sexta-feira, 29 de julho de 2022

Corrida nº 509 - Pedal entre amigos

No último Sábado e Domingo, dias 23 e 24 julho 2022, participei junto com amigos Ciclistas (Anmielle, Casini, Cirilo, Colli, Ed, Gambá, Gilmar, Mário, Nildo, Thiago e Rodrigo), do Pedal entre amigos, pedalamos do Rio de Janeiro até Aparecida do Norte em São Paulo.

Casini marcou comigo de sairmos de Marechal Hermes às 2 horas da manhã, para encontrar com a primeira turma do grupo na casa do amigo Cirilo em Engenho Novo. Acordei por volta das 1:30 horas da madrugada me aprontei rapidamente e às 2 horas da manhã o Casini não tinha aparecido, imediatamente liguei para ele e ele respondeu que tinha esquecido algo em casa e já estava vindo. Pois saímos de Marechal Hermes às 2:30 horas da madrugada, fomos para a casa do Cirilo,  Quando chegamos lá já tinha uma parte dos corredores lá. fomos bem recepcionado com um belo café da manhã (muito obrigado Cirilo).
Eu e o Casini saindo de Marechal Hermes
Primeiro encontro com os amigos na casa do Cirilo em Engenho Novo
Antes de partimos o Cirilo nos deu um briefing e às 4 horas da manhã montamos em nossas bikes e saímos pedalando passando por alguns bairros para encontrarmos com os demais amigos que estavam na Rodovia Dutra. Falando nela não poderia deixar de comentar sobre essa importante Rodovia que liga Rio de Janeiro à São Paulo. A Rodovia Presidente Dutra, coloquialmente conhecida como Via Dutra, é uma rodovia federal que atravessa a região sudoeste do estado do Rio de Janeiro a parte leste do estado de São Paulo e  faz parte da rodovia BR-116. Foi criada em 19 janeiro 1950 e tem uma extensão de  402 Km. Atualmente ela é administrada Concessionária CCR Nova Dutra.
Via Dutra
Encontramos com o restante da turma de ciclistas às 5 horas da manhã em um posto de gasolina na Dutra nos cumprimentamos, o amigo Nildo fez uma oração à Deus com todos para nos proteger que foi muito válido e na hora do registro fotográfico apareceu um cara que estava vindo da night muito bêbado, entrou de tupetão na foto, depois entrou no carro e foi embora dirigindo que irresponsabilidade. Os amigos queriam começar logo o pedal, mas alertei, para deixar o bêbado ir embora logo e depois nós seguirmos no pedal e assim foi feito. Pegamos nossas magrelas e começamos a pedalar no acostamento da Dutra com muito cuidado porque ainda estava escuro.
Na Dutra encontrando com o restante da turma
Fomos pedalando às 6 horas da manhã já tínhamos pedalado 60 Km, às 6h 50 min estávamos com 74 km e o sol espontando e fizemos à 2 parada num posto da CCR na Dutra em Japeri, onde aguardamos o restante dos ciclistas chegarem, enquanto isso fomos nos hidratando e alimentando.
Em Japeri - Dutra
Chegamos no início da subida das Araras às 8:20 horas da manhã com 89 Km, na metade da subida o grupo parou novamente para reagrupar o que estavam vindo atrás e aproveitamos para hidratar, foi quando chegou o jornalista Luiz Calderini do www.seropedicaonline.com que nos entrevistou, logo após a entrevista montamos nas nossas bike e alcançamos o cume da Serra das Araras quando começamos a descer a turma resolveu parar novamente em um restaurante local para comer, putz, eita turma que come muito...kkk.
Na Serra das Araras
Com 95 km começamos descer a Serra da Araras e quando o GPS marcou 109 Km a turma resolveu parar na estrada para descansar um pouco quando olhamos para trás vimos um pé cheio de ameixas amarelas e aproveitamos para consumir um pouco que ajudou todos nós. Quando deu meio dia o GPS marcava 126 Km e a turma fez outra parada num posto da CCR em Volta Redonda. Às 13:00 horas da tarde o GPS marcava 140 Kms pedalados a turma viu um cartaz de comida caseira, aproveitamos para almoçarmos, após o almoço montamos em nossas bikes e nem demorou 1 km o pneu da Anmielle furou e paramos para ajudar ela, ao verificar o pneu achamos 5 ferrinhos bem pequenos de pneus de caminhões que entrou no pneu dela.
Saboreando ameixas....Muito bom!!!
Pausa para consertar o pneu furado
Em algum lugar da Dutra
Ao chegar nos 165 Km às 16 horas próximo de Resende paramos num posto gasolina para reagrupar a tropa de ciclistas, foi quando ficamos sabendo que o Gilmar mais atrás tinha furado o pneu e ficamos aguardando, como estava demorando muito e o cansaço já tinha batido resolvemos retornar a pedalar para atingir logo a meta do 1 dia do desafio. Durante o pedal por volta das 17:30 horas vi dois ciclistas a minha frente e pensei que fosse da equipe que estava comigo, mas ao passar por eles percebi que não era, depois descobri que o Sérgio e o Rodrigo estavam vindo de Juiz de Fora-MG para também irem para Aparecida.
Amigos Sérgio e Rodrigo

Às 18:25 horas com 200 km já rodados começou a escurecer fiz uma parada para colocar novamente o colete reflectivo e ligar as lanternas traseira da bike e do capacete. E finalmente às 19:25 horas da noite, com 210 Km cheguei no Hotel Athenas na cidade de QLUZ-SP. A turma resolveu dormir nesse hotel por causa da segurança à noite na estrada que tem lugares que não tem acostamento e inclusive se continuássemos pedalando a noite iríamos chegar em Aparecida a noite e não daria para entrar lá dentro.
Chegando em QLUZ-SP
Já no segundo dia de pedal, domingo dia 24 julho 2022, acordamos cedo, o hotel nos serviu café da manhã às 5 horas da manhã e às 6 horas era o horário para a turma seguir no pedal, mas nem todos estavam prontos daí o Casini me chamou para irmos pedalando à frente. Às 6 horas da manhã estava fazendo frio e ventando pouco na estrada estava com pouco de neblina, fomos pedalando subindo e descendo já no segundo dia de pedal o corpo estava correspondendo bem e estava dando para pedalar melhor que o primeiro dia, depois de vários Kms quem nos alcança no pedal foi o Cirilo, Ed, Nildo e o Gambá, como esses caras pedalam forte...kkk...eles sumiram da nossa vista ao passarmos pela cidade Lavrinhas os mesmos que nos tinham ultrapassado estavam registrando fotos em frente o nome da cidade, aproveitei para registrar também, eles resolveram esperar a turma que estavam vindo mais atrás, como estava fazendo frio eu e o Casini prosseguimos pela estrada e nesse segundo dia tínhamos que estar bem atentos na estrada por causa dos caminhões, tem lugares que não tinha acostamento e os caminhões passavam bem próximo de nós, foi tenso...tivemos que ter muito cuidado. Continuamos pedalando hora subia e hora descia, aproveitava as descida para descer na maior velocidade, não lembro o nome da cidade, já tinha pedalado 51 Km o sol já estava na nossa cuca e infelizmente vimos uma cena muito triste uma raposa estirada no chão atropelada por algum carro morta uma pena. Depois mais à frente encontramos com um o ciclista que por coincidência se chama Dutra também que é militar da reserva e estava pedalando já há 4 dias na estrada vindo de Guarapari - ES para Aparecida numa bike com aro 26 impressionante e o mesmo está voltando para casa pedalando. Enfim por volta das 9:30 horas da manhã com 63 Km Eu e o Casini chegamos na Basílica de Aparecida, com a missão finalizada 273 Km. Fiquei impressionado com que vi lá muitas pessoas e totalmente diferente quando era criança e minha mãe tinha nos levado lá com minhas irmãs, muitas mudanças por lá. Ao chegarmos em Aparecida encontramos com a Jane e o Negreiros que também foram pedalando até lá, eles saíram do Rio na Sexta-feira, um dia antes de nós. Tão logo cheguei em Aparecida fui visitar a Sala de Promessas dos Romeiros em especial o canto dos atletas Corredores e Ciclistas que doaram para a basílica suas moedas e troféus. Fiquei impressionado com a Sala de Promessas porque quando era criança essa sala era uma bagunça era muitas coisas doadas pelos romeiros uma em cima da outra e os romeiros acendiam velas dentro dessa sala e ficava uma cheiro horrível, após alguns anos a Basílica entrou em obras e arrumou melhor essa sala.
Saindo de QLUZ para Aparecida
Valeu Casini
Amigo Dutra - Veio de Guarapari - ES
Subindo as inúmeras subidas da Dutra
Valeu Colli
Visitando a Sala de Promessas
Amigo Nildo organizador do pedal...Parabéns
Amigos Jane e Negreiros que foram um dia antes pedalando
Amigo Francesco que foi de carro nos apoiando...Obrigado!!!
Para mim a intenção de ir do Rio a Aparecida pedalando não foi para pagar nenhuma promessa, como muitos fazem, nada contra, até porque minha religião é outra, fui com a intenção de fazer um treino longo porque Setembro está vindo à Cassino Ultra Race e até ano passado à distância dessa prova era 230 Km e nesse ano terá uma nova distância a DOUBLE 460 Km, que estarei correndo pela primeira vez essa distância. A maior distância que já tinha pedalado foi 200 Km nos dois AUDAX Rio, que fiz em 2015 e 2016, Nesse pedal até Aparecida foi muito desafiador, principalmente no Sábado depois dos 100 Km que tínhamos que pedalar em pé o desgaste foi muito, mas valeu a pena por tudo. Ter conseguido reunir os amigos nesse pedal foi fantástico foi muito bom ter participado desse desafio com todos vocês e no próximo pedal espero que façam menos paradas.
Missão cumprida!!!
Agradeço à Deus por tudo e parabenizo aos amigos que foram nesse pedal insano e que venha o próximo desafio. 🥇🚴🚴🚴💨🇧🇷