quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Competição nº 452 - 8ª Ultramaratona Internacional 48 horas da Mantiqueira 2019

Distância: 341,6 Km;
Tempo: 48 horas;
Local: Passa Quatro - MG;
Colocação Geral: 1°; e
Total de Corredores: 32 Corredores.
Foi realizado nesse último final de semana dias 8, 9 e 10 novembro à 8ª  da Ultramaratona Internacional de 48 horas da Mantiqueira 2019, dentro do  São Miguel, na Cidade de Passa Quatro em Minas Gerais. Essa edição também contou com às seguintes provas de 24 horas e 12 horas, prova realizada pela Ultra Runners Eventos.

Essa prova foi a terceira vez que competi nessa prova, por um lado feliz e por outro triste, no decorrer do relato vocês saberão.

Dessa vez saímos do Rio por volta das 8:30h da manhã eu, com os amigos José Baiano e o amigo Yago (obrigado), rumo a cidade a Passa Quatro. A viagem durou cerca de 4 horas e ficamos hospedados na casa do amigo Juan. Durante o dia almoçamos e fomos conhecer a Pousada Verde onde lá se fabrica cachaça de vários sabores, doces de amora e farinha da fruta de amora desidratada e como não bebo acabei adquirindo uma farinha desidratada de amora e logo em seguida pegamos o kit da prova.
Valeu Baiano e Yago

Conhecendo a Pousada Chá Verde
Kit da prova
Eu não iria correr essa prova, mas como já tinha pago duas parcelas de uma outra prova dessa mesma organização que será realizada em 2020 e como não dará para correr essa outra prova ano que vem, então entrei em contato com a organização e solicitei que transferisse o dinheiro da outra prova para essa e paguei só a diferença.

Faltando uns 10 minutos para à largada, nos reunimos e a organização fez uma homenagem ao Sr. Vivaldo grande ultra que faleceu esse ano e corria essa prova (Que Deus o tenha). Às 10 horas da manhã com a temperatura amena, foi dada à largada. Larguei cautelosamente para ir sentido o clima da prova, alguns corredores largaram forte, fui indo atrás deles, na primeira volta fui registrando com o meu celular e logo em seguida guardei o meu celular na minha barraca de apoio e procurei concentrar na prova. Por volta do meio dia foi servido a primeira refeição para os corredores: arroz, macarrão e purê, pequei o prato de macarrão e saí comendo correndo, já na outra volta peguei um prato de purê de batatas e comi.
Na largada
Às 14 horas da tarde houve a primeira reversão da pista e corremos em direção contrária e logo em seguida saiu a primeira parcial da prova e o ultra aqui era o primeiro colocado geral na prova, corremos a tarde toda, quando a noite chegou junto com ela veio à chuva o que dificultou para os corredores, porque a pista não é de borracha é de barro e a mesma ficou bastante escorregadia e como não é totalmente iluminada tivemos que correr com bastante cautela e não tinha como correr impondo velocidade. Por volta das 18 horas saiu a segunda refeição (macarrão, arroz, purê e caldo verde). Às 20 horas fizemos a segunda reversão da pista e depois de alguns minutos saiu a nova parcial e eu continuava líder da prova...Às 22 horas houve à largada para quem correu às 24 horas....Às 2 horas da manhã foi feita nova reversão e eu continuava líder da prova...Não lembro o horário mas na madrugada sentido dores nos pés fiz uma parada de 20 minutos na fisioterapia para fazer massagem, como estava bem à frente dos demais corredores, quando retornei para a prova continuava líder ainda.
Primeiro dia de prova
Sábado dia 9 novembro 2019 amanheceu, corremos todos o período da manhã e por volta das 16 horas da tarde eu continuava em primeiro lugar com bastante folga, correndo ao lado do amigo Ambrósio, foi quando o Reginaldo terceiro colocado na prova chegou em nós falando que nos respeitava pelo currículo esportivo que tínhamos e fez um trato que eu seria o primeiro, o Ambrósio o segundo colocado e que ele iria continuar com a terceira colocação que estava bom, Só que naquele momento não dei muita importância, muita coisa ainda estava para acontecer na prova e aconteceu. E mais tarde não honrou o trato feito, pois o Ambrósio passou mal e começou a correr devagar e o Reginaldo o ultrapassou e também tentou me ultrapassar, só que não dei mole e perguntei para ele o trato que ele tinha feito? Ele falou que não iria cumprir o trato que tinha falado com um tal de tubarão para apoia-lo na prova e que iria me ultrapassar também. Respondi para ele que ele poderia ultrapassar o segundo colocado mas que não iria me ultrapassar não, comecei a correr forte ao lado dele, e pela pista estar escorregadia devido a chuva e a pista mal iluminada em certo momento na prova correndo na curva os nossos braços  se tocaram levemente, dai foram reclamar com o organizador da prova e esse tal de tubarão que eu estava impedindo esse corredor de correr e dando cutuvelada o tubarão veio para cima de mim deu um empurrão, me ameaçando a vontade era de sair na porrada com ele, mas respirei fundo e me contive o organizador da prova disse para eu resolver com o outro corredor porque senão iria desclassificar nós dois, para acabar com o problema pedi desculpas e falei com o organizador que de minha parte não haveria mais nenhum problemas e que não estava impedindo ninguém de correr que devido os problemas da pista escorregadia e mal iluminada o cotovelo desse corredor também tinha encostado em mim, mas em nenhum momento dei cutuvelada em ninguém...A prova continuou rolando.
Correndo durante a madrugada
Fazendo a reversão de pista
Quase terminando a prova
Às 21:30 horas foi feita mais uma reversão de pista para os corredores das 48 horas e 24 horas e às 22:00 horas houve à largada para os corredores que correram as 12 horas. O segundo colocado na pista estava que nem um louco correndo fazendo tiros de velocidades e eu indo atrás dele correndo forte, não dando mole para ele me ultrapassar, veio a madrugada e por volta das 5:30 horas da manhã, quando passei em frente a mesa de cronometragem, falei com um funcionário do organizador da prova que precisava saber das minhas voltas porque os meus pés estavam muitos doloridos e precisava fazer uma massagem urgente na tenda da fisioterapia e não queria perder a minha posição para o segundo colocado, ele me informou que a impressora tinha dado problemas e que às 6 horas da manhã iria postar a parcial via on line, perguntei que na hora que ele fosse publicar o resultado on line se poderia me avisar, ele respondeu que sim, agradeci e voltei a correr. Às 6 horas da manhã foi feita à última reversão da pista e se passou algum tempo e o resultado das parciais não tinha saído, os pés doíam bastante, foi quando avistei o organizador da prova e falei do problema do meus pés e informei que precisava de saber das minhas voltas para não perder para o segundo colocado e que o funcionário dele tinha me dito mais cedo que a impressora estava com problemas e que o resultado seria postado on line, do nada o organizador saiu gritando comigo, desfazendo de mim na frente de vários corredores e falando que eu estava arrumando encrencas, fiquei abismado com a atitude desse organizador, respirei fundo para não fazer nenhuma besteira e falei calma não estou reclamando de nada, apenas querendo saber o meu número de voltas para ir fazer uma massagem nos meus pés, mesmo assim ele continuou gritando comigo, a filha dele entendeu que eu não estava arrumando nenhuma encrencas e tentou explicar para ele e o mesmo a empurrou não deixando, mais uma vez respirei fundo, fiquei quieto e resolvi não parar para fazer massagem, com muitas dores nos pés retornei a correr, durante a prova um amigo que estava correndo me falou: negão não caia no jogo dele, fique quieto e continua correndo para buscar o seu objetivo que é vencer a prova pela segunda vez, não discuta porque você vai ser desclassificado e assim eu fiz. Quando estava fazendo outra volta na pista o organizador da prova me abordou gritando comigo novamente, falando que eu poderia filmar tudo que ele estava falando que iria me ferrar e que a partir daquele momento nas próximas ultras dele eu estaria banido de correr. Como não iria adiantar conversar com ele naquele momento, decidi me calar e continuar correndo porque se falasse alguma coisa eu poderia ser desclassificado da prova. Continuei correndo e fazendo voltas e mais voltas até o relógio marcar 10 horas da manhã percorrendo 854 voltas - 341,6 Km vencendo a prova pela segunda vez e me tornando bi-campeão da prova e quebrando o meu recorde nessa prova.
Pódio Masculino
Obrigado meu Deus por mais uma vitória...Bicampeão!!!
Pódio Feminino: As 5 primeiras colocadas
Méritos também para a amiga Ana Luiza daqui do Rio que pela segunda vez também ganhou na geral e no feminino correndo 888 voltas fazendo 355,2 Km e se tornando também bicampeã. Parabéns!!!

Avaliação da Prova:
Inscrição: 350 reais não achei caro...Ponto positivo;
Kit: Entregue um dia antes e no próprio dia da prova no mesmo local, vindo: 1 sacola de papel pequena, 1 camisa, 2 números de peitos (dessa vez tivemos que usar os dois um na frente e outro atrás), 2 chips descartáveis colados nos números de peito, 1 cinto de elástico para colocar os números de peito...Ponto positivo;
Guarda volumes: Nesse tipo de prova não há necessidade de ter guarda volumes, visto que os atletas levam suas próprias barracas e guardam seus pertences na mesma;
Altimetria  e Percurso da prova: Leve...O percurso foi dentro a pista de atletismo dentro do Colégio São Miguel em Passa Quatro Minas Gerais, plano de terra batida, porém com uma parte irregulável, porém como choveu a pista ficou bem escorregadia com lama. Por causa da lama e a pista mal iluminada uma atleta de Brasília escorregou e acabou machucou a virilha saindo da prova e indo parar no hospital...Sugiro que a organização coloque pó de pedra na pista e ilumine melhor o local da prova...Ponto negativo;
Posto de hidratação: Muito bom, a organização disponibilizou um local coberto com uma mesa bem grande, servindo 48 horas água e isotônicos em copos abertos gelados...Ponto positivo;
Posto Médico: Não vi nenhuma equipe médica ou ambulância no local, porém quando a atleta de brasília se machucou e eu vi um carro particular levando ela para o hospital...Ponto negativo;
Posto de Massagem: Durante às 48 horas teve 3 massagistas apoiando os atletas...Fator muito importante em uma Ultramaratona, porém dessa vez tivemos que pagar 35 reais e poderia utilizar durante o evento, na primeira noite as massagens se encerraram a meia a noite e os massagistas foram dormir, retornando na parte da manhã, já no segundo dia ficaram direito, sugiro que fiquem os dois dias diretos como era antes...Ponto positivo;
Banheiros: Foi disponibilizado 2 banheiros locais do Colégio São Miguel (1 masculino e 1 feminino) a minha sugestão é que a organização da prova coloque 2 banheiros químicos na beira da pista de atletismo onde os atletas tem mais facilidades para usá-los, porque o banheiro da escola fica a uns quase 300 metros de distância da pista e com isso faz com o que os atletas percam tempo e fora que no banheiro só existe 1 vaso e 3 chuveiros...Ponto negativo;
Alimentação da prova: A organização da prova forneceu durante toda às 48 horas frutas (bananas, maçãs e melancias), biscoito doces e salgados. No horário do almoço foi servido 3 tipos de refeições em pratos de plásticos pequenos contendo macarrão, purê de batatas e arroz. Já a noite foi a mesma coisa do almoço, também mais tarde foi servido caldo de verde quente, caldo de feijão quente, café. Já na parte da manhã de sábado e domingo nos foi servido café, pão com queijo e bolo...Ponto positivo... Porém no segundo dia de prova observei que tinha moscas posando nas frutas em cima da mesa isso e grave porque  os alimentos pode ser contaminados e acabando contaminando os corredores, sugiro a organização que coloque em cima da mesa tampando os alimentos aquela toalha de tela furadinha para que se resolva o problemas...Ponto negativo;
Medalha de participação: Todos os Corredores que cruzaram a linha de chegada de forma legal, receberam uma linda medalha de metal medindo 8 cm de altura x 8 cm de largura, na frente vindo escrito o nome da prova,  as distâncias 48h, 24h e 12h) e os desenhos símbolos da cidade de Passa Quatro - MG que são as árvores de Araucárias, atrás  vindo o nome da organização da prova e vindo com uma fita personalizada escrito o nome da prova...Ponto positivo;
Premiação: A organização da prova premiou os 5 primeiros colocados no geral Masculino e Feminino com lindos troféus de madeira e metal medindo 28 cm de altura x 14 cm de largura...Ponto positivo;
Premiação na Faixa Etária: A organização da prova premiou os 3 primeiros colocados das respectivas faixas etárias de 10 em 10 anos com pequenos troféus de metal e madeira...Ponto positivo;
Resultado da prova: A prova foi cronometrada pela própria organizadora da prova, onde nos foi fornecido dois números de peito e mais 2 chips descartáveis colados nos próprios números, de 4 em 4 horas era divulgada as parciais das voltas para os atletas e no final da prova o resultado foi divulgado no site da prova, também durante a prova a mesa de cronometragem anotava para backup os nossos números de peito para controle....Ponto positivo;
Sobre a Prova: Essa foi a minha terceira participação nessa prova de 48 horas, em 2017 corri pela primeira vez ficando em segundo colocado correndo 332,8 Km, em 2018 corri pela segunda vez vencendo a prova correndo 341,2 Km e em 2019 corri pela terceira vez ganhando a prova novamente e me tornando bicampeão da prova correndo 341,6 km. Por um lado feliz por ter ganhado a prova pela segunda vez e por outro lado triste demais. O corredor tubarão, além de me agredir na pista e ter me falado palavras de baixo calão divulgou um áudio denegrindo a minha pessoa e algumas pessoas me criticaram, pois não ouviram a segunda parte que sou eu sobre o acontecido. Primeiro sobre tudo que ele citou no áudio de baixo nível que só pode ser isso que ele é, só sabe medir forças na porrada, mas não aguentou correr nem 24h na pista, segundo ele esqueceu que sou homem também e não tenho medo dele não. Tentaram me sabotar nessa prova, mas não conseguiram porque quando entro na batalha é para ganhar e não para perder. Se entrasse na jogada deles com certeza iria ser desclassificado da prova e não dei mole para o inimigo. Paguei a prova e não fui bem tratado, quando mais precisei me foi negado uma informação e tive que sacrificar meu corpo até o final da prova correndo com dores. O organizador da prova me falou na pista que me baniu de suas próximas ultras, pois é o seguinte já corri algumas provas dessa organização e não fiquei preocupado com isso, não vai me fazer nenhuma falta correndo outras provas desse organizador, nunca corri de graça, sempre paguei, sei do meu potencial e tem muitas Ultras no Brasil e no mundo afora para correr. Atitude do tubarão e do fernando foram deploráveis, em nenhum momento gritei com ele, pois ele deveria ter educação e falado comigo em tom baixo, sem me expor na frente das outras pessoas que estavam ali, um organizador deveria se manter neutro e não ter ficado de conversinha com esse tal de tubarão e o apoiando, foi desnecessário isso. Depois da prova tentei conversar com o organizador, mas fugiu pela tangente e não reconheceu o erro e me bloqueou. Quem me conhece  sabe da minha boa índole, jamais iria trapacear. Tem gente querendo ver o circo pegar fogo, mas não conseguirão. Agora para quem não gosta da minha pessoa e está falando mal de mim sinto muito, faz o seguinte calça o tênis e vamos correr não ficam por aí por trás de fofocas que isso é feio.
Agradecimentos: Agradeço à Deus pela força e saúde, a minha família e a todos amigos verdadeiros que sempre estão torcendo por mim...Muito obrigado]111
Nos vemos na próxima linha de largada.🏃‍♂️💨

2 comentários:

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista