terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Memórias de um Corredor - Parte 28

Nesse domingo, dia 17 janeiro 2021, foi dia de longão no Parque Estadual da Pedra, juntamente com o amigo ultra Rodrigo Silva.

O Parque Estadual da Pedra Branca é uma unidade de conservação ambiental, situada na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. É considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 12.500 hectares de extensão.  Onde tem a famoso Pico da Pedra Branca, com 12 mananciais, fontes dágua que abastece a cidade do Rio de Janeiro em Jacarepaguá, com a altitude de 1.025 metros de altura e a pedra lá em cima tem 3 metros de de altura é rodeada de vegetação densa, dificultando a visão. Porém lá de cima da rocha da para avistar alguns bairros. Lugar de ótimo local com contato com a natureza. Para chegar nesse local pode ser por vários lugares (Pau da Fome, Santa Maria, Av. Bandeirantes, Vargem Grande, Realengo e Campo Grande). Esse Parque além de lindo é histórico, tem a casa de pedra, o pico mais alto do Rio, Grutas, Cachoeira, Casa Amarela, Pedra do Quilombo e etc e etc...Ponto de encontro de Corredores, Caminhantes e Motoqueiros.

O treino longo desse final de semana foi dividido em 3 partes. A primeira parte foi de bike 14 Km, saindo de casa às 4:40 horas da manhã e indo até a casa da minha mãe em Jacarepaguá, próximo do local do treino da segunda parte. Preferir ir de bike, porque se fosse de ônibus iria demorar, então unir o útil ao agradável, deixando minha Speed na casa da minha mãe.
Início do treino, saindo de casa às 5 horas da manhã.
A segunda parte do treino foi correndo no Parque Estadual da Pedra Branca de percurso muito difícil...Fui correndo até as Furnas na Estrada do Pau da Fome, onde tinha marcado com o Rodrigo, cheguei no local às 6 horas da manhã já com 2,5 Km percorridos, o bom que já cheguei aquecido para o treino. O Rodrigo também tinha acabado de chegar, nos cumprimentamos, registramos algumas fotos e expliquei a ele como seria o treino longo desse final de semana, logo em seguida a jornada começou, fomos subindo correndo e fui mostrando todo o parque ao amigo Rodrigo, durante o percurso vinha descendo dois motoqueiro que estava fazendo trilha. Fomos primeiro até a Casa de Pedra com o GPS marcando 8,23 Km, com o sol a temperatura já estava começando a esquentar, aproveitei e joguei uma água da fonte no corpo para refrescar, logo em seguida descemos e subimos...Chegamos debaixo da torres das furnas com 10 Km, local de divisa do Pau da Fome com o Rio da Prata em Campo Grande, nessa descida não tem como correr muito rápido, uma parte da trilha com um pouco do mato fechando a trilha e com espinhos, além disso o percurso é acidentado com buracos e pedras, mas fomos descendo devagar, na descida tinha acabado de cair uma jaca mole da árvore aproveitei e comi alguns gomos que delícia, fomos descendo e passando por algumas fontes dágua da cachoeira, descemos até o local onde tem uma feira orgânica, onde também rola um café da manhã e tava lotado de familiares. Resolvemos fazer uma parada para nos hidratar e nos suplementar. Esse local da feira orgânica é ótima para levar a família para tomar café da manhã, lá só não gostei da hora de pagar pois os dois caixas que estavam lá demoraram a atender e com uma certa fila, mas tudo bem relevei.
Iniciamos a subida novamente pelo outro lado do Rio da Prata, ora íamos correndo e quando não dava íamos caminhando morro acima, chegamos na Cachoeira do Rio da Prata tomamos banho e prosseguimos morro acima, quando chegamos lá em cima numa bifurcação não tinha placa e resolvemos ir por outro lado, subimos mais ainda e depois começamos a descer, descer e estranhei porque nunca tinha passado por aquele local e disse com o Rodrigo eu nunca passei por aqui, vamos retornar e assim fizemos, acertamos a trilha e mais acima tinha um grupo de trilheiros caminhantes, cumprimentamos eles e prosseguimos no treino. Quando chegamos no Km 22 encontramos os amigos Tinoco e Celso que tinha ido até o Pico, nos cumprimentamos e prosseguimos correndo rumo ao Pico mais alto do Rio de Janeiro, corremos, corremos e corremos e chegamos na bifurcação que dá acesso ao pico mais alto, continuamos e chegamos no ponto mais alto da Trilha da Pedra branca com 1.025 mts de altitude, aproveitamos para deixar nosso registro no livro que o amigo Evaristo deixou na caixa, pena que alguém quebrou a caixa, como já era 13 horas da tarde resolvemos comer uma lata de atum.
Após o pico mais alto do Rio agora era só descer até o final da trilha do parque, descemos até chegar há mais um ponto histórico desse parque, chegamos em frente a Casa Amarela a mesma é um dos pontos de interesse da trilha, construída nos anos 1920, casa simples, de estilo colonial que na época era de pequenos produtores. Reiniciamos o treino novamente descendo, ao passar por uma fonte dágua, passamos pelos trilheiros que estavam vindo do Rio da Prata, quando passamos por ele. Perguntei...Ué pensei que vocês iriam até o ponto mais alto do picoEles ficaram impressionado conosco porque eles estavam caminhando e nós correndo naquele difícil lugar, fomos passando e prosseguimos. Mais abaixo quando passamos por uma fonte correndo de repente avistei uma cobra o Rodrigo que vinha atrás de mim não viu a cobra, gritei e disse cuidado com a cobra, ele deu o maior salto, mas não chegou a ver a cobra porque a mesma era toda verde...Após alguns Kms morro abaixo chegamos na última cachoeira dentro da sede do Parque, como estava calor havia muita gente nas cachoeiras, chegamos na entrada do Parque onde pegamos o asfalto e prosseguimos até as Furnas. Quando chegamos nas Furnas o GPS marcava 40 Km, como iria correndo até a casa da minha mãe para pegar a minha speed o treino iria dar 43 Km e o Rodrigo prosseguiu comigo até capela para dar também 43 Km, ele foi até a capela, nos cumprimentamos, nos despedimos e cada um seguiu o seu destino. Rodrigo foi muito ter treinado com você, você tá de parabéns meu amigo.
Cheguei na casa da minha mãe, me equipei novamente, peguei a minha bike e parti para a 3a parte do treino que era ir pedalando até em casa e assim foi feito mais 14 Km, finalizando o treino do dia com 71 Km....Ufaaa...
OBS: A você que chegou até aqui agradeço pela visita volte sempre, mas antes de sair deixe seu comentário do que achou, pois isso  ajuda muito a valorizar o conteúdo do Blog!!!

2 comentários:

  1. Parabéns meu brother, sou de Petrópolis e também gosto de umas aventuras assim. Teria enorme prazer em um dia compartilhar alguns kms de trilhas com vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luiz que legal, vamos marcar para corrermos sim, muito obrigado.]
      Bons treinos.

      Excluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista