segunda-feira, 16 de maio de 2011

Competição nº 229 - Desafio da Paz

Distância: 4,8 Kms;
Tempo:  29 minutos e 25 segundos;
Local: Complexo do Alemão e Vila Cruzeiro - Rio de Janeiro.

Hoje dia 15.05.2011 (Domingo), foi realizada no Complexo do Alemão e Vila Cruzeiro a corrida Desafio da Paz, aqui no Rio de Janeiro organizado pelo grupo AFROREGGAE, eu não iria correr, mas os amigos que moram próximo me chamaram e como eu não conhecia o local, vi a oportunidade de conhecer o local e correr lá e pela primeira vez eu corri na pipoca (mas não usufrui da água durante o percurso). Marquei de encontrar com os amigos Adriano e Ozéias às 08 horas da manhã na Rua Oliveira Belo uma rua próxima ao local do evento, onde várias pessoas praticam esportes (caminhada, corrida e musculação). Após nos encontrarmos rumamos para o local, fomos correndo bem devagar e chegamos no local já aquecidos, até o local da corrida deu 04 Kms em 19 minutos e 08 segundos, quando chegamos ao local encontramos vários soldados do Exército que patrulham o local desde Novembro passado quando os traficantes foram expulsos. No local já havia bastantes corredores, encontrei com alguns amigos que também iriam correr e me perguntaram se eu não iria correr, respondi que não estava inscrito mas que iria correr para conhecer o local e que iria correr devagar, no local da largada teve farta distribuição de água e sucos em latas para todos que estavam inscritos e também para quem não estavam inscritos, aproveitei e bebi uma suco em lata...Eu e os amigos citados acima, nos posicionamos bem atrás dos que estavam inscritos para não atrapalhar ninguém na largada e eis que aparece perto de nós para correr também os seguintes Senadores Lindenberg Farias (Rio de Janeiro) e o Eduardo Suplicy (São Paulo), muitos corredores tiraram fotos com eles, à largada estava prevista para às 09 horas da manhã, mas atrasou alguns minutos, o sol apareceu mas não estava muito quente devido um dia antes ter chovido bastante, dada a largada liguei o MP4 e fomos devagar eu, Adriano e Ozéias o amigo Adriano levou sua máquina e nós fomos registrando várias fotos durante o percurso (estou aguardando as fotos), mesmo correndo devagar logo após a largada, começamos a passar por vários corredores que não aguentaram o ritmo e começaram a caminhar numa pequena subida, após descermos corremos mais um pouco no plano e veio a segunda subida, a mesma que foi usada pelos traficantes em fuga em Novembro passado, em todo o percurso tinha muitos militares do Exército e toda a população nos aplaudiam quando passavamos, nesta 2a subida acabei encontrando com o amigo Guilherme Sibilante corri ao lado dele por alguns minutos, não falei nada e ele só notou a minha presença quando falei com ele e o mesmo me perguntou se eu estava com a minha máquina, eu respondi que não, e daí ele sacou a dele e registrou uma foto minha (vide abaixo), durante o percurso tinha vários postos de água, mas como não estava inscrito preferi não usufruir nada da organização, mesmo assim as meninas que estava distribuindo a água insistiram para que eu pegasse, agradeci e preferir não pegar e seguir em frente junto com outros amigos, durante o percurso teve placas de marcação de Kms, mas como não estava competindo e curtindo somente a prova preferi esquecer o relógio, pois eu não achei a subida muito íngreme, mas tinha muita gente caminhando, ao chegar ao cume do morro passamos por mais um tapete de registro de chip, e começamos a descer e eis que encontro uma grande amiga Lúcia Macedo, ao perceber que tinha um cara filmando ela na moto eu perguntei a ela se ela estava em primeiro lugar, pois ela me respondeu que não, daí disse a ela que  tinha observado o cara filmando ela e pensei que ela era a primeira colocada, seguimos descendo e conversando por alguns minutos, no local existia algumas poças de água e lama e quando começamos a descer tivemos que tomar bastante cuidado para não cair, pois devido as chuvas que teve o percurso na descida estava bem escorregadio, até quando passamos por uma moto que tinha um cara filmando, o piloto da mesma teve todo cuidado, mas a moto escorregou e quase que o cara que estava filmando caiu também, descemos com todo cuidado e próximo ao local da chegada acabou o percurso de terra batida e era uma ladeira de asfalto um pouco íngreme e como o mesmo estava molhado também estava escorregadio e tivemos que tomar cuidado para não cair também ao finalizar os 4,8 Km em 29 min e 25 seg, eu já ia saindo pela lateral, quando um dos staffs me ofereceu a medalha e isotônico, eu disse que não iria aceitar porque não estava inscrito na prova mas ele insistiu e eu acabei pegando.
Registro feito pelo amigo Guilherme - Valeu...

Após chegarmos no local reencontrei vários amigo(a)s e tinha um caminhão de um refrigerante fazendo uma promoção em que cada pessoa tocava num lance do caminhão e ganhava alguns presentes (caneta, mouse pad, refrigerante e etc e etc...) eu acabei ganhando uma lata de refrigerante. Eu e o amigo Da Silva saímos do evento por volta das 11 horas da manhã e rumamos para o ponto do ônibus e durante o percurso da saída fui observando o complexo da Vila Cruzeiro, realmente é grande demais e tem muitos comércios no local que emprega muitas pessoas por lá e em um determinado momento da saída um menino que provavelmente deve ter entre 9 e 10 anos me abordou e me perguntou quem tinha ganhado eu falei que foi o Franck Caldeira e ele me perguntou quanto ele tinha ganhado eu respondi 6 mil reais e ele prosseguiu na conversa e me perguntou quanto eu tinha ganhado, respondi apenas uma medalha e ele pediu para ver e o moleque acabou botando a medalha no pescoço, e eu só de olho nele, ele respondeu agora ela é minha eu disse negativo devolve a medalha...ele me respondeu então me dá um real aeee...Eu respondi não vou lhe dar nada pelo seu abuso e acabei pegando a medalha, o amigo Da Silva até brincou comigo e se ele corresse levando a medalha eu disse que estava pronto para segurar ele...Ainda bem que lá estava sitiado de patrulhas do Exército porque senão eu teria perdido a medalha...rsss...

Para maiores detalhes de resultados e fotos do evento clique AQUI.

AVALIAÇÃO DA CORRIDA

=> Inscrição: Ouvi dizer que a mesma custou 60 reais, mas conversando com alguns amigos fiquei sabendo de alguns detalhes e achei absurdo o preço cobrado, já que a prova teve um objetivo de cunho social  o preço cobrado foi caro, ainda mais que a organização ofereceu várias inscrições gratuitas para os moradores do local e teve várias empresas grandes patrocinando esta corrida;

=> Kit: Não posso opinar, mas pelo que eu ouvi dos corredores foram somente: 01 Camisa com manga, 01 Número, 01 Chip que teve que ser devolvido no final da prova;

=> Altimetria da prova e Percurso: Plano, subidas, percurso de terra batida, asfalto com placas de Kms e com o trânsito fechado;

=> Posto de hidratação: Como dito no relato acima achei muito bom, teve na largada, vários no percurso e mais um na chegada e ainda por cima as pequenas garrafas estavam geladas;

=> Medalha de Participação: Excelente, feita de metal, com dizeres alusivo ao evento e com data;

=> Posto Médico:  Não observei se tinha, mas acredito que teve sim;

=> Banheiro: Teve vários banheiros químicos tanto na largada como na chegada, mas graças a Deus não precisei usar...hehehe;

=> Guarda Volumes: Teve um caminhão que foi usado para guardar os pertences dos corredores;

=> Lanche: Como dito acima eu não usufrui da organização, mas observei que foram distribuídos algumas frutas e isotônicos na chegada para os corredores; e

=> Prova:  Pois este Desafio da Paz vai ficar marcado em mim e para todos os corredores que correram lá, foi muito bom ter participado desta corrida. Fiquei sabendo que ano que vem terá outra edição desta corrida.

1. Ae Jorge, muito bacana esta corrida ae no Complexo. As entidades tem que ocupar os espaços e mostrar a população diversas oportunidades de não manter-se no ócio, pois este é facilmente ocupado pelo mau.
    Parabéns a sua participação e talvez se este menino tivesse realmente interessado no esporte e não no dinheiro, teria ganho a medalha como incentivo né... mas ontem foi uma semente plantada, tenho certeza que alguns que assistiram, em breve estarão correndo.

2. oi, jorge!!!

fiquei muito feliz ao saber dessa prova!
    é tão ver um lugar que antes estava tomado pelo crime, agora tomado por corredores de rua!!!
    e ver a população participando, aplaudindo!

o garoto queria mesmo ficar com a medalha! tomara que ele tenha a chance de aprender que medalha a gente conquista!

parabéns por mais desafio vencido, jorge!

bjs

3. A idéia da prova é bem bacana mesmo Jorge... mas bem carinha hein...
    Faz tempo que não corro de pipoca, mas já pipoquei algumas provas sim.

Depois tomei mais consciência do que fazia e parei (eu tomava a água da organização)..rss

Boa semana Jorge!
    Bjs
    Jacke

4. Grande Jorge,

Gostei muito de saber da idéia de realizar uma prova dessas pois a imagem que ficou marcada foi aquela da fuga.

Apesar do valor alto a prova, pelas fotos que vi, foi muito bonita e importante para as comunidades.

Todos os que participaram de alguma forma, mesmo caminhando estão de parabéns.

Um forte abraço!

Ótima semana!

Lucas Andrade
    @lucasandradeti

5. Essa prova foi bastante simbólica, principalmente por ter passado pela estrada que foi manchete com os traficantes fugindo do morro.

Também achei que R$ 60 foi muito caro para uma prova com cunho social.

Boas Corridas!!

Alessandro

6. Jorge,
    Esse RJ é maravilhoso. Tem corrida todo fim de semana. Espero que a cultura de correr faça do Brasil um país campeão nas pistas, nas ruas, nas escolas e nos hospitais, entre outros lugares.
    Abração!
    Gilmar

7. Parabéns guerreiro, boa semana !!! uHUUUUUUUUUUUUUUU

8. Uhuuuuuuuuuuuu... estou APENAS começando!

Passe no meu blog... corri minha primeira minimaratona ontem.
    Huhhhu. Fiz 10km em 1h06min e estou feliz com o meu humilde resultadao.
    Um forte abraço.
    Nara.

9. Grande Jorge! É sempre assim, né, cumpadi? "Eu não ia correr, mas...". Nem precisa contar o que acontece depois, a gente já sabe, hehehehe...

Concordo com os amigos que também comentaram. Achei fantástica a iniciativa e cara a inscrição, fiquei com vontade de participar (quem sabe um dia). E também espero que o guri um dia entenda que medalha só tem valor pra quem ganha na pista. No mais, é só um pedaço de lata ou plástico.

Parabéns pela participação e relato. Abraço, boa semana e bons treinos!

10. Grange Jorge, legal correr as provas e não usufruir do evento, isso mesma nossa ética de corredor! Grande abraço

Tiago Antunes
    www.vodoismax.blogspot.com

11. Uai, que legal...

mas me diz uma coisa: descobriram pq estavam filmando sua amiga? :)

12. Salve Jorge...
    Parabéns pela prova .... a medalha é bem legal .....

13. Oi Jorge,

Eita provinha cara essa hein?! Mas deve ser bacana participar de uma prova num local antes tomado pelo crime.

Bjos e boa semana,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

14. Grande Jorge,
    Muito legal essas provas que são diferenciadas, ainda mais nesse caso que mostra a vitória da população contra o tráfico. Não pude ir pois estava nas 10 milhas da Puma.
    Parabéns!!!
    Abraço,
    Thiago Melo

15. Salve Jorge!!!
    Relaxa que a água não pode faltar, independente de estar inscrito ou não, se o Staff ou alguém do publico precisar de um copo de água, não vão dar? Isso não existe! É tudo patrocinado e PIPOCA só em Salvador no carnaval pulando.

Essa corrida deve ter sido muito legal, depois da Ponte, agora o Morro, esse RIO de Janeiro é supreendente! Eu ia fácil se por aí estivesse, com ou sem inscrição.

Agora ser "Tungado" pelo PIVETE é muita sacanagem, não pode não. Tem que botar pra correr pra ele aprender como se conquista as coisas, sem gatunagem! hehehe

Parabéns pelo relato e pela participação.

Vc acha que os politicos pagaram para participar dessa FESTA?

Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

16. Olá Jorge,

Muito legal a sua atitude de "pipoca", nem todos que correm sem inscrição levam em conta que quem paga é que tem direito à estrutura. Parabéns pela prova e pelo exemplo!

Sobre o evento, mas torcer para que o mesmo e a paz que o motivou sejam mantidos.

Abraços!

Claudio Rinaldo

17. Grande Jorgito! Belo relato dessa prova! Confesso que a imagem que temos aqui no Sul deste lugar é negativa, pois são muitas as notícias ruins sobre o Complexo do Alemão. Legal saber que agora, com a tomada pelo exército, tudo esteja mais tranquilo. E que coisa esse moleque requendo comprar a sua medalha por um pila!! Seria interessante ver ele correndo de você e você atrás dele! Acho que seria um treino legal!
    Valeu irmão, forte abraço!

Felipe

18. Grande Jorge,
    Te procurei na reportagem que o Globo Esporte fez ...
    Parabéns por mais essa conquista!
    Abração!
    Ingrid

19. Grande Jorge !!
    Que bacana que vc correu esse Desafio da Paz !!
    Essa realmente é pra marcar !!!
    teve varias celebridades nessa prova né !! eo Grande Franck caldeira levou a bagatela de 6.000 !! O percurso foi pauleira né Jorge !!

Aqui sobre Pinheiral -RJ essa cidade fica aqui do ladinho de Volta Redonda ., quem vem do Rio fica depois de Piraí ., as inscrições vão até dia 04/06 ., resolve aí e aparece por aqui pra gente acertar os últimos detalhes pra Nova Iguacú dia 19/06 ., entra no link e confira aí :

Abraçoss e parabéns pela prova !!

Romildo

20. Olá Jorge!

Parabéns por mais uma prova num local diversificado dos demais locais de corrida.

E desejo que o evento seja o primeiro de muitos em busca de maior conscientização dos sérios problemas sociais que assolam as comunidades cariocas.

E a história do menino que quase levou a tua medalha foi hilária.

Somente ele não sabia que você é ultramaratonista, capaz de correr num piscar de olhos para resgatar uma medalha merecida!!

Beijos,
    Carmen

21. E aí Jorge, bom relato de consciência qdo não estamos inscritos, acho q vc mandou bem, saiu atrás, só aceitou água por aceitarem fornecer aos n-inscritos igualmente à medalha. E correr atrás tbm p n mudar a performance dos inscritos. Esse moleque de 10 anos foi abusado hein !!! estamos perdendo mtos jovens que poderiam praticar esportes como forma de educação e futuro tbm. Abraços.

Ah, passe no nos blogs meu e do Estivison, pois estamos felizes com nossos primeiros troféus.

corridaderuams.blogspot.com

22. antoniomsantos81@hotmail.com18 de maio de 2011 às 22:25

Valeu Jorge!!! percebemos o grande carater que é o seu, se privou dos beneficios porque não era inscrito, fez valer a honestidade.Ah amigos é dando bom exemplos que se cria caracter. Parabéns!!!!

23. Paz = corrida + amigos.
    Que legal parabéns, valeu pela experiência.
    Um abraço

24. daeee Jorge!!!

Valeu pela dica lá no blog sobre o cinto de hidratação! Vou usá-lo muito nos meus longos e vamos ver como fica no corpo e coisa e tal!

Vi os teus posts, bem legais mesmo! Não adianta, hidratação é a chave do sucesso...

Tiago Antunes
    www.vodoismax.blogspot.com

25. Oi Jorge apesar de ter te implorado para escrever sobre esta corrida, só tive tempo de ler agora. Na verdade fiquei muito feliz ao saber desta corrida, principalmente pelo local a ser realizada, no entanto achei cara.

Mas gostei de pelo menos você ter ido, e pelo bom tempo.

Parabéns....abraços

26. Bacana esta corrida, mas com um precinho bem salgado na inscrição né? hehe
    Parabéns pela participação, mesmo sem estar inscrito.

Eita molequinho esperto, quase te "rouba a medalha heim? rsrsrs