segunda-feira, 15 de março de 2021

Memórias de um Corredor - Parte 34

N esse domingo, 14 março 2021, foi dia de cabritar nas alturas no Parque Nacional de Itatiaia, com os amigos da Equipe Ultra Brutus daqui do Rio da qual também faço parte.

Parque Nacional do Itatiaia simplesmente deslumbrante, é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no maciço de Itatiaia, na serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Itatiaia é o parque nacional mais antigo do Brasil, tendo sido criado em 14 de junho de 1937, numa área de 11.943 hectares, que antes de ser adquirida pela Fazenda Federal, em 1908, pertenceu ao Visconde de Mauá. O nome Itatiaia é de origem tupi e significa penhasco cheio de pontaspedra pontuda.

O Parque de Itatiaia

No interior do parque encontram-se alguns dos picos mais altos do Brasil, beirando os 2.800 metros de altitude. A fauna e a flora do parque são bastante diversificadas, devido principalmente à diferença de altitude de seu relevo e ao clima variado. Itatiaia é administrado atualmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A BR-485, que atravessa o parque, tem o seu ponto culminante a 2.460 metros de altitude no seu interior e é assim considerada a estrada mais alta do Brasil. Esse parque possui muitas vistas panorâmicas de tirar o fôlego nos arredores também pode ser encontrados várias cachoeiras. Como chegar  Do Rio de Janeiro ou São Paulo, o visitante deve seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR - 116) até Itatiaia(saída 318) e daí , mais 5,5km pelaBR - 485, até a portaria da Parte Baixa. Para a Parte Alta ou Planalto, sair da Dutra em Engenheiro Passos (saída 330 A), seguindo 26km pela BR - 354 até a Garganta do Registro (divisa Minas Gerais - Rio de Janeiro) e mais 14k m de estrada de terra, pela Rodovia das Flores, até o Posto Marcão, que dá acesso aos principais atrativos do Planalto. Para a entrada no Parque o visitante tem que comprar antecipadamente o ingresso pelo site https://parquedoitatiaia.tur.br valor R$ 18,00 reais.

Percurso que percorremos

Nesse domingo foi dia de acordar muito cedo, para realizarmos um treino para a TUTAN 100K, aliás de Sábado para Domingo nem deu para dormir direito, apenas 2 horinhas, pois o horário de encontro marcado na Av. Brasil foi às 3 horas da manhã. Após Eu, Marcelo, Rodrigo e Wallace  termos nos encontrados, rumamos para o Parque de Itatiaia de carro a viagem durou cerca de 3 horas, mas antes de falar sobre o treino os amigos definiram que faríamos 30 km correndo no parque, daí falei para eles, já que nós saímos tão cedo de casa e viajamos por cerca de 170 km de carro que não éramos para corrermos 30 Km e sim 50 Km e prontamente os amigos aceitaram a missão. Chegamos na base do parque por volta das 6:20 horas da manhã, enquanto aqui no Rio onde moramos fazendo o maior calor, quando chegamos lá na base do parque estava fazendo um baita frio, nos aprontamos e o início da brincadeira começou às 6:49 horas.

O início

E vamos que vamos subindo alcançar o morro da Antena
O treino jamais deve parar!!!

Logo de cara passou um filme na minha cabeça do que vivenciei em 2018 correndo a primeira edição da TUTAN 100K, fui lembrando de tudo, como estava fazendo frio e  subida com o corpo frio, fomos subindo devagar deslumbrando a natureza, registrando algumas fotos e filmando. O Clima estava muito agradável para correr, durante o percurso o sol tentava se aprumar entre as nuvens, mas as nuvens não deixava, fomos subindo correndo por volta dos 3 Kms morro acima, acredito eu devido a altimetria, comecei a sentir uma leve dor no ouvido direito, mas como tinha uma missão a cumprir, continuei no treino assim mesmo, chegamos na entrada de acesso do morro da antena, com 14 Km com 1 hora 50 minutos, tivemos que fazer uma parada rápida na portaria do parque para assinarmos a folha de entrada e mostrar os ingressos, feito isso rumamos para o primeiro objetivo que era chegar no Pico do Morro da Antena. Chegamos no morro da antena com 16 km em 2:15 horas, ficamos lá em cima contemplando a natureza e registrando algumas fotos, lá de cima da para ver o Pico das Agulhas Negras, o Pico do Couto e outras vistas panorâmicas muito show. Após isso e como não conhecíamos o Pico do Morro do Couto descemos cerca de uns 500 metros do morro da antena e seguimos a trilha, após percorremos a trilha e em alguns pontos passar caminhando por várias pedras chegamos no Morro do Pico do Couto ondem tem outra antena marcando no GPS 16,9 Km com 2:46 minutos e mais acima desse morro tem um imponente paredão rochoso onde subíamos.

Vamos galera!!!
Ao descermos o Pico do Morro do Couto, decidimos correr na outra direção indo até o Maciço das Prateleiras, mas antes de chegarmos lá passamos correndo pela Cachoeira das Flores, passando ao lado do abrigo Rebouças, onde tem uma área de acampamento para os turistas acamparem, continuamos seguindo em frente até chegarmos na base da Travessia Ruy Braga com 22,34 Km, onde dá acesso para a entrada para o Maciço das Prateleiras, não queria subir esse paredão rochoso, até porque tem muitas partes que não dá para correr devido o acesso com muitas pedras no percurso, somente caminhando, mas o Wallace nos falou que gostaria de ir até lá em cima e com isso ganharíamos mais um pouco de altimetria, decidimos prosseguir e mais acima quando estávamos quase chegando na base do Maciço das Prateleiras do outro lado do Maciço das Agulhas Negras o tempo começou a mudar rapidamente ficando o céu escuro e relampiar, como não podemos brincar com raios, decidimos descer rapidamente e voltar até a entrada da guarita do parque, era cada relâmpago que caía que dava medo, e olha que lá em cima do Maciço da Prateleira tinha turistas lá em cima, do nada não dava para ver mais nada lá em cima devido a neblina ter tampado tudo, espero que não tenha acontecido nada com aqueles turistas lá em cima.

Chegando no Morro da Antena

Ufaaa chegamos

No Pico do Couto 

Pico das Agulhas Negras 

Indo para a  Pico das Prateleiras
Pico das Prateleiras

Já na estrada retornando a chuva começou a cair, era hora de colocar o anorak para se abrigar da chuva, quando chegamos na guarita a chuva, já era cerca de meio dia e meio com 30 Km, os raios tinham parado de cair, graças à Deus...Ufaaa...Decidimos comermos algo, como lá em cima não há comércio, comi uma lata de atum, após isso descemos correndo até chegar numa bifurcação a direita que também é o percurso oficial da prova TUTAN 100K, a estrada estava muito escorregadia principalmente numa parte que o percurso é de paralelepído e a chuva começou a cair novamente, decidir não parar para colocar o anorak tínhamos que correr por cerca de uns 6 Kms morro abaixo. O Wallace foi na frente, depois eu e mais atrás vinha o Rodrigo, já o Marcelo decidiu retornar para o carro e aguardar nós lá embaixo. Fomos correndo, não lembro qual era a distância mas o Wallace já vinha retornando e como no GPS dele estava marcando 3 Kms há mais do que o meu tive que descer mais ainda para chegar no final do treino e bater 50 Km e assim eu fiz, chegando no Km 37 a chuva apertou mais ainda e os raios ao longe começou a cair novamente...Putz, mas a frente tinha um senhor com moto debaixo de uma árvore e com um cachorro, falei comigo mesmo esse senhor tá dando mole ficando debaixo da árvore aguardando o temporal acabar, quando passei em frente a ele o cachorro avançou em mim, imediatamente gritei com o cachorro e baixei para pegar uma pedra, foi quando o dono dele interviu, falei segura esse cachorro aí po...Ele falou que o cachorro era manso, mas manso como? O cachorro parou de latir e prossegui em frente cerca de 1 Km, a partir daí retornei e orando a Deus, pedindo proteção  com o maior medo por causa que de vez em quando caía raios, ao passar novamente pelo senhor que estava debaixo da árvore ele não estava mais com o cachorro, continuei retornando subindo morro acima com o maior cuidado, não tinha onde se abrigar, a chuva e os raios ia e vinha a todo instante. Quase terminando a subida por mais de 4 kms a chuva e os raios cessaram, ufaaa...Cheguei na bifurcação para a descida com 44 Km ainda restava correr morro abaixo 6 Km, o corpo já estava bem cansado, tentei correr o máximo possível morro abaixo para terminar logo o treino, esses 6 Km que faltavam parecia uma eternidade que nunca tinha fim, corria, corria e não chegava no final...rsss...Quando cheguei na base de onde havíamos saindo mais cedo olhei no GPS marcando 52 Km. Era o fim de mais um treino longo...Ufaaa.


Ter corrido ontem no Parque Nacional de Itatiaia pela segunda vez foi muito bom, ainda mais com os amigos. Corremos até  o Morro da Antena, Pico do Couto, passamos próximo do Pico das Agulhas Negras e chegamos na base do Pico das Prateleiras. Esses 52 Kms feito ontem uma parte foi no percurso da prova TUTAN 100K e outra não. Esse parque é lindo, mas o percurso é difícil, mas valeu a pena. Valeu Marcelo, Rodrigo e Wallace foi muito bom treinar com vocês. Parabéns!!!⛰️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

8 comentários:

  1. Que treino hein👏👏👏👏👏👏 representaram

    ResponderExcluir
  2. Que aventura hein... Show demais Jorge. Já subi o Pico das Agulhas Negras, mas isso foi a mais de 30 anos atrás... rsrss ... um lugar sensacional... parabéns pelo treino e pelo relato, que está muito bem detalhado e explicativo. Show.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos que participaram desse lindo e incrível treino! Jorge obrigado por se manter treinando com essa intensidade. Isso inspira e motiva muitos corredores. Parabéns pelo seu patriotismo tb. Admirável 🇧🇷

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos que participaram desse lindo e incrível treino! Jorge obrigado por se manter treinando com essa intensidade. Isso inspira e motiva muitos corredores. Parabéns pelo seu patriotismo tb. Admirável 🇧🇷

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista