quarta-feira, 3 de março de 2021

Corrida nº 483 - 2ª edição do Ultradesafio Vale do Café 160K

Nesse final de semana, sábado e domingo, dias 27 e 28 de fevereiro 2021, foi realizado à 2ª edição do Ultradesafio Vale do Café 160Km, no munícipio de Miguel Pereira aqui no Rio de Janeiro, ultradesafio organizado pelo João Barros e Leandro Simonini.

Essa foi a minha segunda participação nesse ultradesafio. fui junto no mesmo dia com os amigos Colli, Marcelo e Romero chegamos por volta das 5 horas da manhã, fomos os primeiros a chegar no local da largada, aproveitamos para arrumarmos nossas mochilas e ficamos aguardando os amigos chegarem.
O percurso do Vale do Café
Devido a pandemia que estamos passando não foi possível dar à largada de todos juntos, alguns registraram uma foto rapidamente e largaram, os primeiros a largarem às 6:40h da manhã foram  alguns dos atletas que estavam no percurso de 160 Km e 80 Km. A temperatura estava muito agradável para correr o céu estava nublado e com o tempo fresco. Largamos num ritmo bem confortável porque esse percurso de estrada e montanhas é bastante difícil.
Na largada
No percurso
 Quando chegamos na ponte de ferro de Miguel Pereira com 8 Km a turma quis tirar umas fotos nessa ponte antiga e histórica, então fizemos uma parada rápida e registramos e logo em seguida retornamos a correr.

Já a segunda parada foi às 9:40 h da manhã com 22,25 Km no Mirante da Serra das Araras, num supermercado local para reabastecemos nossas mochilas com água e prosseguimos e voltamos a correr montanha acima.

A terceira parada foi às 10:30h da manhã com 26,8 Km, chegamos no Vale das Videiras em Petrópolis, aproveitamos o comércio local para comprar água para repor nossas mochilas, gatorade e ficamos aguardando alguns que ficaram para trás chegarem.
No Vale das Videiras - Petrópolis
A quarta parada foi em Sardoal com 39,8 km, onde já era meio dia e a temperatura estava bem quente, alguns sem água na mochila, devido o horário era para nós almoçarmos, mas ninguém quis almoçar, só reabastecemos nossas mochilas e caímos na estrada correndo.
Em Sardoal
Quando chegamos no alto de uma subida com 50 Kms percorridos, foi a hora da despedida dos amigos que estavam no percurso de 80 Km (Glauco, Naldo, Mario, Leandro e Marcelo). Pois Eu, Leandro Colli, Davison e Márcio Mota estávamos no percurso de 160 Km, nos despedimos e eles seguiram para a esquerda e nós seguimos para a direita correndo. Ao passar por esse local, lembro que ano passado estava chovendo, caindo raios e a chuva tinha feito um belo estrago na estrada fazendo um buraco enorme que tivemos que subir na cerca para passar.

A quinta parada foi às 14:20h quando alcançamos Vista Alegre com 54,51 Km onde a fome bateu forte e paramos numa padaria local para comermos, eu comi uma lata de atum, já os amigos Colli, Davison e Márcio comeram um sanduiche;
Em Vista Alegre
Quando chegamos em Paty do Alferes  com 58,49 Km, resolvemos não parar e prosseguimos subida acima, Já a sexta parada aconteceu às 17:30h da tarde com 74,32 Km em Sambabaia, onde percebi que a minha mochila de hidratação estava vazando água, putz deve ter furado, paramos para comprar água e isotônico e percebi que a bag da água não estava furada  e na parte de cima do fechamento estava frouxo e na hora de correr com o balançar á água saia por cima.

A sétima parada foi com 79,34 km, estava numa estrada de terra batida quando começou a escurecer e ligamos as lanternas. Durante o percurso na estrada às 21 horas as nuvens deu o lugar a lua cheia que nos ajudou bastante no percurso, em vários lugares desligamos a lanterna porque a lua clareava o percurso, chegamos em Juparana com 100 Km e o amigo Davison nos informou que estava sentindo muitas dores no joelho e quando chegamos no Km 110 onde estava o carro de apoio com o jantar, infelizmente tivemos a baixa do amigo Davison, pois o joelho dele estava muito inchado e doendo muito, ele decidiu parar, uma pena, mas tão logo jantamos: Eu, Colli e Márcio retornamos a correr, fomos correndo por uma boa parte de asfalto em Vassouras, depois do centro de Vassouras era somente estrada muitos desertas, como o corpo já estava bem fatigado, então fomos alternando no plano e descida corríamos, já nas subidas, subíamos caminhando;
Noite adentro
Não lembro bem qual o horário da madrugada foi, mas era numa estrada de terra deserta com mais de 125 Km percorridos, quando veio em nossa direção um carro e mais a frente vimos que era o Marcelo e a Márcia que tinha corrido os 80 Km e nos relatando que estava indo resgatar o João Barros, que ele não iria mais correr, e ficamos sabendo também que a Anmielle, estava com ele no percurso dos 160K, pensei será que ela vai continuar correndo ou não? Porque ela sendo mulher, não seria viável ela correr nesse local deserto, mas um dia após o desafio ela me informou que não iria parar, ficou esperando o Igor por duas horas em Vassouras que vinha mais atrás, para eles continuarem correndo no percurso...Ufaaa...Fomos correndo pela madrugada adentro, com o corpo fatigado, mas não esmorecemos continuamos correndo pelo caminho do vale do café.
Madrugada adentro
Às 5:00 horas da manhã o GPS marcava 139,4 Km, a lua continuava imponente no céu e iluminando o nosso percurso e já estava clareando, fomos continuando correndo até chegar na cidade, nos asfalto, fomos prosseguindo até avistarmos o Lago Javary e finalizamos o ultradesafio 160 Km em 25 horas e 10 minutos...Ufaaa.
Em algum lugar do percurso
Chegando na cidade e faltando pouco para concluir
Obrigado meu Deus, mais um desafio finalizado de 160 Km
Parabéns Colli  160 Km e Marcelo 80 Km
Parabéns Anmielle...A única guerreira ter corrido conosco 160K
Parabéns Márcio você também mandou muito bem nos 160 Km
O percurso do Vale do Café é dificílimo, não é para qualquer um não, pois ano passado só teve apenas um percurso de 150 Km, já esse ano a organização colocou percursos menores (18K, 34K, 80K) para os corredores correrem, já Eu, Colli, Márcio, Anmielle e Igor corremos o percurso de 160Km, falando no percurso a organização esse ano aumentou em mais 10 Km, deveria ter deixado o percurso original de 150 Km como foi ano passado, nessa segunda edição Eu e o Colli foram os únicos que correu pela segunda vez. Independente de qual foi a distância que os corredores correram, quero parabenizar a todos, vocês estão de parabéns, parabenizo também os idealizadores do percurso do Vale do Café, os amigos do carro de apoio no jantar no Km 110 e  o amigo Wanderley.

OBS: A você que chegou até aqui agradeço pela visita e por valorizar o conteúdo do Blog volte sempre, mas antes de sair deixe o seu comentário do que achou, pois isso ajuda muito a valorizar o conteúdo do Blog e a todos que acessam aqui. 🥇🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

12 comentários:

  1. Parabéns Jorge, você e seus amigos e amiga são uns guerreiros. Realmente não esse percurso não é para amador.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo excelente relato, rico, detalhado. Que possamos correr juntos novamente esse desafio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anmyelle obrigado e parabéns pelos 160K. Vc foi muito guerreira.

      Excluir
  3. Mais um Ultra Desafio para a conta,parabéns a todos atletas envolvidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Colli foi um prazer correr ao seu lado e parabéns para vc também.

      Excluir
  4. O brabo Jorge Cerqueira 👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Cara muito bacana, feliz por participar dete evento com contigo, muito obrigado uma experiência enorme, também fica os agradecimentos o nobre amigo Colli, dois corredores extremamente fortes e de uma sabedoria enorme. Jorge seus registros são demais, muito rico, parabéns e com o Sr mesmo diz " "O TREINO JAMAIS DEVE PARAR" vamos avançar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio foi uma honra ter corrido ao seu lado, obrigado pela apoio e com certeza O TREINO JAMAIS DEVE PARAR. Parabéns!!!

      Excluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista