sábado, 30 de abril de 2011

Premiação...O que você acha? Deve ou não acabar?

No dia 26.04.2011, o João Traven (organizador de provas da Spiridon Rio), me mandou a seguinte mensagem abaixo, me solicitando ajuda e resolvi ajudar, segue abaixo as nossas conversas.

Jorge
Veja a foto e entenda porque é difícil fazer a premiação na FAIXA ETÁRIA, o sujeito da foto corre com o número da mãe de 68 anos.
Veja que não é a primeira vez.
Abraços.
João Traven

João obrigado pela informação, realmente você tem razão, bom eu não tinha registrado esse fato no meu  meu blog, mas no dia da meia da ponte ao final da mesma, vi alguns corredores reclamando que a Organização da prova não fez a premiação das faixas etárias e foi bom você ter me informado sobre isso, você quer que eu divulgo sobre este problema? Você autoriza?
Um abraço,
Jorge Cerqueira

Jorge
Gostaria muito que postasse, inclusive com fotos do caso, sob nossa responsabilidade.
Este problema é antigo, e por causa destas FRAUDES, já estamos pensando em tirar as categorias de FAIXAS ETÁRIAS de todos nossos eventos.
Os corredores tem que denunciar casos como este e não achar que o problema é pequeno, conto com você para moralizar!!!
Abraço,
João Traven

João pode deixar, que vou publicar sim no meu blog e também vou divulgar por email. Agora eu lhe peço pelo amor de Deus, que não faça que nem outras outros organizadores de corridas tirando as faixas etárias das categorias, pois tem muitas organizadores de corridas que só premiam os 03 ou 05 corredores da geral e os restantes só ganham medalhas de participação. Pois você é corredor das antigas e muitas de nossas corridas estão perdendo o glamour, você sabe que sou bastante conhecido nas corridas e muitos tem me falado desses problemas dos organizadores que não premiam nas faixas etárias, é claro que os corredores de ELITE merecem pois eles vivem disso, mas nós corredores AMADORES que lutamos muito, que muitas das vezes não temos horários para treinar, às vezes até acordando cedo para treinar e logo em seguida trabalhar, também merecemos as nossas premiações em nossas faixas etárias e é isso que nos estimula muito em continuar lutando, correndo e nos superando, também fiquei sabendo que muitos corredores tem se aproveitado dessa leia dos idosos para realizarem suas inscrições mas baratas. Sei que o quão este problema está lhe causando, mas torno a repetir, não acabe com as premiações das FAIXAS ETÁRIAS, faça o seguinte na hora da premiação, tanto da geral e das categorias exija dos corredores a IDENTIDADE para comprovar se é ele mesmo ou não ou então informe no regulamento da prova, que as premiações das categorias só vão ser feita depois comprovando se é o atleta ou não.
Um abraço,
Jorge

OBS: Realmente todos os corredores tem que se preocuparem com esse problema que vem ocorrendo, pois já temos poucas corridas que premiam os corredores nas faixas etárias e se acabar mesmo com essa premiação vai ser muito ruim para nós corredores amadores, galera vamos ajudar.

E aí corredor o que você acha? Deve ou não acabar a premiação em nossas categorias. De a sua opinião!!!

56 comentários:

  1. Carao Jorge, conheço várias pessoas que utilizam este artificio, mas não em relação a premiação e sim afim de obter desconto da terceira idade, assim como muitos utilizam careira de estudantes falsas para pagar meia em cinemas futebol ou shows, o mesmo acontece quando o valor da prova é alto, e usando a inscrição da mãe, pai, avô o corredora paga a metade.

    FIQUE CLARO QUE SOU TOTALMENTE CONTRA ESTE MEIO, FAÇO QUESTÃO DE DEIXAR CLARA MINHA OPINIÃO AOS MEUS ALUNOS, SOBRE ESSA FRAUDE.

    obs essa fraude, ocorre muito mais pela questão R$ do quem em buscar premiação nas faixas etárias.
    Creio que a premiação para faixa é importante para motivar ainda mais!

    MD Runners

    ResponderExcluir
  2. Grande Jorge !!
    Na minha opinião , tinha que acabar com a premiação em dinheiro para faixa etária , Dinheiro só para os 3 ou 5 primeiro e acabou ,e isso meu amigo Jorge é só a pntinha do iceberb ., Aqui em Volta Redonda por exemplo na corrida da paz do ano passado o prefeito inventou de colocar dinheiro em faixa etaria e no premio para moradores de Volta Redonda ., Amigo o que teve de corredor de elite falsificando comprovando de residencia e dizendo que mora em Volta Redonda , Vi o resultado e reconheci varios corredores do Rio e São Paulo sendo preimados como morador de Volta Redonda !!
    É lamentavel isso !!!

    Abraços e belo post !!
    Vamos ficar esperto e ajjudar na fiscalização !!1

    Romildo

    ResponderExcluir
  3. Como foi dito acima, também concordo que esse tipo de fraude deve-se muito mais pelo desconto da inscrição do que pelo pódio em si.
    Existem casos que corredores se contudem, não podem participar e repassam a inscrição pra alguém, isso até vai, apesar de também não ser permitido. Mas pelas fotos dá pra ver que não é esse o caso.
    O mais grave de tudo é se além estar obtendo essa vantagem financeira da inscrição, ainda estiver recebendo o prêmio troféu/dinheiro pela faixa etária. Na boa, isso se resolve processando.
    A premiação por faixa etária, mesmo um troféu ou uma medalha maior é muito gratificante para os corredores amadores e serve de insentivo. A solução da identidade é simples e objetiva. E caso posteriormente seja comprovado alguma fraude, é só usar o rigor da lei e se possível expor publicamente. Vai evitar que mais pessoas tenham a mesma idéia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jorge,

    Tb entendo que as pessoas que se inscrevem com o nome da mãe, pai ou avós muito mais pra obter o desconto da terceira idade do que pra pegar pódio.

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acabar com a premiação por faixa etária não é solução!! Muita gente prefere fazer algumas corridas justamente por ter essa premiação. Se algum grande organizador voltar a ter as premiações por faixa e conseguir acabar com as fraudes, vai ter um diferencial a mais.

    Sugestões:
    1. Imprimir no número de peito o nome a categoria do corredor. Isso dificulta a fraude e facilita a denúncia. Imaginem se o corredor da foto estivesse com um número de peito escrito "FEMININO 65-69 ANOS".
    2.Apuração dos ganhadores utilizando videos da chegada e fotos da corrida.
    3.Punição dos frudadores com proibição de participar de outras provas do mesmo organizador.

    ResponderExcluir
  6. Jorge,são 3 soluções que cabem aos organizadores:
    1- Baixar o valor das inscrições
    2- No caso da Spiridon, fica possível ter essa atitude. Na hora da retirada do kit (mesmo que para terceiro), exigir uma cópia da identidade do idoso.
    3- O número de peito pode vir com um código de barras identificando o atleta (e não só o chip) para verificar possíveis fraudes e até obrigar a retirar o corredor da prova.
    Tecnologia é o que não falta!

    ResponderExcluir
  7. Olá Jorge, bom dia!
    Cadeia para os dois da foto. Artigo 171 do Código Penal - obter, para si ou outrem, vantagem ilícita, em prejuizo alheio, induzindo ou mantendo alguem em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:
    Pena - Reclusão, de um a cinco anos, e multa.
    Concordo com voce que não se deve acabar com a premiação pela faixa etária, por conta desses malandros que deveriam tá na cadeia.
    Reconheço que é dificil para os organizadores acabar com essa malandragem, mas com a ajuda de todos nós corredores, vamos acabar com essa imoralidade.
    É preciso que haja puniçao e a Spiridon deveria fazer um Boletim de ocorrencia na delegacia.
    É uma pena que isso ocorra numa festa tão bonita, onde a solidariedade impera entre os corredores, venha acabar em uma delegacia.
    Vamos continuar combatendo essa prática e ajudar os organizadores e voce já deu o primeiro passo, parabéns!
    É isso aí, meu amigo,
    Um forte abraço,
    Everaldo

    ResponderExcluir
  8. Amigo Jorge !!!
    Acabar a premiação não é a solução.
    Por causa de meia dúzia de safados
    vai prejudicar os corredores que
    correm pelo prazer de correr e treina
    para fazer uma boa corrida.
    Acabar com a premiação nas faixas
    etárias tira o estímulo dos corredores para se esforçarem nas
    corridas. É preciso estudarem um
    método de impedir estes gaiatos
    de praticarem estes gestos.
    Acabar com as premiações é colaborar com certos organizadores
    que só pensam no lucro do evento.
    Grande abraço
    Nonô Xavier

    ResponderExcluir
  9. Caro Jorge,

    Na São Sebastião de 2009 eu vi que ficara em 4 lugar na faixa. Só que buscando por fotos, havia um homem no lugar da garota que foi a 1 da faixa. Reclamei com a Spiridon e me mandaram o troféu.

    Na Family Run de 2006, não corri por estar lesionada mas fui pegar meu kit. Deixei o chip e o número na organização pois não ia correr. E não é que um cara correu com meu número e nome?

    Tem muita gente que corre com número de idoso também não para ganhar meia inscrição e sim para o idoso subir no pódio. Um absurdo! Acho que a Spiridon devia denunciar para a polícia sim. Isso é fraude, lesando outras pessoas mesmo que não valha dinheiro. Se passarem a denunciar, acabam com essa pouca vergonha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Tinha deixado uma mensagem grande, mas deu erro na hora de postar. Acho radical demais a medida de acabar com a premiação nas faixas etárias, seria o mesmo que resolver problema com piolho cortando a cabeça... As sugestões dadas pelos amigos são válidas e cabe também a nós, corredores, ajudar na fiscalização. No dia em que deixar de valer a impunidade, essas coisas em geral tendem a diminuir bastante. Parabéns por abordar o assunto!

    Abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Salve Jorge!

    Questão bem levantada.

    Concordo: Artigo 171 e cadeia pro fdp.

    E cancela premiação pra faixa etária.

    Opinião, apenas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Maria Eugenia Cerqueira30 de abril de 2011 às 14:05

    Jorge, acho muito desestimulante acabar com a premiação da faixa etária.Como idosa (faço 64 anos exatamaente hoje, dia 30.04) e corredora, para mim o premio significa muito - um desafio sempre renovado. Em todo lugar e atividade há pessoas honestas e desonestas mas o justo não deve pagar pelo injusto. Cabe às organizações investirem em tecnologia de aferição para que os faltosos sejam detetados e punidos. Não custa perguntar: o que aconteceu com essses casos fotografados? Participei da corrida da Ponte Rio Niterói e não fui informada de nenhuma alteração na classificação "a posteriori" e isto deveria ocorrer. Ainda assim, não importa: tenho pena desta gente. Abraços Maria Eugenia Cerqueira

    ResponderExcluir
  13. Jorge meu amigo, acho que a solução não está em acabar com as premiações por faixa etárea. Pode até tirar a grana mas deixa nossas medalhas e ou troféus. É um estímulo, principalmente quando se tem 5.7 cronológicos como eu. ISSO É CRIME e na minha opinião essas pessoas, pseudos atletas deveriam ser sumariamente excluidos de toda e qualquer competição, sem direito a defesa. Fiquei chocada com as fotos e com os relatos. Acho que aqui em Salvador a gente não vê muito isso porque o nosso esporte não é tão valorizado e as premiações são insignificantes e quase nem tem nas faixas a não ser troféus e medalhas. Na minha opinião não sou eu nem meus colegas que vamos pagar o preço dos pecados de meia duzia de ladrões. Sim, porque isso é ROUBO. E do grande!!! Coisa FEIA, MUITO FEIA, fiquei CHOCADA com as fotos! Grande abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente mtos corredores ficam impossibilitados em participar de provas em função do alto valor das inscrições... tenho um amigo q corre mto... mas infelizmente por questões financeiras já faz algum tempo q não pode participar e o q é pior chorou mto pq não pode correr a ponte... os organizadores esquecem q vivemos em um país q o salario minimo fica em torno d 500,00 e como pagar uma inscrição
    d 90,00 e mtas vezes acima de 100,00.
    No meu grupo de corrida existem pessoas q vivem d salário e ficam sempre d fora da festa onde nós atletas deveríamos ser os astros...acredito q muitos não fraudam com a intenção d roubar, mas sim em participar... até pq pagam... mas o justo tendo em vista o numero de patrocinadores de cada evento pagam o q podem....
    Existem boas provas com custo de 40,00 e até 20,00 em 2010 participei de excelentes provas com valores abaixo de 40,00 como o circuito da farmacia paguemenos e da longevidade do Bradesco entre outras e aí vemos q é inconcebível pagar 90,00 para correr 5k no aterro e nem sempre com uma excelente estrutura q justifique o valor pago.
    acredito q no dia q os organizadores começarem a pensar mais na realidade dos atletas e não em seus lucros teremos preços acessíveis, não teremos mais o q chamam de "fraude" e teremos mto mais corredores participando das provas.

    Isabel Scinoto

    ResponderExcluir
  15. OLÁ JORGE
    TIRAR PREMIAÇÃO POR FAIXA ETÁRIA, NÃO CONCORDO. NÓS CORREDORES TEMOS QUE DENUNCIAR TODOS COMPORTAMENTOS QUE VÃO CONTRA OS REGULAMENTOS DAS PROVAS. E APARTIR DOS CHIP, É MUITO FÁCIL IDENTIFICAR GANHADORES POR FAIXA ETÁRIA. É SÓ INCLUIR FOTOS OU FILMES NA CHEGADA NOS TAPETES DE REGISTROS. HOJE COM A INFORTMATIZAÇÃO É MUITO FÁCIL. MAS ENQUANTO NÃO TEMOS ESSES DISPOSITIVOS, O NEGÓCIO É A GENTE DENUNCIAR QUANDO PERCERBERMOS QUALQUES ATOS SUSPEITOS
    DEIXO AQUI MINHA OPINIÃO
    UM FORTE ABRAÇO
    LUIZ BITTENCOURT

    ResponderExcluir
  16. É absurdo punir todo mundo pelos crimes de alguns. O certo é identificar o fraudador utilizando os recursos técnicos de que dispomos atualmente, ou simplesmente verificando sua identidade, como em qualquer outra situação social. É para isso que existem documentos, para saber se alguém é quem realmente diz ser. Agora, acabar com um tipo de premiação porque alguém conseguiu fraudar, é admitir a própria incompetência e precariedade.

    ResponderExcluir
  17. Basta filmar a chegada e sincronizar com o tempo de prova. Imprimir no numero de peito a faixa e o sexo também ajuda muito.
    Falando em numero de peito ... o trigrama é muito mais pessoal, né.
    um abraço e vamos enfrente com as premiações por faixa etária.

    ResponderExcluir
  18. Pois é Jorge, outro dia mesmo comentei sobre isto no meu blog. Na minha opinião isto é caso de polícia! E veja como é fácil localizar o fraudador! Abcs!

    Leo Mesquita
    http://vivoparacorrer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Os amigos acima já falaram bastante a respeito desse problema.

    Eu acho interessante focar também a questão ética. Falta de ética não combina com esporte.

    Acabar com as premiações não é a solução. O fundamental é investir no controle.

    Boas Corridas!! Ética sempre.

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Meu caro Jorge, acho que seu amigo tem toda razão de ficar chateado com o fato de pessoas usarem este artifício para pagar mais barato as corridas, que por sinal estão cada vez mais caras, só que hoje em dia com a informatização das inscrições fica fácil eliminar estas pessoas, bloqueando o CPF dela na hora da inscrição e fazendo corridas com preços mais reais aos corredores.

    ResponderExcluir
  21. Amigo Jorge, tenho que admimitir que a ISABEL SCINOTO tem razão ao citar o alto valor cobrado nas corridas de rua.

    A extinção da faixa etária é desestimular nós veteranos, que contunuamos a correr pelo espírito competitivo buscando a nossa superação.

    O controle e a fiscalização pode impedir os pseudos atletas.
    JOSÉ CARLOS

    ResponderExcluir
  22. Sempre temos alguns "espertinho" querendo tirar proveito da situação.
    Muito atletas treinam todos os dias sonhando com um troféu ou uma simples medalha.
    Não é justo que as pessoas paguei pelos outros, sou totalmente a favor da premiação por faixa etária.
    Cabe a nós corredores denunciar estes espertalhões.

    Um abraço
    Fernando
    www.vivendoavidacorrendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Jorge não concordo que retirem as premiações de faixas etárias. Nossa isso é um incentivo para nós corredores amadores, principalmente por que por exemplo aqui na Bahia quem sobe na faixa geral não sobe na etária então acaba entrando os amadores.

    Mas acho q deve existir sim uma maior fiscalização até por que já presenciei fraudes aqui. Não nas da FBA qd quem participa acaba se conhecendo e sempre são poucos corredores de no máximo 600.

    Bj

    ResponderExcluir
  24. Jorge

    Nao acho que a solução seja acabar com a premiação das faixas. O que precisamos nas corridas ( e principalmente no nosso país) é colocar na cadeia quem comete fraude. Isso é uma lesão ao publico e ao corredor que se esforça diariamente nos seus treinos. O ideal seria ter uma filmagem da prova (ou foto, se for mais barato) e checar os corredores antes da premiação. Ver se realmente quem ta recebendo o prêmio é quem realmente cruzou a linha de chegada naquele horario (pois nao é so o numero, trocar o chip é muito mais facil).

    Temos é que punir os infratores. Acho interessante quando vejo as pessoas reclamando dos políticos no congresso. O que mais vejo são fraudes como essas (cinema, teatro, transferir ponto de multa, etc). Sou a favor de sermos honestos em todas as situações.

    Abraços
    Marcelo Musial

    ResponderExcluir
  25. Jorge,

    Um solução simples, além do RG, é filmar a chegada de todos.

    E na premiação rever esse video e averiguar se o ganhador é o mesmo que correu. Dessa forma não tem como bular qualquer prova.

    Pedir o RG não resolve. A mau caracter pode correr, e entregar o numero do peito para o suposto ganhador, dono do RG, para este retirar a premiação.


    Infelizmente isso acontece sempre. Sem mencionar quando alguns correm com dois chips para bular um ranking anual (Corpore SP). Já vi isso acontecer. É pura falta de vergonha na cara e caracter das pessoas.

    É a mania de querer levar vantagem em tudo, seja para pagar meia-inscrição, meia-entrada no cinema, cortar fila, e por ai vai.


    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  26. Na minha opinião acabar com a premiação das faixas-etárias é ridiculo. Essa é a maneira mais fácil dos organizadores reduzirem os custos das provas e terem menos trabalho com a apuração dos resultados. Grande parte das corridas é feita com ...chip e não há motivos para demorar tanto com a premiação. Colocar o nome e a faixa etária no numero do peito do atleta é uma excelente saída como opinião do colega Mauricio. Muitos corredores fraudulentos não ficam para premiação e quando sai o resultado acaba ficando um buraco no pódio, na minha opinião se o atleta foi premiado e não estiver presente para receber a premiação nem deixar representante a premiação deve ser passada para o próximo colocado e o corredor desclassificado da prova.Ver mais

    ResponderExcluir
  27. Olá. OLha acho que acabar com a premiação na faixa não é solução, é um caso de ética. E também acho que é necessário um maior controle da organização na hora em que for retirar o kit. Bom o pessoal já fizeram bons comentários e concordo com eles. um grande abraço e bons treinos....

    http://nerdcorredor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. oi, jorge!!!

    o corredor aí da foto na certa queria é pagar meia! um absurdo!
    isso é fraude!

    já vi alguns casos de fraude! homem correndo prova com chip de mulher, aí faz a prova num ritmo maravilhoso e a mulher ainda tem a cara de pau de subir no pódio pra pegar a premiação!
    muito errado isso!

    já vi mulher que caminhou 5km, e que por conta de falha da organização, pegou pódio nos 10km!!!

    acho que deve haver sim premiação por faixa!
    acabar com essa premiação por causa de alguns corredores? não!
    seria injusto demais com aqueles que treinam, se dedicam, são honestos, e só têm chance mesmo de subir ao pódio se for na categoria!

    os organizadores, com a ajuda de outros corredores, deveriam encontrar outra maneira de acabar com essas práticas fraudulentas!

    parabéns por abordar esse tema, jorge!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Olá Jorge!
    Acho que isso de pagar meia, é furada porque se nem quiser pagar pra correr se pode sim(não é correto, mas niguem de organização vai te parar!). Agora isso de terminar a premiação por faixa etaria. num pode acabar, por causa de uns ''espertinhos'', por que deve ser muito maneiro, mostrar pra todos os amigos do futebol que você ganhou.1ºlugar na Categoria 60 a 68 feminino! Acho que tem haver mais fiscalização da organização. Outra coisa q acho injusta é venda de medalhas:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179038479-kit-toalhamedalha-corrida-circuito-athenas-1etapa-2011-rj-_JM

    Parabéns pelo blog, jorge!

    Abç

    ResponderExcluir
  30. Que chato essas fraudes, Jorge!

    É bom denunciar mesmo.

    Obrigda pela força.

    ResponderExcluir
  31. Ahhh, postei mais fotos lá no meu blog, agora do "porco no rolete", volta lá.

    Nara.

    ResponderExcluir
  32. Jorge,
    O assunto todo está muito bem colocado acima em vários comentários.
    Não concordo em terminarem com a premiação da faixa etária.
    Seria um desestímulo e não terminaria com a pilantragem.
    Concordo com o MAURÍCIO, onde a organização deve se munir quanto as investidas desses falsos atletas, adicionando informações na própria numeração.
    É o segundo esporte no Brasil em número de adeptos... só perde para o futebol.
    Ou se colocam normas rígidas e específicas, ou vai virar uma bagunça generalizada.
    Abraço...
    Ingrid
    http://ingridrunning.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Acho que acabar com a premiação nas corridas por faixa não deve acabar, pois é um a forma de estimular os corredores amadores a obter melhores resultados.
    O que deve fazer é uma melhor fiscalização para identificar essas ocorrências.

    ResponderExcluir
  34. Jorge
    Infelizmente procedimentos de pessoas de mau índole estão em todos os lados e em todos os locais e no mundo das corridas isso também ocorre.Achamos que NÃO devem acabar com a premiação das faixas etárias.Devem procurar meios e recursos para evitar que tais situações ocorram.Imprimir número de peito com o nome, idade e sexo do corredor, sabemos que mesmo assim alguns "caras de pau" ainda continuaram, mas irá reduzir e quem sabe com o tempo terminamos com essas práticas....
    Terminar com a premiação das faixas etária seria de um certo modo desestimular o corredor amador...
    Um forte abraço e muito legal o debate sobre o assunto...
    CRIS e OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  35. Jorge,
    os gaúchos não comem rápido não.

    A refeição, os 450 kilos de porcos é que foram servidos em em 11 minutos... o almoço durou horas, com vagar.

    Quanto a essas fraudes,
    pessoas de má índole encontraremos sempre em todos os lugares, o correto é todo mundo "colocar a boca no trombone, fotografar e denunciar mesmo.

    Bom início de semana.
    Nara.

    ResponderExcluir
  36. Salve Jorge!!
    Esse e um tema muito complexo.
    O "espertinho" quer se favorecer de pagar menos e acaba prejudicando os corredores da BOA IDADE.
    Acredito que falte boa vontade dos dois lados para resolver essa questão.
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  37. Olá Jorge,
    Cara de Pau, esse atleta, eu também acho que ele queria e desconto, mas de uma forma muito feia...
    Isso resolveria de as inscrições fossem mais barata, acho que a premiação deve continuar afinal nem todo mundo tem essa cara de pau...
    ta loucooooo
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Meu Deus, é por isso que o mundo tá como tá? Pra que isso? E a vergonha agora? Passada de vergonha fiquei de ver a cara de pau. Por isso que vibrarei sempre com meus resultados. Eles são autenticamente meus. Não gostaria que as faixas não fossem premiadas. Mas que estas fraudes fossem punidas.É a minha opinião

    ResponderExcluir
  39. Retirar a premiação não,mas prender esses ladrões sim!

    Ps: E o fim do mundo isso,eu teria vergonha de correr com nome da minha mãe ou pai,pra pagar mais barato.

    Fabi =)

    ResponderExcluir
  40. Puts, esse é o Brasil !!!! Sem comentários Mestre.

    ResponderExcluir
  41. Acho que a maioria dos corredores não deve se prejudicar por conta de meia dúzia de tolos desonestos.

    Acabei de ganhar meu primeiro prêmio por faixa etária e fiquei tão feliz.. Não quero que acabe!
    bjs

    Fabiana
    bora21.wordpress.com

    ResponderExcluir
  42. Que coisa esse negócio da fraude!!
    Seja bem-vindo por lá! Em já aparecia por aqui antes de começar o blog! :D

    ResponderExcluir
  43. Não devemos acabar com a premiação por conta de alguns desonestos...

    Penso que um maior controle, como já foi sugerido aqui nos comentários ajudaria a resolver o problema...

    Forte Abraço e bons treinos !!!!

    Fábio
    http://42afrente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  44. Jorge pq vc não aprende a escrever portugues?

    ResponderExcluir
  45. Senhor ou Senhora Anônimo(a) que deixou a mensagem acima, que papel ridículo(a) que você está fazendo, sei muito bem que não escrevo bem, em vez de você ajudar fica criticando, toda ajuda será bem vinda, mas a sua crítica eu REPUDIO, quando uma pessoa faz uma crítica a outra pessoa ela tem que mostra a cara, então identifique-se para nós conversarmos melhor, porque não se identificou está com medo de alguma coisa? Já que você está me criticando, com certeza deve ser um(a) Doutor(a) em Português. Já disse toda ajuda será bem vinda, mas atrapalhar que nem você está fazendo é um papel de IDIOTA.

    Jorge Cerqueira

    ResponderExcluir
  46. Jorge

    Boa Noite

    Acabo de vir do Desafio da EcoFloripa, onde fui convidado pela Equipe Chão do Aterro a participar deste evento que por sinal é fantastico.
    A solução para acabar com estas fraudes é muito simples, elas ocorrem a partir da faixa de 60 anos por causa do desconto de 50% (Cinquenta por cento)(Já fiz uma pesquisa), simplesmente pedir ao atleta da Categoria a partir de 60 (Sessenta anos), que antes da confirmação da inscrição envie a digitalização da identidade e a Empresa do Evento emite o Boleto para pagar com o devido desconto.(Envia para email do atleta).
    Nós temos Empresas que nem premiam e procedem desta maneira.
    Ex. Inscrição da 10 Milhas Puma, para minha inscrição enviei a minha documentação e eles enviaram o Boleto com o referido desconto.
    Não podemos deixar acabar a premiação das faixas como já foi dito por diversos corredores.
    Nós temos que denunciar estes corredores(inclusive é crime, pois assume a identidade de outra pessoa.)

    Atenciosamente

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  47. Meu amigo Jorge, boa noite!!
    Não quero polemizar, mas aparece cada uma, que a gente nem acredita, voce tem toda razão de tá aborrecido, mas não esquenta não, é um pobre coitado que não sabe o que fala.
    Com certeza o comentario não foi de um professor de portugues e sim
    alguem que tira vantagem do desconto e comete esse crime.
    Continua firme e forte escrevendo, que sempre vai ter o apoio dos amigos.
    Um forte abraço,
    Everaldo

    ResponderExcluir
  48. ISSO VEM ACONTECENDO DIRETO E TODOS SABEM.
    TEM TAMBÉM A PREMIAÇÃO AOS ATLETAS ESPECIAIS, ANUNCIADA NO SITE DA CORRIDA DA PONTE E QUE A SPIRIDON NÃO CUMPRIU O QUE DIVULGOU. O JOÃO TRAVEN, COM SUA SOBERBA E FALTA DE HUMILDADE ATUALMENTE PARECE QUE ESTÁ ACIMA DO BEM E DO MAL. OLHA A TODOS COM O NARIZ EMPINADO. A GALERA PNE, QUE NA SUA GRANDE MAIORIA É DE BAIXA RENDA, FOI EXCLUÍDA DESTE EVENTO E OS QUE PUDERAM PAGAR FORAM TOTALMENTE DESCONSIDERADOS E IGNORADOS PELOS ORGANIZADORES. CADÊ A PREMIAÇÃO SPIRIDON????? TREMENDA BOLA FORA.
    ABRAÇÃO

    CARLINHOS

    ResponderExcluir
  49. Ultra Jorge,

    Não concordo com tirar a premiação por faixa etária, que é onde nós amadores nos destacamos. Seria ruim perdemos esse tipo de premiação.

    Sobre a foto, acredito ser o que o pessoal falou, para poder pagar um valor menor MAS, aqui em Salvador pelo menos, quem participa de Clube de Corrida sempre tem um desconto no valor das inscrições.

    Se fosse para ele correr no lugar da mãe, que não pode participar do evento seria justificado, pois não podemos jogar dinheiro fora.

    E outra, se não tem como pagar aquele valor, vá de pipoca ou não participe.


    Abs


    Lucas Andrade

    ResponderExcluir
  50. Oi Jorge,

    Realmente presenciamos muito isso. Homens que correm com números de mulheres, mulheres que correm com nomes de homens, jovens que correm com nomes de pessoas da terceira idade, e por aí vai. Isso com certeza atrapalha e muito na divulgação dos resultados, que prejudica muitas pessoas. No mundo da corrida, devido ao rápido crescimento no número de prataicantes está propício a enfrentar diversos problemas como estes e outros. Nós que amamos esta prática devemos fazer isso mesmo, divulgar da forma que podemos este tipo de ato para que as organizações das provas encontrem alguma forma de parar essas fraudes. Podem tomar atitudes como permitir somente a inscrição de pessoas da terceira idade pessoalmente e fazer a cor do número de peito diferenciada para que se destaque e todos vejam, alguma forma deve haver.

    Quero deixar mais uma mensagem para você, não ligue para o que certas pessoas falam, o que importa e que faz isso parecer algo insignificante e ver quantos amigos e admiradores que você possui e que sabem o quanto grande atleta você é.

    Um grande abraço
    Sou também sua fã, assim como muuuuiiiiittttooossss!

    Dani

    ResponderExcluir
  51. Como a maioria dos corredores que opinaram o mais importante seria uma fiscalização mais eficaz aos vencedores nas faixas etarias depois buscar punir os fraudadores indiciando-os na lei em questão, acabar com a premiação nas faixas etarias seria como tirar o incentivo do corredor para estar sempre em forma, dai as competições com o tempo estariam restritas somente aos profissionais.

    ResponderExcluir
  52. Amigo Jorge não ligue para essa canalha de idiotas que se servem do anonimato para se sentirem importantes e achincalhar os que vão fazendo obras valorosa junto de tanta gente que precisa de apoios e de tanta coisa. Era bem bom que esses iluminados ilustres e "Doutores" pusecem a sua sabedoria ao serviço de causas justas e deixassem a arrogância ali num buraquinho que fica ao fundo das costas.
    Abraço Jorge e siga em frente, dos burros "intelegentes" não reza a história.

    ResponderExcluir
  53. Este cidadão tá de brincadeira, né Jorge! Só pode...
    Uma vez, neste ano mesmo, cheguei a correr com o número de minha mãe que havia feito inscrição para a caminhada e depois resolveu viajar de última hora e perdeu a prova... Corri, mas não usufruí de nada da prova, apenas da água... Apenas para ela não “jogar fora” o dinheiro...
    Mas, o que este “sem noção” faz, é demais! “Espertinho”...

    Um abraço!
    Kleber RG (atleta CUCA)
    www.maratonacorreria.com

    ResponderExcluir
  54. "melhor opinião:
    1. Imprimir no número de peito o nome a categoria do corredor. Isso dificulta a fraude e facilita a denúncia. Imaginem se o corredor da foto estivesse com um número de peito escrito "FEMININO 65-69 ANOS".

    Roberto M Brunner

    ResponderExcluir
  55. Olá,Jorge!Falando nisto,fui bater um nome q. me chamou a atenção no site da Webrun,atrás de fotos e vi o nome Drauzio Varela,e achando ser o médico da Globo fui olhar e apareceu uma mulher de numero 5151,consulte e veja ,pois chegou na minha frente,pode até ser um erro da foto,mas o numero e nome estar errado é estranho.Qto. ao assunto só c/ punição e a tecnologia de apuração.Abços.Vila Velha.E.S.Julio

    ResponderExcluir
  56. É muito simples acabar com isso, só recebe a premiação (troféu ou dinheiro) o atleta que estiver presente, aqui em curitiba foi feito isso e acabou essa folia de correr com a inscrição do outro. Se não estiver presente perde o direito a premiação.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista