segunda-feira, 17 de março de 2008

MUSCULAÇÃO

Bom meus amigo(a)s na Quarta-feira passada dia 12.03.2008, iniciei as aulas de Musculação, para reforço muscular, na Comissão de Desportos da Aeronáutica, como eu já tinha postado aqui anteriormente no meu Blog, esse complexo de Desportos fica dentro da Universidade da Força Aérea, veja a seta vermelha indicando onde fica o ginásio da sala de musculação.
Bom apesar de competir durante 7 anos eu nunca tinha entrado em uma sala de musculação, é acreditem... nunca mesmo... Para eu reforçar as musculatura eu andava de bike ou corria em morros, abaixo segue os aparelhos que o meu professor passou para fazer: Bom não basta só mostrar os aparelhos tem que fazer né, veja eu fazendo um dos exercícios abaixo...
PARA OS MEMBROS SUPERIORES: 12 REPETIÇÕES
PARA OS MEMBROS INFERIORES: 20 REPETIÇÕES
1 - APARELHO PARA FAZER AGACHAMENTOS PARA PANTURRILHA (PARA MEMBROS INFERIORES): Fazer 3 séries de 20 repetições - Carga de 47 Kilos por série
2 - APARELHO BARRA FIXA PARA FAZER ABDOMINAIS LEVANTANDO AS PERNAS - Fazer 3 séries de 20 repetições
3 - PRANCHA PARA FAZER ABDOMINAIS (PARA MEMBROS DO ABDOMEN) - Fazer 3 séries de 20 repetições
4 - SUPINO SENTADO LIFE (PARA O MEMBROS SUPERIORES) - Fazer 3 séries de 12 repetições - Carga de 40 Kilos por série
Abaixo instruções para fazer no aparelho acima
5 - BÍCEPS SENTADO LIFE (PARA OS MEMBROS SUPERIORES) - Fazer 3 séries de 12 repetições - Carga de 35 Kilos por série
Abaixo instruções para fazer no aparelho acima
6 - APARELHO PARA PANTURRILHA SENTADA (PARA MEMBROS INFERIORES) Fazer 3 séries de 20 repetições - Carga de 25 Kilos por série7 - CANELEIRAS (PARA MEMBROS INFERIORES) - Fazer 3 sérires de 20 repetições para cada perna para frente e para trás - Carga da Caneleira 5 Kilos por perna
8 - APARELHO CADEIRA FLEXO EXTENSORA (EXERCÍCIOS PARA O ABDOMEM) - Fazer 3 sérires de 20 repetições - Fazer Abdominais de barriga para baixo
9 - APARELHO CADEIRA ADULTORA - (EXERCÍCOS DE ABDUÇÃO DE QUADRIL) - Fazer 3 séries de 20 repetições - Carga de 17 Kilos por sérieEu e o professor Sargento Leopoldino este cara é fera, muito obrigado pelas orientações meu amigo.Abaixo fizeram uma caricatura dele falando: "APRENDA A SUPORTAR A DOR, O CANSAÇO E A FADIGA SEM QUEIXAR-SE, SEJA MODERADO EM SUAS NECESSIDADES". Conclusão: Lembro também que a minha intenção em fazer musculação não é para ficar com o corpo todo hipertrofiado (cheio de músculos) a minha intenção é só para não ter lesão nas corridas e para quem não faz ainda eu indico fazer o mais breve possível. Caramba na semana passada um dia após eu fazer a minha primeira aula de musculação o meu corpo ficou todo dolorido, mais não se assustem o meu professor me informou que é assim mesmo no primeiro treino.
P.S: Viu meu grande amigo RÉGIS de São Paulo www.vivendoecorrendo.blogspot.com faça que nem eu não perca mais tempo hein... Entre para uma academia para fazer reforço muscular, não precisa dizer mais nada né, você sabe o que eu estou falando...

11 comentários:

  1. Parabénssssss pela inciativa Jorge!
    Agora que ninguém te segura...rs
    Posta vc em todos os aparelhos.. será legal!
    Eu, particularmente, não gosto mto de enfrentar os aparelhos de musculação...Fiz por um tempo por recomendação do ortopedista devido a sempre lesionar o joelho...
    Tava em séries com 15 a 30k, dependendo dos aparelhos...e Essa caneleira aí a minha era de 6kg..rs
    Mas, como sou teimosa, abandonei a musculação e fui pra localizada...
    Tbém senti q foi bom...Mas...
    estou retornando pra musculação...Pq??? PQ É UM BEM NECESSÁRIO...eheh
    Abços e tenha uma ótima semana
    Treine pra valer e excelentes resultados..

    ResponderExcluir
  2. gde amigo jorge. obrigado pela lembramça...amigo passe seu e-mail preciso falar com vc...Regis

    ResponderExcluir
  3. Aê, Jorge!

    Obrigado pela visita e mensagem.

    Sempre vejo seu blog! Sempre muito completo e legal. Parabens!

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Olá Jorge

    para quem faz atletismo, é muito bom fazer manutenção doa parte superior do corpo, mas cuidado nao abusa depois as moças vão correr atras de vc (risos)

    ResponderExcluir
  5. Olha.. esse é o caminho viu??? Eu já postei no blog uma matéria sobre a importãncia da musculção para evitar lesões. Eu mesma sentia muitas dores no joelho e depois de um professor meu, ex competidor em pistas de atletismo me deu a dica da musculação para fortalecimento dessa região e de tantas outras, como a panturrilha, as coxas e mesmo os braços, nunca mais senti essas dores na vida!!!!
    Parabéns...agora o céu é limite pra ti!!!

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Grande Jorge, eu vi sim que você encontrou o pessoal da Play lá em Paraty. Pena que eu estava sem tutu e por isso não pude ir. Ultimamente só tenho treinado mesmo, a falta de grana tá pesando.
    Qto ao CD, agradeço muito Jorge mas não vai sair caro para vc se for me enviar por correio? Não é melhor eu entrar em contato com a pessoa aqui de sampa para quem vc enviou?
    Gde abraço
    Thiago

    ResponderExcluir
  7. Legal, Jorge, muito interessante o assunto, parabéns pela iniciativa de abordá-lo no blog. Parece ser bem bacana e completa a sua série.

    Apesar de ter metas bem modestas na corrida, acho que a musculação é muito importante para todos, principalmente os que querem encarar distâncias maiores em provas. Faço musculação desde a preparação para a minha primeira São Silvestre, em 2005, e ela sempre me ajudou bastante no aspecto da resistência muscular.

    Como você é um camarada que já tem um talento natural para a corrida, pode ser realmente que não dependa tanto dela, mas assim mesmo, certamente a musculação também vai te ajudar na preparação para as próximas corridas. Depois conte para a gente como foi na prática, ok ?

    Um abraço e bons treinos !

    Fábio

    ResponderExcluir
  8. Grande Jorge!

    Faço musculação há 10 anos, e realmente faz diferença, viu?

    E vc falou tudo: não é pra virar um HE-MAN...é pra nossa saúde!

    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  9. Jorge,

    começamos musculação praticamente juntos... estes aparelhos parecem mais pertencentes a uma sala de tortura... vou ver se levo a máquina digital na 3a. feira e posto no meu blog o que eu faço... mas minhas repetições são um pouco diferentes das tuas... membros superiores 3 x 15, abdominais 2 x 30, membros inferiores alguns 3 x 15 outros 3 x 20. Maiores detalhes na 3a. feira se quiseres trocar figurinhas :-)

    Bom findi e não te lambuza nos chocolates!

    ResponderExcluir
  10. Fala Jorge!

    Hehe, esse Sargento Leopoldino parece gente finíssima! Muito bom seus textos e fotos, parabéns! E parabéns também pela prova dos militares! Para mim a premiação é irrelevante, pois eu nunca chego lá mesmo..rs... mas acredito que mesmo para corredores rápidos como você outros pontos da prova como estar com os amigos e se divertir devem ter sido bem positivos!
    Muito bom hein, 139 provas é suficiente para ter muuuuitas medalhas, e no seu caso imagino que também tenha muitos troféus. Parabéns!

    Também quero lhe agradecer pela visita e te retribuir o Feliz Páscoa!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Pelo que vi, na maioria das vezes você faz séries de 20 repetições. Para nós corredores, é isso mesmo. De acordo com o meu treinador, o Beto, essas repetições devem ser executadas rapidamente, e não devagar, para que ganhemos resistência e explosão. Caso contrário, vamos hipertrofiar os músculos. Faço musculação desde 2002, na época em que comecei a correr.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista