terça-feira, 21 de outubro de 2014

Competição nº 334 - Desafio Boost Endless Run

Distância: 10 Km + 05 Km + 01 Km;
Tempo: 10 Km=>45min 23seg;
Tempo: 05 Km=>21 min e 40 seg;
Tempo: 01 Km=>Não classificado;
Tempo total: 01 hora 07 minutos 03 segundos;
Local: Aterro do Flamengo - Rio de Janeiro;
Colocação Geral: 181º;
Colocação Faixa Etária: Não teve;e
Total de Corredores de: Não divulgado pela organização.
Foi realizado nesse Domingo dia 19 de Outubro 2014 o Desafio Boost Endless Run aqui no Rio de Janeiro, evento realizado pela Adidas.

O Desafio 10K+5+1, foi desenvolvido para corredores com infinita energia, que queriam desafiar seu desempenho em diferentes distâncias no mesmo dia. Uma corrida revolucionária, um desafio em dose tripla. De início os atletas foram desafiados a correrem 10K, após um breve período de recuperação, um novo desafio todos correram mais 5K e os atletas que apresentarem melhor desempenho nas duas distâncias iniciais, teve mais um desafio final: Correr o Boost 1K. Primeiro esse desafio foi realizado no dia 14 Set 2014 em São Paulo e no Domingo passado dia 19 Outubro 2014 foi a vez dos Cariocas correrem esse desafio.


Pois bem falando da minha participação nesse magnífico desafio, eu estava preparado para cumprir esse desafio numa boa, mas um dia antes competi no Revezamento das Praias, a noite tive que ir com a família a um casamento de uma amiga, chegando em casa por volta das 03 horas da manhã, e ainda por cima tivemos que adiantar o relógio em 01 hora por causa do horário de verão não dando para descansar ou seja cheguei para este desafio super cansado.


Fui de carona com o amigo Luiz Casini (obrigado) para esta corrida chegamos no Aterro por volta das 06 horas da manhã onde já havia vários atletas pegando o seu chip retornável. Pois peguei o meu chip e como estava com o kit do amigo Cláudio fiquei aguardando ele chegar. Pois guardei a minha bolsa no guarda volumes. Faltando mais ou menos uns 15 minutos um professor reuniu todos no pátio do Monumento dos Pracinhas e fez um breve aquecimento, como estava super cansado nem quis aquecer, aliás já estava aquecido desde o dia anterior...rsss...O tempo estava meio nublado, porém um pouco abafado. Fui para a linha de largada, me posicionei bem na frente, para tentar fazer um bom tempo nos 10K.

Na largada
As 07 horas da manhã soou a buzina e lá fomos nós correndo em direção a Botafogo, dei o o meu melhor, passou o 1K, 2K e quando chegou no 3K o corpo pedia para parar, mas não dei mole continuei correndo, fomos correndo até próximo a Botafogo dando 5K, onde fizemos um retorno e voltamos pelo outro lado do Aterro. Como estava bem esgotado a solução era acompanhar outros corredores que estavam na minha frente não deixando muito a velocidade cair e assim fiz assim até a chegada.
Partiu 10K
Segue minhas parciais por Km nos 10K:
01º Km=>04 min 08 seg;
02º Km=>04 min 33 seg;
03º Km=>04 min 38 seg;
04º Km=>04 min 37 seg;
05º Km=>04 min 42 seg - Total de 21min;
06º Km=>04 min 34 seg;
07º Km=>04 min 40 seg;
08º Km=>04 min 37 seg;
09º Km=>04 min 37 seg;
10º Km=>04 min 13 seg;
Total=>45 min 23seg.
O ritmo médio por Km ficou em 04 min 34 seg por Km, sendo que no meu GPS Garmin bateu 09Km e 94 Metros.

Ao concluirmos os 10 Km, tivemos que andar por alguns metros para passar pelo staffs que estavam distribuindo água em copo gelado, frutas (maçãs e bananas) e uma pequena barra de proteína sabor chocolate e mais a frente recebíamos uma pulseira roxa (era para saber que tínhamos completado os 10k). Mas a frente a organização disponibilizou no pátio central do Monumento dos Pracinhas ma grande área de recuperação para todos os corredores, fui para o barril de gelo, logo em seguida fui para área de massagem foi quando encontrei o Aleo Gerez da Agência Espalhe - SP, que me deu a pulseira da área VIP. Após uma boa massagem frequentei a área VIP onde fui entrevistado pelo locutor da prova e onde pude falar das Ultramaratonas.
Sprint final para concluir os 10K
Após o término dos 10K depois de alguns minutos o locutor anunciava que no telão já constava os 100 melhores homens e as 50 melhores mulheres nos 10Km o centésimo tinha completado a prova em 42 minutos nos 10Km e eu tinha completado em 45 minutos, nessa não tinha entrado a solução era baixar mais ainda o tempo nos 5K para tentar ir para o desafio final do Boost 1K, mas devido o cansaço me desencantei. Após uma breve recuperação, o locutor anunciava que éramos para irmos para a linha de largada para o segundo desafio dos 5Km.

Então às 08:45 horas foi dada à largada e dessa vez o sentido da largada dos 5K era em direção ao Aeroporto Santos Dumont onde corremos e passamos por debaixo de um viaduto e retornamos pelo outro lado do Aterro, fui acompanhando alguns corredores que estavam mais a minha frente, para não perder o ritmo, do outro lado alguns corredores que me conheciam gritavam o meu nome e eu acenava, fizemos o retorno e voltamos correndo pelo outro lado do aterro, faltando uns 500 metros dei o sprint final até concluir a prova.
Após irmos em direção ao Aeroporto, retornando pelo outro lado do Aterro
Segue minhas parciais por Km nos 5K:
01º Km=>04 min 54 seg;
02º Km=>04 min 10 seg;
03º Km=>04 min 38 seg;
04º Km=>04 min 32 seg;
05º Km=>03 min 25 seg;
Total=>21min 40 seg.
O ritmo médio por Km ficou em 04 min 32 seg por Km, sendo que no meu GPS Garmin bateu 04 Km e 780 Metros.
Sprint final dos 5K
Após concluir os 5Km subi novamente para a área Vip, pois lá tinha uma equipe da Compex com os aparelhos que colocam alguns eletrodutos na perna para dar pequenos choques para relaxamento das pernas (imagem abaixo), fiquei nessa massagem por cerca de 24 minutos, depois de alguns minutos o locutor da prova anunciava que os 100 primeiros homens e 50 mulheres classificados já constava no telão...Além dos 100 primeiros nomes constarem no telão a organização instalou abaixo da área Vip, vários tablets em que o corredor digitava o seu número de competição para ver se tinha se classificado para o desafio final Boost 1K.
O tempo do centésimo corredor terminou os 10K +5 K com 1 hora 01 minuto, eu acabei os dois desafios primeiros em 1h 07minutos, não conseguindo me classificar para o desafio final o BOOST 1K, foi uma pena mas dei o meu melhor. 
Prova terminada
Como não consegui me classificar para o Desafio Final Boost 1K, peguei a minha camisa de Finish que tinha direito, peguei a minha bolsa no guarda volumes e fui embora para aproveitar e descansar.
Seção amigos Virtuais que viraram Reais
Finalmente Aline Nikal sem querer nos encontramos...rsss...Parabéns
Valeu amigas Michelle e Meiriam Parabéns
Avaliação da Prova:
=>Inscrição: R$150,00 reais. a minha foi gratuita...Ponto Positivo;
=>Kit da prova: Foi entregue na Loja Adidas do Shopping Leblon, retirei sem nenhum problemas. Recebemos: 01 linda bolsa da Adidas, 01 camisa de DRI FIT, 01 número, 04 alfinetes, 01 bolsa plástica contendo 02 bebidas esportivas em pó...Ponto Positivo;
=>Volumes Guarda: A Organização disponibilizou um local com numeração dos corredores para guardamos os nossos pertences. Os Staffs pegavam nossos pertences escreviam o nosso número em um papel e grampeava na bolsa. Tanto na entrega como na retirada não houve nenhum problema. Ponto Positivo;
=>Altimetria da Prova: Fácil...Tudo plano...Ponto Positivo;
=>Percurso: Fácil todo plano no Aterro do Flamengo, com o trânsito fechado e com todas as placas de Kms...Ponto Positivo;
=>Posto de hidratação: A Organização da prova colocou 08 pontos de hidratação durante o percurso com copos com água gelada...Na chegada também tinha bastante água gelada a vontade e  mais a frente recebíamos um copo de gatorade...Ponto Positivo;
=>Posto Médico: A prova disponibilizou ambulâncias, com vários médicos e enfermeiros...Ponto Positivo;
=>Banheiro: A Organização disponibilizou na largada vários banheiros químicos...Ponto Positivo;
=>Lanche: Após cruzamos a linha de chegada, mas a frente recebíamos dos Staffs, bananas, maçãs e uma pequena barra de proteína de chocolate...Esse sistema de distribuição deve ser melhorado pois o ideal é que seja distribuído dentro de sacos, pois várias pessoas colocando as mãos com certeza tem que fazer uma boa higienização das frutas....Ponto Negativo;
=>Premiação da Prova: A Organização premiou os 03 primeiros corredores da geral no masculino/feminino com troféus. Além disso o primeiro colocado/colocada ganharam uma viagem com acompanhante para uma maratona internacional Adidas em 2015 com direito a 1 inscrição na prova. Precisa ser melhorado essa premiação, o bom seria premiação também nas Faixas Etárias...Ponto Negativo;
=>Medalha de Participação: Todos que cruzaram a linha de chegada de forma legal tanto no 10K e 05K receberam uma linda medalha de metal com fita personalizada, na frente vindo escrito o nome da prova e da Adidas e atrás a mesma coisa. Só receberam a segunda medalha do Desafio Boost 1K quem conseguiu se classificar nos 10K e 05K, não consegui classificar para o Desafio Boost 1K devido estar bastante cansado conforme citado lá em cima...Ponto Positivo;
=>A Prova: Minhas considerações sobre esta prova inovadora e desafiadora, também é uma prova que exige bastante do corredor que queira correr os 03 desafios, no mesmo dia em um espaço curto de tempo, não é mole não correr 10K descansar alguns minutos correr 5Km e ainda por cima correr 1K final. A prova foi show e se tiver novamente, recomendo a todos os corredores a se prepararem para correr esse desafio que é show e com certeza na próxima espero não ter outras atividades para me classificar nas 3 distâncias;e
=>Agradecimentos: A Adidas, a Mari Bernun e ao Aleo Gerez pelo apoio e com certeza essa festa do Desafio Boost Endless Run terá que ter novamente, muito obrigado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista