quinta-feira, 18 de abril de 2019

Em sua 17ª edição, Maratona do Rio lança time de embaixadores

Por Danielle Lima
Jornalista  Media Guide
Rio de Janeiro

Maior festival de corridas da América Latina acontece nos dias 22 e 23 de junho com cerca de 40 mil participantes

A Maratona do Rio, o maior festival de corridas da América Latina, lança nesta quarta-feira, dia 17, seu time de embaixadores. O evento, organizado pela Dream Factory e pela Spiridon Eventos, acontece nos dias 22 e 23 de junho na cidade do Rio de Janeiro, e oferece percursos para todos os tipos de atletas, desde os iniciantes até os corredores profissionais.

Os embaixadores têm a missão de representar cada uma das cinco provas do festival: Maratona do Rio Cosan (42 Km), Meia Maratona Olympikus (21km), Desafio Cidade Maravilhosa (21 Km + 42 Km), 5km e 10km e Maratoninha Gloob, sendo essa última voltada para crianças de 3 a 10 anos (obrigatoriamente acompanhadas por um adulto), com percursos que variam entre 100 e 800mts.

Segundo Camila Bahia, Gerente de Produto da Dream Factory, o objetivo é promover a aproximação entre as provas e os corredores, mostrando a preparação e os desafios de cada um dos embaixadores para as suas respectivas modalidades e incentivando cada vez mais as pessoas a conquistarem um estilo de vida saudável.

“Escolhemos pessoas que representam com verdade cada uma das provas, alinhando o perfil dos atletas e seus momentos de vida aos desafios e distâncias de cada uma. Nossa intenção é que os embaixadores, junto com o Time de Especialistas, nos ajudem a contar a história da Maratona”, explica.

Para representar a Maratona do Rio Cosan, que acontece no dia 23 de junho, a escolhida foi a corredora Mayra Rizzi, 32 anos. Contrariando as estatísticas da modalidade mais longa, onde 70% do público de atletas é masculino, Mayra foi escolhida como embaixadora dos 42Km justamente por representar o perfil das mulheres que são as novas entrantes da categoria e que cada vez mais estão buscando longas distâncias.

Em busca de completar sua primeira prova de longa distância, a corredora está muito focada e motivada, compartilhando seus treinos e bastidores todos os dias em sua conta no Instagram (@mayrarizzi). A organização da Maratona do Rio acredita que escolha de Mayra tem a capacidade de inspirar e trazer novos atletas para a atividade.

Já na Meia Maratona Olympikus, a prova mais popular do festival, que reúne 14 mil corredores, as mulheres são a maior parte dos inscritos. Para mostrar que os homens também são adeptos do trajeto de 21km, que será realizado no dia 22 de junho, o embaixador escolhido foi o estudante de Educação Física Ruy Carmona (@ruulk), de 34 anos. Ruy, que foi indicado pela Olympikus, é praticante de triathlon e treina corrida todos os dias. Sua escolha pela organização do evento tem o objetivo de retratar a seriedade e dedicação que uma prova de 21km exige.

Já o Desafio Cidade Maravilhosa é a combinação das modalidades anteriores. Nele, os corredores encaram as duas distâncias: o percurso de 21km, que acontece no dia 22 de junho, e o de 42km, o dobro da distância do primeiro, que acontece no dia seguinte, 23. Apesar de ambas as provas contarem com trajetos privilegiados pelas paisagens do Rio de Janeiro, o desafio exige uma preparação bastante consistente e conhecimento de todos os obstáculos do caminho. Foram dois os nomes escolhidos para representarem o Desafio: Vinicius Vitorino, 38 anos, e Silvio Boia, 33 anos. Vinicius é ultramaratonista. Viúvo e pai de uma menina de 10 anos, Vinicius é um corredor “raiz”, daqueles que não usa relógio com tecnologia GPS e não toma gel de carboidrato, mas dá para segui-lo no Instagram @vinivitorino_rj. Morador de Campo Grande, sai de casa na noite anterior à Maratona e corre de 3 a 4 vezes o caminho entre Recreio dos Bandeirantes e Aterro do Flamengo antes da largada da Maratona.

O também corredor Silvio Boia, por sua vez, é “veterano” no Desafio Cidade Maravilhosa e engajado no esporte por meio das redes sociais). Dono de um canal no Youtube voltado para amantes da corrida, Silvio vai mostrar sua jornada e ajudar a contar a história de Vinicius mostrando lado a lado a trajetória da dupla até o momento do Desafio.

As provas de 5km e 10km, consideradas a porta de entrada na Maratona do Rio, serão representadas pela paulista Karina Teixeira, 30 anos. A embaixadora, responsável por representar os 65% de atletas-turistas que não são do Rio de Janeiro, já foi ultramaratonista e hoje se encontra em um processo de recomeço na corrida. Voltando à modalidade depois de uma série de motivos que a levaram a parar, Karina, a @corredoradavidareal, dialoga diretamente com aqueles que estão iniciando ou retornando no mundo da corrida e transmite a importante mensagem de se manter focado em um objetivo para alcançá-lo.

Por sua vez, a Maratoninha Gloob terá como embaixador Narbal Fernandes, 37 anos, responsável pelo projeto @correndopeloautismo. Pai de Alicia, uma menina de cinco anos no espectro autista, Narbal faz da corrida algo maior que o esporte, sendo também uma ferramenta de conscientização sobre o autismo. Juntos, Narbal e Alicia vão participar da prova infantil com o objetivo de ampliar a imagem da causa e promover o esporte como forma de inclusão.

Na última edição, a Maratona do Rio recebeu 38 mil inscritos de todos os estados brasileiros e de 50 países.

As vagas para a prova de 21km já se encontram esgotadas. Para as demais distâncias, as inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site oficial do evento www.maratonadorio.com.br

PROGRAMAÇÃO
* Sábado – 22 de junho de 2019
Meia Maratona Olympikus (21k) e Maratoninha Gloob
Desafio Cidade Maravilhosa (21k)

* Domingo – 23 de junho de 2019
5k, 10k e Maratona do Rio Cosan (42k)
Desafio Cidade Maravilhosa (42k)

Redes:
Instagram: @maratonadoriooficial
Facebook: @maratonadoriodejaneiro
Site: maratonadorio.com.br

Assessoria de Imprensa - Media Guide
Lívia Mendonça: livia.mendonca@mediaguide.com.br
Camila Coimbra: camila.coimbra@mediaguide.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista