quinta-feira, 25 de junho de 2009

Aos Maratonistas...

"O texto abaixo me foi enviado pelo meu amigo, Carlinhos, pois o mesmo corre comigo pela ACORUJA...Valeu amigo...É nós na Maratona do Rio..."

Por Professor Carlos Martins
Diretoria Técnica Acoruja

REALMENTE CHEGOU A HORA !

"Muitos treinos se passaram. Pisamos em asfalto, areia, grama, subimos e descemos ladeiras, corremos na chuva, no frio, no calor, com vento contra e a favor, com sono pela manhã, cansado a noite, com algumas lesões pelo corpo, com fraquezas na mente, fortalecido pela força atlética interior de cada um de nós, contra o social algumas vezes e rodeados de amigos em outras. Treinamos vivenciando as palavras fartlek, ritmo, intervalado, competição, alongamento, nutrição, descanso e mais algumas outras do universo corredor. Treinamos certo e errado. Mas treinamos, treinamos, treinamos, treinamos... treinamos muito."


Se você leu o texto acima e se identificou com todas ou a maioria das afirmações com certeza se considere um corredor de maratonas . Não importa se no currículo já tenha completado 50 (cinqüenta), 01 (uma) ou até mesmo seja iniciante na distância, pois devemos treinar com empenho e nunca negligenciar o compromisso. Os corredores de maratona nem sempre são todos os que estão na linha de largada alinhados lado a lado, mas sim, os que encontramos treinando dia a dia com foco na prova desde o início, a meses atrás, e vamos continuar encontrando correndo saudáveis após a prova. Devemos levar para a prova todas as aprendizagens e virtudes que colhemos nos treinos e nunca o vazio. Não tem como em sã consciência realizar uma maratona sem treinos adequados, pois o preço da dívida poderá ser cobrado com danos físicos e psíquicos na carreira atlética. Corram de forma saudável, deixando a insanidade para aqueles que os classificam como insanos porque são incapazes.

"Estamos mais próximos da linha de chegada mas não perto do fim."


As kilometragens altas dos treinos ficaram para trás. Agora na última semana que antecede a prova os cuidados com nutrição, alongamentos, descanso, relaxamento e treinos leves são essenciais. O mais importante é que após o evento os cuidados com a preparação devem permanecer. Sim, UMA MARATONA NÃO TERMINA AO SE COLAR A MEDALHA NO PEITO COMOA MAIORIA ENTENDE. Os treinos devem continuar se possível após uma reavaliação médica (avaliando o estado físico geral), orientação nutricional (alimentos com ação anti-inflamatória e construtora), psicológica (em alguns casos os atletas tomam o desânimo pela prática de exercícios após a prova), avaliação fisioterápica (auxiliando na identificação e reparação dos danos). Posteriormente a isso o treinador dará o suporte com foco na restauração atlética regredindo a planilha de treinos até alcançar um patamar estável e seguro. Nem sempre os atletas amadores tem acesso a essa realidade e os compromissos do dia a dia acabam os afastando desses pontos importantes ao bem estar orgânico. Estejam atentos a qualquer sinal que seu corpo envie em sua rotina pós prova e tomem as providências necessárias. Lembre-se que foram vários meses dando estímulos por vezes agressivos ao aparelho locomotor, ao sistema cárdio pulmonar e até mesmo a saturação psíquica. No retorno aos treinos toda atenção é pouca porque geralmente alguns atletas de elite reagem bem após 48 horas e os amadores podem variar de cinco a quinze dias (podendo ser mais) para restabelecer suas condições físicas básicas, mas como isso não é uma regra , fazer valer a individualidade será o ideal.


"Vamos para a prova, vamos para a glória."


Com certeza será um maravilhoso dia. A emoção estará presente com toda certeza. Correr no maravilhoso percurso do Rio de Janeiro com a organização impecável da Spiridon só deixará a liberdade de correr na mais apurada simplicidade.


- Hidrate-se bem (sem excesso) - Faça alimentações saudáveis (não altere sua rotina alimentar de forma brusca) - Use vestimentas adequadas (evite roupas e calçados novos).


- Use vaselina sólida em partes de atrito corporal - Protetor solar - Micropore (esparadrapo), boné, óculos se for habitual - Alguns suportes como gel de carboidrato, rapadura, sachê de mel e etc. só devem ser usados se já os experimentou nos treinos - Deixe o material todo pronto de véspera.


OBS: Não esqueça seu corpo nem sua alma em casa, leve-os para a prova.


BOA SORTE A TODOS !!!

8 comentários:

  1. Salve Jorge!

    Excelente post: Realista e motivante!

    Abraços

    Alberto Peixoto
    http://overrunning.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. E ae Jorge!!
    Como sempre com grandes textos em seu blog em!
    Ler textos assim nos empolgam e muito!
    Estamos planejando a primeira maratona nossa so ano vem, mas ja sonhamos com isso todos os dias!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Jorge !

    Espero que a galera goste .
    Que venha a Maratona !

    Obrigado

    AMEM SEUS TREINOS

    CARLOS e LETICIA

    ResponderExcluir
  4. SORENO DOMINGO CAMPEÃO!!! ESAR TORCDO PARA QUE DÊ TUDO CERTO PRA VOCÊ E VAI DAR.

    ResponderExcluir
  5. É Jorge! Vamos nessa!!! Primeira maratona ou não é sempre um desafio...

    Boa Sorte para todos nós e nos encontramos no Aterro!

    ResponderExcluir
  6. Belas Palavras,

    Boa Sorte aos colegas que irão correr!

    ResponderExcluir
  7. Show o post!!! Boa prova Jorge p/ vc e toda equipe...

    ResponderExcluir
  8. Jorginho, estamos aqui na torcida de uma excelente prova meu amigo... Vai com Deus amigão... Amanhã conversamos.. Ah, não esqueça das fotos hein!! Abração

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista