terça-feira, 9 de novembro de 2021

Local:  Igaratá - SP;
Colocação Geral: 354°;
Colocação Faixa Etária: 61°;e
Total de Corredores: Foram mais de 1.000 inscritos.
Foi realizado nesse domingo dia 7 novembro 2021 à Corrida Igaratá 23K, prova realizada pelo Rafael Zobaran com os seguintes percursos: 23K e 10K.

Igaratá é um município do estado de São Paulo. Os habitantes se chamam igaratenses. Nele foi descoberta em 1981 uma espécie ainda não descrita de árvore da Mata Atlântica, a Buchenavia igaratensis, que está em extinção e só foi localizada em mais dois lugares. O nome “Igaratá” vem do Tupi – “Igara” significa barco/barca, canoa indígena. O significado mais conhecido é “canoa alta”, porém há registros do significado ser “canoa grande”, ou "canoa forte ou resistente".
Uma parte do percurso....Que belo visual
A convite do amigo Carlos da Equipe Turma da Paz daqui do Rio (muito obrigado), fui correr essa prova de montanha em São Paulo. A princípio era só para ajudar os amigos corredores registrando fotos, filmando e apoiando, mas os amigos conseguiram uma inscrição para eu correr e não teve jeito corri os 23K...rsss...Saímos daqui do Rio de Janeiro na Sexta-feira passada dia 05 novembro por volta das 19:30 horas, chegamos em São José dos Campos-SP por volta das 2 horas da manhã de sábado, nos hospedamos no Hotel Porto Feliz. De manhã tomamos café, passamos rapidamente no Mercado Municipal e de lá fomos conhecer o Parque da Cidade, chegando lá ficamos deslumbrados com o Parque da Cidade Roberto Burle Max, com um total de área de 960.000 m², o parque possui vários atrativos como a casa de Olivo Gomes e o museu do folclore. Um parque com muita grama para treinar para muitas ultras e para diversão com a família. A tarde fomos buscar o kit da prova em Igaratá, na volta descansamos para o grande dia.
Conhecendo o Parque da Cidade em São José dos Campos SP
Equipe Turma da Paz em Igaratá na entrega do Kit da Corrida
Já no domingo dia 7 novembro acordamos por volta das 4:15 horas da manhã, o café foi servido às 4:30horas, procurei não comer muito para não correr muito pesado, chegamos na cidade de Igaratá por volta das 6:30 horas, quando chegamos no Complexo Esportivo de Igaratá já havia muitos corredores. Fiz uns registros rápidos e fui para a linha de largada. O clima estava ótimo para correr o céu todo nublado.
Chegando em Igaratá
 A largada, atrasou alguns minutos, segundo a organização  nos informou que o devido atraso é que a organização estava no percurso checando o mesmo para ver se estava tudo ok. A mesma deu-se às 7:09 horas e lá fomos nós corremos alguns metros no plano e subimos uma leve subida, após começamos a descer, comecei a descer rápido o primeiro quilômetro no GPS marcou 3min 54seg eitaaa...mas tive que frear um pouco para não virar o pé  e machucar porque nesse final de semana tem a Rio Ultra 24 horas e a Maratona do Rio que vou correr.
Na largada em Igaratá
Fomos correndo, quando chegamos no Km 3,  passamos por um posto de hidratação que estava fechado, acredito que era o posto para quem iria correr os 10Km. Como ainda estava com água na minha garrafa e o clima estava agradável para correr nem me importei, mas a partir daí começava a pedreira que paredão íngreme que chegou para nós subirmos, foi a partir daí que via muitos corredores correndo alternando correndo bem devagar e outros caminhando morro acima, foram 4,5 Km pauleira morro acima. Passei no Km 5 com 30min 05seg, quando chegamos no plano lá em cima deu para voltar a correr,  mas logo em seguida vinha outra subida onde muitos iam novamente alternando com trotes e com caminhada morro acima, durante o percurso foi o maior tobogã, quando chegava na descida tirava o atraso da subida correndo forte, mas com cuidado porque numa das partes do percurso era terra batida com cascalhos de pedras e poderia me machucar, passei pelo Km 10 com 59min 59se.g. Quando descemos passamos lá em cima por um lindo lago enorme, onde muitos corredores paravam para registrara algumas fotos de frente para o lago, deu até vontade de fazer o mesmo, mas me contive e não parei para não esfriar o corpo, até porque lá em cima tinha alguns fotógrafos profissionais e deixei eles registrarem, ao descer passamos pelo KM 13 marcando 1h 14min, onde tinha um posto de reabastecimento de água, aproveitei para parar rapidinho e encher minha garrafa de 300 ml.
Durante o percurso
Tão logo enchi minha garrafa partir correndo no percurso passei mais a frente no Km 15 com 1h 25 min...Quando passei pelo 21,44 Km havia outro posto de reabastecimento de água, como faltava menos de 2 Km para terminar a prova resolvi não parar e inclusive também demos de cara com a galera do percurso de 10Km, foi aí que o sol resolveu aparecer e esquentar para mim não houve problemas, mas para a galera que correu os dois percursos devagar o sol castigou eles...rsss...Prossegui em frente correndo e desviando da galera dos 10Km, era tanta gente correndo ou caminhando que alguns faziam paredões, no momento que passava eu gritava e a galera saía da frente, quando cheguei na última subida já tinha alguns que tinham fechado os dois percursos e voltaram um pouco no percurso para apoiar os conhecidos, foi aí que olhei o GPS e estava marcando quase 22 Km e pensei só falta mais 1 Km, mas o pessoal que já havia terminado estava gritando a chegada é logo ali, estranhei porque ainda faltava 1 Km, quando cheguei no topo dessa subida percebi que a linha de chegada estava bem próxima e deu um sprint final fechando a prova com 22,44  Km em 2 horas 09 segundos.⛰️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷
Ufaaa...Prova finalizada
Parabéns Equipe Turma da Paz
Inscrição: No percurso de 10 Km custou de 87 à 107 reais e 23 Km de 137 à 157 reais de acordo com os lotes. Já a minha inscrição foi patrocinada pela Equipe Turma da Paz do Rio de Janeiro...Ponto positivo;
Kit: 1 sacochila, 1 camisa, 1 número de peito, 4 alfinetes, 1 garrafa squeze, 1 tatoo removível e 1 chip descartável...Ponto positivo;
Guarda  volumes: Um dia antes alguns corredores me informaram que haveria guarda volumes e outros disseram que não haveria, como o ônibus que nos levou iria ficar longe acabei no dia da prova deixando a minha bolsa dentro do ônibus e chegando no local vi que tinha guarda volumes...Ponto positivo;
Altimetria da prova: Difícil, para quem não treina pesado em percursos assim achou Ponto negativo;
Percurso: Plano com muita subidas e descidas íngremes, 90% com chão de terra batido, em algumas partes com cascalhos de pedra e 10% asfalto. Largamos num campo do Complexo Esportivo Igaratá corremos por vários lugares e retornamos ao Complexo Esportivo Igaratá. Durante o percurso como é nas montanhas nas estradas passavam alguns carros, mas o ponto que mais passou carros foram a partir dos 20 Km, mesmo assim não tivemos problemas, também durante o percurso tinha dois casais em cima da moto indo e voltando dando apoio aos corredores...Ponto positivo;
Posto de hidratação: Todos os inscritos foram obrigado a correr com mochila de hidratação ou com uma garrafa pequena na mão. A organização durante a prova colocou 4 postos de abastecimento de água: 1 na largada/chegada e mais 3 durante o percurso. Para quem correu os 23 Km tivemos no 13 Km e no 21Km. Sendo que a organização colocou caixas de fibras dágua com torneiras, não distribuiu copos dágua para os  corredores não sujarem o percurso...Ponto positivo;
Posto médico: A organização da prova colocou uma ambulância com equipe médica na largada/chegada...Ponto positivo;
Banheiros: Na largada tiveram vários banheiros químicos...Ponto positivo;
Lanche: Na chegada recebemos apenas uma sacola plástica com 1 banana e 1 maçã...Ponto positivo;
Medalha de participação: Todos os Corredores que cruzaram a linha de chegada de forma legal, receberam uma linda medalha de metal personalizada conforme foto lá em cima, na frente vindo escrito o nome da prova, ano da prova, atrás vindo escrito as duas distâncias: 10K e 23K, a seguinte frase: O mundo mudou e nós estamos preparados para ele, a data da prova, vindo escrito também o nome da cidade, o nome do organizador e a fita colorida com o nome da prova...Ponto positivo;
Premiação da prova: A organização premiou os 5 primeiros colocados masculino/feminino geral dos dois percursos 5 Km e 10 Km com troféus personalizados...Ponto positivo;
Premiação nas faixas etárias: A organização premiou os 3 primeiros colocados dos dois percursos 5Km e 10 Km com troféus personalizados nas faixas etárias de 10 em 10 anos...Ponto positivo;
Resultado da prova: A prova foi cronometrada pela Empresa CRONOSERV, com o chip descartável e o resultado divulgado de forma rápida no próprio site...Ponto  positivo;
Sobre a Prova: A prova foi realizada na cidade de Igaratá que é uma cidade pequena mas muito acolhedora, ainda com poucas opções de hospedagem, para quem vem de fora o ideal é ficar hospedado em São José dos Campos ou outra cidade próxima. De São José dos Campos até Igaratá dá em torno de 40 Km, o ônibus da excursão levou em torno de 35 minutos até o local. O percurso nem precisa dizer como foi né? Quem não treina em subidas punks sofreu muito lá, principalmente quando o sol castigou os mais lentos. Para mim utilizei como treino e fui devagar correndo por causa da próxima competição. Sugiro que na próxima edição a água do percurso esteja gelada, esse ano praticamente o tempo ficou agradável, mas ouvi alguns corredores dizendo que a edição anterior fez bastante calor e os corredores sofreram bastante durante o percurso. Não precisei utilizar os banheiros químicos, mas ao chegar no Complexo Esportivo Igaratá onde estava os banheiros químicos estava se formando longas filas e muitos foram utilizar o mato, no final da prova ouvi de um corredor que acreditou que as filas estavam enormes porque alguns banheiros estavam trancados por dentro sem ninguém dentro, sugiro que a organização reveja isso para as próximas edições; e
AgradecimentosAo amigo Carlos da Equipe Turma da Paz do Rio de Janeiro pelo convite e apoio...Muito obrigado foi um final de semana maravilhoso.

Parabéns a todos que concluíram esse grande desafio dos 23K e 10K nesse final de semana...Nos vemos na próxima linha de largada.⛰️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷