terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Memórias de um Corredor - Parte 55

Domingo de carnaval, dia 19 fevereiro 2023, foi dia de longão e retornar num lugar que amo correr. Foi dia de treinar no Parque Estadual da Pedra Branca em Jacarepaguá.

O Parque Estadual da Pedra Branca é uma unidade de conservação ambiental, situada na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. É considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 12.500 hectares de extensão.  Onde tem a famoso Pico da Pedra Branca, com 12 mananciais, fontes dágua que abastece a cidade do Rio de Janeiro em Jacarepaguá, com a altitude de 1.025 metros de altura e a pedra lá em cima tem 3 metros de de altura é rodeada de vegetação densa, dificultando a visão. Porém lá de cima da rocha da para avistar alguns bairros. Lugar de ótimo local com contato com a natureza. Para chegar nesse local pode ser por vários lugares (Pau da Fome, Santa Maria, Av. Bandeirantes, Vargem Grande, Realengo e Campo Grande). Esse Parque além de lindo é histórico, tem a casa de pedra, o pico mais alto do Rio, Grutas, Cachoeira, Casa Amarela, Pedra do Quilombo e etc e etc...Ponto de encontro de Corredores e Caminhantes.
Parque Estadual da Pedra Branca - Sede Pau da Fome - Jacarepaguá
Acordei às 5 horas da manhã o dia já estava claro e fazendo um ótimo clima, estava nublado me preparei rapidamente, tomei o café da manhã e parti para casa da minha mãe, já fui aquecendo pedalando 14 Km. Deixei a bike na casa dela e parti correndo para o segundo treino saindo dos Teixeiras para o Pau da Fome, chegando no largo da Capela em Jacarepaguá, dei uma parada rápida para fazer um registro histórico no Chafariz chamado Outono, fundido todo em ferro que foi fabricado pelo artista Francês Mathurin Moraes e foi inaugurado pelo Barão da Taquara em 27 agosto 1923, que aliás esse ano completará 100 anos de existência, mas acredito que tenha mais de 100 anos, porque na foto abaixo tem os escravos libertos em frente ao chafariz. Nesse local tem muita história para contar e faz parte da minha vida e da minha família, morei na Estrada dos Teixeiras, um rua ao lado por 40 anos e ainda tenho família e amigos que ainda moram lá, no passado ali tinha fazenda com muitos escravos. Na foto abaixo de um lado do chafariz tem os escravos libertos da escravidão e do outro lado sou eu que no domingo passado fui treinar perto dali no Parque Estadual da Pedra Branca com seu incrível ponto mais alto do Rio 1.025 metros de altitude. No passado eu passava duas vezes diariamente em frente a esse Chafariz. Pois na rua ao lado tem a escola Francis Hime, nome dado ao cantor e compositor músico que também o seu pai tinha o mesmo nome e tinha fazenda de gado leiteiro ali na época, na minha juventude estudei nessa escola, também no passado esse Chafariz jorrava água limpa que vinha do açude da Pedra Branca, servindo de bebedouro para as pessoas e os animais.
Início de Treino pedalando
O passado os escravos libertos e o presente eu no Chafariz Outrono
Logo após o registro partir correndo entrando na rua ao lado Estrada do Pau da Fome, cheguei na entrada da Sede do Parque com 5,26 Km, entrei na trilha e comecei a subir, passei em frente uma árvore Figueira Gameleria gigantesca e mais a frente atravessei uma cachoeira. De repente os barulhos dos carros não se ouviam mais, às vozes das pessoas se calaram, Só se escutava os sons dos pássaros, os ruídos do mato e os aviões que rasgavam o céu indo em direção ao aeroporto do galeão.
Chegando na sede do parque
A trilha toda e marcada com placas, setas e pezinhos da transcarioca
Atravessando a cachoeira
Durante o percurso passei por algumas nascentes, parei numa dela e joguei um pouco de água no corpo para refrescar e com 7,14 Km alcancei a famosa Casa Amarela, construída na década de 1920, que foi  sede do sítio santa bárbara, falei com o seu Manoel que mora lá e me ofereceu 4 bananas, agradeci, assinei o livro e partir morro acima rumo ao Pico da Pedra Branca.
Passando por uma fonte dágua e refrescando
Chegando na Casa Amarela
Assinando o livro do amigo Evaristo de Três Rios
Cada vez mais que subia a neblina tomava conta da trilha em algumas partes lá de cima da para avistar alguns lugares mais abaixo, mas a neblina não deixava, lá em cima algumas partes são tão fechadas que parecia que estava anoitecendo, quanto mais subia o percurso ficava mais difícil e finalmente com 10,92 Km alcancei o objetivo chegando no Pico da Pedra Branca, lá em cima tem uma pedra de 3 metros de altura e com altimetria de 1.025 metros, fiz uns registros lá em cima e depois de alguns minutos comecei a descer, não dava para descer correndo forte, porque lá em cima em algumas partes tem pedras com limo e com o tempo chuvoso tinha lugares escorregando, passei novamente correndo pela Casa Amarela e continue correndo descendo tudo novamente cheguei na Sede do Parque com quase 14 kms e prossegui correndo pelo asfalto até chegar na casa da minha mãe totalizando 23 Km, segundo treino do dia finalizado.
Faltando pouco para chegar no ponto mais alto

Objetivo alcançado
Peguei a minha bike e era hora de realizar o terceiro treino do dia, pedalando até em casa em Marechal Hermes, quando liguei o GPS o mesmo nada de ligar, estranhei, mas fui pedalando assim mesmo até finalizar o treino em casa. Não tenho registro fotográfico do terceiro treino e nem do GPS que não quis marcar, mas foram 14 Km até em casa. Totalizando os 3 treinos foram 51 Km de longão nesse domingo. 

Esse foi o meu primeiro treino longo de montanha esse ano de 2023, durante todo o seu percurso de vários quilômetros oferece momentos especiais de contato direto com a natureza. Até passar por uma linda cachoeira onde se dá para hidratar e refrescar quando a temperatura esquenta. Pois como estou retornando de lesão, resolvi não fazer volta completa do Parque Estadual da Pedra Branca que dá 50 Km, pelo motivo de ter perdido o rendimento devido lesão, mas fiquei feliz em ter feito esse treino, primeiro porque amo correr nesse lugar, conheço cada pedaço da trilha e segundo que a panturrilha não doeu, foi um domingo maravilhoso correndo.⛰️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

Até o próximo treino!!!

3 comentários:

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista