quinta-feira, 20 de agosto de 2020

A adversidade ameaça seu desempenho?

Emílio Sant´ana

Omega Assessoria Esportiva

Vila Velha - ES


A  adversidade muitas vezes é  fruto de nossa própria criação!


Incomodar-se com frio, chuva,  lama a ponto  de afetar  o rendimento  de  um  atleta outdoor parece bem  distante  do  que  a  vivência do  Trail run nos sugere.


Sabe  aquele  dia  que  choveu  e  você  ficou  em casa, postergando ou  até  cancelando o  dia  de treino? E  naquele  dia que  a neblina não permitiria a "visão além do alcance",  e  preferimos  treinar no plano  mesmo?  Piso  molhado?   Vamos  trocar a trilha "perigosa" pelo  asfalto! Não  vou  treinar na lama pois   trabalho limpar  o  tênis...


A gente constrói dificuldade na maneira como conduz a rotina de  treinos. Experimentar-se diante das intempéries climáticas nos oferece um repertório de vivências fisiológicas e motoras que compõem ricamente o preparo do atleta/praticante.


Sobre preservação pessoal,  a saúde resguardada por uma boa alimentação e vestuário adequado ( seu bom uso)  nos permite performar    sem  adoecer.


E sobre a necessidade de "estabilidade", precisamos entender que esta depende diretamente da relação com a instabilidade: permitir-se os escorregões e até pequenas quedas nos  fará desenvolver segurança motora e psicológica! Lembre-se que a criança que não caí,  não  anda!


Ademais...a mesma condição mental de estar fora do controle das variáveis que paralisa a uns, é terreno fértil para a "criatividade para novas soluções", que conduz a novos níveis de consciência, cognitiva e motora.


Lembrete: quanto melhor o seu condicionamento geral, mais espaço para a criatividade e menos oportunidade para o temor. Para detalhes sobre assessoria e planilhas, ou trocar idéia...


Vamos aproveitar sempre a oportunidade de aprender, no seco ou no molhado, no frio ou no calor, no piso firme ou instável...controlando todas as situações ou não Up!

Um comentário:

  1. Texto muito top super curti. Adaptar-se faz parte do processo 💪

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista