romildo

    ResponderExcluir
  30. bah jorge, que pena isso heim... Bah dores insuportáveis são punks mesmo, mesmo que queiramos não há como continuar e manter o ritmo... Mas é isso mesmo, manter cabeça erguida e seguir em frente

    Abraço
    Tiago Antunes
    www.vodoismax.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Ah Jorge mesmo com a paradinha para o número 2 vc ainda se superou (qd falou em dor estomacal, lembrei da minha da última corrida, mas a minha era enjoo mesmo), poxa chegou antes de todo mundo ainda. Um dia chego perto deste Jorge, uma dia, quando tiver a experiência deste grande homem e ainda puder treinar sem me preocupar com nada, sem me preocupar que tenho de deixar energia para estudar. Um dia!!!

    Parabéns Jorgão!!

    ResponderExcluir
  32. BELA CORRIDA MR.CERQUEIRA, TEMOS Q FAZER ESSA DOBLE AI...RSRSRS ABRAÇO!!!! PARABÉNSSSSSSS

    ResponderExcluir
  33. Amigo Jorge, sinto muito pelo o que aconteceu ctg, mas desde já quero parabenizá-lo pela persistência e pelo tempo, você é um guerreiro!! Estive ai no Rio, comigo também houve alguns imprevistos: esqueci de colocar o chip no tênis e cheguei para pegar o ônibus de 6:15, o trânsito estava caótico, o motorista não sabia o local da largada e nos deixou em um local após a largada.Foi um contra-tempo muito grande! Com isso, fiquei muito desistimulado, meu objetivo era baixar o máximo das 4 hrs, mas diante do ocorrido procurei apenas ser sub-4, fiz em 3:57.
    Infelizmente não pude lhe conhecer pessoalmente, mas não vai faltar oportunidades!Mais uma vez obrigado por seu empenho na minha inscrição. Abraços! Alemão

    ResponderExcluir
  34. Grande Jorge,

    Fui lendo o post e ficando maravilhado com os recordes nas distâncias menores... e continuando com o sub 40 mas fiquei triste quando vi que por problemas estomacais não pode continuar naquela pegada, naquele ritmo forte e que com certeza iria conseguir seu recorde.

    Bom ter encontrados os amigos e que eles conseguiram te animar e fechar a prova, uma maratona sempre será uma maratona!

    Parabéns grande Jorge!!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  35. Olá Jorge,

    Que pena, de novo a gente não se viu lá na largada! Mas não tem problema, não vai faltar oportunidade, com certeza eu volto mais vezes, esta corrida é sensacional.

    Parabéns pela prova!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Jorge,
    Obrigado pela visita e comentário lá no blog que escrevo.
    Sua consideração por todos (independentemente dos paces) é uma grande virtude sua.
    Parabéns por você ser o grande ser humano que é!
    Valeu!
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  37. Parabéns Amigo, mesmo passando mal, seu tempo foi muito bom!!!! Eu tb passei mal, como já tinha dito, estava bem gripada, passei mal tb depois da chegada minha pressão caiu muito, mas foi maravavilhoso, queria ter te encontrado, mas não deu. Abraços.

    ResponderExcluir
  38. PArabéns Jorge, vc é o cara !. Quem me dera um dia chegar quebrado numa maratona e ainda com tempo de 3:30. Um dia eu chego nesse tempo aí..

    tb fiz um relato, dá uma lida lá depois http://www.mtmassessoria.com/mtm/blog/8/a-maratona-do-rio-continua-linda

    tem até a foto do cara cruzando a linha de chegada engatinhando.. esse momento foi relamente emocionante...

    abraços e bons treinos !

    ResponderExcluir
  39. Putz.. Parou por 20 min e ainda fez neste tempo! :-) Parabéns!!!

    http://bora21.wordpress.com

    ResponderExcluir
  40. Parabéns pela prova Jorge!!!
    Adorei sua avaliação! E desejo que você sempre vá mais e mais longe!!!

    ResponderExcluir
  41. Oi Jorge,

    Que pena que vc não conseguiu o seu objetivo, mas de qualquer forma o seu tempo foi excelente.

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Ultra Legal sua mochila, gostei muito, quanto a taxação, creio que você teve o desconforto da mochila ter vindo de avião, se tivesse vindo de navio demoraria uns 30 dias e possivelmente não teria taxação. Mas valeu de qualquer forma, mas vale um gosto e é mais barato que remédio, rsrsrs ... Abração, Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  43. Ae Jorge,infelizmente estas coisas da "natureza" as vezes são imprevisíveis. Com certeza este pitstop tirou seu recorde neste domingo, mas não sua garra e vontade de buscá-lo. Pensamentos positivos, forças nos treinos e sucesso.
    Realmente esta maratona foi espetacular, fiz em um bom tempo (para minhas condições), mas num futuro volto pra arrebentar por aí. Confira meu relato !
    Abrx, Michel - Vinac
    http://bmw-runner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Olá Jorge!! Valeu pelo comentário no meu post de musculação. Estou te seguindo também!!
    Gostei do seu blog. Parabéns!!
    bjs
    Fernanda http://www.corridafeliz.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista