Stefano Baldini grande campeão olímpico e agora Treinador Chefe do time nacional da Itália, esteve no Brasil em 2013. Então o amigo Sérgio Rocha do Canal Corrida no Ar aproveitou e realizou uma entrevista com esse campeão. Esse vídeo no Youtube tem 16 min 15 seg de entrevista, assisti todo ele e percebi o Stefano dando algumas dicas e de tudo que foi falado no vídeo para mim as 4 dicas abaixo são muito importantes:
1) Sérgio Rocha: Qual o segredo para não se lesionar?
Resposta Stefano Baldini: Eu tive algumas lesões, mas foram pequenas. O segredo é simples. Eu tive bons treinadores. Eles não me "queimaram" quando era jovem. Eu era talentoso, claro, eles me conduziram. Ano após ano, melhorando passo a passo. Não muito rápido, mas da forma certa. Recuperação é muito importante, assim como o treinamento. A técnica da corrida é a coisa mais importante. Se você corre corretamente, você nunca vai se lesionar, nós corríamos muito em alto nível e duro. Mas você tem que se recuperar. Se você trabalha bem, o seu treinamento com planejamento, sem muitas corridas, recuperação e treinamento forte. Este é o caminho certo. Este é o grande segredo!
2) Sérgio Rocha: Qual foi a lição mais valiosa que você aprendeu nas corridas?
Resposta Stefano Baldini: Eu aprendi a perder antes de aprender a vencer.
3) Sérgio Rocha: Qual e a sua melhor dica para um corredor de qualquer nível?
Resposta Stefano Baldini: Melhor dica para um corredor é comprar o tênis adequado para ele. Nós não somos iguais, todos tem uma técnica. Então o primeiro erro que você pode cometer é escolher o tênis errado.
4) Sérgio Rocha: Qual é a sua opinião sobre essa nova geração de Quenianos e Etíopes começando a correr maratonas aos 20 anos, com essa idade fazendo 2h06min, 2h05min e 2h04min nas Maratonas?
Resposta Stefano Baldini: Eles se especializaram cedo demais, eu acho. Porque se você quer ter uma longa carreira esportiva. Você tem que correr distâncias menores: 5 mil, 10 mil, mas é normal no Quênia, porque é o mercado...mercado não é a melhor maneira para referir a esses caras. Eu não quero pensar neles como "mercado". Eles são atletas, pessoas, não somente atletas, e às vezes os managers não pensam dessa maneira.
Nota: Todo conteúdo do material acima foi extraído do vídeo do Youtube do Canal Corrida no ar e cedido pelo amigo repórter e corredor Sérgio Rocha de São Paulo. Sérjão muito obrigado!!!
Bons treinos 🏃🏃🏃
L.M.M
ResponderExcluirMuito boa a matéria, obrigado por me manter informado!!
LMM que bom que gostou da matéria...Obrigado.
ExcluirBons treinos!!!