segunda-feira, 24 de maio de 2021

Memórias de um Corredor - Parte 38

Domingo, dia 23 maio 2021, foi dia de acordar cedo para cabritar com os amigos no Parque Estadual da Pedra Branca

O Pico da Pedra Branca fica dentro do Parque Estadual da Pedra Branca com 12.500 hectares e 12 manancias, fontes dágua que abastece a cidade do Rio de Janeiro em Jacarepaguá, com a altitude de 1.025 metros de altura e a pedra lá em cima tem 3 metros de de altura é rodeada de vegetação densa, dificultando a visão. Porém lá de cima da rocha da para avistar alguns bairros. Existem vários pontos de acesso para entrar nesse Parque em Jacarepaguá pelas Furnas e pela entrada da sede no final da Estrada do Pau da Fome, pela sede do Camorim em Jacarepaguá, pela entrada de Vargem Grande também em Jacarepaguá, pela sede de Realengo, núcleo Piraquara e por Rio da Prata em Campo Grande.

Há um mês atrás a amiga Karine me solicitou para marcar um treino no Pico da Pedra Branca, pois tinha uma corredora (Alice) que iria completar 48 anos e queria correr 48 Km comemorando com a galera, então reuni todas as informações sobre o Parque Estadual da Pedra Branca e informei a todos que iriam correr, fui até mais além informando que esse parque é  lindo mais o percurso é bem punk e o treino foi realizado ontem.

Domingo de manhã, dia ainda escuro, com o céu meio nublado, Eu e a Karine chegamos no local de encontro (em frente às furnas), por voltas das 5:30 horas da manhã, tivemos a primeira surpresa do dia. O estacionamento externo das Furnas estava fechado, perguntamos ao vigilante o motivo e o mesmo informou que o estacionamento estava fechado porque alguém fez besteira...putz...a solução foi deixar todos os carros ao lado das furnas num gramado. Os amigos corredores começaram a chegar, até fiquei surpreso, porque nesse treino pelo percurso ser tão difícil quase não aparece corredores. Cumprimentamos todos e ficamos aguardando a aniversariante chegar.

Discurso da aniversariante...Parabéns Alice

Antes da largada dei mais um briefing para todos os corredores falando sobre o percurso que iríamos correr, cantamos parabéns para aniversariante Alice e às 6:18 horas da manhã iniciamos o treino, fomos subindo devagar os amigos corredores que ainda não conheciam o Parque Estadual da Pedra Branca foram deslumbrando do visual registrando algumas fotos e a cada momento que avançamos parque adentro os mesmos viam a dificuldade do parque.  Por volta dos 3 Kms morro acima os amigos Casini e Marcelo retornaram pois eles só iriam fazer uns 10 Kms nos despedimos e o restante do grupo retornou a subir morro acima, hora correndo e hora caminhando.

O início,,,Já começa com esse paredão aeee...

Chegamos no primeiro objetivo com 5,6 Km na Casa de Pedra, a galera animada e cada vez mais deslumbrando o visual, e eu falando calma pessoal ainda vem muita pedreira pelo percurso...rsss...Após alguns registros descemos cerca de uns 600 metros e subimos até a torre da divisa entre Pau da Fome (Jacarepaguá) e  Rio da Prata (Campo Grande). Começamos a descer rumo ao segundo objetivo, o sol encoberto pelas nuvens e com a temperatura amena ajudou bastante. Durante o percurso da descida encontramos com o amigo Fernando Ibexes que vinha subindo com outros amigos rumo à Casa de Pedra, nos cumprimentos e cada um seguiu o seu destino. Chegamos no segundo objetivo (Rio da Prata) com 11,74 Km, a turma parou cerca de uns 20 minutos para fazer um lanche e reabastecer num restaurante local.
Aquela parada rápida para reagrupar o grupo

Primeiro objetivo alcançado...Casa de Pedra

Quando já íamos nos preparar para correr novamente apareceram os amigos Marcelo e Rodrigo que se juntaram ao grupo começamos a subir do outro lado de Campo Grande rumo ao terceiro objetivo Vargem Grande, passamos pela cachoeira onde a galera fez uma parada rápida para se refrescar,  passamos pelo vale dos caquis, que pena que não tinha mais para saborear a época de caqui foi no mês passado, quando chegamos lá em cima começamos a descer até a base de Vargem Grande. Quando chegamos lá com 22,13 Km às 13 horas da tarde, mais três amigos (Fatinha, Mônica e Eduardo), se despediram de nós, pois só iriam correr 22 ,13 Km nos despedimos e começamos a subir tudo novamente rumo ao quarto objetivo a chegada no Pico da Pedra Branca, já nessa subida de Vargem Grande nossas pernas já estavam detonadas (cansadas), mas não desistimos, quando chegamos na subida do Rio da Prata foi a vez do Marcelo e o Rodrigo despedir de nós, pois iriam retornar para o Rio da Prata. Continuamos correndo morro acima, não lembro em qual parte foi, mas passamos por um grupo de trilheiros que estavam vindo do Pico da Pedra Branca e inclusive nesse grupo estavam três amigos (Eunice, Max e Frade), conversamos rapidamente, quando cheguei na bifurcação com 32,55 Km que leva ao ponto mais alto da trilha, resolvi aguardar os que vinham mais atrás  para o grupo subir todos juntos. Já o Cirilo, Felipe e Celão rumaram para o Pico da Pedra Branca. 

Segundo objetivo conquistado...Rio da Prata

Aquela parada rápida para se refrescar na cachoeira

Terceiro objetivo conquistado...Vargem Grande

Começamos a subida até o pico, no meio do percurso o Celão resolveu aguardar o restante do grupo, fomos caminhando porque nesse local não dá muito para correr devido o tamanho do grau de dificuldade da trilha. Era por volta das 17:30h da tarde, faltando cerca de 200 metros para chegar até a pedra, vem descendo o Cirilo e o Felipe. Eu e o Celão falamos para eles retornarem que todos iriam descer juntos, mas não quiseram nos ouvir, nos disseram que iria descer mesmo assim, falei para eles para não fazerem isso, porque iriam se perder, chegamos no quarto objetivo, no ponto mais alto da trilha no Pico da Pedra Branca a 1.025 metros de altitude já escurecendo, registramos rapidamente algumas fotos e começamos a jornada descendo, todos com lanternas as ligadas, não dava para descer correndo, até queria descer correndo, mas tinha outros corredores mais lentos só caminhando e não teve jeito, descemos a trilha com todo cuidado para ninguém se machucar. Alcançamos o quinto objetivo a Casa Amarela às 18:50 horas da noite 39 Km à 648 metros de altitude, chegamos no sexto objetivo  Sede do Parque da Pedra Branca às 20 horas da noite com 44,4 Km, faltavam 2 Kms para completar o objetivo final, saímos do parque e fomos correndo a parte final pelo asfalto e finalizando o sétimo objetivo com os 48 Km.

Quarto objetivo conquistado...Pico da Pedra Branca

Quarto objetivo conquistado...Pico da Pedra Branca

Quinto objetivo conquistado...Pico da Pedra Branca


Sexto objetivo conquistado...Sede do Parque
Ao chegar nas furnas tivemos a segunda surpresa do dia, vimos que os carros do Cirilo e o Felipe estavam ainda lá e falei tá vendo, foram dar uma de espertinhos não quiseram esperar a galera e acabaram se perdendo na trilha, ligamos para eles e o Cirilo nos contou o que houve, quando eles chegaram na Casa Amarela pegaram a trilha da direita e começaram a descer, como viram que a trilha estava fechada, tiveram que retornar tudo novamente dei uma bronca neles e falei da trilha certa e mais tarde conseguiram chegar no objetivo final...Ufaaa.

Sétimo objetivo conquistado...Furnas

Independente da distância percorrida quero parabenizar a todos que treinaram ontem no Parque Estadual da Pedra Branca, foi um dia incrível onde revi os amigos que já conheciam e também conhecendo novos amigos. Alice mais uma vez meus parabéns pelo seu aniversário, que aventura que você escolheu hein. comemorar o aniversário correndo nas montanhas...rsss...Parabéns. ⛰️🏃‍♂️🏃‍♀️🏃‍♂️💨🇧🇷

Quero deixar um alerta aqui o Parque Estadual da Pedra Branca é um lugar incrível, muita natureza e ar puro, porém é um local para Corredores experientes se você não está acostumado a sair da zona de conforto procure um outro parque com trilhas leves. Fica a dica.

4 comentários:

  1. Este treino ficará na para a história.valeu Jorge. Treino top.

    ResponderExcluir
  2. Quero dizer que foi um grande prazer realizar este treino com vcs, e quero agradecer a vcs Jorge e Karine por estarem na liderança e dizer que vcs arrebentaram na orientação da galera e parabenizar a Alice pelo seus 48 anos. Grande abraço a todos. Ass. Carlos Eduardo.

    ResponderExcluir
  3. Que relato arrepiante meu amigo. Que saudades das montanhas. Poxa tô me recuperando de uma cirurgia, o médico só liberou em julho meu retorno aos treinos. Será nesse lugar que vou marcar com vc o vôo da águia. Anota aí

    ResponderExcluir
  4. Vou me preparar mais para fazer o bate e volta 30 km
    Pena que as motos estão acabando com as trilhas e o parque. E uma área de preservação ambiental e não e o que a gente vê

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista