domingo, 27 de maio de 2018

VO2 máximo...Qual o seu?

O bom condicionamento físico é fundamental para um atleta praticar exercícios físicos. E nesses 16 anos de atleta venho sempre buscando isso, mas o que muitas pessoas não sabem é que a atenção com a respiração e com o papel do oxigênio é indispensável para uma melhor qualidade nas atividades físicas.

Há uns 2 meses atrás os alunos do Laboratório de Biometria da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro precisaram de atletas para realização do Teste VO2 Máximo para seus trabalhos de mestrados. O amigo Marcelo Franco (obrigado) fez esse teste, daí perguntei se ainda tinha vaga? Acabei conseguindo uma vaga, até porque em laboratórios particulares esse teste fica bem caro, esse foi gratuito e no dia 16 Fevereiro 2017 realizei o Teste de VO2 Máximo.
Chegando no LadeBio para a realização do teste
Este teste é necessário que todos os atletas façam, pois o teste de VO2 Máximo é a maior taxa de consumo de oxigênio que a pessoa pode atingir ao realizar exercícios exaustivos. O teste de VO2 máximo costumam ser realizados em esteiras ou bicicletas com uma máscara no rosto e um monte de eletródotos no peito do atleta. Sendo que nesse teste não foi usado os eletródotos, porém foi utilizada uma cinta cardíaca para monitorar a minha frequência cardíaca.

Após colocada a máscara no rosto e a cinta no meu peito fiquei uns minutos sentado numa cadeira em cima da esteira de repouso, o computador foi ligado para a realização do teste, começando de forma gradativa caminhando, ou seja, a atividade começou moderada e indo aumentando durante o período. Durante a realização do teste me foi mostrada várias vezes a Tabela de Borg que é uma escala criada pelo fisiologista sueco Gunnar Borg para a classificação da percepção subjetiva do esforço. Pois o aplicador durante o teste vai mostrando para você essa tabela lhe perguntando como está o nível de intensidade do teste e o atleta vai falando o nível que está o teste e vai aumentando a velocidade da esteira. A tabela numa escala numérica vai de 0 a 20. 
Tabela de Borg
Pelo que vi na internet a duração desse teste varia de atleta para atleta e tem a duração de 10 a 15 minutos, sendo que no meu caso consegui correr até o nível 16 da tabela acima e a duração do teste durou 22 minutos, o meu VO2 Máximo chegou a 40,7. Fui informado que para a minha idade o meu VO2 Máximo está muito bom.
Resultado do meu teste VO2 Máximo
Com esses dados obtidos no teste, o treinador conseguirá planejar melhor o treino para o atleta de acordo com os objetivos pessoais.

Nota: Para calcular o VO2 máximo requer do atleta que esteja completamente motivado e descansado para suportar o tempo suficiente para encontrar o valor real de VO2 Máximo.
Os aplicadores do teste Augusto e Rodolfo...Muito obrigado.

E aí Corredor(a)s qual V02 Máximo de vocês? Deixe seu comentário!!!

Bons treinos 🏃🏃🏃

8 comentários:

  1. L.M.M19
    Bom dia Jorge, está de parabéns, eu também fiz esse teste.

    ResponderExcluir
  2. Boa tare L.M.M. obrigado pela sua participação parabéns.
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  3. Adriano Mello
    Acho muito importante , fiz nos dois últimos anos e já estou com o pedido do cardiologista para fazer novamente agora em Abril . Parabéns pela iniciativa de trazer essas informações e explicar a importância do teste . Abraços meu amigo ultra.

    ResponderExcluir
  4. Adriano boa tarde, meus parabéns pela realização do teste showww...Obrigado e bons treinos!!!

    ResponderExcluir
  5. O2 Representações
    No seu Suunto tem a leitura do EPOC, use isso nos treinos também! Abc

    ResponderExcluir
  6. O2 representações muito obrigado pelas informações, pois eu tenho o Suunto Ambit3 Peak HR será que nele também tem essa função EPOC?
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  7. "Xará",
    legal o post,informações importantes e necessárias.
    Parabéns pelo novo blog!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Xará muito obrigado camarada...Vlw mesmo. Bons treinos.
    Abs

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista