domingo, 17 de abril de 2011

Colocação Geral: 110;
Colocação na Categoria: 18; e
Total de Corredores: 8.000

A Meia da Ponte de Niterói, aconteceu neste Domingo dia 17.04.2011, aqui na Cidade do Rio de Janeiro, teve início às 08:00 horas da manhã, como previa a organização. A largada ocorreu com tempo meio nublado, que as poucos se transformou em sol durante o percurso da corrida.

Um dia antes retirei o meu Kit desta prova (MAM - Museu de Arte Moderna)
Essa prova foi muito comentada nos últimos meses, houve até especulação de que ela não iria mais ser realizada e também pelo preço cobrado e outros assuntos que rolaram que se eu contar aqui vai ser páginas e mais páginas falando sobre esta Meia, que todo mundo já sabe, quem pensou que não iria rolar mesmo pensou errado porque ela aconteceu. Retornando a falar de minha participação nesta prova, pois o amigo do quartel Da Silva me ofereceu uma carona e saímos de casa às 04:30 horas da manhã em direção a Praça XV, acabamos pegando a barca das 05:30 horas da manhã e em frente as barcas já tinha o pessoal da organização nos dando boas vindas, ao adentrar a barca verifiquei que tinha poucos corredores dentro da mesma, aproveitei para tirar algumas fotos e fazer umas filmagens com os corredores que estavam dentro da barca (aguardem o vídeo).

Dentro da barca, rumando para Niterói
Chegamos em Niterói às 05:53 horas da manhã, eu e o amigo Da Silva paramos em uma lanchonete para tomar um café, pedi uma vitamina de banana com granola que bateu bem a beça.
Andamos cerca de uns 05 minutos para chegarmos ao local da largada e durante essa caminhada percebi que a organização colocou placas indicativas e vários staffs para nos indicar a direção da largada, chegamos em frente a um museu, onde estava os ônibus do guarda volume e já havia alguns corredores, peguei que eu iria usar durante a prova (máquina, lenço para secar as mãos, gel, sal e aminoácidos) e guardei a minha mochila, aproveitei que os banheiros químicos estavam limpos e fiz o número 1 e enquanto não dava a largada fiquei conversando com alguns corredores, às 07 horas da manhã foi liberado para nós corredores adentrar a área do local da largada, aproveitei que fui uns dos primeiros da geral a chegar fiquei sentado, só eu não, a maioria dos corredores sentaram também, antes da largada aproveitei para registrar algumas fotos e filmagens, antes da largada observei uma cena inusitada, como as grades laterais eram baixas e não tinha muitos staffs na área lateral, alguns corredores da geral pularam a grade e adentraram a área dos corredores de elite, achei isso um absurdo, mas nada que tirasse o brilho da prova, às 08 horas em ponto soou a corneta, liguei o meu som e lá fomos nós para a lendária corrida da ponte, também ao passar pelo pórtico de largada quase que eu caí, um dos corredores pisou no meu calcanhar e muitos corredores se inscreveram para correr no pelotão VIP e muitos desses corredores, não correm rápido o que atrapalhou os corredores rápido que queria correr, larguei bem atento, mas por pouco não vou ao chão, não sei para que esse pessoal pagam uma inscrição tão cara para sair no pelotão de Elite VIP se não corre devagar e acaba nos atrapalhando, por pouco quase acontece um acidente.

Eu e o amigo Da Silva na largada
Durante o percurso na Ponte

Passando em cima do vão central da ponte

Abaixo segue os meus tempos nos Kms

=> 01 Km - 03 min 40 seg, ainda não estava aquecido;

=> 02 Km - 03 min 50 seg, chegamos a ponte e passamos pelo pedágio e logo em seguida pegamos uma descida, fizemos um retorno por baixo da ponte para pegar o outro sentido da mesma e nessa subida teve um posto de hidratação com água (sendo que mais tarde os corredores lentos me informaram que nesta descida para fazer o contorno de baixo da ponte e com o posto de hidratação + subida o percurso ficou engarrafado de corredores);

=> 05 Km - 04 min 40 seg (21 min no total), foi nesse Km que chegou ao vão central, em que muitos informaram que era uma subida terrível, posso afirmar que não foi, nem senti e já corri outras corridas piores do que esta subidinha que nem deu 01 Km de subida;

=> 08 Km - 03min 51 seg - Foi a partir desse Km que eu comecei a ficar aquecido e me desenvolver melhor na corrida;

=> 10 Km - 03min 48 seg (40 min no total);

=> 12 Km - 04 min 16 seg - Passamos pelo posto de distribuição de Gel, sendo que coloquei os 2 no short porque não havia nesse posto água, só gel, mas vi alguns corredores bebendo o gel sem água mesmo, após uns 500 metros eis que surge um posto de hidratação e pego um copo e bebo o gel, também foi nesse Km que eu passo por uma corredora de elite, após alguns metros a frente dela me lembrei que era a VANESSA DE FIGUEIREDO, foi essa que ganhou em primeiro lugar a edição da Meia da Ponte no ano de 1982, e resolvi entrevista-la (aguardem o vídeo), tão logo entrevistei ela, saí em disparada;

=> 13 Km - 04 min 20 seg - Foi nesse Km que acabou a parte do percurso da Ponte e adentramos correndo pela avenida perimetral;

=> 15 Km - 04 min 50 seg ( 01 hora e 05 min no total) e logo em seguida apareceu um posto de hidratação com isotônico Powerade, sendo que tinha vários staffs distribuindo isotônico e um deles me deu uma garrafa fechada, preferi não abri de imediato, daí mas a frente outro staffs estava distribuindo essas garrafas com a tampa aberta, joguei o meu que estava fechado no canto e peguei o aberto bebi meia garrafa e descartei ela no lixo e segui em frente;

=> 21 Km - 4min 43 seg (Sendo que faltando uns 500 a 600 metros descendo a perimetral, já tinha algumas pessoas tirando fotos e torcendo por nós, inclusive o Ironman André tava tirando fotos nossas...e passando pela placa de 21 Km tava alguns corredores da Equipe Alberto Campos tirando fotos nossas - Valeu Verinha...A partir deste Km partir para o Sprint Final; e

=> 480 metros - Apesar de meu recorde em Meia Maratona ser de 01 hora 24 minutos, fechando esta Meia da Ponte com 01 hora e 32 minutos, gostei do resultado pois pensei que iria ser mais alto devido não ter dado para aquecer no início e por também ter tirado bastante fotos durante o percurso e filmado.

Estou muito feliz por ter escrito meu nome na prova da Corrida da Ponte, durante o percurso lembrei dos que já correram nessa ponte no passado e pelos trabalhadores que construíram essa ponte maravilhosa, com vista para a Baía de Guanabara, das praias do Rio de janeiro e a sensação do dever cumprido ao terminar esta prova. Uma experiência que jamais vou esquecer e espero que ela retorne em 2012.

Descendo a Perimetral, quase chegando no 21 Km, valeu por esta foto André
Taí entrei para história da Ponte correndo nela...showww

Neste post decidi não colocar os amigos VIRTUAIS que viraram REIAS, pois foram muitos e farei em um outro post - AGUARDEM.

Ahhh nesta edição histórica desta prova o vencedor no masculino chegaram de mãos dadas, pois os corredores Giovani dos Santos e Damião de Souza são da mesma equipe Pé de Vento daqui de Petrópolis, já a Brasileira Marily dos Santos venceu a prova no feminino.

AVALIAÇÃO DA PROVA

=> Inscrição:
R$ 110,00 reais - Inscrição cara, mas acredito que deve ter sido pelo apoio logístico que foi grande, mas teve corredores que pagaram R$ 140,00 e R$ 320,00 reais, foi de acordo com o lote que foi posto a venda;

=>Kit: Achei muito bom, (01 Sacola de pano, 01 Camiseta sem manga feita de 100% poliamida, acho que deveria ser camisa com manga e também solicitei o tamanho P, mas ficou grande em mim, 01 Número, 01 Chip, 01 revista falando sobre a prova, 01 ticket para embarque nas barcas em alguns horários pré-estabelecidos, falando em tíckets para embarque o pessoal que mora em Niterói, não gostaram de uma coisa me foi noticiado pelos mesmos que perguntaram a organização que já que moravam em Niterói, se poderia utilizar esse tícket na volta quando terminasse a corrida, foi informado que o mesmo só valeria de embarque para a largada da prova;

=>Altimetria da prova e Percurso: Plano e com 02 subidas uma depois do Km2, outra no Km 5, algumas pequenas durante o percurso, pois achei fácil já falei delas lá em cima nos Kms que eu passei, percurso de asfalto e cimento com placas de marcação de Kms, vários staffs durante o percurso, o trânsito foi fechado pela Polícia Rodoviária Federal em conjunto com os funcionários da Ponte, na Ponte foi colocada muitas grades, mas no final da prova, vi os corredores lentos reclamando de alguns corredores que correram pelo lado de fora do percurso dentro do trânsito, pois me falaram que em certos pedaço dos Km na ponte houve engarrafamento de corredores e esses espertinhos que se dizem espertinhos não quiseram ficar no engarrafamento e correram no meio do trânsito, daí a polícia e os staffs gritavam para esses corredores ir para o local demarcado para correr;

=>Posto de hidratação: Achei muito bom a organização informou que teve teve durante o percurso 08 postos de hidratação com água mineral, sendo que 01 na largada, 05 durante o percurso, 01 na chegada, 01 posto de hidratação com isotônico no percurso e 01 na chegada. Sendo que não contei os postos de hidratação, mas que tinha vários, com água gelada e em copos grandes, ahhh isso tinha, também ouvi no final da corrida dos corredores mais lentos reclamando dos postos de hidratação, me foi informado que os mesmos estavam mal distribuídos, como eu corri rápido e estou acostumado a correr com sol mais quente do que fez hoje eu respondi para os amigos corredores que para mim foi sastifatório e entrei no detalhe de ser treinar no sol do dia a dia para adaptar o seu corpo a esse extremos;

=>Medalha: Excelente, feita de metal, grande com o formato redondo, com um desenho de um corredor correndo e ao fundo o desenho da ponte, ahhh também na medalha veio impresso a data e o nome da prova, atrás veio os nomes dos patrocinadores e a fita da medalha também foi excelente bem personalizada (Viu Fábio Namiuti você iria gostar de ter corrido essa prova);

=>Posto Médico: Excelente teve tanto na largada, durante o percurso vi ambulâncias, e na chegada também teve médicos e como eles trabalharam porque devido o sol esquentar bastante muitos corredores passaram mal, inclusive atletas de elite;

=>Banheiro: Teve vários banheiros químicos na largada e na chegada também teve vários químicos e mais 02 móveis que estavam em cima de um caminhão eu só precisei usar antes da prova para fazer o número 01...rsss...Mas acho que deveria ter pelo menos 01 durante o percurso e se o corredor se sentisse mal, não teria para aonde o corredor ir...rsss;

=>Lanche: Bom, ao terminar a prova nós recebemos 01 copo de água, 01 powerade, uma sacola com 01 banana e 01 maçã, sendo que na tenda do espaço vip da ASICS também tinha melancia e sucos e ganhamos uma foto cortesia impressa na hora;

=>Prova: Como dito acima gostei muito da mesma e feliz por ter escrito meu nome na história dessa prova da Corrida da Ponte, durante o percurso lembrei dos que já correram nessa ponte no passado e pelos trabalhadores que construíram essa ponte maravilhosa, com vista para a Baía de Guanabara, das praias do Rio de janeiro, Niterói e a sensação do dever cumprido ao terminar esta prova. Uma experiência que jamais vou esquecer e espero que ela retorne em 2012;

=>Agradecimentos: Ao João Traven (Spiridon) pela façanha de ter trago esta prova para nós corredores e espero que ela se firme no nosso calendário de corridas...João houve algumas pequenas falhas (dito acima na Avaliação da Prova) falada por alguns corredores, para mim não houve porque eu corri rápido, sei que não foi a sua culpa, mas também não foi nada que tivesse tirado o brilho dessa prova e também sei que tinha um monte de coisas para você resolver Parabéns;

=> Foram inúmeras fotos tiradas por mim, veja no meu ORKUT e aguardem o vídeo que vou editar, ficará showww...

Parabéns a todos que concluíram essa prova!!!

1. Grande Jorge !!
    parabéns por mais uma batalha vencida e dessa vez entrando pra historia da lendaria corrida da ponte ., o valor das inscrições foi caro mas pelo seu relato vejo que valeu apena !!
    Agora quanto aos corredores lentos que pagam para largar na elite é brincadeira né Jorge é rasgar dinheiro , sem falar que realmente atrapalha quem larga na geral e quer melhorar o tempo !!
    Cuidado ai Jorge pisão no calcanhar quase sempre leva ao chão vc deu sorte !!
    Beleza de fotos ., to ansioso pra ver o video !! belo kit !!

Parabéns e bons treinos !!

Romildo !!

2. oi, jorge!!!

parabéns!
    quem correu essa prova, já entrou pra história da ponte, e das corridas de rua;)
    deve ter sido uma experiência maravilhosa!
    e pelo que você relatou, a organização trabalhou bem!

parabéns pelo seu desempenho nesta prova!
    corre muito!!!!
    tô doida pra ver as fotos!

bjs

3. Jorge,
    O seu tempo no primeiro quilômetro impressiona. E ainda não estava aquecido?
    Você é a nossa inspiração. Sempre bem humorado e correndo feliz.
    Valeu!
    Gilmar

4. Ae mais um amigo que eu ganhei!!! VOÇE!!!!
    abração mestre se deus quiser nos encontramos na proxima e fique com deus sempre!!! abração!!!
    ROMILDO reizinho CARVALHO.

5. •●ॐ●• Namastê • ٠•●ॐ●•
    Olá Amigo Jorge
    Passando para te desejar bom início de semana, cheio de boas energias e de surpresas agradáveis!!!
    Parabéns pela prova da ponte, realmente essa entra para seu curriculum de provas, \o/ eeeeee
    Parabéns pelo tempo!!!

\o/ simbora correr!
    Bons treinos,
    Boas energias,
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com
    ..... ~o
    ......<\_
    ...(_)/(_) meu transporte diário!

6. Jorge,
    Parabéns pelo resultado.
    Fizeste uma descrição muito especial do percurso todo.
    As fotos estão bem bacanas também.
    Tens que vir para Porto Alegre, correr a Maratona Internacional, agora em maio.
    Abraço!
    Ingrid

7. Parabéns e com certeza você entrou para a história da corrida da ponte.

Boa semana.
    Fabi =)

8. Nós da galera que corre mais devagar somos prejudicados quase sempre ... pelo que li, foi uma prova inesquecível. Em 2012 estarei nela se Deus permitir. Imagino um dia eu passeando com meu filho no RJ e contando para ele que já atravessei a 4:40 min/km por aquela ponte junto com um bando de amigos.
    showwww !!!!!!!!!!!

9. Parabéns, grande Jorge! Bela participação, ótimo resultado e grande relato, contando de maneira muito bacana o que foi o retorno dessa corrida lendária. Espero também que outras edições aconteçam e que eu possa, apesar desses preços que considero pra lá de abusivos, um dia também passar pela experiência de cruzar a "grande poça". Valeu pela citação. Grande abraço!

Fábio

10. Nunca pensei em levar lenço para secar as mãos!! Cada vez que leio os posts dos amigos na internet, aprendo uma nova.

Parabéns pela prova! O sol deve ter sido um belo acompanhante no percurso, mas a vista com certeza compensou.

Boas Corridas!!

Alessandro

11. Ae Jorge, bela participação hen... Parabéns. Espero que esta prova entre definitivamente no calendário e que eu possa participar dela em breve. Rapaz estes corredores VIP deveria ir num ônibus com ar-condicionado na frente, não achas ? rs
    Abrx, t+
    Michel

12. Grande Jorge!

Meus parabéns por mais esse relato! Detalhado ao extremo!!! Realmente a prova foi sensacional. Nunca tinha ido ao Rio de Janeiro e gostei muito de ter começado justamente por essa prova! Com certeza retornarei para as próximas provas! Ainda não comecei a escrever o meu relato, muitas pessoas que correram já postaram os seus textos, no meu caso, acredito que até o final da semana esteja pronto. Eu fiz a inscrição em fevereiro, na ocasião paguei R$ 160,00. Terminei a prova em 1h44, optei por fazer uma prova cautelosa, não quis arriscar, aquela preocupação de estar numa prova "desconhecida" seja pelo percurso ou mesmo pela temperatura, me fez correr de forma segura e sem sustos. Gostei demais do visual...até mesmo na área perimetral, onde para mim foi um verdadeiro teste de paciência. Aquele trecho (interminável!!!!) realmente foi o diferencial para a maioria dos corredores.

Um abraço e até a próxima

Daniel Gonçalves
    www.fanaticospormaratonas.blogspot.com

13. Da-lhe Jorjão!!! Parabéns pela bela prova! Com certeza essa prova ira entrar para os meus objetivos futuros.
    Se Deus quiser esse ano ou vai ser a Meia ou a Maratona do Rio, ai vou ter o GRANDE prazer de correr ao seu lado!
    Abração
    Amigo Marcos (Cabelo) - Maringá - Pr
    Blog: http://marcao1977.blogspot.com/
    "Bor to Run"
    Twitter/ @Marcosborntorun

14. Super Jorge
    Parabéns mais uma vez.. imagino o quão dificil foi correr essa prova.. o calor pegou bastante tbém nao é? Embora que vcs estão mais acostumados que nós...
    Vc foi ultra bem.. sucesso e parabéns mais uma vez!

bjs
    Jacke

15. Buenaço, resultado de primeira. E ainda com todo o calor que fez. Um abraço eduardo

16. Caro Jorge,
    Parabéns pela detalhada e muito bem feita descrição da corrida. Muito boas as fotos também. Vai ficar para a história. Como conversamos após a prova participei das edições anteriores da corrida da Ponte (1981, 1982 e 1986), e essa certamente foi uma das mais desafiadoras que já fiz mas muito bem organizada.
    Impressionante o seu tempo nas condições da prova (muito sol e calor).
    Grande abraço,
    Jorivaldo

17. Olá
    Realmente essa prova foi muito comentada, tava em todo lugar.
    Algumas provas são mesmo muito caras né...mas no fim vale a pena!!!
    Parabéns pela prova!

Karen Augusto
    diariodecorrida.blogspot.com

18. Jorge
    Parabéns pela corrida e pela descrição da prova.
    Pela seu relato a prova foi maravilhosa e todos que participaram entrarão para a história. Seu tempo mais uma vez foi excelente...
    Forte abraço e bons treinos....

19. Jorgeeeeee!!!!

Espetacular essa corrida, né??? Confesso que o calor deu uma judiada, mas na próxima estarei lá de novo!!!

Agora, encontrar os amigos como você, completou a magia do evento. Esse final de semana foi mais do que especial!

Beijão para você!

20. Caraca parceiro!!!

parabéns por participar desse momento histórico e mandando bem como tem mandado!!!

É muito legal ver amigos correndo tão bem! Isso só me dá mais incentivo para melhorar sempre!!

Um dia eu ainda vou correr uma prova no Rio!! Pode esperar!!!

Abraços e parabens pelo ótimo post!!!

Eu quero ver esse vídeo!!!!!

Leonardo Nista
    www.corroporcorrer.com.br
    @leonista

21. Parabéns Jorge, seu tempo foi excelente.
    Durante o percurso nem uma sombra e o sol tava quente, eu e meus amigos não conseguimos baixar o tempo e ainda ficou muito acima do que fazemos, a corrida tava braba, mas voce tirou de letra.
    Um forte abraço,
    Everaldo

22. Ultra Jorge,

Parabéns pela corrida, sabia que iria registrar bem esse momento ímpar no mundo das corridas, participar de uma prova que ficou tanto tempo "parada" e renasceu com força é muito gratificante!!

Vejo que curtiu bastante a prova e isso é muito bom!!

Ano que vem será uma das que podereir fazer fora da Bahia sem sobra de dúvidas!

Um forte abraço!

Estou esperando a postagem dos vídeos!

Uma ótima semana de treinos!!

Lucas Andrade
    @lucasandradeti

23. E aí Jorge, mandou bem demais, ficar perto dos 100, vc é meio-maratonista de ponta. 1h32, bom tempo. Essa temperatura foi de acabar, mas você já está acostumado ! outra coisa que percebi é que tbm treino subidas e qdo pego uma em prova acho brincadeira em qto os outros só reclamam.
    Abraços, em julho to aí na meia maratona. Abraços, bons treinos !

24. Muito bom o relato. Parabéns pela prova. Nos veremos em julho, se Deus permitir.

25. Parabéns, Jorge pela prova, tempo e pela boa postagem, como sempre , com riqueza de detalhes.
    Um abraço
    Fernando
    www.vivendoavidacorrendo.blogspot.com

26. Parabéns pelo excelente tempo Jorge.
    Realmente esta prova deve ficar marcada na memória de quem correu.
    Fico na esperança de ser realizada em 2012 para que eu possa experimentar este gostinho que você e muitos atletas sentiram neste final de semana passado.
    Um forte abraço e bons treinos.

tutta/ubiratã-50anos
    www.correndocorridas.blogspot.com

27. Parabéns pela sua corrida Jorge e parabéns também pela ótima cobertura do evento, descrevendo tudo em detalhes. Muito legal. Os corredores e/ou leitores agradecem. Abraço. Áureo (de Goiás)

28. Jorge,
    parabéns, cara! legal ter te encontrado depois da prova. Realmente você, de todos que encontrei, era o mais "inteiro"! Depois coloca aí o post com as fotos!
    abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

29. Salve Jorge!!!
    Muito bom seu relato!!
    Eu sofri mas gostei d+ da prova!! Tem dias que é melhor não sair da cama.
    Legal ter te encontrado.
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

30. Parabens Jorge pela prova e pelo tempo,e lendo sua postagem deu para me sentir correndo a prova...

Um Abraço

Irma

31. Olá Jorge,

Ótimo relato e parabéns pela prova! Eu já imaginava que vocês iam "torrar" aí, então resolvi deixar para fritar os cabelos no Rio em Julho mesmo.

Como você é um cara influente, tente conscientizar o organizador que esta prova precisa começar pelo menos 1 hora mais cedo. Aí eu participo!

Abraço!

Claudio Rinaldo

32. Meu, tu voa !!!! kkkk Parabéns guerreiro.

33. Oi Jorge,

Eu e o Vinicius não poderíamos participar desse prova porque nunca corremos uma meia e assim não teríamos como comprovar. Mas para o ano que vem já colocamos no nosso calendário corrístico e certamente estaremos juntos nessa corrida.

Parabéns pela prova e pelo excelente tempo, mesmo com o calorão que se abateu ai no Rio.

34. PARABÉNS AMIGO, O ESPÍRITO SANTO E EU É CLARO, ESTAMOS TORCENDO POR VOCÊ!