domingo, 21 de março de 2021

Corrida nº 484 - 2ª edição das 6 horas Global Solidarity da IAU

Esse final de semana, sábado e domingo, dias 20 e 21  março 2021, foi realizado à 2ª edição das 6 horas Global Solidarity da IAU (Associação Internacional de Ultramaratonistas)

Essa prova foi iniciativa da IAU como forma de incentivar os atletas de todo o mundo que pararam de competir por causa da pandemia do novo coronavírus. a CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo) convocou 14 atletas  para representar o Brasil (9 homens e 5 mulheres), além da seleção principal foram abertas vagas para outros participantes participarem, foram inscritos pelo Brasil afora mais de 200 atletas. O Rio de Janeiro foi representado por Eu, Leonardo, Plácido e Rodrigo. Como não está havendo competições, aproveitei para correr essa prova, como forma de treinamento para quando as provas voltarem ao normal.

Como não deu para realizar essa prova no Sábado devido ter trabalhado no sítio da família, resolvi correr nesse domingo, acordei por volta das 4:50h da madrugada com o dia ainda escuro, o corpo pedia mais cama, mas dei um salto não dando mole para ele. Cheguei no Centro Olímpico de Treinamento que fica na pista de atletismo da CDA, fica uns 4 Kms de minha casa e como iria correr sozinho na pista de atletismo procurei levar várias garrafas dágua para encher no bebedouro de lá, para não ter que interromper a corrida para ir no bebedouro.
Centro Olímpico de Treinamento - Pista de Atletismo da CDA
Preparando começar a festa
A estratégia para correr essa prova era correr forte, sem fazer paradas grandes para tentar fazer entre 66 a 70 Km e bater o meu recorde pessoal. Às 6:45 h da manhã, liguei o GPS SUUNTO e comecei a correr forte, essa pista até um certo horário tem uma parte dela que o ginásio ao lado tampa a pista e fica com sombra e não bate sol e ajuda bastante, já do outro lado da pista bate sol. Já que estava sozinho correndo na pista e para ajudar correr 6 horas direto liguei o meu MP3 e fui dando voltas e mais voltas na pista, resolvi contar todas as voltas e para não se perder contando devido a adrenalina e o calor mais tarde, resolvi contar as voltas de 50 em 50 voltas e assim fui correndo. A temperatura começou a esquentar e como ao lado da pista tem uma igreja católica várias famílias foram chegando para a missa o que ajudou também no psicológico visualizando pessoas e às vezes ria comigo mesmo as pessoas se espantavam me vendo correndo na pista naquele calor.

Os pace por Kms ia ocorrendo tudo bem, os paces ficavam entre 4min 30seg à 4min 56 seg, pelos meus cálculos a estratégia estava dando certo...Com a temperatura quente ia também conversando com Deus para dar tudo certo e fui correndo até que no Km 35 apareceu uma baita dor debaixo do meu pé direito, mesmo assim não esmoreci fui correndo mais depois de algumas voltas começou a doer mais forte o que me fez parar por alguns minutos para massagear a dor do pé, tão logo fazia a massagem no pé retornava a correr na pista, com isso me fez perder rendimentos e o pace por Km aumentou, tinha hora que intercalava corridas com caminhadas e assim fui indo até finalizar as 6 horas finalizando com 62,25 Km.🏃🏾‍♂️💨🇧🇷
Durante o percurso
Prova concluída e agradecendo muito a Deus
Tirando as dores do pé e não ter chegado aos 70 Km, foi muito bom ter corrido essa prova virtual global de 6 horas na pista de atletismo, só assim me mantém ativo e preparado para os próximos desafios pós pandemia. Parabenizo a Sandra e toda Equipe de Toledo, a Vanuza de Cascavel e a todos que correram essa prova e principalmente os que arrecadaram alimentos para serem distribuídos para as pessoas carentes.

OBS: A você que chegou até aqui agradeço pela visita e por valorizar o conteúdo do Blog volte sempre, mas antes de sair deixe o seu comentário do que achou, pois isso ajuda muito a valorizar o conteúdo do Blog e a todos que acessam aqui.

4 comentários:

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista