terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Competição nº 436 - 3ª edição da Nit Ultra Run 12 horas 2019

Nesse último final de semana, sábado e domingo dias 16 e 17 fevereiro 2019, foi realizada no Museu Oscar Niemeyer em Niterói a 3ª Edição da Nit Ultra Run 12 horas, com a participação de 90 Corredores, prova realizada em um percurso misto de concreto e grama com 770 metros de extensão, essa prova contou com às seguintes categorias: Solo e Revezamento (trio e sexteto), pois competi na categoria Solo 12 horas pela Equipe Elite Runners USB, essa prova realizada pela Nit2sports.

Cheguei no local da prova por volta das 18 horas, onde o palco da festa já estava montado, vários corredores também estavam chegando e armando suas barracas para seus apoios, peguei o meu kit e fui para o auditório do Museu Oscar Niemeyer onde rolou uma palestra com os Campeões de Ultras Sérgio Cordeiro e Cléberton Souzacomo a hora da largada da prova se aproximava, não deu para assistir toda a palestra e tive que sair para montar a minha barraca de camping para o meu apoio. Após a palestra houve sorteio para os participantes de livros dos Mil Km Brasil e alguns brindes.
Percurso da prova
Kit da prova
Ultras Cléberton Souza e Sérgio Cordeiro Palestrantes...Valeu

Corri essa prova pela terceira vez, o intuito foi de fazer uma boa prova, tentar ficar entre os 5 primeiros colocados e bater o meu recorde nessa prova de 115 Km, quando corri a primeira edição em 2017. Nessa terceira edição estava o ganhador de 2018 (Carlos Gusmão) e outros corredores feras que surpreenderam muito, então não poderia dar mole. Após um briefing rápido do organizador da prova (Cristiano Marcelino) às 20 horas em ponto de sábado foi dada à largada, com o tempo nublado e abafado lá fomos nós correndo, mas antes de começar o relato dessa prova o dia amanheceu nublado e onde moro choveu, fiquei torcendo para que de noite não chovesse e graças à Deus não choveu, correr com chuva é muito ruim, porém mesmo a prova rolando na beira do mar (Baia de Guanabara) à noite toda a temperatura ficou quente, que fez com que vários corredores corressem sem camisa e eu fui um deles.
Antes da largada
Então vamos lá dada à largada lá fomos nós correndo fazer a primeira volta, alguns corredores (solo e revezamento) imprimiram um ritmo forte, eu fui mais conservador saí numa velocidade menor e quando chegamos atrás do museu veio a surpresa, segundo a organização que nos informou que as luzes atrás do museu acendem, porém nessa noite não acendeu e corremos à noite toda no escuro, mas para minimizar a situação a organização colocou algumas lanternas de leds nas cores brancas e vermelhas o que ajudou a nós corrermos, além disso com o aumento do percurso, atrás do museu tem uma leve subidinha, porém com 1, 2, 3 e até 4 horas de prova rolando essa subida é leve, mas depois com o passar das horas e cansado ela se torna pesada, subimos e corremos no plano, depois veio uma descida que nos fez descer com cautela para não cair e se machucar. Os corredores que largaram forte sumiram do meu campo de visão e numa dessas voltas atrás do museu na descida reparei que tinha um corredor caído no chão fora da pista, era o amigo Márcio da Marinha que ao descer torceu o pé e fez com que saísse da prova (uma pena), a ambulância foi acionada rapidamente o socorrendo.
Correndo à noite
Fomos correndo voltas e mais voltas, cada corredor com seus paces, uns mais forte e outros devagar, observava um a um, teve uma hora que ultrapassei um corredor durante o percurso e ele aumentou a velocidade me acompanhando, mas para eu não quebrar na prova, acabei diminuindo à velocidade e deixando ele ir  embora, depois de outras voltas o alcancei, ele novamente o mesmo estava correndo devagar e como logo em seguida veio a descida, desci  correndo forte, tendo o cuidado de não torcer o pé na grama e ultrapassei ele novamente, ele percebeu e aumentou à velocidade também correndo ao meu lado, daí pensei comigo, ele deve estar pensando que eu devo estar em segundo lugar querendo ganhar dele, acabei perguntando a ele e o mesmo me respondeu que não era isso, pois já estava horas correndo e quando me viu ultrapassando ele, aproveitou a minha velocidade para não perder a velocidade, mas mesmo assim não continuei forte o deixando ele seguir em frente mais veloz. Com 4 horas e meia de prova estava em terceiro colocado, mas senti uma dor lombar que me fez forçar uma parada putz...que droga, aproveitei para fazer uma massagem com as fisioterapeutas que estavam na prova, ficando uns 15 minutos na massagem que deu para minimizar a situação da dor, tão logo acabou a massagem e para não perder tempo parado e o corpo não esfriar não titubiei, retornei a correr e quando voltei do terceiro pulei para o sexto colocado, com 8 horas de prova a dor ressurgiu, parei novamente na tenda de massagem, quando retornei a correr tinha passado para oitavo colocado e para não dar chance da dor retornar preferi não correr muito forte.
Amanhecendo
A prova esse ano acabou às 7 horas da manhã, porque a meia noite o horário de verão acabou e a organização atrasou o relógio da prova em 1 hora, finalizei às 12 horas correndo 132 voltas no percurso de 770 metros totalizando 101,64 Km, de um total de 90 corredores terminei a prova em 8°colocado 1 °colocado na faixa etária rendendo um troféu no pódio. Não foi a quilometragem pretendida que queria correr, em 2017 corri 115 Km sendo o 2°  colocado, já em 2018 corri 105,7 Km sendo o 3° colocado e esse ano corri 100,87 Km.
Concluindo a prova
Obrigado meu Deus por mais uma conquista!!!
Inscrição: De 220 à 350 reais de acordo com as datas dos lotes, pois como fui convidado da prova a minha inscrição foi gratuita...Ponto positivo;
Kit: Entregue no local da prova e no mesmo dia sem nenhum problemas. Recebemos: 1 sacola de papel pequena, 1 camisa dry fit, 1 numeral com nome e chip colado, 4 alfinetes, 1 copo personalizado com o adesivo da prova, 1 adesivo da prova e alguns panfletos...Ponto positivo;
Guarda volumes: Não tem como avaliar esse item, pois nesse tipo de prova os atletas levam suas barracas para seus apoios, não havendo necessidade de guarda volumes;
Altimetria da provaLeve...Ponto positivo;
Percurso da prova: O mesmo foi em volta do museu Caminho de Niemeyer em Niterói, percurso plano e com uma leve subida e descida com a extensão de 770 metros de distância, percurso misto de concreto e grama. Sugiro que a organização retorne o percurso anterior retirando à subida...Ponto positivo;
Posto de hidratação: A organização disponibilizou um posto de hidratação no local da prova para os atletas água em copos abertos, isotônicos, refrigerante (coca-cola), café, energético e também à noite em dois horários diferentes nos foi servido açaí...Ponto positivo;
Altimetria da provaA organização disponibilizou várias frutas (bananas, melancias e abacaxis), não lembro o horário mas à noite de sábado foi servido o jantar para os Corredores (purê de batatas com carne moída) e às 6 horas da manhã de domingo foi servido o café da manhã com sucos, pães, polenguinhos e bolos...Ponto positivo;
Alimentação da prova: A organização disponibilizou várias frutas em pedaços (bananas, melancias, abacaxis), durante à noite teve jantar purê com carne moída, também teve azeitonas e às 6 horas da manhã nos foi servido o café da manhã com sucos de laranja, pão, polenguinho, rosquinhas, biscoitos amanteigados, creme craker e bolo...Ponto positivo;
Posto médico: A organização disponibilizou uma ambulância com uma equipe médica no local da prova e quando um corredor torceu o pé no percurso foi prontamente ajudado e também a prova contou com duas massagistas que ajudou vários Corredores fazendo massagens...Ponto positivo;
Banheiros: Foi disponibilizado banheiros químicos no percurso da prova, dois deles observei que tinha luz de leds, papel higiênico e também foi disponibilizado os banheiros internos do museu...Ponto positivo;
Medalha de participação: Todos os Corredores que cruzaram a linha de chegada de forma legal, receberam uma medalha de metal na frente vindo escrito o nome da prova, desenho de um corredor, atrás vindo escrito o ano de 2019, Nit2sports, FINISHER Solo 12h e vindo com uma fita personalizada escrito o nome da prova...Ponto positivo;
Premiação da prova: A organização premiou os 5 primeiros colocados masculino/feminino com troféus e brindes e somente o primeiro homem e a primeira mulher colocados ganharam cada um uma bicicleta...Ponto positivo;
Premiação nas faixas etárias: A organização premiou os 3 primeiros colocados masculino/feminino, sendo que o primeiro colocado recebeu um pequeno troféu, já o segundo e terceiro colocado receberam medalhões. Sugiro que todos os 3 primeiros colocados recebam troféus...Ponto positivo;
Resultado da prova: A prova foi cronometrada pela CRONORIO, com o chip colado atrás dos números, também foi colocado uma TV para quando passarmos no tapete de chip, os corredores pudessem consultar as suas voltas e também nos foi dito que também tinha um aparelho de QR CODE no local para consultarmos o nosso resultado, porém não funcionou. A primeira hora da prova foi divulgada a parcial dos Corredores em lista impressa. Depois houve um problema com a cronometragem que a segunda parcial só foi divulgada depois de 5 horas, mas depois disso foi divulgada de 1 em 1 hora. Ao passar pelo tapete do chip a cronometragem me perguntou por duas vezes que passei se eu estava marcando às minhas voltas, informei que não estava, mas estava marcando a quilometragem no meu GPS e um deles perguntou quanto já tinha corrido e dai informei, mas vi alguns corredores reclamando que suas voltas não estavam sendo computadas, ponto que precisa ser ajustado...Ponto negativo;
Prova: A prova foi organizada pela NIT2SPORTS que a cada ano vem crescendo e inovando no mundo das corridas. Após o término da prova houve alguns sorteios de brindes e mais uma bike. Sugiro a organização que retorne o percurso do ano de 2018 sem a subida ou quem sabe retorne um dia o percurso da primeira edição na pista da UFF que é bem melhor, também sugiro que reveja a cronometragem da prova devido aos erros que houve. Pois esperava correr bem essa prova, mas fica para a próxima vez, mesmo assim gostei de iniciar o ano correndo essa ultra. Agradeço e parabenizo os organizadores pelo apoio e pelo empenho na realização dessa prova. Agradeço a todos amigos que estiveram no local da prova me apoiando, os amigos que não puderam comparecer ao evento, mas mesmo assim de longe torceram por mim e por final parabenizo todos os Corredores que correram e se superaram nessa prova.
Nos vemos na próxima linha de largada.🏃🏃🏃