segunda-feira, 1 de julho de 2019

Fotógrafos nas Corridas de Rua

O ambiente das corridas de rua é super saudável, é o que sugere, quando participamos de uma corrida e no final de semana dos dias 23 e 24 junho 2019, teve milhares de pessoas convivendo pacificamente no Desafio da Cidade Maravilhosa, nesse evento ao longo de todo o percurso tinha milhares de fotógrafos profissionais registrando os corredores, nunca vi tantos fotógrafos assim numa prova, era em pé, sentados e até deitados no chão para captar o melhor ângulo do corredor. Observei que qualquer dia poderá haver um acidente sério, machucando tanto o atleta como o fotógrafo e inclusive o fotógrafo podendo a vir levar uma baita prejuízo vindo a quebrar sua câmera fotográfica. O corredor quando compete ele procura os melhores ângulos do percurso para correr e principalmente no dia 24 junho no percurso da Maratona do Rio, os fotógrafos se posicionaram no percurso, principalmente no Aterro do Flamengo quando retornamos do Leblon, muitos deles estavam nas curvas onde o atleta corre para não perder tempo na prova, por pouco não trombei com um, mas à frente vi um outro atleta que também quase trombou com outro fotógrafo, faltando mais ou menos 500 metros para a chegada ali próximo do monumento Estácio de Sá, tinha alguns fotógrafos na curva enfileirados, alguns deixaram suas mochilas no chão, vi um corredor quase tropeçando na mochila, quando passei por eles abri os braços fazendo sinal. Nada contra esses profissionais da fotografia, mas é necessário tanto os corredores e fotógrafos ficarem bem ligados para não haver algum acidente. #ficaadica

9 comentários:

  1. Verdade! Já devem ter acontecido alguns incidentes! Os fotógrafos deveriam ter uma placa, uma bola amarrada na camisa...algo que indicasse a presença deles. É simples de resolver!!!
    Claudinha Figueiredo

    ResponderExcluir
  2. Sou fotógrafo esportivo e maratonista(ultra). Entendo os dois lados. Muitas das vezes, não temos muito o que fazer. É bem dificil. Bolsa, monopé, banquinho , cameras e lentes. A bolsa tem que ficar perto. Procuramos o melhor ângulo, para as fotos saírem da mesmice. Acredito que seja uma via de mão dupla. Fotógrafos tentarem respeitar o espaço dos corredores, e corredores respeitando o espaço do fotógrafo��
    Rodrigo Galvão

    ResponderExcluir
  3. Numa prova do Circuito Athenas, eu já pisei sem querer numa mochila de um fotógrafo que veio todo agressivo, achando que eu tinha pisado de propósito. Depois que levou um esporro, ficou pianinho...
    Horácio Sobrinho

    ResponderExcluir
  4. Verdade, numero muito grande de fotógrafos e em muitos pontos posicionados de forma que atrapalha a corrida. Cabe uma reflexão da turma para nos proximos se posicionarem melhor.
    Fabio Lunardelli

    ResponderExcluir
  5. O maior problema que vejo nem é tanto com o fotografo, mas com o corredor que faz de tudo para sair na foto, mudando a rota, parando ou reduzindo bruscamente para a melhor pose. Corredor não tem luz de freio na traseira nem pisca alerta. Na Maratona de revezamento Pão de Açúcar que tem aqui, tem fotografo que fica no meio da pista assim sentado para pegar o melhor ângulo, eu já estou acostumado e vou pelo canto, mas fazer um corredor mudar sua rota por causa de um fotografo no meio da pista não é legal.
    Paulo Beeny

    ResponderExcluir
  6. Sem falar no pessoal que quer ficar abrindo o braço para foto, como se estivesse sozinho na rua.
    Valdir Alves da Silva

    ResponderExcluir
  7. Uma vez não vi e quase "pisei" nele.
    Silmara Camargo

    ResponderExcluir
  8. Já tem muitos anos que parei de correr em corridas de rua por conta disso, e outros problemas também, correr agora e comércio tudo gira em volta de dinheiro!!
    Felipe Machado

    ResponderExcluir
  9. Temos que ver com os organizadores sobre essa questão. Isso é um caso para ser tratado com seriedade.

    "Com base em relatos de um blog em 2019, que destacou o número crescente de fotógrafos profissionais nas corridas de rua, citando a Maratona do Rio de Janeiro como exemplo, e considerando o potencial risco de acidentes envolvendo atletas e fotógrafos, poderiam fornecer informações sobre as medidas de segurança que estão sendo adotadas para lidar com o aumento no número de fotógrafos e garantir a segurança de todos os participantes durante o evento?"

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista