quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Psicologia no Esporte - Parte 1

Olá amigo(a)s corredores, no início desse mês (Fevereiro) quando corri o DESAFIO DO CRISTO, no Kit da corrida continha: Número, Chip e uma Revista chamada Tri Sport, e alguns dias atrás comecei a ler e um artigo me chamou muita atenção e fique analisando, Eu já corro a 8 anos e já vi de tudo acontecer nas corridas...Por exemplo, atletas vencendo, lesionando, passando mal, desistindo de correr e inclusive atletas já até me mandaram mensagens dizendo que estavam se sentido desmotivado a correr e etc...Gostaria de compartilhar com vocês o artigo abaixo que saiu na Revista Tri Sport de Nº 74, de Novembro 2008, peço a vocês que leiam e reflitam, veja se vale a pena desistir desse esporte tão maravilhoso que nós fazemos parte, espero que o artigo abaixo ajudem vocês.


"TENHO ME SENTIDO DESMOTIVADO DURANTE OS TREINOS, E PERCEBO QUE ISSO ESTÁ INTERFERINDO NO MEU DESEMPENHO. QUE ATITUDE EU DEVO TOMAR ?"

Em primeiro lugar verifique que objetivo deseja atingir, depois responda as seguintes perguntas:

- Você está treinando para alguma prova
?
- Sua performance neste momento e o tempo disponível para aperfeiçoá-la estão sincronizados com seu objetivo
?

Pois é possível que tenha traçado uma meta um pouco distante da sua realidade atual. Se isso estiver acontecendo, você pode se sentir frustrado e desmotivado ao não perceber muita evolução nos treinos. Estar indeciso sobre o que realmente deseja no esporte também pode afetar sua motivação. Sente com seu técnico e converse sobre o que está sentido - desde quando passou a ser sentir assim, e se a falta de motivação é a mais frequente antes, durante ou após as sessões de treinamento.

Caso sua principal prova esteja distante, inscreva-se em outras menos importantes, como corridas de rua. Estipule metas a curto e médio prazo. Conquistar pequenos objetivos fará com que resgate sua confiança, melhorando sua motivação.

Acreditar que pode alcançar o que deseja, ter pensamentos positivos, bloquear negativismos e apreciar o que está fazendo ajudam a desenvolver a confiança.

Lembre-se que o cansaço pode ser confundido com a falta de motivação. Será que não está hora de relaxar um pouco, diminuir o ritmo, e resgatar aquele prazer que o fez inciar no esporte ?
Talvez isso faça-o perceber que seus verdadeiros objetivos são outros. Pense nisso!


Nicole Tauchmann
Psicóloga do Esporte

DEIXO ABAIXO UMA MENSAGEM PARA VOCÊS:

As história da vida de um atleta são cheias de curiosidades. Muita gente se pergunta como uma pessoa pode viver do esporte, ou como é a sua rotina, como organiza seus treinos, lida com os patrocinadores, família e amigos. A verdade é que a vida deles é igual a nossa. A diferença está na cabeça de cada um. Enquanto não tivermos um objetivo, uma meta, ou um sonho claro, fica muito difícil evoluir e se desenvolver.

Eu aprendi isso, e muito bem nesses últimos anos.

Um abraço e bons treinos.

12 comentários:

  1. Valeu o post!!!
    Preciso colocar uma meta e organizar a minha vida de corredor. Procurei uma assessoria, mas vou optar por segurar a onda, quero colocar o Gabriel na natação e a grana vai fazer falta. Eu me viro sem assessoria e ele não se vira sem uma aula de natação.
    Já separei vários textos do Copacabana Runners, que o Márcio Santana me indicou e vou me preparar.
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Parabén pelo post Jorge! Realmente para conquistarmos qq coisa na vida tudo fica mais quando estipulamos metasd para isto...
    abços ..boas corridas!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nao sei que o jkl338801, falou, mas dou razão. Jorge, os meus parabens por mais um post maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Como não sabe, Carlos ? Ele falou 酒店小姐,酒店打工,酒店兼差,酒店經紀人,伴唱小姐,伴唱小姐,伴唱小姐,酒店小姐,酒店打工,酒店兼差,酒店經紀人,伴唱小姐,禮服店,制服店,便服店,鋼琴酒吧,KTV酒店,假日打工,暑假打工,童裝批發, ora essa ! É mais ou menos como dizem os nossos queridos amigos mineiros: "O que é uai ? Uai é uai, uai !".

    Abraços a todos. E obrigado, amigo Jorge, por abordar mais um assunto bastante interessante aqui no blog.

    Fábio Namiuti
    http://fabionamiuti.hd1.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É isso aí Jorge.
    Sem meta não se chega a lugar nenhum.

    Abraços e ótimos treinos pra você.


    ...tuttA...
    ubiratã-Pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Hi Jorge

    Que legal este post. Engraçado que outro dia falava sobre isto enquanto corria 14km com um frio que doia todos os ossos e em uma trilha coberta de neve. Falava ao meu companheiro de corridas o Mark 'estou meio cançada de treinar tanto; me sinto meio desmotivada". Depois da corrida e para nos aquecer paramos para tomar um chocolate quente e começamos a discutir porque me sentia assim. Cheguei a conclusão que estou mesmo é sofrendo de "winter blues" ou seja, estou de saco cheio de treinar em temperaturas tao baixas e com neve o tempo todo. Isto tem me deixado um pouco deprimida. Entao me concentro no meu objetivo que é fazer uma boa maratona no dia 11 de Abril. Tendo isto em mente tem me ajudado a me concentrar nos treinos e ficar motivada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo, bom dia!
    É isso Jorge, sempre motivando a gente, né? valeu!
    Um forte abraço e bons treinos.
    Everaldo

    ResponderExcluir
  8. isso aí, jorge! é sempre bom correr, principalmente se for atrás dos nossos objetivos!

    respondi teu comentário lá no meu blog! volta lá depois pra ler!

    ResponderExcluir
  9. Ola Jorge.
    Quero agradecer a você por me desejar boa prova na Rústica São José dia 08/03.

    E vou fazer uma pequena correção sobre o que você disse lá, ok?

    A inscrição é barata sim, graças a Deus, por aqui a maioria das provas são assim.
    Agora quando você citou a “cidade de vocês”, só quero deixar bem claro que eu moro em Ubiratã, e a prova é em Campo Mourão, ok?
    Acho que você deve ter confundido, mas tudo bem, dá nada não.rsrsrs
    E concerteza dará muitos atletas bons por lá sim, devido a premiação ser boa também.
    Pena só, é que os atletas que não sejam de Campo Mourão terem que pagar a inscrição e não poderem concorrer ao prêmio na categoria.

    É isso aí Jorge.
    Abraços e ótimo carnaval pra você.


    ...tuttA...
    ubiratã-Pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Excelente post! De fato, saber do porquê da falta de motivação sempre ajuda a resolver os problemas. Gostei do post da running girl, ao falar dos winter blues. Sofro disso também aqui no sul, tempo quase sempre nublado, dia curto, vento, frio, chuva...embora atualmente eu sofra mais de tendinite blues, mas não importa, sigo levantando peso e nadando, um abraço!

    ResponderExcluir
  11. É verdade Jorge, já até comentei com vc ano passado que eu estava me sentindo exatamente como diz a matéria, ou seja, totalmente desanimada por certos acontecimentos que me entristeceram... Mas, com muito esforço voltei a participar de uma corrida aqui , outra ali, e não demorou muito para recuperar o ânimo e voltar a treinar e competir com alegria como sempre fiz a tantos anos . Um beijão da amiga, Raquelzinha.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista