quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Memórias de um Ciclista - Parte 33

N essa terça-feira, feriado de carnaval, dia 16 fevereiro 2021, foi dia de pedalar com o amigo Casini pelo Rio de Janeiro.

O dia amanheceu com aquele tempo lindo demais, me aprontei rapidamente, tomei aquele café reforçado e partir para encontrar com o amigo Casini aqui mesmo em Marechal Hermes, onde moramos, de onde moro para a casa dele fica cerca de uns 800 metros de distância ao chegar lá, ele comentou comigo que o pneu dele estava furado que tentou consertar um dia antes, mas não tinha conseguido e falou que estava sem câmera reserva, putz...falei com ele parece ciclista novo dando um mole...kkk, acabei emprestando uma câmera reserva minha para ele e tão logo ele arrumou  a bike e às 6:49 horas da manhã partimos para o pedal longo pelo Rio de Janeiro.
O percurso dos 200 Km
O planejamento do pedal seria que iríamos pedalar 200 Kms, já não fazia um pedal longo assim nessa quilometragem há muito tempo, já fazia 5 anos atrás que tinha feito no Audax Rio Brevet 200 Km em Guapimirim Rio em 2016. Aproveitei também para testar limite do meu corpo nesse pedal longo, levei só agua, duas bananas, durante o relato  vocês irão ficar sabendo como foi esse teste. Partimos cruzando vários bairros do Rio e alcançamos a zona oeste de Campo Grande, de lá partimos para a Praia de Pedra de Guaratiba chegando lá às 8:59 horas da manhã no GPS marcando 44,53 Km com um tempo de 2h 01 min }á. Chegando lá no Pier, peguei a minha água da garrafa para beber e descobrir que a garrafa estava quase sem água, a garrafa estava com um pequeno furo...putz que droga...logo com esse sol todo...kkk...Aproveitei para comer uma banana. Chegando nessa praia tinha dois ciclistas com suas MTB que agora não lembro os nomes deles registrando algumas fotos, mas lembro que eles moram no bairro de Cosmos - Rio. Ao chegar lá nos deparamos com mais uma cena triste a praia que muitos anos atrás era limpa e tinha uma lama medicinal para o corpo era esgoto puro, isso devido o crescimento do bairro e o descaso das autoridades públicas lamentável, registramos algumas fotos e partimos para o pedal aproveitamos e fomos pedalando por alguns Kms com esses dois ciclistas de Cosmos, paramos num comércio onde comprei duas garrafas pequenas dágua e os amigos compraram gatorade e água. tão logo nos hidratamos e como os dois amigos que estavam de bike MTB estavam pedalando devagar, falei com o Casini, nós temos muito pedal pela frente e com essa temperatura que está fazendo que era melhor nós acelerarmos o Casini concordou, até porque eles iriam fazer menos quilometragem e nós 200 Km e assim nós fizemos nos despedimos deles e aceleramos rumo a Praia de Guaratiba. 
No Pier da Praia de Pedra de Guaratiba
Fomos pedalando e durante o trajeto passamos por alguns ciclistas que estavam pedalando de MTB e outros de Speed, cumprimentávamos eles e seguia no planejamento, alcançamos o segundo objetivo às 10 horas da manhã na Praia de Guaratiba com 65,7 Km, a praia estava lotada de pessoas e ninguém ligando para a pandemia. Compramos água e coca-cola quando estávamos nos preparando para partir no pedal eis que surge descendo correndo das Praias Selvagens os amigos Glauco e a Marli e depois desceram o Baiano, o Ailton e outros corredores, falamos com eles que estávamos no pedal longo de 200 Kms, registramos algumas fotos e partimos para o terceiro objetivo a Praia de Grumari.
Na praia de Barra de Guaratiba
Valeu Glauco e Marli
Rumamos para a Praia de Grumari, mas antes de chegar lá tem um acesso de uma subida bem íngreme, pedalamos o que deu para pedalar e descemos da bike e fomos subindo empurrando ela, quase chegando no topo dessa subida deu para montarmos novamente e alcançar o topo dessa subida pedalando, já o Casini desceu pedalando na maior velocidade, como essa descida para a Praia de Grumari é bastante íngreme e com curvas perigosas, desci devagar freando, para não dar chances para não acontecer nenhum acidente. Alcançamos a Praia de Grumari às 10:30 horas da manhã com 71,5 Km com um tempo total de pedal de 3h 30min, resolvemos não parar em Grumari para adiantar no pedal, nessa parte as ruas são de paralelepído e uma parte dessa rua do asfalto estava lotados de carros das pessoas que estavam na praia, tivemos que ir pedalando pela estrada de barro e fomos devagar para não dar chance do pneu furar, passamos pela Praia Prainha e falei com o Casini vou parar na fonte dágua para reabastecer e o Casini me falou que iria me esperar na descida, parei na fonte para refrescar um pouco e me hidratar porque  a temperatura não estava de brincadeira não. A descer da fonte e chegando no Recreio com 76,3 Km, me deparei com o Casini com o pneu da bike furado...putz...Casini sem câmera reserva, danou-se...putz, ofereci a minha câmera reserva para ele, mas ele não quis aceitar, encheu novamente o pneu e tentamos procurar uma casa de bike no Recreio e por sorte achamos uma que estava aberta dentro do Terreirão...Ufaaa que alívio....kkkk. Ficamos parado por cerca de uns 20 minutos para o conserto da duas câmeras de ar do Casini e tão logo feitos os reparos, montamos nas nossas bikes e rumamos pedalando para a praia da Barra da Tijuca.
Subindo a Prainha
Hidratando na fonte dágua do Recreio
Mais um furo Casini
Pedalando pela Praia do Recreio
Olha a lua...quente demais
Mas antes de chegar na Barra da Tijuca pegamos um maior trânsito de carros pela praia do Recreio, Reserva do Recreio e na Barra da Tijuca, devido a temperatura quente todas as praias do Rio estavam lotadas com bastantes carros e tivemos que ir desviando por vários deles. Chegarmos na Praia da Barra, resolvemos ir pedalando pela ciclovia o que adiantou demais, chegamos no final do Quebra Mar da Praia da Barra às 13:05 horas da tarde,  com o GPS marcando 97,51 km, paramos num comércio para comprarmos água e gatorade, aproveitei e comi a segunda banana, tão logo nos hidratamos subimos a passarela da Barra e atravessamos o túnel chegando na Praia de São Conrado às 13:25 horas da tarde com 100,5 Km com um total de pedal de 5 horas 17 minutos e 29 segundos, pedalamos pela orla dessa praia e começamos a subir a Av. Niemayer. 
 Em São Conrado
Subimos pelando a Av. Niemayer, descemos pedalando pela praias do Leblon 106 Km, chegamos na praia de Copacabana com 110 Km e cada vez mais o sol nos castigando, mas continuamos pedalando. Falei com Casini que de Copacabana para Marechal Hermes seriam 30 Km ou do Aterro até Marechal Hermes seria mais 20 KM e como estava com 110 Km ainda em Copacabana que era que éramos para aproveitarmos e darmos algumas voltas no Aterro do Flamengo já que tem uma boa parte dela fechada para lazer, Casini me respondeu que era para fazemos isso quando chegasse em Marechal Hermes e fazendo o restante do pedal na Vila Militar Deodoro. Disse para ele que não iria fazer isso não porque chegando lá bem cansado e perto de casa nós não iriamos conseguir, falei com ele, que iria ir até a ponta da praia do Leme e depois iria seguir para o Aterro fazer algumas voltas lá e Casini seguiu o destino dele para Marechal Hermes, ao sair da Praia do Leme com 115,5 Km eis que o pneu do nada fura putzzz que droga...rapidamente o Plano B entrou em ação, parei do lado de um hotel e troquei a câmera o mais rápido possível, enchi o pneu e montei na bike pedalando cruzei o túnel de botafogo e em vez de ir para o Aterro do Flamengo antes passei em mais um ponto turístico do Rio de Janeiro o teleférico Pão de Açúcar no bairro da Urca, chegando lá, com 118,1 Km com um tempo total de pedal de 6 horas e 10 minutos, esse ponto turístico estava bem lotado de turistas e muitos carros nas ruas com engarrafamento, sorte que coma magrela deu para ir pedalando, registrei umas fotos lá e retornei chegando no bairro de Botafogo às 15:05 horas da tarde com GPS marcando 120,4 Km com um total de 6 horas e 18 minutos pedalando. 
No Pão de Açúcar - Urca
Ao chegar em Botafogo já estava bem esgotado do pedal, mas mantive o pensamento positivo para concluir o objetivo. Conforme havia dito que iria fazer algumas voltas pedalando pelo Aterro do Flamengo, então ia de Botafogo, Aterro do Flamengo, indo até em frente o Aeroporto Santos Dumont e retornava pelo outro lado, cada volta dava em torno de uns 6 Km de um lado e mais 6 km do outro lado totalizado cada volta completa 12 Km, com o corpo já bastante desgastado e com mais de 150 kms pedalados, tinha hora que já não aguentava mais pedalar sentado, pedalava em pé mesmo, durante o Aterro tive que fazer mais duas paradas rápidas para comprar água para me hidratar, no total indo e vindo foram 4,5 voltas e na última volta perguntei a um guarda da GM que horas á área de lazer do Aterro do Flamengo iria ser aberta para os carros ele me informou que seria 17:50 horas da tarde e como já era 17:45 horas da tarde e já com 172,8 Km já rodados, vi que pedalando até em casa iria dar os 200 Km, dai fui pedalando para casa, chegando em casa às 19:49 horas da noite com o objetivo conquistado de 201,6 Km...Ufaaa..,Já o Casini terminou antes com 150 Km.
No Aterro do Flamengo e ao fundo o Pão de Açúcar
Passando em frente ao Monumento dos Pracinhas - Aterro do Flamengo
Conforme havia dito lá em cima no início do relato, o planejamento do pedal foi 200 Kms, objetivo finalizado com sucesso por mim e também aproveitei para testar o limite do meu corpo nesse pedal longo, Para o pedal levei 2 bananas e só consumir água (água sem gás e umas 3 garrafas pequenas com água com gás), 1 garrafa de gatorade, 2 latas de coca-cola, durante o percurso bateu a maior fome e inclusive para parar e almoçar, ainda mais quando passamos nas praias do Recreio e da Barra da Tijuca nos quiosques das Praias estavam fazendo churrasco e peixe, mas mantive o objetivo, foi duro mais consegui. E deu para sentir que mais uma vez o psicológico nas dificuldades funcionou muito bem.

Valeu Casini muito bom pedalar com você até o próximo. 🚴🚴💨🇧🇷

OBS: A você que chegou até aqui agradeço pela visita volte sempre, mas antes de sair deixe seu comentário do que achou, pois isso ajuda muito a valorizar o conteúdo do Blog!!!

9 comentários:

  1. Show... muito bom ver os amigos em ótima forma e pedalando muito... vcs são feras... sou fã de carteirinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo vc fez falta amigo. Vc é da Equipe Ultraciclista. Obrigado!

      Excluir
  2. Excelente Cerqueira e Cassini! 👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    ResponderExcluir
  3. Ótimo artigo. Circuito muito bom. Show de bola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite João, obrigado pela visita e que bom que gostou.do circuito. Bons treinos

      Excluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista