domingo, 12 de março de 2023

Memórias de um Corredor - Parte 56 - Travessia Petrópolis x Teresópolis

Sábado, dia 11 de março de 2023, Eu e mais 15 amigos se reuniram para correr no Parque Serra dos Órgãos realizando a dura Travessia Petrópolis x Teresópolis.

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como corrida, escalada, caminhada, rapel e outros, além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 Km de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas. O parque foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro.
Na sede do parque em Petrópolis
Fui com os amigos Giovanni e Helena(obrigado), chegamos na sede do Parque de Petrópolis por volta das 6:40 horas da manhã, onde alguns amigos já se encontravam no local, nos preparamos e ficamos aguardando o restante do grupo chegar para começarmos o treino, assim que o último chegou entramos na portaria do parque, entregamos o termo de responsabilidade e registramos uma foto com todos juntos.

Em 2015 eu tinha feito uma parte dessa trilha com outros amigos começando por Teresópolis e indo até a Pedra do Sino e retornando dando 15 Km e em 2017, fiz a outra parte começando na sede de Petrópolis e subindo até o Castelo Açu e retornando dando 18 Km. Por conta de compromissos não tinha dado ainda para fazer essa travessia completa e ontem o sonho foi concretizado.

O sábado estava perfeito para correr, estava nublado e com a temperatura amena, após alguns registros de fotos, iniciamos o treino às 7:40 horas da manhã, cada um foi no seu ritmo, como estou voltando de lesão e sem muito ritmo ainda, fui subindo bem devagar a montanha e quanto mais subíamos a respiração ia ficando ofegante estava um pouco cansado, ainda mais que no dia anterior, por conta de um compromisso familiar, pedalei 30 Km. os amigos voaram morro acima, ficando para trás eu e a Cid. Íamos subindo morro acima, correndo e alternando com caminhada a subida é bem íngreme. Quando chegamos lá pelo 5 Km, a neblina tomou conta do local que não dava para avistar nada da cidade lá embaixo. Fomos prestando atenção na setas e nos totens de pedra para não errar o caminho, apesar que em algumas partes lá em cima e o com o mato alto não dava para ver a seta e nos perdemos, mas logo achamos a trilha certa rapidamente, alcançamos o Castelo do Açu que são uns paredões gigantes de pedra, não lembro com quanto quanto Kms chegamos lá em cima, também não perdi muito tempo lá parado para não perder a Cid do meu visual, porque ela já tinha feito essa travessia algumas vezes e eu ainda não tinha feito e estava com medo de me perder lá em cima, passamos pelo abrigo onde os caminhantes pernoitam lá em cima e prosseguimos em frente, sem ritmo de subida já estava cansado e a Cid ia registrando o percurso com fotos e eu ia filmando algumas partes, lá em cima a todo instante o tempo mudava, o percurso estava bem molhado devido as chuvas e com muitos charcos, tinha uns lugares lá em cima que quando pisávamos afundava os nossos pés na lama, a Cid indo sempre a minha frente e ia me dando algumas dicas, quando ela afastava de mim ficava me aguardando mais a frente até eu chegar nela. Era um tal de sobe e desce que as pernas já estavam pesadas e muita cansado...Tínhamos que descer com maior cuidado porque as pedras estavam escorregadias, tinha hora que descia com as mãos no solo também porque o tênis mesmo de trilha estava escorregando e qualquer tombo naquelas pedras poderia ser fatal. Não lembro em qual ponto, mas chegamos numa descida íngreme que para descer tivemos que tomar muito cuidado porque tinha de altura quase 2 metros. Chegamos num local que se chama elevador é uma pedra enorme onde o parque fincou vários vergalhões conforme uma escada, contei 67 degraus...ufaaa...A Cid me chamando bora Jorge que a pior parte ainda não chegou, ela me falou que a pior parte era do Cavalinho, como ainda não tinha feito essa travessia eu não imaginava como era esse tal de cavalinho, passamos pela pela Pedra da Baleia e outros locais que não lembro, chegamos nesse tal de Cavalinho, pois quando chegamos lá misericórdia é um paredão de pedra que se a pessoa der um vacilo, pode cair lá de cima e morrer, para nossa sorte o amigo Giovanni estava nos aguardando e nos puxando para atravessar essa local chamado cavalinho...ufaaa...Mas à frente tinha uma enorme escada de ferro para subirmos mais ainda, o ideal também era ter essa escada de ferra para subir no cavalinho. Chegamos na entrada que leva o Pedra do Sino, como a Cid estava mais a frente, perguntei a ela, se ela não ia subir? Ela respondeu que não, daí falei com ela, já que estamos aqui vou lá, mais abaixo ia o Giovanni e Helena que não tinha subido a Pedra do Sino e como estava de carona com eles, resolvi não subir também, apesar que a Pedra do Sino não estava muito longe acima não, comecei a descer toda, porém toda essa decida até chegar na sede do parque de Teresópolis tem muitas partes com muitas pedras com limo pelo caminho e não dá para descer correndo forte, foram alguns Kms alternando com corridas e caminhadas até porque já estava esgotado da primeira parte do percurso de tanto subir e descer, fui descendo sozinho, por volta das 15:30 horas da tarde o tempo se fechou novamente com neblina e começou a chover pouco, fui descendo a por volta das 16 horas da tarde o tempo estava tão fechado com neblina e lá dentro do parque tem muitas partes lá com arvores enormes no caminho que parecia que estava noite, fui descendo com cautela, mas teve uma hora que escorreguei e levei o maior tombo, mas não me machuquei. Cheguei na parte do estacionamento do parque onde os amigos estavam me aguardando o GPS marcava 24 Km e o Barros começou a botar pilha dizendo que tinha que fazer 30 Km, porque alguns amigos fizeram, já que tinha que descer até a portaria do parque, eu e a Andresa fomos descendo correndo quando chegou na portaria do parque o GPS marcava 27 Km, faltavam 3 Km para completar o treino e enquanto os amigos não chegava eu ia e voltava 500 metros até completar os 30 Kms. Finalizei o treino com 9 horas e 2 minutos. Foram os 30 Kms mais longo, desafiante e com muita dificuldade que fiz até agora. Muito obrigado Cid e Giovanni pelo apoio durante o percurso, vocês dois foram fundamentais para que esse sonho se concretizasse. ⛰️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷
Começando a subir
Chegando no Castelo Açu (Valeu Cid)
Em alguma parte do percurso lá em cima
Atravessando o cavalinho (valeu Giovanni)
Passando pela Cachoeira da noiva
Final do longão na sede de Teresópolis
OBS: Essa travessia é uma atração a parte, considerada por muitos como a mais bonita do Brasil, porém perigosa demais, principalmente em época de chuva tem cerca de 30 km e liga as Sedes Petrópolis a Teresópolis. Para quem faz caminhando normalmente faz em três dias, com pernoites nos dois abrigos de montanha do PARNASO ou nas áreas de camping adjacentes, ela passa por paisagens belíssimas. Mas para quem corre como nós fizemos ontem fizemos em menos de 1 dia. Não recomendo fazer essa travessia completa toda sozinho, é bem perigosa com risco de morte, principalmente quando chega na área de subida CAVALINHO, para quem for fazer a travessia completa sugiro contratar um guia de turismo. A entrada no parque antes era paga, atualmente é gratuita, bastando levar impresso o termo de responsabilidade com identidade para entrar no parque. Pois o parque não se responsabiliza por algum acidente, caso o atleta venha se acidentar. Sugiro também não deixar o carro na entrada da sede de Petrópolis e sim na sede de Teresópolis, que onde será o fim da travessia e nessa sede o espaço para estacionamento é maior do que na sede de Petrópolis. Como deixamos o carro em Petrópolis, penamos ontem para conseguir um UBER que nos levasse até lá, muitos aceitavam a corrida e quando via que a corrida era para Petrópolis desistia, ontem só conseguimos um UBER porque o motorista aceitou a corrida, mas não prestou atenção para onde era.

Parabéns a todos que participaram desse treino!!!⛰️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷