terça-feira, 29 de outubro de 2019

Doping...

Por Mirlene  Piccin Mika
Mogi Mirim - São Paulo

Vamos lá...
Com tantos casos de suspensão definitiva ou prévia nesses últimos dias, o tema está pegando fogo.
Quando os atletas em questão não são da minha modalidade, penso que o melhor a fazer é me ausentar de comentários e deixar fluir como deve ser feito, não é da minha conta, tem gente e órgãos capacitados para isso.

Mas quando é da minha modalidade, penso que é da minha conta sim, afinal de contas, alinhamos nas mesmas largadas para ver quem estoura a faixa primeiro, e em teoria, éramos para estar sob as mesmas regras...era.

Resumo da ópera, que todo mundo já esta esgotado de ouvir: tem que ter controle e punição. Regra é regra.

Mesmo com controle o pessoal faz mágica pra escapar, imagina sem controle. Temos a informação de tudo, que custa caro o teste, que no Brasil não há laboratórios credenciados no momento, etc etc, mas esse cenário tem que ser revertido. Atletas, organizadores, equipes e federações tem que estar cientes disso. Do jeito que está, só vamos perder credibilidade, e o trail running nunca vai ter o espaço que todos nós queremos.

Fora do trail, todo mundo sabe que eu pratico modalidade olímpica de inverno. No trail, nunca fui testada em nenhum evento dentro ou fora do país (deveria). No ski, já fui testada várias vezes, e posso ser testada a qualquer momento. Competir em modalidade olímpica nos faz estar sob o comando de muita gente e muitas regras (deveria se assim em tudo). Do Comitê Olímpico Internacional, Nacional, da Federação Internacional da modalidade e da Confederação Nacional também. E mesmo com tanta gente envolvida, no final da história, a única responsável pelo o que coloco pra dentro do meu corpo, sou eu mesma. Do suplemento que ingiro, do colírio para o meu pitirídeo, até o medicamento para a crise alérgica "brava" que estava nas últimas semanas, tudo é pensado e checado, pra ver se não há substâncias que fazem parte da lista de proibidos da WADA. Por que se der mer¶, só vai sobrar pra mim, e pra mais ninguém.

De resto...
Seria bacana, as marcas envolvidas com os atletas que fazem parte da lista publicada, se posicionarem.

Eu, só penso nas meninas que ficaram atrás das atletas em questão...perderam o pódio, talvez um grande ou pequeno prêmio, na maioria das vezes nem rola dinheiro...mas perderam a visibilidade do momento, uma vaga em alguma equipe.. perderam um possível patrocinador, perderam a motivação.

Egolatria.
O que é de mentira tem perna curta.

"Pavão misterioso
Pássaro formoso
Tudo é mistério
Nesse teu voar
Ai se eu corresse assim..."

4 comentários:

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista