quarta-feira, 15 de abril de 2009

Meu Aliado nas Corridas - Parte 6

Bom ano passado postei aqui, algumas dicas sobre os meus ALIADOS NAS CORRIDAS, para quem não teve a oportunidade de ver ou não se lembra é só clicar nos links abaixo, vale a pena dar uma conferida:

Como viver sem música? Simplesmente impossível, nada melhor do que aquela música preferida quando mais se precisa estar longe e sem stress...E dando continuidade nos meus aliados, venho falar de um aparelhinho que evoluiu muito nesses anos, se chama MP4.
Repararam quem é o corredor ao lado...rsss...Nos meus treinos ele tem me ajudado muito, tenho até evoluído, principalmente nos LONGÕES solitários que tenho feito, pois já escutei de muitos corredores que acham o máximo correr ouvindo músicas, mas também já ouvi ao contrário.
Na semana passada quando estava me preparando para fazer mais um treino e fui ligar o MP4, verifiquei que tinha esquecido de carregar a bateria e fui treinar sem ouvir músicas e confesso que fiz um treino horrível, não foi de qualidade, a cada passada que eu dava o corpo não correspondia, foi muito estranho. Daí vocês podem me perguntar? E antes você não treinava ouvindo músicas? Pois é amigo(a)s eu não sei o que aconteceu, só sei que ouvir músicas correndo é bom demais e isso já está fixado na minha mente.
Já venho correndo a uns 6 meses ouvindo músicas e tenho muitas músicas mas as minhas preferidas estão abaixo são: 2 de Rock e 3 de Dance/Eletrônica:
01 - Wish - I Had an Angel Nigthtwish Once;
02 - Iron Maiden - The Trooper;
03 - Dj Tiesto - Fire And Ice;
04 - Growling Machines - Switchback; e
05 - Dj Yasha - I Still Club Trance.
O meu MP4 tem duração de 2 horas e é uma pena, pois às vezes o meu longão passa de 02 horas e fico sem ouvir as minhas músicas preferidas, alguém sabe me informar, se existe algum MP4 que dure mais de 2 horas?
Sei que existem vários sites, para baixar músicas, mais o meu preferido é o 4 SHARED, inclusive as músicas baixadas nesse site são GRATUITAS.
Após pesquisar, achei algumas opiniões de Treinadores, opinando sobre ouvir músicas:

Adriano Bastos - Atleta e Treinador
Motivação, motivante...Distrai o corpo, principalmente para aqueles que tem problemas de que o tempo não passa, ahhh não consigo correr 01 hora, porque não consigo me distrair, acho que a corrida com música nesse sentido se juntam muito bem, uma parceria muito boa. A pessoa acaba se distraindo, quando se ve o treino já se foi.

Miguel Sarkis - Personal Trainer
Ela pode dispertar, emoções fortes, pode trazer super excitação. Se você tiver necessidade fazer alguma atividade controlada na freqüência que você tem dificuldade de manter, porque você não está condicionado ainda vem uma música super estimulante, eu sei que seu coração vai lá em cima e você automaticamente e inconscientemente corra mais rápido.
Marcos Paulo Reis - Prepador Físico
Eu acho em que lugares abrigados, como parques, muito legal, muito seguro. Para quem tá correndo e acha que melhora a concentração eu acho que não melhora, mais quando você corre, tem que estar preocupado com seu ritmo, sua estratégia, sua hidratação, sua freqüência que está fazendo, eu não acho bom, tem que adora.

Renato Dutra - Treinador
Eu acho que tudo que leva o corredor a praticar atividade dele com prazer é válido. E até existe já algumas pesquisas mostrando que dependendo da música que o atleta escuta ele vai treinar melhor do que se ele treinasse sem música. Durante a competição é que eu acho que principalmente o atleta AMADOR ele pode está perdendo o clima o astral de uma prova de rua.
Também saiu uma matéria em uma revista de corridas desse mês, falando que Pesquisadores Ingleses descobriram que pessoas que corriam na esteira ouvindo música animada, como Madonna e Red Hot Chili Peppers, demonstravam ter mais resistênica e atitude positiva.
ALERTA:
Um aviso especial: Nem tudo são flores, a Comissão Européia fez questão de alertar que o uso de MP3, MP4 e etc... em volumes muito alto pode danificar a audição permanentemente. Segundo parecer do braço executivo do blog europeu, 5% a 10% dos usuários do aparelho podem perder a capacidade de ouvir se o utilizarem por mais de uma hora por dia, durante pelo menos 5 anos. Usuários são aconselhados a tomar preucações, tais como verificar se é possível fixar no aparelho um limite máximo para o volume, e não utilizá-lo durante períodos prolongados.
E aí corredores o que vocês acham de correr ouvindo músicas? deixe suas opiniões aqui.
Bons treinos!!!

21 comentários:

  1. Olá grande Amigo!
    Todos os dias o visito mas nem sempre deixo comentário.
    Gosto muito da forma simples e motivante que escreve.
    Aproveito para desejar ao Jorge e aos seus familiares o maior sucesso.
    Grande abraço,
    Luís mota

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Grande Jorge!!!

    Tô contigo em Iron Maiden - The Trooper...sensacional para correr!! Já faz algum tempo que não corro com música, desde que meu ipod queimou devido ao suor heheh... sinto uma falta dele principalmente nos dias que não estou muito afim do negócio heheh
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. fala garoto !!!
    o problema não é o que, mas o como, né? ouvir mp3 nao tem problema, alto é que não, né?
    Eu tenho um ipod shuffle, vale a pena. Paguei 199 em 10 vezes. A bateria dura muito.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jorge, não gosto de ouvir música no treino ou prova, acho que desvia a concentração e incomoda, prefiro acompanhar atentamente os sinais do corpo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Jorge, não gosto de ouvir música no treino ou prova, acho que desvia a concentração e incomoda, prefiro acompanhar atentamente os sinais do corpo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Fala Jorge

    Eu já não consigo treinar sem estar ouvir o meu mp3. Até em prova levo. E em cada ritmo de treino uma tipo de musica.

    ResponderExcluir
  8. Acho que ouvir música em alguns treinamentos é válido, mas quando se trata de uma prova o melhor é se concentrar e não utilizá-lo.
    Como a maior parte dos treinos que faço é à noite e nas ruas, não tenho esse costume de ouvir música justamente pela preocupação com os carros.
    Concordo com a opinião do Professor Marcos Paulo Reis.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Também concordo com a opinião do Marcos Paulo Reis. Até já tentei treinar com MP3 em pistas, parques ou na esteira, mas achei que atrapalhou a minha concentração, além de fiozinho pendurado meio que encher os meus pacovás. Cada um, cada um e vive la différence.

    Abraço !

    Fábio

    ResponderExcluir
  10. não me imagino correndo sem música... você leu o que aconteceu com o meu ipod? hehehe
    entra no blog e leia a postagem 'ipod submarino'.
    abraços!

    ResponderExcluir
  11. pode acreditar, mas não consigo correr ouvindo música. me atrapalha, me desconcentro toda, hehehe.

    abraço
    Stéphanie

    ResponderExcluir
  12. Amigo Jorge
    de momento tenho o meu ipod avariado pelo que tenho corrido sem música, algo que gosto bastante de fazer e que ajuda bastante na melhoria do treino na maioria dos casos, claro que há excepções como sempre.
    Continuação de boas corridas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. faaaala jorge...
    de vez enquando eu corro com meu ipod...
    mas prefiro correr sem, escutando o som ambiente, das coisas que estao em minha volta... pessoas me cumprimentando, carros, passaros, insetos...
    abss

    ResponderExcluir
  14. Musica é uma terapia... execelente post....

    As vezes corro ouvindo música... mas acabo me enrolando e até mesmo ficando irritado com os fios, o negocio agarrado no braço... principalmente no calor.

    Mas a música ajuda muito...

    Grande abraço,
    Wlad

    ResponderExcluir
  15. Jorge,
    Excelente post.Eu usava um no óculos de sol,mas quebrou e ainda não mandei consertar.Gostei tb dos "äliados".
    Estou viajando amanhã pra maratona de Floripa.
    Abraços Pernambucanos,
    Júlio

    ResponderExcluir
  16. o jorge não se preocupe ainda vamos ter muitos km pela frente hahahahah, ah tbém gostei dessa matéria do mp3, não sei na minmha mente correr longo sem música é terrivel rs... só nas provas mesmo onde estamos com a adrenalina bombando é q conseguimos né!
    bju e obrigado

    ResponderExcluir
  17. Música nunca é de mais né, inda correndo, aí que é gostoso mesmo.
    Bom fim de semana e boas corridas.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Jorge:
    Muito obrigada pela força nestes dias todos (mesmo à distãncia, o seu apoio foi fundamental) e pelas mensagens no blog! Estou bem melhor e espero recuperar a visão normal em 6 meses! Já estou enxergando melhor! Em 2 meses, volto aos treinos! E música, não só ajuda nas corridas como também quando a gente não pode enxergar nada! Daí, a saída é "ouvir alguma coisa". Mas eu, particularmente, não costumo ouvir nada durante os treinos ou provas. Acho que é questão de costume, né? Até breve! Bons treinos!

    ResponderExcluir
  19. Fala mestre!!! Estou lendo o seu blog pela primeira vez e gostando muito, é uma ótima fonte de inspiração e informação para corredores principantes como eu.

    Mas falando sobre o assunto do post eu só uso MP3 quando corro na esteira. Quando tentei na ciclovia foi complicado fiquei muito desatento e quase fui atropelado por uma bicicleta... :-)

    A propósito, nunca imaginei que você gostasse de música eletrônica... :-)

    ResponderExcluir
  20. Olá Jorge.
    Quanto a correr ouvindo música eu nunca corri.
    Pra dizer bem a verdade não acho legal ter aquele foninho "enfiado" dentro do ouvido de jeito nenhum. rsrsrs
    Abraços.

    ...tutta...
    ubiratã-pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Caro Jorge,

    Engrossando a lista de comentários ficarei agradecido se puder responder. Vi que você tem um tênis da sprint tenis, o que você achou dele ?

    No mais, bons treinos !

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista