segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Local: Poços de Caldas - Mg;
Colocação Geral:  515;
Colocação Faixa Etária:  71; e
Total de Corredores:  1500.
Foi realizada neste final de semana Domingo dia 26 Jan 2014, a XXXII Volta ao Cristo, realizada pela Secretaria de Esportes de Poços de Caldas - MG.

Já fui convidado para correr esta prova várias vezes, só que os anos anteriores que não fui batia sempre com outras corridas que já estava inscrito, mas dessa vez foi diferente, inclusive até fui até doído em correr esta prova, pois exatamente há uma semana completei uma Ultramaratona, como não deu tempo para recuperar para esta Volta ao Cristo fui assim mesmo correr, mas fui curtir a cidade e a prova (fotografando e filmando).

Fui com a Caravana da Ana Rio Felicidade, saímos daqui do Rio de Janeiro na 6ª feira passada dia 25 Jan 2014 às 23:30 horas, chegamos à Poços de Caldas por volta das 07 horas da manhã, onde fizemos o check-in no Hotel Poços de Caldas, tomamos o café da manhã e logo em seguida fomos buscar o kit da prova (somente número e chip), no Estádio Dr. Ronaldo Junqueira, no kit também tinha uma feira de produtos esportivos em que vários atletas estavam comprando, depois fomos conhecer a cidade onde passamos numa loja de queijos e vinhos, depois visitamos um parque  chamado Véu da Noiva e por último fomos visitar um Parque Japonês.
No parque Véu da Noiva
Por volta das 13 horas almoçamos e retornamos ao hotel descansamos até por volta das 19 horas. Já a noite à galera foi para um praça onde todo final de semana rola um forró, todos atletas estavam lá, inclusive os de elite (Pelo que vi este local é o encontro dos mineiros no final de semana), fiquei por lá por uns 30 minutos e depois jantei num restaurante indo em seguida descansar.

Já no dia da corrida acordamos às 06 horas da manhã, me aprontei e tomamos café da manhã, o ônibus da Caravana partiu às 08 horas da manhã para o local da corrida, a massa dos corredores já encontravam-se no local, me aprontei, guardei a minha bolsa no guarda volumes e fui rever diversos amigos que já conhecia e vários que eram virtuais e viraram reais. Enquanto não dava à largada, fui filmando e registrando fotos com os amigos, o clima estava ótimo para correr dia com céu limpo fazendo aquele belo sol, mas não como o do Rio, tava sol, mas não estava quente. Faltando uns 15 minutos para à largada o locutor nos informou que tínhamos que passar pelo tapete de chip para registrar o nosso chip e aguardar à largada mais a frente.
Aguardando à largada
Às 09 horas em ponto foi dada a largada, fui registrando tudo com a minha máquina. Quando passamos pelo Km 04 apareceu o primeiro posto de hidratação, peguei um copo e bebi, mais a frente os corredores jogaram vários copos dágua pelo asfalto em vez de jogar no meio fio, foi que daí sem querer chutei em um copo que voou em uma corredora, pedi desculpas mas ela entendeu o que tinha acontecido e fomos embora correndo, corremos uns 5 Km e meio no plano (asfalto), foi quando começamos a subir já logo no início da subida já havia corredores andando e ia filmando e registrando esses corredores. Já com quase 7 Km veio outro posto de hidratação e a subida começou a ficar bem íngreme e já bastante cansado, foi quando comecei alternar caminhadas com corridas e cada vez mais ficava mais íngreme o percurso.
Com quase 09 Km passamos pelo lendário o Ex-combatente da Segunda Guerra do Exército Sr. Gonçalo em que todos os anos eles fica lá em cima saudando todos os corredores com várias músicas do Exército, parei por alguns minutos e saudei e registrando uma foto com ele.
Com 09 Km percorridos, passamos do asfalto e corremos por alguns metros no paralelepípedo, passando pelo segundo tapete de chip, ufaaa chegamos no topo da montanha na estátua do Cristo dei uma parada novamente, registrando algumas fotos. Esta montanha me fez lembrar a BR 217 pois tem a mesma altura da montanha do Pico do Gavião 1.600 metros de altura.
Chegando no Cristo de Poços
Ainda no alto do Cristo passei por mais um posto de hidratação, me hidratei foi quando começamos a descer já nesta parte e de terra batida, contrariando os outros anos essa vez foi diferente não choveu em que deu para todos correrem numa boa sem cair, observei nesta parte que muitos corredores em vez de se hidratar e jogar o copo no posto de hidratação correu montanha abaixo jogando os copos durante o percurso e dentro da mata, durante o percurso abaixo mesmo o terreno seco tem que se tomar cuidado porque a muitos cascalhos de pedra solto e se alguém cair pode se machucar seriamente, mas nem quis saber tirei o atraso da subida na descida correndo firmemente corremos uns 03 Km de terra batida quando veio novamente o asfalto, só não entendo uma coisa, esta corrida já está na 32ª edição e toda subida é de asfalto o que custa a Prefeitura então asfaltar esses 3 Km de descida, o dia que alguém cair e se machucar seriamente aí vão tomar providências por sorte este ano não choveu, após ter chegado no asfalto continuei na mesma velocidade que estava até chegar no estádio linha final da corrida a organização informou que o percurso é de 16 Km, mas no meu GPS Garmin bateu 15 Km 930 metros fechando a prova em 01 hora 35 minutos e 25 segundos.
Descendo a montanha
Segue os meu paces por Km:
01 Km=> 04 Min 11 Seg;
13 Km=> 03 Min 45 Seg;
14 Km=> 03 Min 56 Seg;
15 Km=> 04 Min 32 Seg;e
16 Km=> 04 Min 43 Seg = Total 01hora 37 minutos 08 segundo.
Mais uma prova finalizada
Amiga Ultra Lile Munhoz - Piracicaba - SP
Amigo ???
=>Inscrição: R$ 60 reais mais R$ 3,00 reais de taxa de comodidade;
=>Kit: A Retirada sem problemas nenhum, quando nós echegamos no Estádio Dr. Ronaldo Junqueira, debaixo da arquibancada na parede estavam a lista de corredores inscritos, tínhamos que ver o nossos nomes e falar o número para o Staff procurar o nosso envelope que continha penas 01 número de peito, 01 chip e depois de concluirmos a prova recebemos a camiseta de dry fit da prova, diferente dos anos anteriores quando a camisa era feita de algodão;
=>Altimetria da prova:  Difícil, para quem é de Poços de Caldas é moleza porque da para treinar no local;
=>Percurso:  Foi  de 90% de asfalto, 10% terra batida, subidas e descidas bem íngremes, percurso com todas as placas de Km, trânsito fechado para os corredores;
=>Posto de hidratação:  A organização disponibilizou durante o percurso 05 pontos de hidratação com água e mais 01 na chegada, porém todas as águas em copos estavam quentes, seria melhor terem colocadas no gelo;
=>Posto Médico: Na largada tinha ambulância;
=>Banheiros: A organização disponibilizou no local do evento o banheiros do próprio estádio de futebol que fica embaixo das arquibancadas;
=>Lanche: Após concluirmos a prova recebemos em um saco farto: 02 copos dágua, 02 bananas, 02 laranjas, 01 maçã, 01 garrafinha de danone e 01 barra de proteína;
=>Premiação: Os organizadores premiaram os 10 primeiros corredores no geral tanto o masculino/feminino com troféus e dinheiro, também premiaram com dinheiro o primeiro corredor a chegar no Cristo, premiaram com troféus as 5 primeiras equipes no masculino e as 03 primeiras equipes no feminino, premiaram também os 03 primeiros atletas da cidade de Poços de Caldas com Medalhão e dinheiro e também premiaram os primeiros das faixas etárias com medalhões;
=>Medalha de participação:  Todos os atletas que concluíram a prova, receberam uma linda medalha de metal, vindo na frente escrito o nome da prova, o desenho do Cristo de Poços e a data da prova e atrás veio escrito Participação;
=>Prova:  Para sair um pouco da rotina fui conhecer Poços de Caldas e correr uma prova de pequena distância fora do Rio de Janeiro, como falei no início do relato os amigos sempre me convidavam para ir nesta prova, mas por algum motivo não dava e  dessa vez deu, bom o povo mineiro é bem acolhedor, conheci novos amigos que eram virtuais e revi antigos amigos, prova linda, mas a subida é bem punk demais, é necessário que o corredor treine em subidas íngremes vi várias pessoas caminhando um bom pedaço do percurso, por esta vindo de uma Ultramaratona, alternava caminhada com corridas fui curtindo a prova fotografando e filmando, para quem ainda não conhece Poços de Caldas, recomendo que vá conhecer e correr esta prova.

Nos vemos na próxima linha de largada!!!