segunda-feira, 28 de maio de 2018

O meu significado de solidariedade

Por Cristiane França
Ultramaratonista
Rio de Janeiro

Foram três meses de muita disciplina...Cortar carboidratos, treino pesado e planilha de muita atenção voltada para fortalecimento muscular...Chegou o grande dia...Sabia que estava preparada para o desafio dos 65 km da WOL, afinal, valia ponto para a ITRA e para realizar as provas de Ultra Trail Run Internacionais.

Início na madrugada do dia 8/07 4:30 da manhã vejo as top das corridas marcando presença e o frio cooperando para me sentir na dúvida de seguir a líder ou ir ajustando o pace no decorrer da subida da prova...E foi assim durante os 20 primeiros km, mas entramos numa bifurcação, as três, sim havia mais uma nessa história que é a razão de eu ter tido que decidir se continuava ou ajudava, questão que foi respondida nessa bifurcação eu a Carla estávamos na ponta e como percebemos que entramos numa trilha errada voltamos e tive que ensinar o caminho de volta para as duas, no alto do morro a que estava conosco na ponta também torce o joelho e reclama que não está bem e a minha companheira do pódio aumenta o pace, praticamente empurrei com "vamos lá você consegue" a minha adversária machucada enquanto a outra que estava na ponta comigo some na subida...Foram 9:20h de prova, na maior parte do percurso ajudando ela a que estava fazendo eu perder o meu pódio, mas na boa, me sentiria pior se tivesse deixado ela sozinha e se por ventura ela viesse a se perder na prova, pois estava muito mal, e até cair na ribanceira eu ficaria muito mal com minha consciência.

9:20h de prova e chego em 4° lugar geral numa prova que é considerada uma das mais difíceis do ultra trail run pegando três morros com inclinação de 1200 metros e altitudes que os três juntos dava 4.800m.

Perdi o pódio de 1° lugar,  sim, mas ganhei  o que ninguém tira o respeito dos amigos corredores e atletas que viram o fato e ainda o olhar e agradecimento da corredora que mesmo chegando 30 minutos depois de mim me agradeceu e reconheceu o que fiz.

Isso vale mais que todos os pódios juntos....

6 comentários:

  1. Casini ULTRAMARATONISTA
    Cris ta de parabéns pela sua atitude nota 10. Para mim vc foi a 1° colocada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cristiane franca
      Obrigada meu querido, correr e além de tudo ser solidário e isso é que torna nosso mundo melhor

      Excluir
  2. Rozariaalmeida Almeida20 de julho de 2017 16:43
    103 Carla Pires Bogea - 10:26:51

    101 Simone Viana - 11:17:17

    104 Carla Bianca de Abreu Lopes Oliveira - 11:26:29

    102 CRISTIANNE FRANÇA - 11:45:08

    107 Maria Luiza Reinher - 11:54:38
    Parabéns só tinha 5 corredoras de 65k e você ficou em 4 lugar


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cristiane franca
      Obrigada Rozalia, mas quanto a citação de dizer que só havia 5 corredoras sinto lhe dizer que está equivocada, entendo que você deve ter se guiado pela listagem oficial de classificação final, pois a mesma e documento para ganho de pontos para a ITRA, mas veja a listagem de inscritas e verá que foram 10 atletas no total.
      E todas que participaram, mesmo as que não concluíram, estão de parabéns por ter realizado e disputado a prova pois a mesma e de nível técnico altíssimo e pena você não ter ido também, quem sabe ano que vem voce não se anima para entrar nesse meu mundo de ultratraillrun, apesar que ainda temos diversas provas interessantes este ano ainda, já que você me segue seria uma honra te lá disputando a mesma prova.
      E deixo uma última ressalva, meu depoimento e com relação ao significado de ser montanhista, que além de ser corredora de montanha, sou montanhista e não participo por disputa e sim para vencer meus limites, chegar ao pódio é mera consequência, mesmo que tenha 10, 7 ou 5 corredoras na disputa, afinal, não tem como desmerecer nenhuma pela quantidade de concorrentes e sim parabenizar por ter estado lá, corrido e terminado.
      Beijos de luz pra você.

      Excluir
    2. Rozaria almeida Almeida
      Participei da prova e ano que vem irei de 65k
      Só queria te lembrar que não precisava mentir o seu tempo que foi de 11 horas e 45 minutos e não 9 e 20 e 4 lugar é muito distante de 1 lugar querida....beijinhos de LUz pra Vc também

      Excluir
    3. cristiane franca
      Ah você está chateada por causa do tempo que foi postado errado? Ah poxa porque você não falou antes que era isso, na minha página pessoal @desafioseaventuras eu já havia feito a retificação com base no tempo da cronometragem oficial da prova, e ate fiz um depoimento retificando o meu erro, mas nessa postagem do Jorge, eu confesso que fui desatenta e não alterei na postagem do blog do mesmo.
      Mesmo tendo me atrasado por ter auxiliado uma corredora não liguei de novo o cronômetro, mas foi erro meu de ter levado em consideração o carmim e não o tempo oficial.
      E mesmo assim até que não me sai mal não, e você tem razão, pois vendo os tempos de todas foi questão de 1:15 para a primeira e 20 a 25 para as restantes, que bom que temos uma pessoa como você atenta para nós auxiliar, eu nem tinha me atentado para esse tempo, uau, Deus é bom!
      Obrigada pela ressalva.
      Vou pedir para o Jorge acertar.
      E que bom que fará 65 km te encontro então na próxima.
      Ou em outras provas de traillrun.
      Gratidão!
      Beijos de luz

      Excluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista