quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Competição nº 468 - 3ª edição da Rio Ultra 24 horas

Distância: 62 voltas x 2,5 Km = 155 Km;.
Tempo: 24 horas;
Local:  Parque Olímpico - Barra da Tijuca;
Colocação Geral: 5°; e
Total de Corredores: 15.
Nesse final de semana Sábado e Domingo, dias 13 e 14 novembro 2021, foi realizada à 3ª edição da Rio Ultra 24 horas, dentro do Parque Olímpico da Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, com às seguintes distâncias 24 horas, 12 horas e 6 horas. A prova foi realizada pelo Vini Vitorino.

A convite da organização fui correr essa terceira edição dessa prova, corri na modalidade 24 horas, na página do evento vi que viria vários atletas bons vindo de fora do Brasil, mas devido a pandemia no dia não apareceu ninguém. mesmo assim com poucos corredores tinha corredores novos e bons nas 3 modalidades (24, 12, e 6 horas). Cheguei no local do evento às 7 horas da manhã, o clima estava bom e fazendo sol, também já havia alguns corredores com seus apoios se aprontando para a festa. Já eu fui sozinho e sem apoio enquanto a prova não começava fiquei estudando a melhor estratégia para não perder muito tempo parado quando precisasse de algo na minha barraca de apoio.

A largada estava prevista para às 9 horas da manhã, mas a ambulância atrasou e à largada não pode ser dada, somente às das 10:50 horas da manhã a ambulância chegou e pode dar à largada. Como o percurso foi de 2,5 Km o organizador dessa prova foi indo a frente de bicicleta nos mostrando o percurso, já eu conhecia o percurso, fomos todos juntos correndo dentro do Parque Olímpico fizemos a primeira volta e como ninguém queria esticar a velocidade na segunda volta, abri a volta correndo forte, fui correndo uns 500 metros à frente de todos, fomos dando voltas e mais voltas e o sol queimando a nossa carcaça, passou a primeira hora, e na colocação era o terceiro colocado, como as barracas estavam num local um pouco distante do percurso, peguei a minha bolsa térmica com água e isotônicos gelados e coloquei ao lado da tenda da cronometragem que ficava perto do percursso para não perder tempo, uns amigos que estavam sem apoio também fizeram o mesmo colocando sua hidratação perto da minha, por volta das 14 horas nos foi servido uma sopa, peguei e saí comendo pelo percurso para não perder o ritmo e nem ser ultrapassado. Às 17 horas tive uma grata surpresa minha esposa chegou para me dar apoio na prova o que ajudou bastante. Foram se passando às horas, quando chegou à noite resolvi fazer uma parada para uma massagem, devido o percurso de cimento e com o sobe e desce o meu quadril começou a doer, fiz a massagem e tratei logo de voltar para a pista, quando retornei ainda era o terceiro colocado na prova o quarto colocado estava uma volta atrás de mim, como o corpo tinha esfriado o quarto colocado acabou me ultrapassando. Não lembro bem a hora da noite, mas tive que fazer outra parada para fazer outra massagem, pois dessa vez era a junta dos pés e as pernas que estavam doendo...putz que droga. Às 21 horas tomei uma sopa e continuei na prova, por volta das 1 hora da madrugada novamente tive que fazer outra parada para uma massagem e alongamentos, quando retornei o corpo não conseguia correr direito fui negociando com o corpo, às vezes principalmente nas subidas, subia caminhando e quando dava para correr corria. A vontade era enorme de parar de correr devido as dores, mas não me dei por vencido continuei na prova, amanheceu e o palco da batalha continuava, nessa batalha eu já era o quinto colocado com o corpo já bastante desgastado continuei correndo e alternando com as caminhadas o ruim que devido a largada ter atrasado a mesma iria terminar quase 11 horas da manhã a temperatura iria estar fresquinha né? kkk...E assim fomos cada um correndo quando podia e alternando com caminhadas, faltando 20 minutos para terminar a prova os outros corredores não quiseram correr para fechar a última volta, falei que daria sim para fazer correndo, dai fui correndo e consegui fazer a última volta finalizando com 62 voltas x 2,5 KM 155 Km terminando em 5° Colocado Geral na Rio Ultra 24 horas.
Antes da largada
Vai começar a festa!!!
Correndo a noite
Durante o percurso
Obrigado meu Deus!!!
Inscrição: 24 horas R$ 440 reais, 12 horas R$ 320,00 reais e 6 horas R$ 270,00 reais. Eu fui convidado da prova e a minha inscrição foi gratuita...Ponto Positivo;
Kit: Entregue no mesmo dia da prova...1 camisa, 4 alfinetes, 2 chips descartáveis, 2 pacotes de granola...Ponto positivo;
Guarda volumes: Nesse tipo de prova não há necessidades de ter guarda volumes, pois os atletas deixam seus pertences em suas barracas com seus apoios;
Altimetria da prova: Leve...Ponto positivo;
Percurso: Foi dentro do Parque Olímpico da Barra da Tijuca de 2,5 Km indo e voltando, piso de cimento com subidas e descidas, até que a subida não era íngreme, mas nas primeiras horas da prova dava para subir e correr numa boa, mas depois de umas 5 horas correndo essa subidas fez com que todos nós as vezes subíamos correndo e hora caminhando, também na parte do percurso de trás do parque olímpico tinha uma parte com piso de madeira...Ponto positivo;
Posto de hidratação: Tivemos 1 ponto de hidratação na mesa da organização e mais um bebedouro com água gelada; Devido a pandemia não foi distribuído copos descartáveis...Ponto positivo;
Posto médico: A organização da prova colocou uma ambulância com equipe médica na largada/chegada...Ponto positivo...Porém com o atraso da ambulância, a largada atrasou;
Banheiros: No local tem os banheiros da arenas olímpica enormes...Ponto positivo;
Medalha de participação: Não tem como avaliar esse item no momento, pois organizador nos informou que a caixa de medalhas que estava vindo para o Rio foi extraviada e que está tentando resolver isso com á fábrica e que posteriormente vai enviar as medalhas para todos os corredores via correios;
Premiação da prova: A organização premiou os 5 primeiros colocados masculino/feminino geral, das 3 modalidades, com troféus personalizados com a imagem do Cristo Redentor...Ponto positivo;
Premiação nas faixas etárias: Não tem como avaliar esse item no momento, pois organizador nos informou que a a caixa da premiação foi extraviada e que está tentando resolver isso com á fábrica e que posteriormente vai enviar a premiação para todos os corredores via correios;
Resultado da prova: A prova foi cronometrada pela Empresa CRONOSERV, cada corredor recebeu dois chips descartáveis e tivemos que correr com os dois chips um em cada tênis, a cada 4 horas foi disponibilizada as parciais para os corredores e o resultado final se encontra na página do evento do instagram......Ponto positivo;
Sobre a Prova: Como descrito lá em cima a prova foi realizada dentro do Parque Olímpico da Barra da Tijuca. O resultado não foi o que gostaria de ter corrido, mas infelizmente o piso de cimento, com as subidas, descidas e a temperatura quente não deixou ninguém a chegar acima dos 200 Km. Das duas edições que corri dessa prova, esse ano foi a pior marca feita, mas não tem problemas não, ano que vem tem mais, tiro o piso de cimento gostei muito de corre essa prova pois foi num local histórico onde militares de atletas olímpicos pisaram competindo nas Olímpiada de 2016;
Agradecimentos: A Deus, a minha esposa que foi lá me dar apoio e ao Vini Vitorino que com poucos recursos fez uma prova grande dessa. Muito obrigado!!!
Parabéns a todos que concluíram esse grande desafio, seja 24 horas, 12 horas e 6 horas nesse final de semana...Nos vemos na próxima linha de largada.🏃🏾‍♂️💨🇧🇷