sábado, 3 de outubro de 2020

Memórias de um corredor - Parte 17

Sexta-feira, dia 02 outubro 2o2o, foi dia de acordar cedo para ir treinar com os amigos (Bira e Fernando) na Serra do Matoso. 

A Serra do Matoso é o ponto de encontro da galera corredora, ciclistas, galera do vôo livre e etc e etc...Essa região histórica de Itaguaí liga a outro município vizinho Piraí e para quem ainda não conhece recomendo visitar essa Serra.

Já treinei diversas vezes nessa Serra que até já perdi as contas de quantas vezes estive lá treinando com a galera. Para quem não conhece o Bira ele é o responsável por organizar o Treinão Brasil e alguns meses vem organizando treinões com a galera no Rio, já teve treino na Serra do Mendanha, Serra do Rio da Prata e dessa vez ele nos convocou para irmos a Serra do Matoso para fazer um apronto lá para levar a galera no próximo treinão.

O amigo Fernando Ibexes fez a carona solidária nos pegando na Av. Brasil (obrigado), chegamos no local do treino por volta das 7:30h da manhã e às 7:45h começamos o treino, o astro rei já abrilhantava no céu, mas dessa vez o clima estava um pouco ameno pois estava ventando. Quando o treino começou comentei com o Bira já que ele estava lá pela primeira vez para conhecer a Serra falei para ele ir registrando tudo aí, mas depois de alguns Kms não teve jeito saquei do meu celular e fui registrando também...rsss...

Corremos por cerca de 2 Kms no plano e logo em seguida começamos a subir, dessa vez como estava sendo o guia mostrando local ao Bira, fomos alternando correndo e caminhando por alguns  Kms morro acima, quando chegou no 3 Km apareceu uma pequena fonte dágua onde nós nos refrescamos, molhando o rosto e a cabeça, logo em seguida seguimos em frente. Com 8 Kms chegamos na rampa de decolagem de parapente. Essa rampa fica localizada em um sítio no topo da serra que fica na divisa entre Itaguaí e Piraí, nesse espaço possui um lanchonete do Sr. Nelson como já estava bem quente aproveitamos para tomar caldo de cana. Após a rampa seguimos serra acima onde corremos até um local chamado 3 vendas em Piraí com 12 Kms, onde tem um bicão que os corredores costumam se refrescar, mas esse local estava em obras e seco. Mas a frente tivemos uma grata surpresa o Bira perguntou a uns senhores se naquele local tinha alguma cachoeira por ali, esses senhores nos informou o local e olha que já tinha passado por ali várias vezes e desconhecia essa cachoeira, aproveitamos para refrescar mergulhando na mesma.

Após a cachoeira mostrei ao Bira o percurso dos 30 Kms, mas não fomos por esse percurso, pois o Fernando tinha comentado que conhecia o percurso da Estrada Real que é uma estada construída de pedras há mais de três séculos pelos escravos, ligando hoje Itaguaí ao município de Piraí. Aliás essa foi a primeira estrada ligando os dois municípios há que nós subimos por outra de estrada de chão de terra batida foi a segunda estrada aberta pela Prefeitura local. Por essa estrada de pedra e histórica passou D. Pedro I quando partiu do Rio de Janeiro, em 14 agosto de 1822, rumo a São Paulo a fim de proclamar a Independência às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 setembro de 1822 (Correr também é cultura).

Começamos a subir essas estrada histórica até passarmos em frente a um sítio que é uma das áreas de treinamento do Batalhão do BOPE e com 13,8 Km começou a descida, pois a mesma é muito técnica que tem de descer com muita atenção porque qualquer tombo o corredor vai se machucar por causa das pedras. Durante essa descida passamos por duas fontes dágua e finalmente finalizamos o treino de reconhecimento lá embaixo onde iniciamos o treino mais cedo totalizando 17 Km.

Para quem não conhece a Serra do Matoso e deseja conhecer um pouco mais, basta acessar a Av. Brasil, Rio Santos e ficar ligado na entrada para a Serra. É um local com várias fazendas, muita natureza. Recomendo e é um ótimo local para a realização de treinos curtos e longos para o trail run.

Bira e Fernando foi um prazer treinar com vocês. Parabéns amigos e até o próximo treino. E lembre-se o treino jamais deve parar. 
🏃🏃🏃
💨🇧🇷

4 comentários:

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista