sábado, 8 de fevereiro de 2020

Diretrizes para convocação de atletas brasileiros para Campeonatos Continentais e Mundiais de 100Km e 24h

1. A Comissão Técnica de Ultramaratona (doravante denominada CTU) é composta por 17 (dezessete) membros.

2.  Caberá a CTU indicar à Confederação Brasileira de Atletismo (doravante denominada CBAt) o satletas que irão participar do Campeonato Continental de 100Km e o Mundial de 24h da IAU.
2.1   A CBAt indicará para a CTU o número de convocados em cada das competições acima citadas.
2.2 A convocação dos atletas para as competições de 100Km e 24h será feita pelo representante da CBAt através de e-mail e/ou WhatsApp para os atletas.

3. Da ELEGIBILIDADE e PRÉ-CONVOCAÇÃO dos atletas:
3.1    Serão levadas em consideração para análise as melhores marcas nas distâncias de 100Km e 24 horas de cada atleta, valendo o menor tempo nos 100 km e a maior quilometragem nas 24 horas.
3.2  Apenas resultados homologados e obtidos através de provas com Permit das federações locais, seja em provas nacionais ou internacionais, serão considerados válidos para efeito de análise da CTU.
3.3  As provas deverão obrigatoriamente ter sido realizadas em circuito (looping).
3.4  As marcas válidas para análise da CTU deverão ser obtidas entre Janeiro do ano anterior ao evento e a data da pré-convocação

3.5. Para critério da CTU, as marcas mínimas consideradas (*) são:
3.5.1 Nos 100K: 8 (oito) horas para masculino e 9h30 (nove horas e trinta minutos) para femininoe
3.5.2 Nas 24H: 205 (duzentos e cinco) quilômetros para masculino e 170 (cento e setenta) quilômetros para feminino.

(*) A partir de 01/Julho/2020 as marcas sofrerão alterações e serão informadas posteriormente.

4. Da CONVOCAÇÃO dos atletas
4.1   Os atletas serão convocados após análise das provas e marcas, por parte da CTU.
4.2 Os atletas serão convocados de acordo com definições técnicas internas da CTU.
4.3  Os atletas convocados terão inscrição custeada pela CBAt.

5. Da EXCLUSÃO da convocação:
5.1   Em sendo aceita a convocação por parte do atleta, este deverá assinar uma carta critério concordando com os termos abaixo:
5.1.1  O atleta que em qualquer momento antes, durante ou depois da convocação, apresentar atitude antidesportiva, falta de senso de equipe e/ou compromisso com a seleção, poderá ter sua convocação cancelada por decisão da CTU.
5.1.2  Ao atleta convocado pelo CTU fica proibida a participação em qualquer prova e/ou competição posteriormente a data de sua convocação no período de 60 (sessenta dias) antes da competição que foi convocado.
5.1.3  Caso o atleta já esteja inscrito em uma prova e/ou competição previamente antes da convocação por parte da CTU, caberá a CTU analisar o caso individualmente e liberar ou não a participação do atleta.

6. Da RESPONSABILIDADE dos atletas:
6.1 Apresentar toda a documentação exigida pela CBAt dentro dos prazos divulgados (registro/cadastro na Federação local, atualizado e válido).
6.2 Apresentar exames médicos quando e se solicitados pela CTU dentro dos prazos divulgados.
6.3  Confirmar sua vaga no prazo de 48h após a publicação da convocação por parte da CBAt.
6.4 Providenciar e custear sua passagem aérea, visto de entrada no país de competição e demais despesas necessárias para sua participação na prova e/ou competição, que não forem custeadas pela CBAt.
Parágrafo único: o atleta que confirmar sua convocação e, após a publicação da convocação no site da CBAt declinar de sua vaga, terá suas futuras convocações por parte da CBAt, comprometidas. Os casos serão avaliados individualmente pela CTU mediante requerimento específico.
6.5 Colocar a CTU em contato com seu treinador/técnico/médico para que haja uma troca de informações a fim de que se tenha uma integração total entre atleta e CTU.

7. Da CTU
7.1   A CTU é soberana, não cabendo aos atletas e entidades recursos contra suas decisões.

8.Dos termos
8.1   As presentes diretrizes consolidam em forma escrita o entendimento, usos e costumes determinados pela CTU que estão em vigor desde a instituição desta Comissão.

São Paulo, 07 de Fevereiro de 2020

 Comissão Técnica de Ultramaratona

2 comentários:

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista