quinta-feira, 9 de julho de 2009

Meus Aliados nas Corridas - Chip - Parte 9

Olá amigo(a)s, dando sequência nos meus Aliados nas Corridas, hoje venho falar do CHIP. A cada corrida que nós fazemos, ele vem de uma forma diferente, digamos que ele está em evolução, veja alguns exemplos: Sempre temos que desamarrar o tênis para por o chip e desamarra daqui, amarra dali...e blá, blá, blá...que todos já sabem...

O pior é quando nós concluímos uma corrida e temos que devolver o chip. Daí ouvimos os Staffs nos pedindo de volta o chip. Numa corrida ao cruzar a linha de chegada, eu no maior pic, veio uma menina cheia de marra me pedindo para que eu tirasse o chip, pois dei uma bronca nela, pois disse a ela para esperar que naquele momento não iria tirar porcaria nenhuma de chip, falei que iria esperar a minha frequência cardíaca voltar ao normal.

Até arrumaram uma forma dos corredores colocarem o chip, sem desamarrar o tênis, inventaram o PORTA CHIP, até tenho um em casa mas não me adaptei.Também inventaram o chip abaixo de forma quadrada e até achei pior do que os anteriores acima, pois ele tem 04 furos, na última Maratona do Rio que fiz, quando cheguei na subida da Av. Niemayer, esse chip começou a pressionar o meu pé e começou a doer, ainda bem que no plano tudo normalizou, pois a dor no pé parou, também já ouvi de vários corredores reclamando que não poderia utilizar mais o porta chip acima, neste tipo de chip.Daí pensei numa melhor forma de por qualquer chip, acabei me lembrando daqueles ARAMES que sempre vem nos sacos de pães de forma, e não é que a idéia deu certo, ou seja em todas as corridas que tem chip, eu levo o meu arame e não preciso ficar desamarrando o tênis para por o chip e também não precisa de porta chip...Mais uma aliado meu que se incorporou nas corridas. É muito prático, se você ainda não fez isto, aproveitem a idéia e façam também, é melhor do que ficar desamarrando o tênis.Mais como estamos sempre tendo surpresas no mundo das corridas, acabaram de inventar o CHIP DESCARTÁVEL, pelo que andei lendo será a melhor opção. O corredor não precisará tirar o chip de imediato e nem precisa ficar preocupado se esqueceu de entregar o chip.Bons treinos!!!

26 comentários:

  1. Boa ideia essa do fio. Simplifica tudo. Vou adotar. Parabéns pelo site, é nota 10!!!!!!!!
    Sandro (Curitiba-PR)

    ResponderExcluir
  2. Boas Jorge...

    Esse post é formidável, tu como sempre a explicar como é o funcionamento de tudo no atletismo. e muitas vezes tem que ser mesmo.Porque somos nós atletas amadores que fazemos este desporto.... numa corrida grande o atleta Vip, chega, corre e vai embora... nós chegamos, esperamos, corremos e voltamos a esperar. Eu gosto do Dorsal ( nº de peito), é mais eficaz.

    ResponderExcluir
  3. Por aqui tb é assim,a gente mal cruza a chegada e já vem o pessoal pedindo o chip.Sem falar que na maioria das vezes tem que sentar no chão mesmo.Poderiam fazer uma área maior de chegada,assim não precisaria apressar quem vai chegando.
    boa a ideia do arame,mas acho que eu ia ficar com medo de perder o chip.
    bons treinos,um abraço

    ResponderExcluir
  4. Amiga Isabel,
    Quanto ao seu medo de perder o chip, informo que com o ARAME amarrado certo no tênis não tem problema, pois eu corri a Maratona do Rio assim e não tive problemas.

    Bons treinos,

    Jorge

    ResponderExcluir
  5. Esse chip tipo cartão, de 4 furos (tecnologia Ipico), é extremamente superior aos chips com estrutura plástica (tecnologia ChampionChip).

    Conversei com o diretor técnico da maior organizadora de boas provas de rua do Brasil, que rodou o mundo antes de comprar o sistema de chips deles. Ele me contou que o sistema tradicional erra em cerca de 1% dos atletas, principalmente na largada (muitos sinais de chip simultâneos para serem captados). Quando mais de 1% dos chips erram, algumas corridas acabam não divulgando o tempo líquido, mesmo com tapetes de largada. Parece pouco, mas numa prova com 15 mil atletas, uns 150 deles normalmente ficam prejudicados, e a gente nem fica sabendo - eu já fui "soteado" para ser prejudicado uma vez, é muito triste...

    Os chips Ipico transmitem em mais frequencias ao mesmo tempo, errando muito menos. Por isso, o novo chip 4 furos tem tomado o lugar dos antigos. Ainda bem!

    Ah, eu uso os araminhos desde a primeira vez que usei esse chip. É mesmo muito melhor, e mais fácil de tirar quando estamos cansados...

    ResponderExcluir
  6. Verdadeiro dossiê sobre CHIPS, professor Jorge. Só faltou falar das batatas.

    Tenho convivência pacífica com 99,999% do pessoal do staff, mas que dá vontade de gritar "chip na mão!!!!!" no ouvido de uns de vez em quando, ah, isso dá...

    Abraço e bom final de semana.

    Fábio

    ResponderExcluir
  7. Essa sua dica do arame de pão é muito boa. Já usei e aprovo.
    Fora o precinho ..., hehehehe ...

    ResponderExcluir
  8. Oi Jorge

    Amigo, por aqui ja não se usa estes chips ja a algum tempo. Por aqui usamos o Chip descartável. Fácil, simples, etc. Espero que este chegue ai no Brasil. Otimo post, come sempre. Aquele beijo pra voce.

    ResponderExcluir
  9. Amigo Jorge
    bom post, mais um...
    Por cá na maioria nas provas com chip é o de usar nos ténis (que tem que ser devolvido), mas também já participei em provas em que o dorsal (número de peito) já inclui chip, bastante prático.
    Continuação de boas corridas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oigrande Jorge, vc e as inovações tecnologicas das corridas. Muito bom!
    Vim te desejar tb um ótimo fim de semana com vitórias e proteção de Deus.
    Abçs
    Vânia

    ResponderExcluir
  11. Nada como as experiências das provas rsrsrs... Belas dicas Jorge !!! Quero ver esse chip descartável, vai ser maneiro. Eu sempre uso o porta chip mesmo pq já usava no triatholon, agora vai de cada um rsrs... Abraço e um bom fim de semana de treinos na paz de Deus...

    ResponderExcluir
  12. Jorge, nas corridas promovidas pela Corpore aqui em SPaulo, eles entregam junto com o chip, o araminho, é mesmo muito eficiente. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  13. jorge,

    gostei do tal 'araminho'.

    quando uso vem da organização.

    valeu!

    nadais

    ResponderExcluir
  14. ADOREI a idéia do arame ... já será implantada em minha próxima corrida!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Ideia do arame sera usada cm certeza...haha...Valeu jorge..Grande Abraço

    ResponderExcluir
  16. Valeu Jorge, boa idéia, eu como corredor iniciante vou adotar a sua técnica de colocação do chip.
    Um grande abraço e obrigado pela visita ao Correr é meu SPORT.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Jorge:
    Quer dizer que o chip ficou te pressionando o pé? A organizadora das corridas não forneceram este araminho para você colocar o chip? Aqui em Sampa, a maioria já fornece, e são 2 araminhos. Mas, gostei mesmo deste chip descartável!

    ResponderExcluir
  18. As poucas corridas que fiz já foram com o chip descartável. Bem melhor mesmo.

    De qq jeito, muito bom o seu post, principalmente pra quem está começando agora!

    Jorge é cultura!

    Abraços,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  19. E ae Jorge blz? Aqui é o Roberto de São Paulo lá do onibuspaulistanos. Agora eu tenho tb um Blogspot. Mas não é de ônibus. O meu endereço é www.tvontem.blogspot.com. É sobre as coisas da televisão de antigamente como comerciais de época, chamadas de época de SBT, Globo, Record, Bandeirantes e até a extinta TV Tupi eu tenho alguma coisa. Já vou te add por aqui flw. Abraços, Roberto.

    ResponderExcluir
  20. è incrivel esse bloggeer. Acho um dos melhores, é muita informação sobre as corridas e dicas. Adorei a dica do araminho para amarrar o chip, é uma ideía incrivel que nunca tinha pensado, pois no final da corrida, vc ta cansada e ter que tirar o tenis pra retirar o chip é uma doidera só. Com essa do arame, tudo ficou mais simples.Adotei já.
    Muito sucessos a vc. Você é um pessoa que vale a pena ser amiga. Continue sempre assim.bjos no coração

    ResponderExcluir
  21. Grande cerqueira que Jesus continue te iluminando vc e os seus. Quem vos fala é FRANCO. Fico feliz em vê-lo tão dedicado e tenho muito prazer em compartilhar essa pequena amizade que temos quuando nos encontramos nas corridas. Um forte abraço e ótimos treinos. Estou treinando para a meia maratona e correrei a adidas 26/07 e 19/07 FUZILEIRO. vai correr búzios? Que DEUS TE ACOMPANHE GUERREIRO..

    ResponderExcluir
  22. ótima postagem! essa parada do chip é bacana mesmo.

    em nova iorque eles davam dois fios daqueles de prender fecho de mala, sabe, que você trança o fio e depois ele não volta mais pelo espaço que passou. a desvantagem é que, na chegada, você tem que ir até um dos caras com alicate para cortá-lo e você devolver o chip.

    abraços!

    ResponderExcluir
  23. Boa Jorge.
    Gostei do arame.rsrs
    É um super idéia.
    Pois ficar tendo que desamarrar tênis, amarrar depois, e na chegada fazer tudo denovo é um saco.hehe
    Grande abraço e desculpa pela demora em ler e comentar aqui.
    Mas minha vida anda numa correria só.rsrs

    ---> tutta <---
    ubiratã-pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. OI JORGE! PARABÉNS PELA MATÉRIA SOBRE O CHIP. MEU NOME É EDGLEDSON MEDEIROS. RESIDO NA PARAÍBA E SOU PRATICANTE DO ATLETISMO, ESPORTE PELO QUAL ME APAIXONEI NOS ÚLTIMOS 02 ANOS. GOSTARIA DE SABER, DE SUA PESSOA, COMO FAREI PARA CONSEGUIR VÁRIOS CHIPS, POIS ESTAREI REALIZANDO UMA CORRIDA DE RUA, AQUI NO INTERIOR DA PARAÍBA, ONDE MORO E PRECISAREI DA TECNOLOGIA PARA ME AJUDAR A FAZER A CLASSIFICAÇÃO FINAL. DESDE DE JÁ, AGRADEÇO PELA ATENÇÃO E AGUARDO RESPOSTA. MEU EMAIL É: emhs.medeiros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Excelente idéia!! Excelente blog... parabens, cara!

    ResponderExcluir
  26. Sou profissional de Educação Física, e gostaria de trazer para minha cidade uma corrida de rua com a apuração correta da prova.
    Para isso necessito de orçamentos.
    Acredito que serão aproximadamente 400 inscritos, na cidade de Aracruz - ES.

    Agradeço a atenção e aguardo a resposta.
    27 9809 3354 / 27 9974 6253

    19/05/2012.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista