quarta-feira, 29 de abril de 2009

Exercícios na Poluição...

Um dia desses, um amigo me fez a seguinte pergunta:

Jorge, porque você corre tanto na rua? Não é perigoso? Como fica a POLUIÇÃO dos carros?

Dei a seguinte resposta: Sim é perigoso, sim o ar às vezes por onde eu passo é poluído por causa dos carros e principalmente aqueles que soltam fumaça negras do cano de descarga, e disse mais, pois no dia da corrida, aonde elas são realizadas, não são nas ruas (no asfalto) e de vez em quando, até dividimos a corrida com os carros, pois é, já que acontece isso conosco, eu treino mesmo na rua e falei que se temos metas a cumprir temos que adaptar o nosso corpo a correr na rua entre meio a poluição também. Disse a ele que também tomo os meus cuidados, não saio por aí correndo que nem um abestalhado, se passa algum carro soltando fumaça negra eu prendo a respiração por uns instantes ou pego a camiseta e coloco no nariz...Realmente correr na rua pode ser perigoso, mais se o corredor(a) tomar alguns cuidados a corrida até que é legal.

Daí eu pesquisei na internet sobre o assunto e achei a seguinte matéria abaixo no blog do Newton Santos, Leiam:

Todos sabemos a importância da realização de exercícios físicos para a melhoria da nossa saúde. Entretanto, quando presenciamos pessoas realizando atividade física, em meio a fumaça dos veículos, no caos das grandes cidades, pensamos: será que correr pelas ruas da cidade com toda essa poluição do trânsito faz mal a saúde?

Segundo Newton Santos, licenciado em educação física e especialista em medicina do esporte pela UFRGS, praticar exercícios nessas circunstâncias é menos prejudicial do que ficar parado sem fazer atividade física alguma!

Segundo o especialista, "ninguém se contamina mais pela poluição por estar fazendo exercícios".

Quando corre, acrescenta, "a pessoa respira mais ar, do mesmo jeito que a inspiração fica acelerada, a expiração também se torna mais rápida, o que possibilita maior eliminação dos gases venenosos instalados."

Portanto, mexa-se e comece a correr!!!

PS: NÃO É QUE EU GOSTO DE CORRER INALANDO FUMAÇA, EU TAMBÉM PREFIRO CORRER EM LOCAL ARBORIZADO, SEM NENHUMA POLUIÇÃO, MAIS CORRO NA RUA PARA ADAPTAR O MEU CORPO A POLUIÇÃO, JÁ QUE EM ALGUMAS CORRIDAS CORREMOS INALANDO FUMAÇA.

Será que nós corredores, teremos que fazer a mesma coisa, conforme o desenho acima, será que teremos que correr usando máscara... E aí corredor(a), o que vc achou da matéria, de sua opinião...

10 comentários:

  1. Nossa Jorge, sempre tive essa dúvida quando corria! Vai-se fazer o quê se não corrermos na rua, vamos correr onde né? Ficar dando voltas e voltas numa pista pra mim não rola, é demais para minha sanidade mental :)

    ResponderExcluir
  2. Acabei de voltar de um treino na poluição. É perceptivel a diferença entre esse ambiente e um ambiente arborizado. Mas o negocio é esse, o importante é correr, não importa onde


    Abraço

    ResponderExcluir
  3. OI, Jorge, desculpe-me a ausência!
    Sobre o assunto postado, eu não gosto de sair por aí inalando fumaça! sabe que fico até com dor de cabeça? Eu prefiro um local bem arborizado! Bons treinos!

    ResponderExcluir
  4. Salve Jorge !!!
    Eu gosto da sua frase: Adaptar o corpo a corrida.
    Passei a introduzi-la nos meus treinamentos.
    O papo é mais ou menos aquele do longão que vc fez no Aterro e que o pessoal parou. Os caras vão correr 3/4 da prova com o sol das 9 hrs e não querem preparar o corpo para tal.

    ResponderExcluir
  5. Além da poluição, ainda tem o problema do trânsito em si, Marcelo Fromer e tantas outras vítimas dele que o digam (se pudessem).

    Seria bom se existissem, como citou a Mayumi, muito mais lugares arborizados e seguros para a prática esportiva. Mas nem sempre eles estão à nossa disposição, próximos e acessíveis. Além do aspecto lembrado pelo Rodrigo, não é todo mundo que tem abstração suficiente para girar indefinidamente em torno do eixo.

    Enquanto isso, é bom pelo menos saber da conclusão desta matéria. Menos mal correr com o nariz no escapamento do que não correr. Sigo então fazendo os meus longões na hora do rush, que infelizmente é a única que eu tenho para treinar.

    Valeu, Jorge ! Sempre trazendo, como eu repito sempre, assuntos do nosso interesse.

    Abraço e bom feriado !

    Fábio
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, escrevendo posts excelentes. Valeu Jorge!

    Eu tenho a sorte de que por aqui o que mais tem são áreas arborizadas para correr, que chamamos de "paths". Portanto não lido com poluição ou carros.

    Parabéns por mais um excelente post amigo.

    Ah, tb muito grata por visitar o meu novo blog. Pode deixar que a prioridade será o Blog em Português.

    Bom fim de semana.
    Sandra

    ResponderExcluir
  7. Parabéns meu amigo muito show esse post. Gostei do desenho.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. KKKKK! Me diverti neste post...
    "Mexa-se ! Melhor correr inalando gás carbônico, do que não fazer nada!!" Chutou o Balde, heim Jorge ? Muito bom hehehe!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. ótimo texto. realmente eu nunca tinha parado pra pensar nisso...

    ResponderExcluir
  10. Exelente materia Jorge,corri hoje no meio da rua pela primeira vez...sempre corri em lugares destinados a corrida....e resolvi fazer meu treino no meio da rua entre os carros...realmente fiquei com essa preocupação...

    Fico mais tranquilo agora,rs..

    Grande Abraço!!

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista