segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Local: Praia de Piratininga;
Colocação Geral: 21°
Colocação Faixa Etária: 5°; e
Total de Corredores: 39 corredores.
Nesse final de semana, sábado e domingo dias 11 e 12 fevereiro 2023, foi realizada à 6ª edição da Nit Ultra Run 12 horas, com as seguintes categorias: Solo 12 horas, Solo 6 horas e  Revezamento (Sexteto), pois competi na categoria Solo 12 horas,  prova realizada com sucesso pela NIT2SPORTS.

Sobre o local da prova como dito no post anterior, foi na magnífica orla da praia de Piratininga com um belo visual, com a porta de entrada da região oceânica de Niterói. Além de uma linda vista do horizonte, de sua orla podemos avistar a praia de Copacabana, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.
Atravessando de barca para Niterói com o belo visual ao fundo do Pão de Açúcar
Cheguei no local da prova por volta das 18:05 horas, o dia se preparava para escurecer e caindo uma chuva bem fininha, peguei o meu kit na arena da prova e fui montar a minha barraca para meu apoio, dessa vez fui sozinho sem nenhum apoio, me aprontei, a chuva começou a aumentar e coloquei uma capa por cima da barraca para que não molhasse as minhas coisas dentro dela.

Os minutos foram se passando e eu preocupado com a perna, pensando se a dor na panturrilha iria doer, foi tenso. Faltando uns 10 minutos para à largada o organizador Cristiano Marcelino reuniu a galera, deu um brifieng rápido e às 19 horas em ponto foi dada à largada no percurso de 900 metros, como foi minha primeira prova longa pós lesão e não dando para fazer treinos longos, resolvi não largar forte, fui num pace devagar. Diferente dos anos anteriores a temperatura estava muito agradável para correr, estava chovendo pouco, mas depois de algumas voltas a chuva veio em peso com raios, mas chovendo tanto que preocupou a todos corredores principalmente por causa dos raios fortes que estavam caindo, mas graças à Deus nada nos aconteceu, devido a chuva caindo forte a rua encheu dágua, fomos correndo durante o percurso, cada um com sua estratégia, uns correndo rápido, outros devagar e assim fomos e nada da perna doer...ufaaa...Ao passar em frente a mesa da cronometragem mas à frente tinha a TV que ao passar no tapete da cronometragem aparecia nosso número, nome e nossa posição na prova, era o sétimo colocado na prova e segundo na minha categoria, mas sem ter me preparado bem para essa prova, sem treinos longos devido a lesão que estava, após algumas horas correndo senti um pouco a fadiga o cansaço veio, por volta das 23 horas começou me dar sono, ao passar na mesa de hidratação pegava água gelada jogava na cara, dava alguns tapas na cara e também tomei duas cápsulas de cafeína que ajudou a espantar um pouco do sono, por volta da meia noite a chuva tinha diminuído foi bom a água que ficou empossada no asfalto foram dissipando, por volta das 1:30 hora da madrugada o corpo bem cansaço pedia para parar um pouco para descansar, mas não queria parar realizei algumas voltas no percurso andando, até que depois mais a frente resolvi escutar o meu corpo dei uma parada, fui para a minha barraca, imediatamente tirei a camisa molhada, coloquei outra seca e deitei fiz alguns alongamentos e colocando a minha perna para o alto, em cima da cadeira após, sem dormir, também pudera não tinha como dormir com o som alto da organização, fiquei uns 40 minutos dentro da barraca me recuperando, achei melhor retornar para a prova, comecei a dar algumas voltas caminhando, a chuva tinha cessado e a temperatura tinha aumentado um pouco resolvi correr sem a camiseta que ajudou bastante, depois de algum tempo retornei a correr devagar novamente, quando retornei minha posição na prova era  22° colocado no geral e  4° na minha categoria. Mesmo com o corpo cansado tentei ver quem era o  3° colocado para tentar ver se ultrapasse ele para pegar um pódio mas não deu. Por volta das 3:30h da madrugada o corpo já não aguentava mais correr, mas ia correndo e alternando com caminhadas, depois de algum tempo fiz várias voltas caminhando e faltando uma hora e meia para terminar a prova vi a possibilidade de pelo menos terminar a prova correndo 80Km e retornei a correr devagar, sendo que às 3 voltas finais não sei da onde tirei forças que corri bem rápido, finalizando a prova com 83,7 Km. ficando em 21° colocado geral e  5° na minha faixa etária. Não foi uma boa colocação, mas fiquei feliz por ter corrido e não ter sentido dor na panturrilha e isso foi um bom sinal. Agora é recuperar alguns dias a musculatura e retornar aos treinos para pegar o ritmo e o retorno aos pódios novamente.
Alguns minutos antes da largada
Largada das 12 horas
- 3ª edição 2019: 8° colocado geral e 1° colocado na faixa etária: 101,64 Km;
- 4ª edição 2020: 6° colocado geral e 1° colocado na faixa etária: 100,50 Km;
- 5ª edição 2022: 31° colocado geral e 8° colocado na faixa etária70,20 Km; e
- 6ª edição 2023: 21° colocado geral e 5° colocado na faixa etária: 83,70 Km.
Inscrição: De R$ 230 à 380 reais, de acordo com os lotes, a minha inscrição consegui por R$ 122 reais...Ponto positivo;
Kit: Entregue no mesmo dia do local da prova sem nenhum problemas. Recebi: 1 sacola de papel pequena, 1 numeral com chip colado atrás do número, 4 alfinetes e 1 viseira. No final da prova nos foi dado como brinde 1 copo de vidro com o adesivo da prova...Ponto positivo;
Guarda volumes: A organização disponibilizou um espaço para quem quisesse guardar seus pertences, já eu não precisei de utilizar o guarda volumes, pois deixei as minhas coisas dentro da barraca de camping que levei...Ponto positivo;
Altimetria da provaLeve...Ponto positivo;
Percurso da prova: O mesmo foi na orla da Praia de Piratininga, o percurso foi todo plano de asfalto com 900 metros de distância total...Ponto positivo;
Posto de hidratação: A organização disponibilizou um posto de hidratação no local da prova para os atletas água em copos abertos, isotônicos, refrigerante (coca-cola), café, energético e sorvetes para os atletas...Ponto positivo;
Alimentação da prova: A organização disponibilizou várias frutas em pedaços (bananas, melancias, abacaxis), serviu macarrão com frango, serviu azeitonas, pipoca salgada, paçocas, no café da manhã nos foi servido, pão, biscoitos doces...Ponto positivo;
Posto médico: A organização disponibilizou uma ambulância com uma equipe médica...Ponto positivo;
Banheiros: Foi disponibilizado 6 banheiros durante o percurso da prova, 4 banheiros químicos (2 em cada extremidade do percurso) e mais 2 banheiros físicos do quiosque da praia de Piratininga...Ponto positivo;
Medalha de participação: Todos os Corredores que cruzaram a linha de chegada de forma legal, receberam uma medalha de metal, na frente vindo escrito o nome da prova e um desenho de um corredor, atrás vindo escrito o nome NIT2SPORTS, ano 2023, Finisher Solo 12 horas, vindo com uma fita personalizada com o nome da prova...Ponto positivo;
Premiação da prova: A organização premiou os 5 primeiros colocados masculino/feminino com lindos troféus e brindes...Ponto positivo;
Premiação nas faixas etárias: A organização premiou os 3 primeiros colocados masculino/feminino com troféus, na categoria de 10 em 10 anos...Ponto positivo;
Resultado da prova: A prova foi cronometrada pela empresa www.neorace.com.br com o chip colado atrás do número de cada atleta. durante a prova as parciais era divulgadas de 1 em 1 hora. Esse ano tivemos uma novidade que ajudou muito os corredores. Após a mesa de cronometragem foi colocada um TV que ao pisar no tapete de chip mostrava os nossos resultados, isso ajudou muito, foi brilhante essa idéia...Ponto  positivo; e
Prova: A prova pela 6ª vez foi organizada pela NIT2SPORTS, que já se consolidou no calendário de Ultramaratonas, esse ano deu poucos corredores, devido no mesmo dia ter 3 ultramaratonas (Nit2sports, Caieiras e UD), com isso faz que uma prova ou outra de menos corredores. Mas a organização em si está de parabéns por nos ter proporcionado um belo espetáculo esportivo. Mesmo não estando 100% para correr uma ultra, mesmo não conquistando mais um pódio seja no geral ou na categoria. Correr 83,7 Km em uma prova de 12 horas, achei muito válido porque estou vindo de uma lesão na perna, estava temeroso que a dor iria retornar, mas graças à Deus não doeu, foi praticamente 3 meses sem treinar direito, sem fazer nenhum longão, só me cuidando fazendo fisioterapia. Agora é recuperar alguns dias a musculatura dessa prova e retornar a rotina de treinos para conquistar mais kms e pódio nas próximas Ultras. Vale lembrar também que nessa 6ª edição dessa prova houve dois quebra de recorde no masculino foi Rafael Silva da cidade do Rio de Janeiro correndo 134,1 Km do Rio de Janeiro e no feminino Franciela Fantin da cidade de Florianópolis correndo 111,6 Km (Parabéns). Foi muito bom correr e rever todos os amigos. Agradeço à Deus e toda equipe da NIT2SPORTS. Para quem ainda não correu essa prova, recomendo a correr na próxima edição que irá gostar muito.
Parabéns a todos que correram essa prova e nos vemos na próxima linha de largada.🥇🏃🏾‍♂️💨🇧🇷