domingo, 27 de maio de 2018

Correndo e protegendo-se dos raios

Imagina você saí de casa para correr e durante o percurso caí aquela chuva com muitos raios o que você deve fazer?

Lembro de duas de duas Ultramaratonas que corri em 2010 corri a Ultramaratona de 66 km de montanhas em Laranja da Terra - Espírito Santo foram 4 horas correndo em calor intenso e mais 2 horas com chuva torrencial caindo muitos raios não tinha aonde me esconder para me proteger na montanha. Só sei que naquele dia pedi proteção à Deus e segui em frente correndo, era cada raio que caia próximo de mim que era de se espantar. Já no ano de 2011 na Ultramaratona de 24 horas da Academia das Agulhas Negras em Resende - Rio de Janeiro a prova aconteceu numa pista de atletismo de dia com mais de 35 graus de calor e a noite toda com muita chuva e raios caindo e nós correndo na pista de atletismo, pois um raio caiu no sistema do chip e a prova teve que ser parada por um momento para que a empresa que estava cronometrando o evento consertasse o sistema do chip. Graças à Deus nada me aconteceu.

Pois então o Blog traz algumas dicas da figura acima para se proteger dos raios caso você já esteja correndo. Se não der para ler o que está escrito na imagem acima segue abaixo o que você deve fazer:
- Fique de cócoras, o mais baixo que conseguir, mas não se deite no chão;
- Não toque em nenhum objeto condutor;
- Se os cabelos começaram eriçar ou a pele a arrepiar, ponha imediatamente na posição. Porém o raio pode cair sem estes avisos;
- Tape os ouvidos para minimizar a perda de audição resultante do alto estrondo de raio caindo próximo;
- A única coisa a tocar no chão deve ser as bolas dos pés. Um raio muitas das vezes caí no chão e a eletricidade entra no corpo pelos pés. Quanto menor a área em contato com o solo, menor a probalidade;
- Junte o calcanhares. Se a eletricidade vinda do chão entrar por um dos seus pés, tem a chance de sair pelo outro, antes de atingir o resto do corpo.
- Afaste-se de árvores e terrenos abertos;
- Não permaneça em rios e lagos;
- Afaste-se de cercas de arames,

Bom essas dicas são alguns cuidados simples que o corredor deve-se tomar, porém muito importantes para evitar que a tragédias aconteçam. Fique atento ao perigo de raios. Se tiver dentro de casa, não saía para correr, aguarde a tempestade passar, não corra riscos desnecessários.

Bons treinos...🏃🏃🏃

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista