segunda-feira, 24 de maio de 2010

Competição nº 205 - Supermaratona de Friburgo 2010

Distância: 50 Kms;
Tempo: 04 horas 12 minutos e 41 segundos;
Local: Friburgo - RJ;
Colocação Geral: 18;
Colocação na Categoria: Não teve; e
Total de Corredores: 100.













Foi realizado ontem Domingo, dia 22 de maio de 2010, aqui na cidade serrana do Rio de Janeiro, à 4ª edição da
Supermaratona de Friburgo, realizada pela PRODESPORTE. Esta corrida estava entalada na minha garganta desde 2008, quando no percurso eu machuquei a panturrilha, para maiores detalhes acessem aqui. Cheguei em Friburgo no Sábado por volta das 16:30 horas, deixei a mochila no hotel e fui pegar o kit da corrida (somente camiseta, número e informativo da prova). Durante a entrega do kit, revi vários amigo(a)s...botamos o papo em dia e logo em seguida retornei ao hotel...Encontrando com os amigo(a)s Alessandro e Bruna que iriam correr os 21Kms. Pois nesta corrida teve o jantar de massas e às 19 horas foi realizado o mesmo, encontrando também vários amigos, jantei um macarrão com molho branco, acho que foi o puto deste molho branco do macarrão que me ferrou durante a prova mas abaixo vocês entenderão o porque...rsss...Já no domingo acordei por volta das 04h 30min, para me preparar para pegar o ônibus da organização que iria sair às 05 horas da manhã para o local da largada, estava frio demais, às 05:15h os ônibus saíram, durante o trajeto na estrada com muita neblina, eu fui revivendo o que tinha acontecido em 2008, alguns corredores que foram correr pela 1ª vez se assustavam com as longas subidas íngremes e comentavam dentro do ônibus...Chegando ao local da largada no Hotel Rio dos Frades em Teresópolis, descemos do ônibus e fomos preparando para a largada, pois a organização colocou café da manhá (café + biscoito) para os corredores numa mesa, muitos corredores usaram o banheiro do hotel e a temperatura estava fazendo 10º, frio demais, tirei a roupa de frio, cliquei alguns amigos e guardei a mochila no guarda volume, que foi no próprio ônibus que fomos...
Júlio Cordeiro de Recife, olha só quem veio nos prestigiar no Rio, grande Flávio ACORJA
Com a Equipe ACORUJA
Com a galera da Equipe Alberto Campos
Pois tentei me aquecer antes da largada por uns 10 minutos, mas devido o frio que estava fazendo foi ruim demais, à largada deu-se às 07 horas e 20 minutos e lá fomos nós para mais uma batalha...Passamos pelo Km 1º com 4 minutos e éramos um grupo de 10 corredores e observei que os corredores olhavam um para o outro, e um dos corredores começou a abrir e se distanciar do grupo e assim foi feito com os demais até o 10 Km o corpo ainda não estava aquecido, pois acho muito ruim correr no frio, prefiro o calor...hehehe... Quando passei pelo 10 Km, eu estava 10º lugar passando na marca dos 43minutos, foi quando sentir uma dor abdominal e em seguida tive que para por cerca de uns 5 minutos, pois meu deu uma diarréia espraguejei a beça, pois achei que estava em uma boa colocação e alguns corredores me ultrapassaram. Voltei logo em seguida para a prova, o ruim quando paramos para recomeçar de novo no ritmo que estava é ruim demais, mais lá fui eu, chegando no 15Km na subida mais íngreme da prova aonde em 2008 a minha panturrilha estourou, fui ultrapassado por + 3 corredores, quando cheguei no Km 21 com com 01 hora e 38min, de novo me deu uma diarréia que me fez parar de novo e foi daí que me lembrei do jantar de massas do molho branco do macarrão que só poderia ter sido o maldito...rsss...Ainda bem que na estrada Teresópolis a Friburgo, existe muito mato...kkk...E lá fui eu de novo fazer o nº 2....rsss...Não me lembro bem o Km que estava correndo mas quando chegou em mais uma subida íngreme, um corredor da equipe Sul Carioca me ultrapassou e na descida eu ultrapassei, pois ele tentou me alcançar em outra subida só que mais acima ele quebrou e ultrapassei ele e fui avançando Km após Kms e passando pelos corredores que me ultrapassaram pelo Kms 21, contei uns 10 corredores que ultrapassei. Passei pelo Km 42 com 3 horas 20 minutos e pelo andar da carruagem vi que não daria para fazer menos de 4 horas e fui fazendo o que eu pude. Nos 50K de ontem, não deu para baixar o tempo em relação ao ano de 2008 em que fiz em 04 h e 00 min, pois acabei fechando os 50K em 04 h 12 min 41 seg, pois durante o trajeto me deu diarréia e tive que parar por 4 vezes....Mais o que me surpreendeu foi uma coincidência inédita em 2008 eu terminei em 18º lugar na geral e em 2010 eu também terminei em 18º lugar na geral.
Algumas fotos do Evento

Minha chegada, registrada pelo amigo Alessandro Augusto
Com a Twitteira Paty
Com os amigos Vanderson e Reinaldo de Minas
AVALIAÇÃO DA PROVA
=> Inscrição: R$ 80,00 reais;

=> Kit:
Apenas camiseta, número e informativo da prova;

=> Percurso: Altimetria difícil, todo de asfalto com várias subidas e descidas íngremes, não teve placas de Kms, mas os mesmos estavam pintados no chão, tentei até marcar no relógio alguns Kms, mas para não ter que ficar olhando direto para o chão e não desconcentrar preferir não marcar todos, o trânsito não foi fechado e tivemos que correr pelo acostamento.

=> Posto de hidratação: Muito bom (Teve vários pontos de hidratação durante o percurso de 05 em 05 Kms, também teve 2 postos de hidrotônico em sacolés e 02 postos de bananas);

=> Medalha:
Só teve para os que completaram os 21Km, para os 50kms só teve troféus;


=> Troféu:
Feito de madeira e acrílico (Bem que poderia ser melhor);


=> Lanche:
01 banana, 01 maçã, suco de manga e biscoito;

=> Posto médico:
Pelo que eu vi durante o percurso, teve 01 ambulância (indo e vindo);


=> Banheiro: Foi usado o do Hotel Rio dos Frade na largada e na chegada foi usado o do ginásio;

=> Prova: Na chegada dentro do ginásio esportivo nos oferecido colchões finos para repouso e para quem quisesse também teve massagista. Achei que a Organização deveria mudar o sistema de premiação, pois para quem fez os 21Kms foi premiado os 5 primeiros da geral, 3 nas faixas etárias e medalhas para todos. Já nos 50K só foram premiados os 5 primeiros da geral e troféus para todos que completassem, acho que deveria fazer a mesma premiação dos que fizeram os 21K. Apesar de não ter conseguido abaixar o tempo nesta prova e ter tido que parar algumas vezes durante o percurso por causa da diarréia, gostei da prova pelo desafio.

Obs: A organização da prova nos informou que a partir deste ano esta prova só acontecerá de 02 em 02 anos, então nos encontramos de novo na linha de largada dos 50K em 2012.

26 comentários:

  1. Jorge,
    qual foi o seu tempo líquido? Aquele tirando as paradas para expelir os líquidos, hehehehehe ...

    Aí, que twiteira é essa meu camarada.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Caramba...com diarréia e tudo conseguiu completar 50km?! Legal!!!
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Grande Jorge.
    Parabéns por cumprir mais uma ultra apesar do maRdito molho branco!

    Vc se esqueceu de descrever no item banheiros: "matinho do km 10", "matinho do km 21", "matinho do km 35" e "matinho do km 42" rs

    Cada corrida é uma história diferente, não é verdade?

    Abs,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns mesmo, amigo!! Conheço aquelas ladeiras desde criancinha (treinei lá por toda a adolescência), e sei que não são nem um pouco fáceis. Bom demais o seu desempenho.

    Só uma dica de quem conhece muito bem o frio friburguense: sem cabelos, use uma touca, e não manguitos. Seu calor escapa quase todo pela cabeça, basta uma touca que já sobra calor para boa parte do corpo. Ss melhores são de tecido técnico. Nunca precisei de proteger os braços do frio, em décadas de corridas em Friburgo - e nos anos 80 só tinham as de lã...

    ResponderExcluir
  5. muito bom !!! conseguir se manter hidratado nessas circunstâncias é difícil ...
    não há uma corrida igual a outra.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo comentário no meu Blog!
    Legal saber que vc também é da FAB, eu servi na 2ª de 92 no IV Comar.
    Parece incrível, mas um colega viajou 700km para fazer a prova em Bombinhas e também teve intoxicação alimentar. No caso dele, nem foi para corrida, foi direto pro hospital, ainda bem que já está melhor!
    Ser corredor não é fácil é lutar contra tudo...
    É isso ai guerreiro, Força, Aérea, Brasil!!!
    @nunesvinicius

    ResponderExcluir
  7. Olá Jorge, bom dia!
    Parabéns meu amigo!! mesmo parando 4 vezes no Pit Stop, no seu caso no foi pra reabastecer, ao contrário, desabastecer,rs.. ainda conseguiu um bom tempo.
    Essa prova é muito dificil devido a altitude e frio e de quebra apareceu essa danada diarreia, Ufa!!voce é fera mesmo, mais uma vez parabens.
    Um forte abraço,
    Everaldo

    ResponderExcluir
  8. Olá Jorge,

    Parabéns por mais uma batalha vencida (e que batalha!). Eu estava babando de vontade de encarar esta prova, mas o tempo apertado de treinos e o fato de ser só três semanas depois da Maratona de SP me desanimaram.

    Tudo bem, no ano que vem eu encaixo no calendário.

    Boas passadas!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Puta Jorge, que macarrão kkkk!!!

    Mas, mesmo assim vc arrasou!!!

    Parabéns por mais um desafio!!

    abração!!! boa semana!! Pri

    ResponderExcluir
  10. Caro Jorge, parabéns pela performance mesmo com essas paradas. Que bom que ninguém perguntou como você fazia para limpar tão rápido e sem papel. O melhor comentário é do Gustavo acima, curto e grosso, ao contrário da diarreia. Grande abraço. Miguel Delgado e Baleias.

    PS. O cara da Acorja que você encontrou é simplesmente o 2º na Hierarquia Acorjiana.

    ResponderExcluir
  11. É Jorge, fica aí a pergunta: Como vc se limpava e tão rápido. Conte mais um dos seus segredos. hjahahahahah
    Grande figura !!!
    Salve jorge !!!

    ResponderExcluir
  12. Bacana esta prova, heim, Jorge! 50 Km não é para qualquer um, não... PARABÉNS pela conquista!

    Muito legal a iniciativa dos organizadores em premiar com troféus todos os concluintes, e não apenas com medalhas...

    Abraço,
    Kleber RG
    "Vida Corrida" - http://kleber-rg-runner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Jorge,

    Descobri seu blog procurando sobre mochilas de hidratação e gostei muito.
    Tenho um site de fotos de corridas www.mediarun.com.br (faça-nos uma visita), por enquanto estou cobrindo apenas os eventos do estado de Minas Gerais.
    Se for possível gostaria que você colocasse nosso site em "Sites de Fotos".

    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Diarreia não. Ninguem merece. Não sei como conseguiu... Vc é fera mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Grande Jorge, parabéns meu amigo por mais uma grande prova. Foi pena aquele desarranjo intestinal mas acontece a quem anda nisto, nós facilitamos e depois acabamos por sofrer.
    Apesar de tudo foi uma boa marca e espero que a recuperação já esteja boa e pronta para novos desafios, que pelo que observo aí no Brasil existem muitos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkkkkkkk...Nem vou zuar pq já aconteceu comigo a diferença é que foi na madruga e era um Biatholon. No dia da prova estava eu lá semi desidratado com quase 2 quilos a menos....kkk E ainda cheguei em 2º lugar, mauzão... kkkk Boa Jorge nessa vc foi guerreiro parabéns...Abrax

    ResponderExcluir
  17. Caro Jorge,

    Só me resta Parabeniza-lo por tamanha façanha pois é certo que por muito menos muita gente teria desistido.
    Forte Abraço e quem sabe em 2012 não estaremos largando junto...

    ResponderExcluir
  18. ótima prova irmão, levando em conta as dificuldades do intestino o percurso e bem punk... no ano passado eu fiz a Meia Maratona e fui o 2º colocado na geral... mais antes da largada fomos até a largada dos 50km de ônibus... na ida fomos a noite não deu pra ter uma boa percepção do percurso, mais na volta depois de deixarmos o pessoal dos 50km, era dia então olhei bem as muralhas que o pessoal dos 50 iriam encarar pela frente até a parte do percurso em que nos largamos nos 21km... dai descemos do ônibus e tive que encarar na perna... só no trote de 1h11'. muito bom o seu resultado irmão... o auxiliar do meu treinador foi o 7º da prova categoria 50-54 também foi bem...

    Abração Irmão
    Weliton Carius

    ResponderExcluir
  19. Esse final de semana foi cagado, literalmente e com o perdão da palavra. Mas nem isso te segurou. Parabéns, Jorjão! Você é guerreiro de verdade.

    O Hoffmann disse que já tá confirmado pra essa de 2012 e me chamou também... Compensa? Pela sua descrição, é uma bela corrida, mas com um custo x benefício meio proibitivo, né não?

    Valeu por conferir o meu relato de PoA. Pra mim as coisas não deram certo dessa vez, mas fica sempre aí a chance de começar de novo.

    Abração e boa semana!

    Fábio

    ResponderExcluir
  20. Nunca tive dor de barriga competindo. Mas treinando, já, e muitas vezes. E das brabas. Na maioria das vezes, completei o treino mesmo sofrendo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela prova Jorge.
    50Kms não é pra qualquer um não.
    E apesar de você ter sido "obrigado" a fazer algumas paradas você mandou muito bem na prova.
    Um dia faço essa prova ainda. Quem sabe em 2012...hehe

    Ahh, e bela coincidência quanto a colocação de 2008 e 2010...
    Bem interessante mesmo.
    Abraço.


    tutta³³
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Chegou bem garoto!

    Bela conquista!

    Um dia (quem sabe) eu chego lá...

    Continue nos inspirando

    Abração

    Rodrigo Xavier
    http://meucorpoativo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. É, esse é tipo da prova que a gente começa pesado e termina bem mais leve... saudações e parabéns por mais um desafio bem cumprido!!

    ResponderExcluir
  24. Fala, Jorge! Nunca escolha molho branco! Rsrs. É que contém leite na maioria das vezes, o que para algumas pessoas, faz ter dor de barriga mesmo!
    Parabéns pela "façanha" de correr com paradas! Deve ser muito ruim!
    Até mais! vou ler os seus outros posts! Estou atrasadíssima, não? Rs.

    ResponderExcluir
  25. Caro amigo correr de pirirí não é facil!
    Super Jorge em ação se superou.
    Avante caro amigo !
    Em agosto vou correr em Friburgo, poderia fornecer o endereço (com telefone) do hotel que voce ficou ?
    Att,
    Guilherme sibilante

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista