terça-feira, 6 de setembro de 2022

Local: Sana - Região Serra de Macaé - Rio de Janeiro;
Colocação Geral:  9°;
Colocação Faixa Etária:  1°; e
Total de Corredores: 72 Concluintes.
Foi realizado nesse final de semana, Sábado dia 3 setembro 2022 à 10ª edição do Ultradesafio de SANA, com os seguintes percursos: 80Km, 42 Km e 10 Km, na região Serrana de Macaé - Rio de Janeiro, prova realizada pela ASCOM (Associação de Corredores de Macaé).

O Arraial do Sana, também conhecido como Sana (paraíso das águas) que é 6° distrito quê se localiza-se no município de Macaé, a 165 km da capital do estado do Rio de Janeiro. É muito divulgado por suas matas e cachoeiras que englobam uma gigantesca área de preservação ambiental que tem várias opções de trilhas para praticantes do montanhismo, destacando-se a subida ao Pico do Pombo, com 1.120 metros de altitude. Você pode ir a muitos lugares legais, como visitar igrejas antigas, cachoeiras e sítios arqueológicos. Também não poderia deixar de falar aqui do município de Glicério, porque a prova passa por esse local incrível também. Glicério e o 4° distrito da Serra Macaense o lugar é famoso por suas corredeiras, procuradas para a prática de canoagem. Por ter muita natureza também atraí muitos turistas que vão em busca de paz e tranquilidade. Há tantas coisas interessantes para fazer e ver nesses dois lugares que, com certeza, você vai gostar muito de conhecer.
Percurso dos 42 Km
Em 10 edições pela primeira vez não corri os 80 Km, devido no dia 22 setembro 2022, que estarei na maior praia do mundo, na Praia de Cassino correndo dobrando a prova juntamente com outros corredores nos 460 Km. Pois saí da Rodoviária Novo Rio para Casemiro de Abreu âs 13 horas de sexta-feira, dia 2 setembro 2022, ao chegar na Rodoviária de Casemiro de Abreu, veio a surpresa que a garagem de ônibus de lá mudou os horários e o próximo ônibus para SANA seria às 19 horas...Putzzz...Como tinha chegado lá em Casemiro de Abreu às 15:30 horas, resolvi solicitar um UBER, mas nada de aparecer, foi daí que apareceu uma senhora perguntando a um rapaz que estava próximo de mim se ele ira para SANA e se queria dividir o táxi, pois me liguei na conversa e o rapaz respondeu que não ia para SANA e como não queria esperar o ônibus até às 19 horas, perguntei para ela quanto era o táxi e a senhora falou que tinha outra mulher esperando também para dividir o táxi e fomos nós três de táxi para SANA...Ufaaa a viagem não ficou cara para nenhum de nós três; Quando cheguei em Sana fui logo me instalar na Pousada Sanadum e em seguida fui pegar o meu Kit da prova no SANA CAMPING. Retirei o meu Kit e fui para a pousada descansar. Retornei depois às 19 horas para o Congresso Técnico, jantei e fui descansar.
Chegando em SANA
Kit da prova
Congresso Técnico
Já no domingo, dia 3 setembro 2022 à galera do percurso de 80 Km largaram às 4 horas da manhã, à largada dos 10 Km foi às 8:30 horas. Como a minha largada seria às 7 horas da manhã, não precisei acordar cedo...que bom...rsss...Levantei 1 hora antes da largada, tomei meu café da manhã e faltando uns 30 minutos, fui correndo aquecendo, pois o local da largada fica perto da pousada onde fiquei.

Às 7 horas da manhã foi dada à largada lá fomos nós correndo cada um no seu pace, uns iam mais forte, outros médios e outros mais lentos, fomos correndo pela estrada empoeirada de Sana em direção ao Portal de Sana, tinha corredor mais novo do que eu indo no mesmo pace do que eu, se eu aumentava, diminuía o pace ou andava um pouco em algumas subidas ele fazia o mesma coisa, em um certo momento do percurso eu perguntei tá me seguindo...Faz a sua prova, ele falou que estava me seguindo porque era a primeira vez que estava correndo lá e disse que estava com medo de se perder no percurso...Falei com ele que o percurso estava todo marcado que não tinha como errar e continuamos correndo, passamos pelo portal de Sana, atravessamos um ponte e corremos mais 300 metros e contornamos dando 7,5 Km...Voltamos pelo mesmo caminho até pegar uma estrada longa que o pessoal chama de percurso do pedacinho do céu, foram 4 kms de subida intensa, muito íngreme que foi impossível correr morro acima...Quando  dava para correr eu corria, mas ia alternando correndo e caminhando, aliás não somente eu, mas todos os corredores que estavam subindo o percurso do pedacinho do céu, durante o percurso eu entendi porque os Corredores no Congresso Técnico apelidaram esse percurso do pedacinho do inferno de ser tão brabo de subir...kkk...Quando cheguei ao cume dessa montanha o sol estava tinindo no céu e a temperatura já estava bem quente, era o 12° lugar geral na prova, quando olhei montanha abaixo não vi mais nenhum corredor descendo, era hora de descer voado para tirar o atraso da subida e tentar ver mais à frente no percurso algum corredor para tentar ultrapassar, quando estava chegando no plano bem mais a frente ia dois corredores avançando correndo e pensei na possibilidade de ultrapassar eles.
Na largada
Continuei prosseguindo correndo durante o percurso veio outra subida e quando desci, passei por uma bifurcação onde tinha um Staff anotando os nossos números, quando cheguei nesse lugar o GPS marcava 20 Km, perguntei para ele qual era o nome do lugar, ele respondeu que era Bicuda Pequena e falou que ali não era o ponto de apoio de abastecimento de água e que o mesmo estava mais à frente, estranhei, mas prossegui no percurso correndo, quando cheguei no Km 23 tinha um corredor descansando e conversando com um morador local, o mesmo estava recuperando as forças para prosseguir no percurso, ultrapassei ele passando a ser o 11° colocado geral na prova, fui subindo e mais à frente consegui alcançar mais um corredor que já estava esgotado e perguntei se estava tudo bem, ele me informou que a água dele tinha acabado e que não estava se sentindo bem, ofereci um pouco do que restou da minha água que eu tinha para ele e o mesmo bebeu e disse que iria recuperar as forças, perguntei para ele porque não pegou água das cachoeiras? Ele me respondeu que não tinha visto as cachoeiras, falei para ele ir prosseguindo durante o percurso que mais a frente teria mais cachoeiras, prossegui correndo no percurso, passando a ser o 10° colocado geral na prova, quando cheguei no Km 27 tinha mais dois corredores (Giselle e Alexandre) de Rio das Ostras bebendo água numa fonte, tive que parar também para poder encher minha mochila de água, eles prosseguiram e como vi a possibilidade de ultrapassar mais um corredor achando que ele é da minha faixa etária, enchi minha mochila o mais rápido possível e prossegui e mais a frente ultrapassei eles, passando a ser o 9° colocado geral na prova. A medida que ia se passando a temperatura esquentava cada vez mais, passei do lado de uma cachoeira e parei novamente para refrescar a cabeça e encher mais um pouco de água na minha mochila e nessa parada o André e a Giselle me ultrapassaram novamente, enchi a mochila com água rapidamente e prossegui indo atrás deles, em um determinado momento no percurso o Alexandre me perguntou se estava com telefone, informei que sim, pensando que era para ligar para alguém e pensando que estava passando mal, mas estava equivocado o mesmo pediu para registrar uma foto comigo, registrei uma foto rapidamente com eles e para não perder muito tempo prosseguimos no percurso, foi quando a Giselle me falou Jorge o seu  short atrás está cheio de sal, falei com ela que tinha tinha esquecido às capsulas de sal na pousada e não tinha como repor os sais minerais, ela imediatamente pegou duas cápsulas de sal e me ofereceu, mas antes de pegar perguntei a ela estava sobrando? Ela me respondeu que sim e aceitei, foi uma grande ajuda que me salvou naquele momento (muito obrigado). Acalçamos os Km 31 com 4 horas e 30 minutos e chegamos em um Staff da prova com o ponto de apoio de água e lanche doces. Perguntei se tinha algo salgado para comer porque já tinha perdido muitos sais minerais durante o percurso? O mesmo informou que não tinha, então resolvi voltar a correr o Staff me perguntou se eu não iria encher a mochila com água? Informei que mais atrás parei numa cachoeira e enchi a minha mochila com água e a Giselle e o Alexandre ficaram lá enchendo a suas mochilas com água. Quando cheguei em mais uma subida passando por um bar tinha uns rapazes nesse bar nos prestigiando e dando forças e um deles gritou, tem água nessa torneira pode abri e se refrescar, imediatamente abri a torneira e joguei água na minha cabeça e prossegui morro acima, não lembro muito bem em qual quilometro, mas a frente vinha o amigo Eleir no sentindo contrário a nós e nos informou que quando chegasse na próxima bifurcação era para seguir a esquerda que iria dar em SANA, agradeci e continuei subindo andando e foi quando a Giselle me alcançou e olhei para trás e percebi porque ela tinha me alcançado. Andresa e a esposa do Eleir tinha alcançado ela e como a Giselle não queria perder o segundo lugar, ligou o modo turbo e prosseguiu subindo forte morro acima e a Andresa foi no encalço dela, quando cheguei no cume de mais uma subida íngreme, o GPS marcava 37 Km, já estava bem esgotado e com isso não lembrei da dica do Eleir que era para prosseguir para a esquerda e como não tinha marcação e como vi escrito numa placa FRADE e estava lembrando do percurso anterior decidi ir para a direita, foi quando a esposa do Eleir falou mais atrás não é para ir e disse que ali dava em Frade e em seguida daria em Sana, mas ela tornou a repetir que o Eleir tinha dito mais atrás que era para pegar a esquerda, daí me lembrei da dica dele e retornamos e no percurso da esquerda tinha um X em amarelo marcado no poste (era o X do percurso anterior), prosseguimos e tentando ver se via algum corredor mais à frente para ver se estávamos no percurso certo mais não vimos, subimos a última subida e comecei a descer forte, só fiquei mais sossegado quando veio subindo um carro e perguntei para o motorista se esse percurso daria em Sana? O mesmo respondeu que sim e quando chegasse lá embaixo que era só seguir para a esquerda...ufaaaa....Quando cheguei no plano em alguns instantes alternava com trotes e caminhadas, ja estava bem esgotado a vontade era enorme de terminar logo a prova, só ficava imaginando quem estava correndo no percurso de 80 Km que se para nós que estávamos correndo 42 Km então o percurso novo de 80Km estava bem pior, faltando cerca de 3 Km para terminar a prova olhei para trás e percebi que o Alexandre estava me alcançando, não sei da onde tirei forças e aumentei mais o pace correndo, não sabia quem estava mais à frente do que eu se era da minha faixa então não poderia dar mole, mas depois fiquei sabendo que o Alexandre não era da minha faixa...kkk...Prossegui no percurso e finalizei a Maratona Trail de Sana com o GPS marcando 40 Km em 5 horas e 44 minutos e 56 segundos. Finalizando a prova em 9° colocado geral e 1° na minha faixa etária.
Segue as minhas parciais por Km:
  1° Km⇨ 4 min 46 seg;
  5° Km⇨ 5 min 18 seg - 29 minutos e 43 segundos;
10° Km⇨ 10 min 40 seg - 59 min 30 seg;
15° Km 5 min 28 seg - 1 hora 52 min 54 seg;
21° Km 8 min 40 seg - 2 hora 34 min 26 seg;
30° Km 11 min 42 seg - 4 horas 14 min; e
40° Km⇨ 7 min 15 seg - 5 horas 44 min 57 seg.
Chegando no topo do cume e Descendo o pedacinho do Céu
Em algum lugar do percurso
Refrescando um pouco na cachoeira
Valeu Giselle e Alexandre
Valeu Anderson....Muito bom te reencontrar após 30 anos.
Valeu Odilon e Alan
No pódio...Valeu Vera
Inscrição: Foi de R$ 200 à 380 reais de acordo com às distâncias e os lotes. Eu fui convidado da prova e a minha foi gratuita...Ponto positivo;
Kit: Entregue no mesmo dia no Sana Camping. Recebi: 1 bolsa de papel pequena, 1 camisa de manga curta, 1 envelope pardo contendo 1 número e 1 chip descartável e 4 alfinetes...Ponto positivo;
Guarda volumes: A organização disponibilizou um local para guardar nossos pertences, mas não houve necessidade de guardar porque as pousadas eram perto da largada...Ponto positivo;
Altimetria: Muito Difícil...Para quem não treina bem em subidas e descidas nesse momento sofre bem e é considerado com como um ponto negativo;
Percurso da prova: O percurso tem um belo visual, porém como mudou pela terceira vez ficou muito difícil, principalmente após o Km 7 no local chamado Pedacinho do Céu...oo atleta que não realiza treinos em montanhas sofreu muito e mesmo os mais experientes sofreram demais também. Durante o percurso teve alguns staffs e com fitas marcando o percurso...Ponto positivo....Porém sugiro que a organização na próxima edição não use o sistema de fitas marcando o percurso e sim pinte com setas os postos de luz e madeira porque teve duas partes do percurso que alguém arrancou as fitas;
Posto de hidratação: A organização sugeriu que todos corressem com mochila de hidratação, mas vi uns dois corredores 1 com uma garrafa dágua na mão e 1 com uma pochete na cintura com duas garrafas. Durante o percurso dos 42 Km só teve um ponto de hidratação no Km 31, passamos por 3 fontes dágua, cachoeiras e mais um ponto na chegada com copo dágua e uma lata de energético...Ponto positivo...Sugiro que a organização coloque mais dois pontos de hidratação um no Km 20 na Bicuda Pequena e outro após o Km 37 onde não tem fonte ou cachoeiras e com o sol a pino o bicho pega;
Posto Médico: O organizador é socorrista e tinha os itens de primeiros socorros caso alguém precisasse de um socorro, mas não foi preciso ser utilizado...Ponto Positivo;
Banheiros: Na largada e chegada teve do Sana Camping, caso alguém precisou usar durante o percurso pode utilizar o mato...Ponto positivo;
Lanche: No Km 31 no ponto de apoio teve bananada e barra de cereal e na chegada teve banana e laranja...Ponto positivo...Sugiro que na próxima edição nos pontos de apoio coloquem também algum alimento salgado;
Medalha de participação: Todos os atletas que completaram recebemos uma linda medalha de metal vazada na frente vindo escrito o nome da prova, ano 2021 e a edição da prova com o desenho da montanha de SANA, atrás o símbolo da ASCOM e vindo com uma fita personalizada nas cores verde escuro e clara com o nome da prova...Show......Ponto positivo;
Premiação: A organização premiou os 5 primeiros colocados no geral Masculino/Feminino com lindos troféus com base de madeira e corpo de metal vindo escrito o nome da prova...Ponto positivo;
Premiação na Faixa Etária: A organização premiou com medalhas no pódio os 3 primeiros colocados de cada faixa de 10 em 10 anos....Ponto positivo...Sugiro que na próxima edição sejam premiados com troféus;
Resultado da Prova: O resultado foi divulgado no www.esportecorrida.com.br...Ponto positivo;
Prova: A prova é numa das foi montanhas lindíssimas da Região serrana de Macaé aqui no Rio de Janeiro, com com muitas subidas, descidas, estradas de chão batido, com uma pequena parte de asfalto, paralelepípedos, riachos, percurso é bem punk, tem que treinar muito em montanhas para uma prova dessa, prova extremamente duríssima e desafiadora quem largou forte quebrou mais à frente, prova que exige muita força e determinação foco e superação do corredores;
Agradecimentos: Agradecimentos à Deus e mais uma vez muito obrigado Vera MottaAdenilson Aprígio e a toda equipe da ASCOM que sempre estão me apoiando em suas provas. Em 2023 estaremos aí novamente nessa serra encantadora e desafiadora. Parabéns a todos que concluíram esse grande desafio nesse final de semana...Nos vemos na próxima linha de largada.⛰️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷