segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Local: Do Batalhão de Choque da PM ao Cristo Redentor - Rio de Janeiro - RJ;
Colocação Geral: Pela minha contagem eu fui o 15°;
Colocação Faixa Etária: Não teve°; e
Total de Corredores:  1.000 Corredores.
A convite da Equipe Elite Runners daqui do Rio de Janeiro, nessa manhã de segunda-feira dia 24 dezembro 2018 corri na XXIV Corrida de Confraternização do Cristo Redentor.

Já são 12 anos correndo essa prova (2007 à 2018), portanto não tem como ficar de fora dessa festa e ainda mais sendo a última corrida do ano aqui no Rio de Janeiro né? O percurso é cercado pelo verde na maior floresta urbana do mundo e a sua chegada aos pés do Cristo Redentor. Maior símbolo do país e da cidade uma das sete maravilhas do mundo o Cristo sobressai em nossa paisagem, marco maior da unidade de conservação e imponente nos céus do Rio de Janeiro, com seus braços abertos a nos saudar e proteger. A corrida de confraternização do Cristo valoriza os encantos naturais do Rio, os atletas puderam desfrutar do mais íntimo contato com a natureza e o visual mais deslumbrante da cidade e ao mesmo tempo em que enfrentaram diversos desafios até alcançar a linha de chegada.

Como à largada dessa prova é bem cedo, todos os Corredores tiveram que madrugar, o engraçado que onde moro não havia chovido mas ao chegar no bairro de Cascadura até o Batalhão de Choque da PM estava chovendo, imaginei como estaria o Cristo Redentor lá em cima, com muita neblina e frio, visto que já um mês atrás eu e os amigos realizamos um treino até lá em cima e estava fazendo muita chuva e frio. Então por volta das 4:40h da manhã cheguei no Batalhão de Choque da PM a chuva tinha diminuído, já se encontravam vários corredores, me aprontei rapidamente e fiquei guardando o amigo Danilo da Equipe Elite Runners chegar para entregar o kit da corrida dele. Como estava com uma pequena mochila e pouca coisa resolvi correr com ela e não deixei a minha bolsa no guarda volumes.
Kit da prova
Às 5:30h da manhã, ainda escuro e a chuva tinha cessado foi dada à largada, apertei o start do GPS e lá fomos nós morro acima. Corremos por cerca de mais ou menos uns 500 metros no plano, logo após vindo uma pequena ladeira e mais a frente uma pequena descida e uma sinistra ladeira e bota sinistra nisso, bem íngreme, que fez algumas corredores a caminharem, após essa ladeira alcançamos as ruas de Santa Teresa que nessa parte é plana e deu para imprimir um pouco de velocidade, tirando o atraso da subida. Após corrermos pelo plano, passamos pelo ponto final de um ônibus no bairro de Silvestre onde à subida começou a ficar íngreme, ao longo do percurso ultrapassei alguns corredores que largaram forte e não aguentaram o ritmo. Passamos próximo ao Mirante do Morro da D. Marta, passamos pelas Paineiras e até alcançar os pés do Cristo Redentor. Pela minha contagem durante o percurso finalizei a prova em 15° Colocado em 1h 17min 36seg feliz da vida por estar encerrando o ano correndo nesse belo cenário.
Durante o percurso
Há poucos metros do Cristo Redentor
Finalizando a prova
Com a Equipe Elite Runners (Eu, Cel Rabelo e Danilo)
Com a Equipe Elite Runners (Graça, Cel Rabelo e Eu)
Aos pés do Cristo
Mais uma finalizada...Obrigado meu Deus

Inscrição: De 85 à 100 reais de acordo com os lotes.
Eu fui convidado da prova e a minha foi gratuita...Ponto positivo;
Kit: Entregue dois dias antes no Centro do Rio, vindo: 1 sacochila pequena de pano, 1 numeral, 4 alfinetes e  1 camisa de manga, kit retirado sem nenhum problemas...Ponto positivo;
Guarda volumes: A organização do evento disponibilizou um ônibus para que os Corredores guardassem seus pertences. Já eu dessa vez não utilizei o guarda volumes visto que corri com uma pequena mochila...Ponto Positivo;
Altimetria: Média...Tem que estar preparado para uma prova de subidas como essa, eu já estou acostumado mas vi que muitos corredores não estavam acostumados...Ponto negativo;
Percurso da prova: Foi um misto de asfalto, paralelepípedo e cimento. Largamos em frente ao Batalhão de Choque da PM, corremos pelas ladeiras de Santa Teresa, Paineiras e Cristo. Em todo o percurso tinha batedores de motos indo e vindo orientando os poucos veículos e em algumas partes do percurso tinha os carros da PM nos também nos apoiando...Ponto positivo;
Posto de hidratação: A organização disponibilizou durante o percurso 7 postos de água com copos de água gelado, 1 na largada, 5 durante o percurso e mais 1 na chegada em copos fechados e na chegada recebemos 1 garrafa de um isotônico...Ponto positivo;
Posto Médico: No local havia equipe médica com ambulância...Ponto positivo;
Banheiros:
Na largada foi disponibilizado banheiros químicos e lá em cima no Cristo banheiro local...Ponto positivo;
Lanche: Após subirmos o Cristo a organização nos informou que por ordem da administração do Cristo tiveram que distribuir os lanches na parte de baixo, em frente ao Hotel Paineiras, onde foi disponibilizado várias frutas (melancias, bananas e maçãs)...Ponto positivo;
Medalha de participação: Após subirmos o Cristo a organização nos informou que por ordem da administração do Cristo a distribuição das medalhas seria na parte de baixo, em frente ao Hotel Paineiras, onde recebemos uma linda medalha de metal redonda, medindo 8,2 cm de altura x 7,7 cm de largura, na frente vindo escrito o nome da prova, o desenho do Cristo Redentor, a quilometragem da prova 12 Km, o ano de 2018, atrás nada escrito e vindo com uma fita personalizada na cor de abóbora e o nome da prova...Ponto Positivo;
Premiação: Não tem como avaliar esse item porque é uma prova confraternização sem cronometragem;
Premiação na Faixa Etária: Não tem como avaliar esse item porque é uma prova confraternização, sem cronometragem;
Resultado da prova: Não tem como avaliar esse item porque é uma prova de confraternização sem cronometragem;e
Prova: Corrida com um belo visual, percurso bem íngreme e difícil para quem não está acostumado a correr nesse percurso vi vários corredores sofrendo, não tem como encerrar o ano e não correr essa tradicional prova aqui no Rio, onde pudemos correr e confraternizar lá em cima no Cristo. Agradeço a amiga Elzi e o Cel Rabelo pelo convite para correr essa bela prova espero que em 2019 posso estar juntos correndo muitas provas por essa equipe (muito obrigado). Parabenizo ao Danilo da Equipe Elite Runners que chegou em primeiro lugar nessa prova, a Graça que veio de São Paulo para correr nessa mesma equipe Elite Runners e parabenizo a todos os Corredores que correram essa prova. Feliz Natal a todos e boas festas.

Nos vemos na próxima linha de largada