segunda-feira, 12 de abril de 2021

Memórias de um Corredor - Parte 35

Domingo, dia 11 abril 2021, foi dia de acordar bem cedo correr longão num local muito lindo, mas porém com o percurso bem punk de se correr, foi dia de treinar no Parque Estadual da Pedra Branca com o amigo Rodrigo.

O Pico da Pedra Branca fica dentro do Parque Estadual da Pedra Branca com 12.500 hectares e 12 manancias, fontes dágua que abastece a cidade do Rio de Janeiro em Jacarepaguá, com a altitude de 1.025 metros de altura e a pedra lá em cima tem 3 metros de de altura é rodeada de vegetação densa, dificultando a visão. Porém lá de cima da rocha da para avistar alguns bairros. Existem vários pontos de acesse para entrar nesse Parque em Jacarepaguá pelas Furnas e pela entrada da sede no final da Estrada do Pau da Fome, pela sede do Camorim em Jacarepaguá, pela entrada de Vargem Grande também em Jacarepaguá, pela sede de Realengo, núcleo Piraquara e por Rio da Prata em Campo Grande.

Saí de casa às 5 horas da manhã pedalando com minha bike speed, deixei à mesma na casa da minha mãe que fica próximo do local do treino, há uns 2 kms e meio e de lá partir correndo para encontrar com o amigo Rodrigo o bom que já cheguei super aquecido nas Furnas, já tinha pedalado 13 Km de minha casa até a casa da minha mãe e depois corri mais 2,5 Km até chegar nas furnas.

Após alguns registros fotográficos, com o tempo limpo e fazendo aquele sol já de manhã às 6:30h demos à largada, fomos subindo devagar, nesse parque é o maior tobogan, você vai subindo e descendo a todo instante que desgasta muito o corpo do atleta, sem contar que o piso tem muita erosão e deve se tomar cuidado porque com a chuva, pedras e com as motos que os trilheiros passam no local fica com muitos buracos. O primeiro objetivo foi subir até a casa de pedra lá em cima onde é o point de encontro dos Corredores e os Motociclistas trilheiros. chegamos lá em cima com 7,44 Km com 1h 32min, registramos umas fotos e descemos para ir para o segundo objetivo do treino Rio da Prata em Campo Grande.

O início

E vamos subindo

Na Casa de Pedra

Chegando em Rio da Prata com 13,44 Km, paramos rapidamente numa feira local, onde é servido café da manhã e almoço e inclusive tem uma feira de produtos orgânicos da região, para comprar água gelada e  gatorade, mas devido essa pandemia o restaurante só iria abrir mais tarde para o almoço, resolvemos então prosseguir trilha acima para ir para alcançar o terceiro objetivo que era para passar correndo pelo Vale dos Caquis e a Cachoeira, falando em Caquis esse mês é o mês de Caqui, passamos ao lado de vários pés plantados e com os caquis meio verde ainda, deu para conseguir pegar um maduro que tinha caído do pé...Que delícia, prosseguimos morro acima hora corria e hora caminhava pois é assim em todo o percurso desse parque, não tem como correr direto devido a dificuldade do terreno. 

Dando aquele refrescada na cachoeira do Rio da Prata - Campo Grande

Como tínhamos que correr 50 Km e ainda não conhecíamos a parte que desce até Vargem Grande em Jacarepaguá, decidimos fazer esse novo percurso, descemos rápido e alcançamos o quarto objetivo, ao chegar lá embaixo em Vargem Grande o GPS marcava 21 Km, éramos para esticar mais um pouco em Vargem Grande, correndo mais 4 Km para dar 25 Km e no final do treino bater 50 Km, mas só corremos até alcançar 21 Km. Já era meio dia, decidimos parar num restaurante local, comemos um pastel e tomamos uma coca cola para revigorar as forças, o dia estava muito quente e já estava cansado, comprei um sorvete e para não perder muito tempo falei com o Rodrigo que era para irmos andando um pouco pelo percurso e comendo e assim eu fiz comendo uma lata de atum, já o Rodrigo disse que já estava satisfeito em ter comido os pastéis e decidiu comer o atum dele mais tarde. Fomos subindo tudo novamente até chegarmos numa bifurcação que é o caminho para o Pico da Pedra Branca no GPS marcando 26,5 Km, mais à frente pela trilha escutamos vozes, ao se aproximar era o amigo Maxwell e mais uma turma de trilheiros que estava no local fazendo um percurso caminhando, já eles começaram a trilha pela sede do Pau da Fome em Jacarepaguá, nos cumprimentamos rapidamente e prosseguimos no treino que ainda faltava muito chão para percorrermos

Valeu Maxwell

Fomos atacando o percurso para chegar no quinto objetivo que era o Pico da Pedra Branca, chegamos na entrada da trilha do Pico com 31,14 Km, fomos subindo até chegar no Pico mais alto altimetria de 1.025 mts de altitude com 34,76 Km...Ufaaa...Chegamos.

No ponto mais alto...Pico da Pedra Branca

Descemos correndo com todo cuidado para não escorregar devido o percurso nessa parte ser um pouco íngreme e com muita folhas de árvores secas, chegamos na entrada da trilha que da acesso a ao sexto objetivo que foi a Casa Amarela, casa histórica desde a época da escravidão...Também nesse percurso fomos descendo com todo cuidado, pois tem muitas pedras escorregadia e fora que dá última vez que corremos passamos por uma cobra, mas dessa vez não vimos nada...ufaaa...Chegamos na Casa Amarela com 38,96 Km.

Na Casa Amerela

Após a Casa Amarela fomos descendo até alcançar o sexto objetivo à saída da entrada da Sede do Parque Estadual da Pedra Branca, já era em torno de 5 horas as trilhas com as matas fechadas já estava ficando meio escuro, fomos descendo com todo cuidado, mesmo assim tomei um leve tombo porque não vi um toco de uma raiz e mais embaixo o Rodrigo escorregou numa pedra mas não foi nada sério, eu comentei com o Rodrigo isso faz parte, levanta e vamos continuar o treino que o treino jamais deve parar.  Corríamos morro abaixo, o corpo já estava bem cansado, os Kms que faltavam parecia uma eternidade que nunca tinha fim, corria, corria e não chegava no final...rsss...Quando chegamos na sede do Pau da Fome às 18:09 horas da noite o GPS marcava 44,30 Km, putz ainda faltavam correr 6 Kms para completar os 50 Km, com o corpo desgastado e como teria que pegar a minha bike na casa da minha mãe e ainda tinha que pedalar mais 14 Km previ que iria fechar o treino com 48 ou 49 Km já o Rodrigo tinha deixado o Carro nas Furnas e iria fechar com uns 46 Km, foi daí que o Rodrigo deu a idéia de fecharmos correndo por ali no asfalto do Pau da Fome o restante dos Kms e assim fechamos os 50 Km que aliás acabou dando 51 Km. Ufaaa.

Saindo da trilha

Final do treino valeu Rodrigo
Correr no Parque Estadual da Pedra Branca é um treino bem punk elevado ao quadrado, toda hora você sobe e desce, você caminha e você corre, já conheço esse local há anos, já realizei vários treinos nesse local, até porque fui nascido e criado próximo desse local, já levei vários corredores para conhecer esse local. Não é um percurso fácil de se correr, mas não é impossível. Falo para todos Corredores, quem quer correr bem em qualquer prova seja nas montanhas ou no asfalto o Parque Estadual da Pedra Branca é o local ideal para se treinar. Lugar seguro, tem comércio em algumas ponta do percurso e várias fontes dágua limpa que dá para refrescar e hidratar, sem contar com muita natureza e ar puro. Para quem quiser ir treinar lá, não se preocupe com o tempo, quem já foi lá correr sabe o que estou falando. Valeu Rodrigo pelo treino e apoio você mandou muito bem também. Até o próximo.

OBS: A você que chegou até aqui agradeço pela visita e por valorizar o conteúdo do Blog volte sempre, mas antes de sair deixe o seu comentário do que achou, pois isso ajuda muito a valorizar o conteúdo do Blog e a todos que acessam aqui.

2 comentários:

  1. Parabéns Jorge e Rodrigo grande parceria, muito bom o relato, vivi daqui a experiência de vcs, brutos demais. Abraço
    Marcia Alcântara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcinha, muito obrigado. Vlw mesmo e espero que um dia vc corra conosco nesse percurso. Abs

      Excluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista