domingo, 27 de março de 2022

Memórias de um Corredor - Parte 49

Domingo, dia 27 de março de 2022, foi dia do primeiro longão pós lesão. Hoje foi dia de fazer a travessia Pedra do Ponto (Realengo x Parque Estadual da Pedra Branca (Jacarepaguá).

Pedra do Ponto é um mirante natural que se eleva a 932 m de altitude e está localizada bem ao norte do Maciço da Pedra Branca, mais especificamente em Realengo, da qual é ponto culminante. Do cume é possível visualizar vários bairros do Rio de Janeiro.

O amigo Alexandre Jesus já tinha comentado comigo que gostaria de fazer essa travessia, falei com ele que na Pedra do Ponto já tinha ido alguns anos atrás uma única vez, mas que não conhecia essa travessia. Como ele mora próximo do local, marquei com ele e saí de casa correndo. Começamos o treino por volta das 6:30 horas da manhã, da base até a pedra do ponto dá em torno de 4 Kms, durante 2 Kms de subida é impossível subir correndo devido o grau de dificuldade da trilha, fomos caminhando o mais rápido possível, passamos por alguns trilheiros caminhando, cumprimentamos e continuamos subindo ao chegar na primeira pedra ao lado da torre com 2 Kms resolvemos parar para hidratar e recarregar as energias por alguns minutos.

Após uns 10 minutos reiniciamos a subida, durante os 2 Kms finais em algumas partes, já dava para fazer pequenos trotes e assim continuamos rumo ao objetivo, ao chegar na Pedra do Ponto vimos que já tinha outros trilheiros lá em cima, conversamos com eles e eles nos disseram que tinham passado à noite lá em cima e como ficaram sabendo que nós iriamos fazer a travessia nos perguntou se poderia ir conosco, avisamos que sim, mas que após um certo trecho da trilha iriamos correr.

Após as energias recuperadas começamos a iniciar a travessia, notamos que essa parte da travessia a trilha é bem íngreme e bastante escorregadia os trilherios que nos seguiram levaram alguns tombos mas sem gravidade, fomos descendo com todo cuidado, após chegarmos numa fonte dágua, aproveitamos para encher nossas mochilas com água e pegamos uma bifurcação a direita, após corrermos por uns 2 kms observamos que não tinha fitas ou marcas dos pés da transcarioca, resolvemos retornar até a fonte dágua e pegamos a outra trilha da esquerda, fomos subindo e descendo e conseguimos chegar na trilha que dá ao Parque Estadual da Pedra Branca...ufaaa...Como já era meio dia e o Alexandre Jesus iria trabalhar mais tarde, resolvemos não descer até o bairro Rio da Prata em Campo Grande para seguir para o maciço da Pedra Branca, pegamos a trilha que saía nas furnas na Estrada do Pau da Fome e assim subimos e chegamos na torre e começamos a descer correndo, como o Alexandre não conhecia a Casa de Pedra lá em cima resolvi levar ele até lá para conhecer, retornamos descendo, ao chegar na bifurcação, encontramos com os trilheiros que estavam vindo mais atrás, expliquei a eles de como chegar nas furnas e eu e o Alexandre prosseguimos correndo montanha abaixo, hora descia correndo, hora descia ou subia nos tobogans caminhando, devido as erosões no solo da chuva ou as motos que sobem lá em cima e fomos assim descendo até chegar nas furnas com 25 Km. Como dito acima que o Alexandre tinha que trabalhar ele pegou a condução e foi para a casa, já eu retornei para casa correndo, não foi fácil mas conclui o longão de domingo com 42 Km.

Algumas fotos do evento Partiu Longão

Foi mais um final de semana que não senti dor na perna e isso foi muito bom. Rumo a TUTAN 100K.. Alexandre Jesus muito bom ter treinado com você, os outros amigos trilheiros que encontramos lá em cima estão também de parabéns!!!

O treino jamais deve parar⛰️🏃🏾‍♂️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista